728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    terça-feira, 25 de junho de 2013

    MURIAÉ: População pressiona e vereadores aprovam projeto que autoriza a diminuição das passagens.

    Mais um capítulo sobre a redução da tarifa do transporte coletivo foi escrito em Muriaé. Na noite desta segunda-feira (24), após o anúncio feito pelo prefeito Aloysio Aquino, na parte da manhã, de que o preço da passagem voltará a ser R$ 2,00, os vereadores aprovaram, por unanimidade, diante de centenas de pessoas que lotaram a Câmara Municipal, o projeto que legitima a decisão divulgada pelo Executivo.

    Mais uma vez, a população se organizou, a partir de mobilização feita via Internet pelo “Movimento acorda Muriaé” – o mesmo que convocou os protestos da noite da última quinta-feira (20) –, e tomou conta da Casa Legislativa, com bandeiras do Brasil e alguns cartazes com frases de ordem.

    A Polícia Militar, que havia sido previamente informada sobre a participação popular na reunião, permaneceu do lado de fora, não sendo necessária nenhuma intervenção.

    A reunião foi iniciada logo depois das 19h, com um minuto de silêncio, em respeito à memória de Sebastião Coelho, pai do vereador Wolnim Gonçalves e do ex-vereador e atual secretário Municipal de Esportes e Juventude, Vander Gonçalves, que residia no distrito de Belisário e faleceu na noite passada (23).

    Em seguida o presidente da casa, vereador Sargento Joel, convidou três representantes do “Movimento acorda Muriaé” para a composição de mesa de trabalhos. Os jovens agradeceram a presença de todos, esclareceram que a luta está apenas no início e que mais importante que a redução no valor do transporte público é conscientizar a população a sair da inércia e participar ativamente do cenário político da cidade, indo até mesmo às ruas, sempre que for preciso.

    Durante a reunião, tanto o presidente da Câmara como alguns vereadores que se pronunciaram parabenizaram a todos pela iniciativa das manifestações e protestos e se disseram favoráveis às reivindicações.

    O momento mais inflamado, antes da votação do projeto, aconteceu quando um dos líderes do movimento popular, Arthur Goulart, que estava na plateia, fez uso da palavra e, de forma breve, mas contundente, levou o povo a vibrar ao dizer: “Nós estamos cansados de discurso político e viemos aqui hoje para mostrar a vocês, vereadores, que o que nós queremos é que vocês trabalhem de verdade, pois foi pra isso que foram eleitos. Aqui, nós somos os patrões”, disparou o jovem, para delírio dos populares.

    Ao final, o plenário aprovou a dispensa do intervalo legal entre as três votações exigidas pela Lei Orgânica do Município para este tipo de matéria e os vereadores votaram e aprovaram, de forma unânime, o projeto de lei autorizando o executivo a reduzir o valor da passagem do transporte público.

    Ao término da terceira e última votação, Sargento Joel declarou: “O projeto está aprovado, segue para sanção do prefeito e a vitória é de vocês”, finalizou. Diante da aprovação o povo comemorou, com gritos de “É só o começo, é só o começo”. E após o encerramento da sessão, os populares se agruparam em frente à Câmara, cantaram o Hino nacional e, reiteraram, com brados e frases de ordem, que o povo está acordado e vai continuar lutando.

    Outros pontos relativos ao transporte coletivo

    O presidente da Câmara informou que foi decidido que, a partir de 2014, qualquer possibilidade de alteração no valor da tarifa do serviço em Muriaé terá que ser votada na Câmara, após ser apresentada às representações da sociedade.

    Outro ponto importante diz respeito à ação judicial que solicita o cancelamento da licitação que autoriza a empresa Coletivos Murieense a prestar o serviço de transporte na cidade e que tramita na 4ª Vara Cível do Fórum de Muriaé.Segundo Sargento Joel, o prefeito Aloysio Aquino assumiu o compromisso de que, se a concessão for cassada, a Prefeitura abrirá licitação para que duas empresas de transporte atuem no município.


    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: MURIAÉ: População pressiona e vereadores aprovam projeto que autoriza a diminuição das passagens. Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início