728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    sexta-feira, 30 de outubro de 2020

    Confusão entre apoiadores do MDB e PROS no bairro Guanabara em Cataguases termina em ocorrência policial


    Uma confusão envolvendo apoiadores do candidato José Henriques (MDB) e do PROS do candidato Hercyl Neto, pouco antes das 19 horas, na Rua Corá Duarte, bairro Fátima, próximo a quadra do bairro Guanabara, em Cataguases, terminou em ocorrência policial nesta quinta-feira (29).

    Conforme o Site Mídia Mineira apurou, a confusão começou devido a problemas pessoais, envolvendo o vereador Rafael Moreira (PROS) e um desafeto do mesmo, o qual já o teria agredido. 

    Rafael estaria panfletando próximo a quadra do bairro Guanabara, onde também acontecia um "microfonaço" do candidato José Henriques, o qual contava com a participação de seu desafeto e ex-sócio. Ao perceber a presença do homem, Moreira teria se escondido no interior de um veículo, mas após o mesmo perguntar por Rafael para o condutor de outro carro adesivado com propaganda eleitoral do vereador e candidato a reeleição, o também vereador, sargento Jorge Roberto, teria se aproximado dele, juntamente com uma testemunha para tentar acalmar os ânimos. 

    O clima esquentou quando o vereador, Sargento Jorge Roberto, perguntou para o ex-sócio de Rafael se o mesmo estaria armado. Uma multidão de apoiadores do MDB cercou o local e o fato se transformou em uma disputa política, envolvendo inclusive os candidatos José Henriques e seu vice, "Markim do CTM", que se encontravam no local. O candidato Hercyl Neto não estava presente.

    O ex-sócio de Rafael Moreira contou para a polícia que também possui processo contra o vereador por se sentir lesado em uma sociedade que os dois mantinham. Segundo ele, Rafael teria conseguido a medida protetiva se aproveitando do fato de ser vereador e que ele teria perguntado pelo edil, com a finalidade de evitar o contato. Ele negou ter ameaçado o vereador.

    O candidato José Henriques, declarou a polícia que estava realizando um microfonaço na quadra do bairro Guanabara, momento em que percebeu a confusão envolvendo apoiadores do candidato Hercyl e que o vereador sargento Jorge Roberto estaria exaltado, dizendo que o ex-sócio de Rafael o estaria ameaçando, o que ele entendia não ser verdade por não ter visto Rafael no local. Outras testemunhas confirmaram a versão de José Henriques.

    Segundo divulgado em redes sociais, também teria havido um desentendimento do candidato a vice de José Henriques, o Markim do CTM, com um candidato Tumati do PROS, mas não conseguimos levantar informações que comprovam o fato.

    O fato será apurado pela Polícia Civil. 

    Confira abaixo vídeo divulgado em rede social:


    *Imagens Rede Social / Reprodução
     
    quinta-feira, 29 de outubro de 2020

    Polícia Civil prende suspeito de cometer crime de homicídio em Ubá

    Após investigação, foi cumprido mandado de prisão preventiva em desfavor do investigado, de 29 anos


    Nesta quarta-feira (28/10), a Polícia Civil de Minas Gerais realizou o cumprimento de um mandado de prisão preventiva, em Ubá,  em desfavor de um homem de 29 anos, suspeito de praticar o crime de homicídio, ocorrido na noite do dia 2 de fevereiro, na cidade. A ação foi realizada por meio da atuação de policiais civis da Delegacia de Homicídios, em conjunto com a equipe de inteligência da 2º Delegacia Regional em Ubá.

    Apurações indicaram que, no dia do fato, a vítima, um rapaz de 28 anos, teria combinado com o investigado de se encontrar em um local isolado para que o suspeito emprestasse uma arma calibre 38, conforme solicitado pela vítima. Posteriormente, no local, o jovem foi encontrado morto, com diversos disparos de arma de fogo. Cápsulas de munição calibre 38  também foram encontradas no local. Durante investigação, foi constatado que a vítima devia quantia em dinheiro para o homem, referente à dívida de drogas. 

