Ao todo, 42 professores de Minas Gerais foram selecionados pelo Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa
![]() |
| Luiz Henrique de Lima Alves está entre os docentes selecionados pelo programa de intercâmbio cultural |
O PDPI oferece um curso intensivo de seis semanas em uma universidade nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais, para professores de Língua Inglesa da educação básica em efetivo exercício na rede pública de ensino. A formação nos Estados Unidos começa em 13 de janeiro e se estenderá até 21 de fevereiro.
A viagem aos Estados Unidos será a primeira experiência internacional de Luiz Henrique de Lima. Para o educador, será uma oportunidade de muito aprendizado. “Será uma experiência enriquecedora. Professores de municípios menores não têm tanto contato com a língua. Além disso, vamos ter contato com a cultura americana e aprender novos métodos de ensino”, ressalta.
Outra educadora mineira selecionada é Renata Cristine de Biagi Resende. Professora de Língua Inglesa da Escola Estadual Casimiro Silva, em Boa Esperança, no Sul de Minas, Renata espera trocar experiências que vão ajudar a aprimorar o trabalho em sala de aula. “Já fiz uma viagem internacional, mas essa vai ser diferente. Espero trocar experiências com os colegas e ver o que posso melhorar nas minhas aulas. Quero torná-las mais atrativas para que os alunos tenham cada vez mais vontade de aprender”, afirma.
Entre os 525 educadores de todo o país selecionados para participar da iniciativa, 42 são mineiros: 20 da rede estadual de ensino, 19 da rede municipal e três da rede federal.
PDPI
O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos EUA é dirtigido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceira com a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil e com a Comissão Fulbright, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed).
A iniciativa tem entre seus objetivos fortalecer a fluência oral e escrita em inglês, compartilhar metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula, incentivar o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula.
Pelo calendário das atividades do PDPI, de 6 a 10 de janeiro os professores participam da orientação da pré-partida e receberão o visto de entrada nos Estados Unidos. De 9 a 12 de janeiro, estarão no período de embarque. De 13 de janeiro a 21 de fevereiro, participarão do desenvolvimento das atividades nas universidades. De 21 a 23 de fevereiro, retornarão ao Brasil.
Da Agência Minas

0 comments:
Postar um comentário