728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    quinta-feira, 21 de março de 2013

    21 de março marca duas datas importantes: Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e o Dia Internacional da Síndrome de Down.


    O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e o Dia Internacional da Síndrome de Down, ambos comemorados nesta quinta-feira (21), foram lembrados em Plenário pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
    A data para marcar o combate ao racismo, explicou, foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1976, após muita pressão dos movimentos de luta contra o racismo em todo o mundo, principalmente contra o regime racista da África do Sul.
    A senadora exaltou a forte herança sociocultural dos africanos no Brasil e lembrou que o escravismo moldou a história do país.
    - A discriminação racial, no Brasil, passou a ser compreendida no quadro da nossa experiência escravista. A escravidão sedimentou, durante os quase quatro séculos da sua vigência, a maneira como os africanos e seus descendentes eram socialmente definidos pela sociedade brasileira, contaminando todos os seus valores e atitudes. A história da experiência escravista em nosso país não é apenas uma história de dor, de violência, de opressão. A escravização e o tráfico de pessoas representaram traumas, em alguns casos ainda não superados - afirmou.
    Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)
    Vanessa Grazziotin ressaltou o empenho do governo Lula (2003-2010) na promoção da igualdade e no combate ao racismo, lembrando a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e a promulgação da Lei 10.639/2003, que incluiu o ensino da cultura e da história da África na grade curricular das escolas.
    - Isso é muito importante, porque é um compromisso que o presidente Lula trouxe desde a sua militância, no período em que foi operário durante muitos anos e conviveu com muitos negros, sentindo na pele o que é a discriminação racial - disse.
    Ela também elogiou a ação do governo nos processos de titulação de terras das comunidades quilombolas. Segundo a senadora, 1.820 comunidades remanescentes dos quilombos foram certificadas pela Fundação Palmares. Ela salientou que, de 1995 a 2012, foram tituladas 207 comunidades, com a expedição de 139 títulos de propriedade em 124 territórios, num total de um milhão de hectares, contemplando cerca de 13 mil quilombolas.
    - O grande incentivo ao crescimento desses números veio exatamente dos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma, pois, até 2002, apenas 34 títulos haviam sido concedidos – afirmou.
    Down
    Vanessa Grazziotin também lembrou que a data relacionada à síndrome de Down foi instituída pela ONU no ano passado, e motiva inúmeras atividades pelo mundo para estimular a convivência harmoniosa e respeitosa com os portadores da síndrome, que atinge uma em cada mil pessoas. Descrita pelo médico britânico John Langdon Down no século 19, a síndrome de Down é resultante de uma alteração cromossômica.
    - Em várias cidades brasileiras são realizadas ações de conscientização em prol dos direitos das pessoas com síndrome de Down – explicou.
    Fonte: Agência Senado
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: 21 de março marca duas datas importantes: Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e o Dia Internacional da Síndrome de Down. Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início