728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    quarta-feira, 17 de julho de 2013

    Governador Anastasia cita o movimento modernista de Cataguases no Dia de Minas

    Em seu discurso na solenidade de Comemoração do Dia de Minas Gerais em Mariana, o governador Antônio Anastasia, discursou e fez uma viagem pela cultura e história mineira.

    O governador homenageou a cultura literária mineira e citou a cidade de Cataguases e nomes de figuras importantes para história do município como os fundadores da Revista Verde, Guilhermino César e Rosário Fusco, que  faleceu em Cataguases no dia 17 de agosto de 1977.  

    "É na riquíssima década de vinte do século passado que, logo depois da Semana de Arte Moderna de São Paulo, de 1922, Minas recupera bem o seu ânimo intelectual, com A Revista, publicada em Belo Horizonte em 1925 e 1926, e se forma o grupo de Cataguazes, em torno da Revista Verde, de 1927. Surgem então, e logo em seguida, Drummond e Emílio Moura, Guilhermino César, Henriqueta Lisboa, Rosário Fusco, Austen Amaro, até chegar à geração de 45, com Bueno de Rivera, Afonso Ávila, Wilson Figueiredo, Ildeu Brandão e tantos outros." disse em seu discurso o governador. Confira no vídeo abaixo.

    O orador oficial da cerimônia, neste ano, foi o presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Celso Romano.

    Dia de Minas Gerais

    O dia de Minas Gerais, é comemorado no dia 16 de julho na cidade de Mariana, região Central do Estado e conforme decreto estadual, simbolicamente neste dia, a capital do Estado é transferida para Mariana, mais antiga cidade e primeira capital mineira.
    Mariana comemora em 2013, 317 anos de fundação.

    Revista Verde

    A Revista Verde foi um periódico "mensal de arte e cultura" do grupo artístico mineiro Movimento Verde. Editado na cidade de Cataguases, circulou de setembro de 1927 a janeiro de 1928 e em maio de 1929.

    Seus integrantes foram Henrique de Resende (diretor), Antônio Martins Mendes e Rosário Fusco (redatores), Ascânio Lopes, Camilo Soares Filho, Christophoro Fonte Boa, Francisco Ignácio Peixoto, Guilhermino César, Oswaldo Abritta, Renato Gama, Martins Mendes.

    A publicação teve por colaboradores Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Aníbal Machado, Antônio de Alcântara Machado, Sérgio Milliet, Ribeiro Couto, Prudente de Morais, neto, João Alphonsus, Godofredo Rangel, Marques Rebelo, entre outros.

    Devido à morte prematura de Ascânio Lopes, aos 21 anos de idade, a Verde contou apenas seis edições.

    O grupo também manteve ligações com Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema nacional e que à época vivia em Cataguases.
    Fonte: Wikipedia


    Assista ao trecho do discurso em que Anastasia se refere a Cataguases. Vídeo da Agência Minas.


    Abaixo o discurso completo:
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Governador Anastasia cita o movimento modernista de Cataguases no Dia de Minas Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início