
Nos bastidores, já há algum tempo, vem se falando das candidaturas do vereador Geraldo Majella e de Fernando Amaral como candidatos a presidente da Mesa Diretora, o primeiro com o apoio da base do prefeito e o segundo, com o apoio da oposição, mesmo sendo Amaral, do PC do B, partido do Prefeito Cesinha.
Na Sessão desta terça-feira (28), o vereador Maurício Rufino, usou a tribuna para sugerir que antes da eleição da Mesa Diretora, pudesse ser feito um debate entre os candidatos a Presidência da Mesa. "As pessoas com quem eu conversei, sinalizaram 100% favorável a isto, dizendo pra mim que: Não adianta, eu tentar ser democrático só na hora do voto, se eu Maurício, não soube como é que foi esta negociação, com base em que você votou no Fernando Pacheco, no Aquiles... Quais foram as propostas deles? Que tipo de gestão eles vão oferecer pra casa?" disse.
![]() |
O vereador Maurício Rufino propôs um debate entre os Candidatos a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cataguases |
O vereador sugeriu formalmente ao presidente, Fernando Pacheco, que fosse marcado uma data para uma reunião, para que os vereadores decidissem os procedimentos para o mesmo e depois uma segunda data, já para o debate entre os candidatos.
O presidente Fernando Pacheco no entanto, disse que como vereador, ele é plenamente favorável, porém, como presidente, não poderia dar uma resposta de pronto, porque precisaria consultar a Mesa Diretora, além do Regimento Interno, Lei Orgânica e demais Leis (estadual e federal) e disse que deverá dar uma resposta oficial sobre isto, na próxima reunião "A principio eu sou simpatizante, porém, tem de ver a regimentalidade".
O vereador Paulo Aritana, pediu a palavra para dizer que apoia a ideia de Maurício Rufino, porque ele também ainda não havia decidido em quem vai votar.
Já o vereador Serafim, a princípio, se mostrou totalmente contrário, dizendo que: "Seria muita falsidade de nossa parte, dizermos que ninguém tem candidato aqui, nós estamos tapando o sol com a peneira e ofendendo a inteligência de cada um. Aqui, nós vereadores, temos consciência e sabemos em quem votar. Eu fui contra o voto secreto, porque o voto secreto permite a corrupção, o voto secreto permite acordo, como ocorreu na eleição da atual Mesa".
Nesta quinta-feira, um novo desdobramento aconteceu em relação as eleições da Mesa Diretora. Os vereadores José Augusto Titoneli e Serafim Spindola, anunciaram pela manhã no programa "Conversa Franca" do radialista Souza Mendonça, pela rádio Brilho FM, que também serão candidatos a presidência da Câmara. Em entrevista ao site Mídia Mineira, após o programa de rádio, o vereador Serafim Spíndola, disse que estava relutante em fazer este debate porque achava que foi proposto em cima da hora e como não houve debate para a eleição desta Mesa Diretora, não estava concordando com uma mudança já para este pleito. Porém, após o vereador José Augusto Titoneli, se lançar candidato, dizendo que irá caminhar junto com a atual administração, ele reviu sua posição, resolvendo se lançar como candidato da oposição e chegou a conclusão de que a ideia do debate será muito salutar para a democracia.
Resta saber agora, qual será a decisão oficial da Mesa Diretora na próxima Sessão.
0 comments:
Postar um comentário