Instituída no dia 19 de novembro de 1889, a bandeira nacional republicana comemora hoje 124 anos. Idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e executada pelo pintor Décio Villares, ela substituiu a bandeira imperial vigente na época.
![]() |
Bandeira do Brasil (André Maceira/Creative Commons) |
Após várias bandeiras, o nosso símbolo atual foi adotado pelo decreto nº 4, proposto pelo membro do governo provisório Benjamim Constant.
Como ela surgiu
A Bandeira Nacional, como é conhecida hoje, foi criada a partir de um grupo de positivistas (corrente filosófica que defende o conhecimento baseado apenas nos princípios científicos), depois de ter sido antecedida por outras. As estrelas representadas na bandeira são cuidadosamente descritas e correspondem à constelação. Ordem e Progresso, um dos princípios do positivismo, virou o lema.
A posição das estrelas no círculo azul da Bandeira do Brasil representa as constelações e reproduz o aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8h30 do dia 15 de novembro de 1889 - Dia da Proclamação da República. As 27 estrelas correspondem aos estados e um ponto mais abaixo ao Distrito Federal.
O azul da Bandeira Nacional representa o céu do Brasil, a faixa branca simboliza a idealização da linha zodiacal e a paz, enquanto o verde são as matas e o amarelo o ouro e as riquezas. O lema Ordem e Progresso deve ser escrito em verde.
*EBC com informações da Agência Brasil
Conheça a história de todas as bandeiras do Brasil
Bandeira portuguesa da navegação para o Brasil |
Quando chegaram ao Brasil, os portugueses já usavam três bandeiras diferentes: a Ordem da Cruz de Cristo, o Pavilhão Oficial do Reino Português e a Bandeira de Dom João III.
Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves |
A primeira bandeira criada para o País, a Bandeira do Principado do Brasil foi adotada entre 1645 e 1816. Nessa época, aparece a esfera de ouro - o amarelo vemos ainda hoje na bandeira nacional. Mas, se estiver fazendo as contas, vai ver que ainda falta muita bandeira. A seguinte foi a de Dom Pedro II, usada de 1683 a 1706, que também foi substituída, pela Bandeira Real Século XVII.
Ufa! É bandeira que não acaba mais. Mas calma. Já estamos quase no fim. Em 1815, o Brasil deixa de ser colônia de Portugal e passa para a categoria de reino. Para comemorar o feito, ganha novo símbolo nacional, a bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve, que vigorou até 1821.
Primeira versão da atual bandeira nacional, inspirada na bandeira do Império |
Bandeira do Império do Brasil durante o Primeiro Reinado |
A última bandeira do Império foi utilizada entre 1822 e 1889. Depois que o Brasil deixou de ter reis, em 1889, e passou a ser uma república, com um presidente, Congresso Nacional e Justiça independentes, como conhecemos hoje, ainda teve outra uma bandeira. Mas essa durou menos ainda – só quatro dias, entre 15 e 19 de novembro de 1889.
Fonte: EBC
0 comments:
Postar um comentário