    O suspeito foi conduzido à Delegacia Regional em Ubá para o cumprimento dos procedimentos de praxe. Em seguida, encaminhado ao sistema prisional, permanecendo à disposição da Justiça.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil

    segunda-feira, 26 de outubro de 2020

    TRE nega recurso do MP Eleitoral e registros dos candidatos do PSDB Cataguases estão mantidos


    O Desembargador Maurício Soares do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), negou recurso 
    interposto pelo Ministério Público Eleitoral contra a sentença proferida pelo Juiz da 79ª Zona Eleitoral, de Cataguases, pela qual deferiu o registro dos Candidatos do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) para as eleições proporcionais de 2020.

    O processo diz respeito a suposta fraude à cota de gênero pelo PSDB de Cataguases, alegada pela candidata Iracema Dornelas. O Ministério Público havia pedido a cassação dos candidatos do PSDB, mas após a apresentação das contrarrazões da defesa, desistiu e opinou pelo não seguimento ao recurso, mantendo assim a regularidade dos registros dos candidatos. Mesmo assim, o processo seguiu para o TRE para manifestação final.

    A decisão põe um ponto final em relação a questão do deferimento das candidaturas para o cargo de vereador pelo PSDB. Os candidatos continuam com os registros deferidos sem problema algum. Com a renúncia de Iracema e substituição por outra candidata, o PSDB segue concorrendo com 23 candidatos, sendo 16 homens e 7 mulheres.

    Não cabe mais recurso.







    domingo, 25 de outubro de 2020

    Em nota, presidente da Câmara de Cataguases considera injusta e parcial sua condenação


    O vereador e atual presidente da Câmara de Cataguases, Ricardo Geraldo Dias, enviou para o Site Mídia Mineira, nota oficial sobre sua recente condenação a 9 anos, 5 meses e 25 dias pelo crime de peculato, conforme noticiado ontem pelo Site Mídia Mineira.

    Na nota, o vereador diz que a sentença é injusta e parcial e afirma que irá recorrer para instância superior, onde acredita que a decisão será mais justa. 

    Confira abaixo, na íntegra, a nota oficial do vereador que será também inserida na matéria, juntamente com a defesa dos demais.

    NOTA OFICIAL

    O vereador e atual presidente Ricardo Geraldo Dias, vem pronunciar através de sua assessoria jurídica, acerca do processo ao qual está sendo acusado, e mais 7 parlamentares e ex-parlamentares, de utilizarem verba indenizatória de gabinete autorizada pelas Resoluções 04/2004, 02/2005 e 01/2006, nos anos de 2005 a 2008.
    Que tais verbas destinavam a cobrir os gastos com as atividades parlamentares, no sentido de melhoria de exercer atividade de interesse público, fato este confirmado pelas despesas prestadas com combustíveis.
    Neste processo foi pleiteado prova pericial para apurar a verdade dos fatos, o qual foi negado pelo Juiz da causa, que irá cominar com o cerceamento do direito de defesa.
    De forma inusitada e surpreendente o Juiz declarou inconstitucional as referidas resoluções de ofício nos próprios autos criminal, contrariando o art. 97 da CF, verbis: “Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.”
    Entende-se que a sentença é injusta e parcial, sem levar em conta as provas apresentadas, sobretudo, repita-se, ao indeferir a necessária e indispensável prova pericial para apuração da verdade dos fatos.
    Ao fim, da sentença cabe recursos as instâncias superiores, o que será interposto em busca de uma decisão justa e imparcial.

    Pastor Silas Malafaia inaugura templo da ADVEC em Cataguases









    Foi inaugurado na noite deste sábado (24), em Cataguases, o templo da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), presidida pelo Pastor Silas Malafaia.

    A inauguração contou com diversos pastores, autoridades civis como o prefeito Willian Lobo de Almeida e com a preleção do pastor Silas Malafaia.


    Localizado na Avenida Eudaldo Lessa, 512, bairro Popular em Cataguases, o novo templo conta com espaço para 500 pessoas sentadas confortavelmente, ar-condicionado e recursos de som e imagem de primeira linha.

    Neste domingo (25),  às 18 horas, acontece o segundo culto de inauguração e também terá como pregador o Pastor Silas Malafaia.

