Os vereadores, organizadores da Festa do Semáforo, Serafim Spindola e José Augusto Titoneli, entregaram na manhã desta quinta-feira ao Lar São Vicente de Paulo, os alimentos arrecadados no evento.
Serafim, disse que a festa não foi o sucesso esperado, mas que atingiu o objetivo que foi mobilizar a sociedade civil para que todos se unisse em prol do conserto do semáforo. Segundo Serafim, o fato da Energisa ter doado novos semáforos para Cataguases, foi reflexo da festa. "A ideia inicial, era que se não encontrasse eco o nosso chamamento, nosso apelo, nós iriamos consertar aquele que está lá".
O vereador também disse que até o momento, a festa trouxe prejuízo financeiro, pois ainda está aguardando uma empresa que ficou de ajudar a pagar a banda, o que ainda não aconteceu, mas que trouxe um grande benefício para Cataguases, porque conseguiu mobilizar a sociedade civil, inclusive a Energisa para que o semáforo fosse trocado, grande objetivo. "Hoje, nós podemos dizer que estamos realizados, a função nossa de vereador, ela é simbólica, é função de líder, ou seja, não é por que nós nos lançamos em um empreendimento como este que é a festa do semáforo que vamos adquirir semáforo novo. Nós queremos chamar a população, chamar a sociedade civil, chamar o poder público para um problema grave de nossa cidade, assim como a tempos atrás, o vereador Maurício Rufino iniciou uma capina na pracinha da Vila Tereza, ele não pretendia capinar a cidade inteira, ele pretendia chamar a atenção da população para um problema grave que é a falta de cuidado do Poder Público com a nossa cidade. [...] Vereadores não são para executar nada, essa é a função do Executivo, como líderes que somos, a nossa função é sensibilizar a sociedade civil para graves e grandes problemas" disse.
Sobre a demora para entregar os alimentos no Lar São Vicente de Paulo, cerca de 1 mês após o término da festa, Serafim explicou que como estão ainda aguardando a empresa que ficou de ajudar, pretendiam, caso obtivessem tal ajuda, entregar mais alimentos, porém, como a empresa ainda não sinalizou positivamente, resolveram entregar o que já haviam arrecadado.
José Augusto Titoneli, disse que a Festa do Semáforo, foi emblemática que tinha o objetivo de arrumar aquele sinal e que se os vereadores tivessem disponibilizados seus recursos, não precisavam de fazer a festa, mas que foi uma ação educativa, de que mobilizando a Sociedade juntamente com os poderes constituídos, conseguimos fazer muito mais.
Os vereadores pretendem mobilizar a sociedade para outras questões necessárias no município, como a necessidade de manutenção na ponte sobre o Rio Pomba, conhecida como "Ponte Nova".
0 comments:
Postar um comentário