A reunião da câmara desta terça-feira (5), foi marcada por discussões visando a melhoria e agilidade do andamento dos trabalhos dos vereadores e por discursos mais acalorados por parte dos vereadores Serafim Spindola (PRP), José Augusto Titoneli (PV) e Mauricio Rufino (PT).
Conforme foi combinado na primeira Sessão ordinária, foi lido 3 indicações dos vereadores para o executivo onde destacamos as indicações do vereador José Augusto Titoneli para que o prefeito possa disponibilizar na região da Praça Santa Rita Internet Hi Fi gratuita para todos e do vereador Serafim que visa fazer uma reunião no dia 14 próximo para homenagear mulheres cataguasenses pelo Dia Internacional da Mulher.
Novamente não houve projetos oriundos do executivo. Já do legislativo foi dado entrada em mais 4 projetos conforme a seguir:
• Projeto de Lei nº 10: Institui o IPTU Verde de autoria do vereador José Augusto Titoneli no qual visa fomentar medidas que preserve e recupere o meio ambiente ofertando benefícios ao contribuinte;
• Projeto de Lei nº 11: Autoriza o Executivo a Conceder passagem de ônibus gratuita aos estudantes dos distritos, do vereador Joãozinho de Vista Alegre (PHS);
• Projeto de Lei nº 12: Institui Sistema de Estacionamento Rotativo para os veículos automotores do vereador Fernando Amaral (Pc do B) que teve um aparte do vereador Titoneli no sentido de alertar que este projeto já se encontra aprovado em outras legislações ficando apenas a definição da licitação para executá-lo.
• Projeto de Lei nº 13: Dispõe sobre a denominação de “Rua Gilmar Branco Ribeiro” ao logradouro de Cataguases denominado “Rua Nova“ no bairro Bela Vista, de autoria do vereador Geraldo Majela Mazini (PT).
• Projeto de Lei nº 14, Projeto que dispõe sobre o Estatuto de defesa, controle e proteção dos animais existentes no município de Cataguases do vereador Serafim Couto Spindola.
Entre os requerimentos recebidos, destacamos dois:
O primeiro do vereador Walmir Linhares (PSDB) o qual visa saber do executivo porque os aparelhos de ginástica adquiridos pelo prefeito anterior e que estavam instalados na Praça de Esportes foram retirados do local pela Secretaria Municipal de Esportes e carregados para vários locais e finalmente descarregados no bairro Taquara Preta e pergunta: Qual a real finalidade dessa medida, quem assinou, se teve a autorização do prefeito de Cataguases e qual o critério para escolher o bairro Taquara Preta.
O Vereador Serafim Couto Spindola, mostrou sua indignação no que chamou de “Dança da Academia” e destacou que isso é um descaso com o dinheiro público dizendo que o dinheiro público estaria sendo jogado pelo ralo. Em uma alusão ao novo Sistema do SUS, o vereador Serafim disse: “Nós vamos ter de dar ficha vermelha para o chefe do executivo. Eu estou procurando de lupa mas não acho um ato louvável”. O Vereado Geraldo Majela discordou da afirmação argumentando que não concordava que a atual administração ainda não tinha realizado nada e destacou que o povo estava sendo agora recebido na prefeitura para dialogar com o prefeito. A discussão ainda teve apartes do Vereador Serafim que disse: “Receber todos podem receber mas que gostaria de ver se estão sendo atendidos”, do vereador Michelângelo Corrêa (PSDB), o qual ressaltou que o atendimento no gabinete necessariamente não significa efetividade ou dinamismo e deixou claro que o ex-prefeito atendia muito no gabinete mas que atendia mais com atos. Por fim, o vereador Geraldo Majela deixou registrado que não estava avaliando a administração passada.
O segundo requerimento que destacamos é o requerimento nº 35, também do vereador Walmir Linhares para o presidente da mesa diretora, vereador Fernando Pacheco (PMDB), solicitando que se faça um convite ao Sr. Walace George de Oliveira, coordenador do controle de endemias para apresentar a real situação da Dengue em nosso município. O presidente de pronto aceitou, destacando a importância do requerimento e definiu que o convite seja realizado para reunião do dia 19 de março.
Foi discutido e será analisada posteriormente a proposta do vereador “Beleza” para que os requerimentos sejam lidos apenas no dia da votação (Ordem do dia) e não mais na entrada (expediente).
O único projeto que já poderia ser votado na reunião seria o projeto do vereador Antônio Batista Pereira (PSD), o “Beleza”, que pretende dar categoria comercial a Rua José Leonardo no bairro Leonardo mas que preferiu pedir o sobrestamento por ter recebido os pareceres no dia da reunião e não ter tido tempo para se inteirar do mesmo.
Sobre a questão dos prazos, foi amplamente discutido pelo plenário, visando uma melhor organização pois a atual câmara tem se mostrado muito ativa e produtiva e muitos projetos e requerimentos tem chegado para serem analisados pela Comissão de Constituição e Justiça e pela promotoria.
Nove requerimentos direcionados ao executivo foram aprovados os quais informaremos ainda hoje aqui no site.
Muitos debates aconteceram na reunião e os principais foram sobre a questão do nepotismo e sobre o caso da Ação Civil Pública contra a COPASA. Acompanhe aqui no site Mídia mineira maiores detalhes mais tarde.
Finalizando, o vereador Geraldo Majela pediu a palavra e elogiou a educação do povo que tem assistido as reuniões, parabenizando a maneira ordeira que o público tem se manifestado e também assumiu a responsabilidade pelo atraso de 16 horas nos pareceres e que é um compromisso dele assumir as responsabilidades e que cada um dos vereadores possam assumir suas responsabilidades também pois a secretaria tem tido algumas dificuldades dos colegas que também atrasam nos envios. O vereador destacou também a atuação do jornalista Marcos Gama da Midia Mineira pela forma que tem informado o povo com matérias imparciais e finalizou agradecendo e parabenizando a todos os funcionários que tem se dedicado ao trabalho.
| ||
|
|
|
|
|
0 comments:
Postar um comentário