    O Pastor Anndré Tatagiba será o responsável local e haverá reuniões às terças, quintas e domingo à noite, além da Escola Bíblica Dominical nas manhãs de domingo. 








    sábado, 24 de outubro de 2020

    Dois vereadores e seis ex-vereadores de Cataguases são condenados em primeira instância por peculato


    Dois vereadores em exercício e outros seis ex-vereadores de Cataguases, foram condenados pela justiça, em primeira instância, a prisão e pagamento de multa pelo crime de peculato (desvio de dinheiro público). A sentença saiu nesta sexta-feira (22).

    O processo se refere a legislatura entre os anos de 2005 a 2008, quando os então vereadores: Antônio Batista Pereira (Beleza), Fausto Severino de Castro, Fernando Rodrigues do Amaral, João do Carmo Lima (Boiadeiro), José Augusto Guerreiro Titoneli, Michelângelo de Melo Correa, Ricardo Geraldo Dias e Sérgio Luiz (Ratinho), segundo denúncia do Ministério Público, teriam utilizado de verba de gabinete de forma irregular, para custeio de despesas particulares. O fato ocorreu, devido as resoluções 04/2004, 02/2005 e 01/2006, que autorizava os vereadores a realizarem gastos com combustíveis sem justificativa ou comprovação documental de sua relação com o exercício da atividade legislativa. O juiz João Carneiro Duarte Neto considerou as resoluções ilegais e inconstitucionais e condenou os 8 vereadores ao pagamento de multa e a prisão em regime fechado, sendo que seis foram condenados a 9 anos, 5 meses e 25 dias: Antônio Batista Pereira (Beleza), Fernando Rodrigues do Amaral, Michelângelo de Melo Correa, Ricardo Geraldo Dias, José Augusto Guerreiro Titoneli e Sérgio Luiz (Ratinho) e 2 tiveram condenação menor, de 8 anos, 1 mês e 18 dias, devido a idade: Fausto Severino de Castro e João do Carmo Lima (Boiadeiro).

    A condenação ainda cabe recurso em Belo Horizonte e todos irão responder em liberdade.

    Defesa

    A defesa dos vereadores Fernando Rodrigues do Amaral, Fausto Severino de CastroSérgio Luiz (Ratinho), representada pelo advogado Serafim Couto Spíndola, informou ao Site Mídia Mineira, que não concorda com a sentença, a qual considerou exagerada em todos os sentidos. Ele afirmou que acredita na inocência dos clientes. "Tenho certeza de que o tribunal reformará essa arbitrariedade cometida pelo juiz da vara criminal, pois não tem cabimento o vereador ser condenado por receber R$ 500 para despesas de combustível, correio e xerox, enquanto a magistratura e Ministério Público recebem R$ 3 mil para alimentação, combustível e moradia, sem sequer prestar contas. A balança da justiça está desequilibrada", afirmou o advogado. Ele também afirmou ter confiança de que o tribunal reformará a sentença.

    José Augusto Guerreiro Titoneli disse que está tranquilo, que ainda não teve acesso a sentença por problemas no site do TJMG, mas que após tomar conhecimento, deverá recorrer para instância superior, confiante na justiça.

    Michelângelo de Melo Correa emitiu a seguinte nota:

    A sentença é injusta por criminalizar a atividade parlamentar que é feita extramuros da Câmara Municipal;

    A verba de gabinete foi criada à época, diga-se, por resolução devidamente aprovada pela Câmara Municipal, justamente para possibilitar ao Vereador o exercício pleno dessa atividade extramuros junto aos bairros e distritos da Cidade de Cataguases;

    De se ressaltar que a verba era utilizada por meio de "convênios" entre a Câmara e o prestador de serviço, a exemplo do posto de gasolina que fornecia o combustível, o qual foi escolhido por meio de licitação;

    Portanto, não há que se falar em ilegalidades na utilização da verba de gabinete, razão pela qual meu inconformismo será oportunamente levado por meio de recursos aos Tribunais Superiores, em os quais acredito a justiça será restabelecida.
    Vereador Michelangelo.

