O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) sediará na próxima semana, entre os dias 25 e 27 de setembro, a III Conferência Estadual de Cultura. O evento é uma parceria entre o Parlamento mineiro, a Secretaria de Estado da Cultura, o Sistema Nacional de Cultura e o Ministério da Cultura. Os objetivos do encontro são avaliar e consolidar as prioridades da política pública de cultura em Minas Gerais e discutir as propostas mineiras que serão apresentadas na Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em novembro, em Brasília.
A conferência estadual vai reunir delegados eleitos nas conferências municipais de cultura, expositores, convidados e observadores inscritos. A programação começa na noite de quarta-feira (25), com a solenidade de abertura, a partir das 20 horas, no Plenário.
Na quinta-feira (26), a partir das 9 horas, está prevista uma palestra inaugural, novamente no Plenário, seguida das reuniões dos grupos de trabalho, que acontecerão nos auditórios do Palácio da Inconfidência, da Escola do Legislativo e do edifício-anexo Carlos Drummond de Andrade, além do Teatro da Assembleia. Essas discussões devem acontecer ao longo do restante do dia. Na sexta (27), de novo no Plenário, acontece a plenária final, que deve ocupar todo o dia, com a consolidação das propostas da conferência e a eleição dos delegados para a etapa nacional.
Segundo informações da Secretaria de Estado de Cultura, a conferência será um espaço de consulta, participação e controle social da política cultural mineira. Em 2013, o evento terá um caráter “devolutivo”. A ideia é que sejam apresentadas as ações, programas, projetos e políticas realizadas pelo Governo do Estado a partir de propostas da sociedade civil apresentadas nas conferências anteriores, promovendo assim os meios para a democratização da produção e do acesso aos bens culturais.
Na sequência das conferências estaduais que devem acontecer até o final deste mês por todo o País, a etapa nacional está programada para o período de 26 a 29 de novembro, reunindo representantes da sociedade civil escolhidos nas conferências municipais e estaduais, além de especialistas das três esferas de governo.
O tema escolhido para esta edição nacional foi "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura", que será desdobrado em debates sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, cultura e desenvolvimento econômico, dentre outras vertentes.
Fonte: ALMG
0 comments:
Postar um comentário