728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

    Parque do Brigadeiro divulga processo eletivo para novo Conselho Consultivo


    O Instituto Estadual de Florestas (IEF) irá realizar eleições para a formação do novo Conselho Consultivo do Parque Estadual Serra do Brigadeiro. Podem participar do processo representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, sendo que os eleitos cumprirão um mandato de dois anos. Estão disponíveis no processo 19 vagas para titulares e o mesmo número para suplentes.

    O Conselho Consultivo é um fórum de discussão compartilhada das demandas sociais e ambientais da unidade de conservação.  Os conselheiros promovem a integração do parque com a sociedade, colaborando com o desenvolvimento sustentável da comunidade local. Os eleitos irão trabalhar na formulação de propostas relativas à gestão do Parque, acompanhar e opinar e propor ações sobre o Plano de Manejo, além de discutir e sugerir programas e ações prioritárias para o Parque e seu entorno, dentre outros.

    De acordo com a mestranda em agroecologia e secretária administrativa do Parque, Ana Mendes, o conselho discute ações conjuntas com a comunidade no sentido de minimizar os impactos ao meio ambiente. O trabalho possibilita que a população esteja mais engajada aproximando comunidade e segmentos sociais.

    O Parque do Brigadeiro irá realizar reunião para tratar do tema no dia 6 de fevereiro de 9h às 12h. O encontro ocorre nas dependências da Unidade. O Parque está localizado na BR 482, km 15, que liga as cidades de Araponga e Fervedouro. O objetivo do encontro é retirar dúvidas referentes ao processo e conferência de documentos.  As inscrições para participar do processo eletivo estão abertas até o dia 25 de fevereiro.

    O Parque

    Criado em 27 de setembro de 1996 a unidade de conservação está localizada na região da Zona da Mata, a cerca de 290 Km de Belo Horizonte. Foi aberto à visitação em março de 2005. A Unidade de Conservação possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação das bacias hidrográficas do Rio Doce e do Paraíba do Sul. O local também é refúgio de espécies da fauna ameaçadas de extinção, como o sauá, o mono carvoeiro ou muriqui, a onça-pintada, a jaguatirica, o sapo-boi. Diversas espécies de aves também podem ser observados, como o pavó, o papagaio-do-peito-roxo, o gavião-pomba, o tucano-do-peito-amarelo, o trinca-ferro e a araponga.

    A infraestrutura do Parque é composta por centros de pesquisa, posto da polícia ambiental, laboratórios, alojamentos para pesquisadores, Centro de Visitantes e de Administração, residências, além das residências de funcionários. A sede da ‘Fazenda Neblina', antiga construção colonial, sede da Fazenda onde hoje se localiza o Parque, foi reformada e transformada em casa de hóspede.
    Da Agência Minas
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Parque do Brigadeiro divulga processo eletivo para novo Conselho Consultivo Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início