728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    quinta-feira, 29 de agosto de 2013

    VIDEO: Fernando Pacheco Censura Serafim. Vereador irá recorrer

    Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cataguases desta terça-feira (27), o vereador Maurício do Valle Rufino (PT), pediu a palavra para repreender o vereador Serafim Couto Spindola (PRP), por ter chamado o Secretário de Serviços Urbanos, Nicolau Siervi, de "raposa tomando conta do galinheiro" (assista ao vídeo aqui). "Eu acho que o vereador Serafim, na presença do Nicolau da COPASA, tem que pedir desculpas por ter chamado indecorosamente e desrespeitosamente de raposa tomando conta do galinheiro. Pedir desculpas ao ser humano Nicolau, ao servidor público Nicolau e principalmente a autoridade pública a qual regimentalmente nós devemos respeito" disse Maurício Rufino que aproveitou para pedir ao presidente que aplicasse uma medida disciplinar de Censura (Ato previsto no Regimento Interno da Câmara, no artigo 326).

    Também o vereador Geraldo Majela, endossou as palavras de Maurício Rufino "Se alguém me disser de maneira pejorativa que eu sou Majella do Carmo ou Majella da Câmara ou de qualquer outro lugar de onde eu trabalho eu não vou gostar" completou o vereador.

    Serafim Couto Spindola, se defendeu dizendo que de maneira nenhuma quis atacar a pessoa de Nicolau Siervi e sim a figura do Secretário que segundo ele tinha conhecimento, até então, de que o secretário que seria o responsável para fiscalizar e autuar a COPASA. 

    Trecho do Jornal Cataguases utilizado por
    Serafim para justificar seu entendimento de
    que Nicolau Siervi teria responsabilidade
    de fiscalizar a COPASA
    Para embasar sua fala, Serafim mostrou o jornal oficial do município do dia 23 de junho (foto ao lado) onde aparece uma foto do secretário com os seguintes dizeres "A Prefeitura de Cataguases, através das secretarias de Serviços Urbanos, Obras e Procuradoria Geral do Município, convocou a COPASA para uma reunião no Paço Municipal". "O Nicolau sabe muito bem que eu tenho por ele uma consideração, agora, pelo secretário encarregado de fiscalizar o péssimo serviço que a COPASA está prestando não. Pela pessoa do Nicolau sim." disse.

    Geraldo Majella pediu ao vereador Serafim para prestar mais atenção em suas palavras e se referiu ao vídeo do Site Mídia Mineira que foi requisitado pela Câmara Municipal. "Se o senhor quiser a gente passa na próxima sessão".

    O Presidente, Fernando Pacheco Fialho, pediu desculpas ao secretário, Nicolau Siervi e aplicou uma "Censura verbal" ao vereador Serafim Spindola, evocando o Artigo 326, Parágrafo 2º Inciso I que diz: "Usar, em discurso ou proposição, expressões atentarias ao decoro parlamentar". O presidente aproveitou para propor a formação de um Conselho de Ética na Câmara "Quem não se preocupa com a imagem, não está nem ai mas quem tem um nome a zelar se preocupa muito [...] Nós somos exemplo para a sociedade e não podemos fazer um mal exemplo pra ela" completou o presidente.

    O vereador Serafim, contou a nossa reportagem que da mesma forma que entrou com um Mandado de Segurança contra ato da presidência na última sessão (saiba mais aqui), também irá recorrer desta decisão, pois conforme nos disse, o Artigo 326 do Regimento Interno, citado pelo presidente, em seu Parágrafo Único  diz que para se aplicar a censura, deve-se ter maioria absoluta em votação secreta do plenário, com ampla defesa, o que segundo ele, não ocorreu.

    Assista abaixo ao vídeo dessa parte da sessão:

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: VIDEO: Fernando Pacheco Censura Serafim. Vereador irá recorrer Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início