    Nós não conseguimos contato com João do Carmo Lima (Boiadeiro)Antônio Batista Pereira (Beleza) e com Ricardo Geraldo Dias. O Site se coloca à disposição para inserir a nota dos mesmos caso eles julguem necessário.
     

    sexta-feira, 23 de outubro de 2020

    Juiz de Fora: Polícia Civil esclarece mais de 90% dos homicídios registrados nos últimos nove meses

    Nesta semana, a PCMG também concluiu inquérito que apurou a morte de um rapaz de 26 anos, crime ocorrido em maio deste ano. Dois suspeitos já se encontram presos


    A Polícia Civil de Minas Gerais esclareceu mais de 90% dos homicídios consumados registrados nos últimos nove meses, no município de Juiz de Fora, localizado na Zona da Mata mineira. De acordo com o titular da Delegacia Especializada de Homicídios, delegado Rodrigo Rolli, nesse período, também foram solicitados mais de 65 mandados de prisão junto à Justiça, após apurações.

    Além disso, segundo o delegado, houve redução no número de crimes de homicídios tentados na cidade.  “De janeiro a setembro deste ano, foram registrados 45 homicídios consumados, já no ano anterior, foram 44. Desses casos ocorridos em 2020, já temos 41 apurados, com autoria e motivação definidas. Em relação aos quatro restantes, levantamentos já estão sendo realizados para apurar os fatos. Em se tratando de homicídios tentados, no mesmo período, houve uma queda no número. Ocorreram 59, em 2019, mas, este ano, foram registrados 49, ou seja, uma diminuição de dez casos, em números absolutos”, informa.

    Para o delegado regional em Juiz de Fora, Armando Avólio Neto, a Polícia Civil vem dando resposta efetiva no combate à criminalidade na cidade e região, inclusive, a todos os tipos de delitos. “Em relação aos homicídios, é muito importante que esses suspeitos respondam na forma da lei, proporcionando ordem social e uma convivência melhor aos cidadãos de bem”, enfatiza.

    Já o chefe do 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora, Gustavo Adélio Lara Ferreira, destaca a importância das parcerias com o Poder Judiciário e o Ministério Público a fim de que as medidas cautelares sejam deferidas. Ele também ressalta a expertise dos policiais civis da Delegacia Especializada de Homicídios. “De forma incansável e profissional, os policiais civis se dedicam nas investigações incessantemente até chegar à autoria e à materialidade, resultando, com isso, nesse exitoso resultado de apurações”, conclui. 

    Conclusão de inquérito

    Entre os casos solucionados, nesta semana, foi concluído o inquérito policial que apurou a morte de um rapaz de 26 anos, crime ocorrido no dia 28 de maio, no bairro Vila Esperança II, na Zona Norte da cidade. Dois suspeitos, 20 e 31 anos, já se encontram presos, após investigação realizada pela Delegacia Especializada de Homicídios. Um terceiro investigado, 21 anos, está foragido, mas trabalhos investigativos estão em andamento para cumprir o mandado de prisão em desfavor do jovem. 

    O procedimento já foi remetido ao poder judiciário com indiciamento dos três suspeitos pelos crimes de associação criminosa e de homicídio duplamente qualificado - por motivo fútil e por dificultar a defesa da vítima. “Ela teria sido alvo de emboscada. A motivação do crime estaria ligada à rivalidade entre bairros”, explica o delegado Rodrigo Rolli, reforçando a importância da colaboração da população para o esclarecimento dos casos, por meio de denúncias.

    Denúncias

    Além do número 181 (Disque Denúncia Unificado), a autoridade policial ressalta que há também os trabalhos com testemunhas veladas nas investigações. “Testemunhas que presenciaram o fato ou que têm informações podem procurar a delegacia, que fica na Rua Custódio Tristão, 76, em Santa Terezinha. Os nomes não serão expostos e a pessoa vai prestar depoimento em sigilo”, finaliza.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da PCMG

    quarta-feira, 21 de outubro de 2020

    Vigilância Sanitária realiza ação educativa de combate a Covid-19 no distrito de Sereno



    Terminou na segunda-feira (19), ação educativa da 
    Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases por meio da Vigilância Sanitária, em todo o comércio no distrito de Sereno. Entre os dias 16 a 19 deste mês a equipe de Fiscalização da Vigilância Sanitária se revezou para novamente visitar os estabelecimentos do Distrito, onde os casos de COVID-19 têm aumentado significativamente.

