728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    terça-feira, 15 de outubro de 2013

    Dia do professor: educadores da rede estadual de Minas Gerais, fazem a diferença na construção do aprendizado

    A duas semanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ansiedade toma conta de muitos estudantes. As dúvidas, os receios e até mesmo a insegurança são sentimentos comuns quando a data da prova vai se aproximando. A ansiedade, contudo, não é exclusividade dos alunos. Na rede estadual de ensino de Minas Gerais há educadores que também vivenciam toda a expectativa do Exame, que será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro, e se dedicam a práticas pedagógicas diferenciadas com apenas um objetivo: ajudar os estudantes na construção do aprendizado. No “Dia do Professor”’, comemorado nesta terça-feira (15), alguns desses maestros do saber exemplificam práticas pedagógicas que podem ser encontradas em todo o Estado.

    Na Escola Estadual Abner Afonso, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, é realizado o projeto “Internetês – Redes Sociais e a Língua Portuguesa”. Coordenada pelo professor de Língua Portuguesa Willian Magela da Mota, a iniciativa utiliza uma das redes sociais mais acessadas pelos jovens para complementar o conteúdo aprendido em sala de aula. No Facebook, os estudantes são convidados a participar de discussões envolvendo a disciplina e têm a oportunidade de tirar dúvidas sobre diferentes assuntos.

    A ideia de criar a prática diferenciada de aprendizado surgiu no início de 2013, a partir de observações do educador, que se define como um aliado dos alunos na preparação para o Enem. “Eu sou professor da maioria dos alunos desde o 8º ano do ensino fundamental. Acaba que a gente cria um vínculo grande com eles. Além da relação professor/aluno, cria-se um vínculo de amizade. Sou um grande aliado dos meus alunos no processo de preparação para o vestibular, pois eles são os profissionais do futuro. Pra você ter uma ideia, todos os anos eu também faço as provas do Enem para saber se minhas aulas estão no ritmo adequado e se estou seguindo um padrão e uma metodologia correta”, destaca Mota.

     O projeto tem início com uma palestra de conscientização, que apresenta aos estudantes os benefícios e os malefícios da internet. Logo em seguida, ocorre a apresentação da iniciativa para os pais e só então os estudantes são convidados a participarem do perfil do projeto. No espaço, são discutidos temas voltados para a norma culta da Língua Portuguesa, assuntos com foco na redação do Enem, entre outros. Tudo para auxiliar na preparação dos alunos.

    Segundo Mota, desde que o projeto teve início, é perceptível a evolução dos estudantes. “Houve uma melhoria enorme quanto ao uso da Língua padrão, na escrita e produção textual. Se compararmos os textos feitos no início do ano com os textos de hoje é possível notar um grande avanço”, afirma. Hoje, o perfil do “Internetês – Redes Sociais e a Língua Portuguesa” conta com 1.114 seguidores. 

    Outro professor que não abre mão da criatividade no trabalho com os alunos é Carlos Leonardo de Alcântara, da Escola Estadual Professor Gabriel Arcanjo de Mendonça, em São João Nepomuceno, na Zona da Mata. Responsável pelas aulas de Matemática na instituição, o educador utiliza recursos práticos como esculturas e desenho para ensinar os conteúdos da disciplina aos alunos do ensino médio.

    No ensino da geometria espacial, por exemplo, o educador envolve os alunos na construção de estruturas como o domo geodésico, estrutura semelhante a uma meia esfera que é construída por meio de triângulos. Aos construírem essa forma geométrica, os alunos desenvolvem outros conceitos matemáticos, como lados, arestas e ângulos. “A partir da prática, você volta para a sala de aula e trabalha a teoria, o que fica mais fácil para o aluno. Apesar de ser um momento de diversão para os estudantes, a parte prática não pode ser desassociada do aprendizado, caso contrário perde seu sentido pedagógico que é o de ensinar”, lembra o professor.

    O trabalho é desenvolvido nos três anos do ensino médio. Além de ser realizado nas aulas de Matemática, há uma interdisciplinaridade com Geografia. “O Enem trabalha com essa interdisciplinaridade. Um dos descritores do exame é a geometria não euclidiana, na área da Matemática, e o estudo de paralelos e meridianos, na Geografia. Dessa forma, fazemos um trabalho integrado, nas aulas de Matemática, Geografia e do Aprofundamento de Estudos, que é um projeto da Secretaria de Estado de Educação (SEE). A ação é desenvolvida com todos os alunos do ensino médio, pois trabalhamos o conhecimento como um conceito espiral e é assim que ele é avaliado no exame”, avalia Alcântara.   

    A elaboração de simulados nos moldes do Enem, também está entre as práticas desenvolvidas pelo educador. Com diversas ações voltadas à preparação dos alunos, o bom desempenho no exame é apenas uma consequência. “Quando o aluno é aprovado e consegue ingressar na faculdade, temos a sensação do dever cumprido, de que estamos no caminho certo. Hoje mesmo veio uma estudante de licenciatura em Química aqui na escola e vai começar o estágio na semana que vem. Em 2009, ela foi minha aluna e agora será minha colega de profissão”, comenta. 

    Enem

    Os cartões de informação com os locais de provas dos candidatos já estão disponíveis no site: http://enem.inep.gov.br/. Além do acesso virtual, os cartões estão sendo entregues pelos correios até 18 de outubro. 

    As provas do Enem serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, com início às 13 horas. No primeiro dia de aplicação dos testes, os candidatos farão questões de ciências humanas e ciências da natureza. A prova terá 4 horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia de provas, serão aplicadas as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Nesse dia, a prova terá 5 horas e 30 minutos de duração.

    Nos dois dias do Exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. Estará impedido o acesso do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

    Fonte: Agência Minas
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Dia do professor: educadores da rede estadual de Minas Gerais, fazem a diferença na construção do aprendizado Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início