O comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Márcio Sant’Ana, afirmou, sobre os confrontos nas manifestações ocorridas neste sábado (22), que a corporação está empenhada em assegurar a ordem e a segurança dos manifestantes e da população em geral, e que agentes reagiram após a agressão de vândalos. Gravações realizadas durante as manifestações mostraram objetos sendo lançados em direção aos policiais. Veja os vídeos ao lado.
Leia abaixo o depoimento completo:
"A Polícia Militar de Minas Gerais fez um esforço de comunicação para que as manifestações populares ocorridas neste sábado (22) em Belo Horizonte transcorressem de forma ordeira e pacífica, como ocorreu nos últimos dias. Mas, infelizmente, um expressivo grupo de vândalos se infiltrou no meio dos manifestantes, na altura da Avenida Abraão Caram, e agrediu de forma violenta as linhas de contenção da Polícia Militar, atirando pedras, paus, tijolos e uma grande quantidade de bombas caseiras contra os policiais que estavam ali para proteger os manifestantes.
Os policiais militares resistiram no início das agressões, apenas utilizando escudos para se proteger dos objetos que estavam sendo arremessados contra eles. A reação só ocorreu depois que os manifestantes mais exaltados partiram para cima dos policiais, tornando a situação insustentável, colocando em risco a integridade física de todos.
A Polícia Militar de Minas Gerais está cumprindo o seu dever de assegurar a preservação da ordem pública e a proteção das pessoas e do patrimônio público e privado, além de garantir o direito de manifestação dos cidadãos.
Continuaremos a agir com a firmeza e a serenidade que o momento exige e contamos com a responsabilidade e apoio de todos".
Márcio Sant'Ana - Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais
Fonte: Agência Minas
0 comments:
Postar um comentário