    Foram lavradas quase 20 notificações sanitárias, além de intervenções de orientação em diversas atividades, a saber:  bares, restaurantes, mercados, lanchonetes, padarias, igrejas, salões de beleza, loja agropecuária, entre outras.
    Foram reforçadas as orientações quanto à importância do uso de máscaras, uso de álcool em gel, cuidados sobre a lavagem das mãos, higiene dos estabelecimentos, medidas de distanciamento e consumo no local. 

    A secretaria reforça, no entanto, que estas ações somente são eficientes e eficazes quando contam com a colaboração de todos os envolvidos no processo. Além dos estabelecimentos comerciais privados e públicos, a comunidade local também deve ter consciência do quanto sua colaboração é necessária para o sucesso das ações. 

    Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
     
    terça-feira, 20 de outubro de 2020

    MP volta atrás e candidata do PSDB Cataguases que renunciou alegando fraude eleitoral poderá ser responsabilizada


    O Ministério Publico Eleitoral, voltou atrás no pedido de cassação dos candidatos a vereador pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Cataguases, após verificar inconsistências no depoimento da candidata Iracema Dornelas.

    Segundo despacho do promotor, Dr. Gustavo Garcia Araújo, o depoimento da candidata, Iracema Dornelas, induziu a grave erro a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral, o que poderia ter prejudicado a candidatura de vários membros do partido. O MP chegou a esta conclusão, após analisar a defesa do partido, que mostra várias fotos tiradas pela candidata, santinhos, etc, demonstrando que a candidata sabia de sua candidatura e que não foi obrigada, como havia dito anteriormente.

    Com a renúncia da candidata, o partido deverá colocar outra candidata em seu lugar, para que não haja prejuízo em relação a cota feminina.

    O despacho do promotor também diz que medidas serão tomadas em relação às declarações da Sra. Iracema Dornelas.

    Com o novo pedido do MP, o processo deverá ser extinto.




    domingo, 18 de outubro de 2020

    Candidato acusa assessores do deputado Fernando Pacheco de comprar votos para campanha de José Henriques a prefeito de Cataguases


    Uma denúncia do candidato Carlos Magno, o Maguinho (PSL), sobre suposta compra de votos realizada por assessores do deputado estadual Fernando Pacheco (PV) para beneficiar a campanha do candidato José Henriques (MDB), sacudiu o meio político de Cataguases, após o primeiro debate de candidatos a prefeito, realizado pelo Sistema Multisom de Rádio.

    No vídeo divulgado na página de Carlos Magno, aparecem o empresário Marco Antônio Cadete Souza,  conhecido como Marco Antônio da VT, juntamente com o assessor de Fernando Pacheco, Edson Antônio de Campos Hessel, dizendo abertamente que já entregaram mais de 300 cestas básicas. No vídeo também são citadas a filha de Marco Antônio VT e a esposa do candidato José Henriques, Gabriela, ambas são assessoras do deputado estadual Fernando Pacheco Fialho.

    O Site Mídia Mineira entrou em contato com o candidato Carlos Magno, o Maguinho, por telefone, o qual informou que a campanha deverá entrar com denúncia no Ministério Público nesta segunda-feira (19), onde deverá disponibilizar o vídeo completo, sem cortes e que as pessoas que realizaram a gravação ficarão a disposição da justiça para depor. Segundo ele, a gravação ocorreu em 27 de junho de 2020 às 14 horas, quando todos pré-candidatos já eram conhecidos. Em relação ao empresário ter realizado entrega também no Município de Santana de Cataguases, Maguinho disse o seguinte: "Tem muita gente em Santana que vota em Cataguases e gente de Cataguases que vota em Santana". 

    O Site apurou também que já existem outras denúncias formuladas ao Ministério Público, com pedido de investigação sobre o caso.

    Em nota na rede social, Marco Antônio VT confirmou a distribuição de cestas básicas, mas disse que o vídeo foi maldosamente editado e que a conversa aconteceu no início do período da pandemia. "Enquanto eu puder ajudar as pessoas, ninguém vai me impedir. Não sou candidato, sou civil livre para ajudar quem eu quiser!". Disse. Na nota ele não esclarece se as cestas foram compradas por ele ou pelo deputado Fernando Pacheco. (confira a nota na íntegra no final da matéria).

