A Polícia Militar, através do Comando de Policiamento Especializado - CPE e do Comando de Policiamento da Capital – CPC, montou um esquema especial de segurança para o clássico domingo (19), no Mineirão, entre Atlético e Cruzeiro, pela final do Campeonato Mineiro. O jogo, que deve levar ao estádio 60 mil torcedores, começa às 16h.
Para garantir a paz na cidade, antes, durante e após a partida, será empregado um grande efetivo nas 18 estações do Metrô, nos locais de concentrações de torcidas organizadas e nos encontros de torcedores nos bairros. A intensificação do policiamento se estenderá para ruas e avenidas próximas ao estádio e pontos de embarque de ônibus, no centro de Belo Horizonte, e de desembarque, no entorno do Mineirão.
SURFE
Os policiais militares atuarão, ainda, na prevenção e repressão ao surfe em coletivos, confusões generalizadas, brigas e depredação de veículos e em apoio ao esquema de monitoramento das torcidas. Haverá, ainda, ações pontuais contra cambistas, flanelinhas e vendedores ambulantes e não será permitido o estacionamento nas imediações do estádio.
Para chegar ao campo, os torcedores do Clube Atlético Mineiro devem, preferencialmente, seguir pelas Avenidas Antônio Carlos e Abraão Caran, concentrando-se próximos ao estádio do Mineirinho. O acesso ao estádio será pelo Setor A – Norte (cor laranja), onde foram disponibilizados 6 mil lugares.
DESLOCAMENTOS
Para prevenir problemas, a PM recomenda que, nos deslocamentos até o estádio, torcedores do Atlético não usem a camisa do clube, para evitar qualquer tipo de afronta ou confronto, em virtude de a torcida do Cruzeiro ser em maior número.
Os torcedores do Cruzeiro Esporte Clube, por vez, devem, preferencialmente, deslocar-se pelas Avenidas Pedro II e Carlos Luz, mantendo a concentração nos Setores Leste, Oeste e Sul, por onde entrarão pelos portões B, C, D, E e F.
Torcedores que adquirirem ingressos de outros setores não poderão ter acesso ao local disponibilizado para a torcida do Atlético ou do Cruzeiro, sendo responsabilizados por atos contra sua integridade física e de terceiros.
DICAS PM
- Utilize o transporte coletivo (ônibus ou metrô), não aceite provocações, não coloque o braço, o corpo ou a cabeça para fora da janela. Isso é muito perigoso.
- Dê preferência à carona solidária.
- Nunca provoque pessoas nas calçadas.
- Não participe de depredações - estragar transportes coletivos é vandalismo que prejudica o deslocamento de trabalhadores como você no dia seguinte.
- Se for de carro, utilize estacionamentos e tranque bem as portas, ligue o alarme e leve os documentos.
- Você não é obrigado a pagar os guardadores ou lavadores de carros. Se algum deles exigir dinheiro ou fizer qualquer tipo de ameaça fale com a Polícia Militar.
- Evite sair e andar com camisas ou bandeiras do seu time.
- Compre ingressos antecipadamente evitando filas e correrias.
- Não compre ingresso de cambistas, pois são sempre mais caros e muitas vezes falsificados.
- Procure saber antes em qual setor do estádio vai ficar sua torcida e qual o portão de entrada.
- Se estiver com crianças, é importante identificá-las com o nome, endereço e telefone.
- Combine um local para reencontro em casos de separações. Caso a situação persista, procure um policial militar.
- É proibido entrar no estádio com garrafas, latas, mastros de metal ou madeira, guarda-chuva de metal e fogos de artifícios.
- Não jogue objetos nas pessoas, nas arquibancadas ou dentro do campo.
- Ao final da partida, saia com calma, evitando pânico ou correria. Retorne pelas ruas determinadas para sua torcida. Preferencialmente, aguarde um pouco para sair do estádio, especialmente se estiver com crianças.
- Procure ficar próximo a um grupo de amigos.
- Não ande por ruas desertas e mal-iluminadas.
- Afaste-se de discussões e brigas.
- O clima de disputa termina junto com a partida. Comemore os resultados em paz.
E lembre-se: Hostilidades, provocações e violência ao torcedor do clube adversário, ao árbitro e aos jogadores pode resultar em responsabilização criminal.
Fonte: PMMG por Alexandre França
0 comments:
Postar um comentário