
O presidente da Associação dos Municípios do Médio Rio Pomba (Amerp), Almiro Marques de Lacerda Filho, prefeito de Miradouro, ressalta a importância do maquinário destinado à instituição. “Vamos receber uma pá carregadeira e duas retroescavadeiras, que vão auxiliar principalmente na conservação das estradas. Nossa região é tipicamente rural e esse maquinário é extremamente funcional para nós”.
A associação reúne, hoje, 16 municípios. Além de Miradouro, são associados Antônio Prado de Minas, Barão do Monte Alto, Ervália, Eugenópolis, Fervedouro, Laranjal, Miraí, Muriaé, Palma, Patrocínio do Muriaé, Pirapetinga, Recreio, Rosário da Limeira, São Sebastião da Vargem Alegre e Vieiras.
Asfalto
A Associação dos Municípios do Vale do Paraibuna (Ampar) também está entre as beneficiadas e o recurso será direcionado para a aquisição de uma usina móvel de asfalto. “O equipamento funciona como um tapa-buraco, que vai prestar serviço em todos os municípios associados. Temos muitas necessidades, e essa era uma delas, uma demanda importante que está sendo atendida”, pontua o presidente da associação, Fernando Antônio Dutra Macedo, prefeito de Rio Pomba. Ele destaca, ainda, a representatividade alcançada por meio do associativismo e que culmina em benefícios para as prefeituras e a população. “Isoladamente somos fracos, por meio da associação ganhamos representatividade. É de extrema importância o fortalecimento das associações microrregionais”, acrescenta.
A Ampar reúne 17 municípios: Aracitaba, Belmiro Braga, Chácara, Descoberto, Ewbank da Câmara, Goianá, Mar de Espanha, Matias Barbosa, Olaria, Pedro Teixeira, Piau, Piraúba, Rio Pomba, Rio Preto, Santana do Deserto, Senador Cortes, Simão Pereira.
Na Zona da Mata também serão beneficiadas a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga (Amapi), que agrega 28 municípios (Abre Campo, Acaiaca, Alvinópolis, Amparo do Serra, Barra Longa, Caputira, Diogo de Vasconcelos, Dom Silvério, Guaraciaba, Jequeri, Mariana, Matipó, Oratórios, Pedra Bonita, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santa Margarida, São Pedro dos Ferros, Sem Peixe, Sericita, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, Teixeiras, Urucânia e Vermelho Novo); e Associação dos Municípios da Microrregião da Zona da Mata (Amman), com quatro municípios (Cajuri, Canaã, Paula Cândido e Viçosa).
Investimentos
Com estes novos investimentos, o Governo de Minas totaliza R$ 56,6 milhões repassados às Associações Microrregionais desde 2009, quando teve início o “Programa de Fortalecimento e Revitalização das Associações de Municípios de Minas Gerais”, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru). Naquele ano foram destinados R$ 33,6 milhões para 41 associações.
Fonte: Camila Moura
Assessoria Regional
Governo de Minas
0 comments:
Postar um comentário