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    quinta-feira, 18 de julho de 2013

    Escolas da rede estadual desenvolvem ações de conscientização e proteção ao meio ambiente

    Alunos também participam de projetos de sustentabilidade desenvolvidos por prefeituras e empresas privadas

    Meio ambiente é um tema constante nas escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Alunos de todas as idades, do 1º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio, aprendem a importância da preservação da natureza, ações de sustentabilidade e o que podem fazer para que o planeta seja um lugar melhor para eles mesmos, seus filhos e netos. Algumas vezes, são feitas parcerias com prefeituras ou empresas privadas para aprimorar os projetos que são desenvolvidos pelos estudantes.

    “Não podemos jogar lixo no chão e devemos reciclar. Se deixar, a natureza não vai aguentar e pode até morrer. Mas isso tem uma cura, que é a reciclagem. E materiais que não podemos reciclar, como computadores, temos que levar para a fábrica”, ensina João Antunes de Oliveira Neto, aluno do 4º ano da Escola Estadual Salime Nacif, em Manhuaçu, na Zona da Mata.

    A escola de João é uma das instituições de ensino da educação básica da rede estadual que, ao longo de todo o ano, tem ações relacionadas ao meio ambiente. São passeatas, cartazes, maquetes e diversas outras atividades que têm como objetivo conscientizar os alunos. São envolvidos, principalmente, os regentes de turma e professores de Ciências. A escola chegou a comprar um microscópio com dinheiro que conseguiu por meio do recolhimento de latinhas.

    Muito do que João sabe ele aprendeu com a professora Cirlene Cosendey Pena, regente de sua turma. “Trabalho com o tema meio ambiente sempre, sou apaixonada pela natureza. Ensino aos alunos a importância de manter a sala de aula limpa ou os riscos do desmatamento e dos incêndios, por exemplo”, conta. A empolgação da professora é tanta que ela foi a primeira a usar o material didático que a escola recebe a partir de uma parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), entidade sem fins lucrativos criada para gerir a destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos.

    Essa parceria, proposta pela empresa quando foi criado o ‘Programa de Educação Ambiental Campo Limpo’, é uma forma de fortalecer a iniciativa da escola. “O material didático é muito interessante e os alunos sempre se interessam muito pelo conteúdo”, afirma a diretora da escola, Maísa Damaceno Ferreira de Souza. Com ele, os alunos também têm acesso a um conteúdo próximo de suas realidades, já que a escola está em uma região cafeeira. João já aprendeu. “Se deixarmos as embalagens, as gotinhas que sobram vão para o chão e para a nascente e prejudicam a terra”, explica.

    O inpEV ainda oferece um concurso de desenho e redação, com atividades para os anos iniciais e finais do ensino fundamental. No ano passado, um aluno do 5º ano da Salime Nacif foi premiado por ter a melhor redação da Superintendência Regional de Manhuaçu.

    Cuidado em escola do Vale do Rio Doce

    Em Antônio Dias, município localizado no Vale do Rio Doce, outra escola tem a mesma preocupação. Na Escola Estadual Germano Pedro de Souza, os trabalhos relacionados ao meio ambiente envolvem toda a instituição, do 1º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio. Para que o projeto fique cada vez mais rico, a escola não trabalha sozinha. Nos últimos três anos, seus alunos participaram da eco jornada, evento realizado pela Prefeitura de Antônio Dias no dia do aniversário da cidade, celebrado no dia 1º de junho, que conta com o envolvimento de diversas escolas públicas e particulares da região. Além disso, os alunos foram a Ipatinga, no Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Na cidade, que fica a 50 quilômetros da escola, o grupo participou de uma caminhada e da limpeza das margens de um rio que corta o município.

    Outra iniciativa, que veio de fora, mas cresceu dentro da escola, foi o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, criado pela produtora de aço em 1992. Desde 1999 a escola participa, enviando desenhos e redações de seus alunos para concorrerem. Como o prêmio só permite participação de alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, a escola ampliou a iniciativa. “Queríamos que todos fossem envolvidos, então fazemos um trabalho dentro do tema proposto por eles com o ensino médio, que não concorrem na premiação”, explica a vice-diretora, Maria Geralda Ataíde da Silva. Enquanto os alunos dos anos iniciais fazem ilustrações e os dos anos finais redações, os estudantes do ensino médio fazem um trabalho de campo e apresentam relatos e fotografias aos colegas. Em 2013, o tema no concurso da ArcelorMittal, que conta com a participação de 104 escolas da rede estadual,  é ‘o futuro que queremos depende das atitudes que tomamos hoje’.

    Fonte: Agência Minas
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