Cerca de 500 gestores, de 83 cidades da região de Juiz de Fora, irão participar da Pré-Conferência de Assistência Social no município, no próximo dia 25 de setembro. O encontro – que acontece das 9h às 18h, no Instituto Metodista Granbery, Rua Batista de Oliveira, 1.145, Granbery, em Juiz de Fora – terá como tema central a Gestão e o Cofinanciamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A iniciativa faz parte de uma série de 15 pré-conferências regionais de assistência social na área de abrangência das 20 Diretorias Regionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
![]() |
Participação das comunidades é de grande importância, destaca o secretário Cássio Soares. Foto Divulgação SEDESE |
De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, são dessas pré-conferências que sairão os delegados da X Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece no período de 16 a 18 de outubro, no Hotel Tauá, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “O tema das pré-conferências regionais, definido pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), é de grande valia para o aperfeiçoamento do Suas. Essas conferências são importantes, para que as comunidades contribuam com sugestões e críticas para a eficiência deste sistema”, afirmou.
Ainda segundo Cássio, a assistência social tem como diretriz a descentralização político-administrativa para os três entes federados (União, estados e municípios). “A participação da população, por meio de organizações representativas, é a primazia da responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal na condução dessa política”, pontuou o secretário, que este ano participou de uma série de conferências municipais de assistência social em Minas Gerais.
Mais delegados
Os delegados dos municípios de médio porte (50.001 a 100 mil habitantes), grande porte (100.001 a 900 mil) e metrópole (mais de 900 mil) já escolheram os seus delegados nas conferências municipais de assistência social, que aconteceram até o último dia 9.
Ao todo, cerca de mil delegados participam da X Conferência Estadual, de onde também sairão os representantes para a IX Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada de 16 a 19 de dezembro, em Brasília. Em Minas Gerais, o Ceas é o responsável pela realização da X Conferência Estadual de Assistência Social, em parceria com a Sedese, por meio da Subsecretaria de Assistência Social.
Fonte: Agência Minas
0 comments:
Postar um comentário