As demissões efetuadas pela Prefeitura Municipal de Cataguases e publicadas no Jornal Cataguases do último domingo (11), trouxe grande repercussão na cidade.
Ao todo, foram demitidos, cerca de 38 funcionários, e segundo informações, todos já aposentados.
De um lado, as pessoas que são contrárias, dizem que a forma que foi feita, não foi correta pois exoneraram/rescindiram os contratos de forma abrupta. No caso dos professores por exemplo, algumas escolas, não conseguiram colocar substitutos a tempo. Outro argumento, é que a administração, mandou pessoas experientes embora, que já conhecem o trabalho e manteve contratados sem experiência.
Do outro lado, os que defendem a administração, diz que a demissão de pessoas que já são aposentadas, reduz o impacto que poderia ocorrer caso os demitidos não tivessem outro ganho. Além do mais, esta seria uma exigência do Ministério Público, pois a Prefeitura de Cataguases hoje se encontra "inchada", sendo o maior empregador do município e já está a ponto de estourar a cota permitida pela Lei de Responsabilidade Fiscal, Art. 19, que prevê 60% do orçamento para despesa total com pessoal.
De certo, é que o prefeito de Cataguases, José César Samor, tem um grande desafio pela frente que será reorganizar o quadro dos Servidores de Cataguases e promover Concurso Público conforme promessa de campanha.
Em 16 de abril, o Secretário de Finanças, compareceu a Câmara Municipal de Cataguases e na ocasião, já ressaltava a importância da realização de concurso público e a dispensa de funcionários excedentes da Prefeitura.
Saiba Mais:
- ENTREVISTA COLETIVA DO PREFEITO DE CATAGUASES: PREFEITURA PASSARÁ POR PERÍODO DE APERTO FINANCEIRO.
- SECRETÁRIO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CATAGUASES DISPONIBILIZA SEU DISCURSO NA ÍNTEGRA.
Estes fatos, deverão dar a tônica da Reunião da Câmara municipal de Cataguases nesta terça-feira (13), pois está previsto usar a tribuna, além da Sra Mônica Meirelles que falará sobre as demissões, os vereadores: José Augusto Guerreiro Titoneli (PV), Walmir Linhares da Costa (PSDB) e Mauricio do Vale Rufino (PT).
Confira a Pauta da Reunião abaixo:
0 comments:
Postar um comentário