    Também em nota, enviada para redação do site Mídia Mineira, o candidato José Henriques disse que o vídeo compartilhado por Maguinho trata-se de "crime de Fake News eleitoral", que estão sendo tomadas as medidas de representação eleitoral e criminal contra o candidato Maguinho e também contra a candidata Elizângela Barros (que está compartilhando o vídeo no Whattsapp e solicitando às pessoas que compartilhem). Segundo ele, o vídeo mostra um fato ocorrido há 6 meses quando, no início da pandemia, todas as pessoas da cidade de mobilizaram para doar alimentos aos necessitados, que as doações alcançaram, inclusive, municípios vizinhos como Santana.

    "Repudio as más práticas eleitorais de candidatos que demonstram estar mais preocupados em disseminar ódio e mentiras do que com nossa população e com projetos para nossa cidade, o que realmente importa", diz a nota de José Henriques. Leia a nota na íntegra no final da matéria.

    Assista abaixo aos vídeos:



    Confira abaixo a transcrição do diálogo do vídeo:
    • Marco Antônio VT - Aqui nós já distribuímos mais de 300 cestas básicas, nossa Senhora.
    • Mulher - Aqui em Cataguases mesmo?
    • Marco Antônio VT - Cataguases e distritos.
    • Muher - Aqui tem muitos distritos?
    • Marco Antônio VT - Tem cinco.
    • Mulher - Eu não conheço.
    • Marco Antônio VT - Eu levei, até em Santana.
    • Mulher - Santana ...
    • Marco Antônio VT - Santana também não faz parte daqui, mas eu levei até em Santana.
    • Homem - É gente, política é dinheiro, 300 cestas básicas não é fácil não.
    • Marco Antônio VT - Pô nós já distribuímos 300, fora assim, as minhas filhas distribuíram por conta delas, minhas duas filhas, uma é assessora do Fernando Pacheco e a outra mora no Rio, mas tá aqui por causa da pandemia né. 
    • Homem - O Zé Henriques é o candidato a prefeito?
    • Mulher - Pré candidato né?.
    • Marco Antônio VT - É, a Gabriela é assessora do Fernando Pacheco também.
    • Mulher - Ela que vai contratar?
    • Marco Antônio VT - Ela que vai contratar. Ontem eu estava na casa dela, sai de lá quase 1 hora da manhã.
    • Homem - A gente estava falando sobre isso.
    • Marco Antônio VT - Nós vamos levar 10 agora, 10 famílias estão em uma dificuldade tremenda cara. Isso caiu igual uma bomba para os concorrentes dele, estão desesperados e a gente está fazendo porque é uma situação crítica.
    Esta não é a primeira vez que um candidato faz denúncia contra o candidato José Henriques. Em entrevista recente a Rádio Brilho FM, a candidata Elizângela Barros, disse que em reunião, o empresário Marco Antônio VT, teria oferecido cargo na assessoria do deputado Fernando Pacheco para ela e seu marido, para que a mesma abandonasse a candidatura.

    Nota oficial do candidato José Henriques enviada para o Site Mídia Mineira:
    Eu, José Henriques, informo que o vídeo editado e compartilhado no facebook pelo candidato Maguinho trata-se de crime de Fake News eleitoral e que estão sendo tomadas as medidas de representação eleitoral e criminal contra o candidato Maguinho e também contra a candidata Elizangela Barros (que está compartilhando o vídeo no Whattsapp e solicitando às pessoas que compartilhem).

    A ação do candidato Maguinho foi premeditada e maliciosa, pois o vídeo mostra um fato ocorrido há 6 meses quando, no início da pandemia, todas as pessoas da cidade de mobilizaram para doar alimentos aos necessitados frente a omissão do poder público. Foram criados vários grupos de ajuda em toda cidade e as doações alcançaram, inclusive, municípios vizinhos como Santana.

    Ademais vale ressaltar que a distribuição foi feita pelo cidadão Marco Antônio e sua família sem minha participação ou envolvimento.

    Observe-se ainda que, o vídeo foi grosseiramente editado motivo pelo qual já foi solicitado à justiça para que o candidato apresente o vídeo na sua íntegra.

    Oriento as pessoas que compartilharam que retirem as postagens sob pena de, também, serem indiciadas por prática de crime eleitoral e criminal. Esclarecendo que, de acordo com os artigos 323 e seguintes, da lei eleitoral 4737/65, a pena pode variar de 6 meses a 2 anos, e pagamento de 10 a 40 dias-multa e segundo o Código Penal, os crimes contra a honra podem variar de seis meses a dois anos, e multa.

    Repudio as más práticas eleitorais de candidatos que demonstram estar mais preocupados em disseminar ódio e mentiras do que com nossa população e com projetos para nossa cidade, o que realmente importa.

    Nota de Marco Antônio VT em rede social:

     
    sábado, 17 de outubro de 2020

    Energisa e UNESCO concluem a entrega das primeiras 150 cestas básicas a famílias vulneráveis em Cataguases

    Serão distribuídas 450 cestas básicas a 150 famílias da cidade;
    UNESCO fará diagnóstico social para verificar efeitos da pandemia nas famílias atendidas

    Maria Antônia Guilherme da Silva, umas das beneficiadas com a ação.


    Com o objetivo de contribuir com famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, o Grupo Energisa e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) se uniram na distribuição de 100 toneladas de alimentos para atender a 3.300 famílias, em 11 estados onde a empresa atua na distribuição de energia. Aqui em Cataguases e distritos, serão 450 cestas básicas, para atender a 150 famílias até dezembro deste ano. Segundo dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a fome afeta mais de 10 milhões de brasileiros. O cenário pode ser muito pior se levarmos em conta o período da pandemia e também do pós-pandemia do novo coronavírus.

    O projeto conta com o apoio de organizações da sociedade civil e de lideranças comunitárias locais selecionadas pela UNESCO. Desta forma, a ação conjunta atinge um maior número de pessoas com elevado índice de vulnerabilidade social e econômica em razão da pandemia. Juntas, as entidades identificaram os grupos afetados pela crise e, em seguida, montaram as cestas com alimentos adquiridos em estabelecimentos comerciais locais. Além de beneficiar as famílias durante três meses (de outubro a dezembro), a iniciativa ajuda a movimentar a economia das cidades e dos bairros atendidos.

    Nesta quinta-feira, 15 de outubro, a Energisa Minas Gerais concluiu a entrega das 150 cestas básicas do mês de outubro. Angelica da Cruz Rufino, moradora do bairro São Vicente, foi uma das beneficiadas nesta ação. “A pandemia está sendo muito difícil para mim, porque não estou tendo como trabalhar e tenho dois bebês em casa. Esta cesta está ajudando as pessoas que têm dificuldade de trabalhar. Quero agradecer a Energisa e dizer que este trabalho continue, porque esta cesta está sendo muito útil para mim”.

     A ação humanitária emergencial de combate a fome integra o Movimento Energia do Bem, iniciativa liderada pela Energisa que destinou R$ 8 milhões a diversas frentes de combate à pandemia de Covid-19 em todo o país. “Desde o início da pandemia, a Energisa vem adotando medidas para minimizar os efeitos do coronavírus com todos os seus públicos-alvo e em diversas frentes. Nosso objetivo é contribuir para minimizar o impacto da pandemia por meio de ações na área de saúde, assistência social, educação, cultura e comunicação. Essa é mais uma ação do Movimento Energia do Bem, que conta com uma rede de solidariedade liderada pelo Grupo Energisa com parcerias como a UNESCO. Essa união e engajamento promovem ações inovadoras e com impacto nas comunidades onde a empresa está presente”, afirma o diretor-presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani.

    Ao longo da iniciativa, a UNESCO realizará um diagnóstico socioeconômico das famílias atendidas para identificar os impactos da pandemia sobre elas. No levantamento, serão analisados indicadores sociais como segurança alimentar e nutricional, vulnerabilidade à violência, trabalho e renda, e expectativas no pós-pandemia. “O mundo está desafiado pela pandemia da covid-19. E com isso, torna-se necessário que coordenemos ações de solidariedade e de engajamento para minimizar os efeitos da pandemia, principalmente nos grupos mais vulneráveis. Estamos muitos felizes com essa parceria com a Energisa. Nosso objetivo é apoiar aqueles que mais precisam, como famílias e comunidades que foram afetadas durante essa crise, além de contribuir com as organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias na distribuição de alimentos e produtos de higiene”, diz Marlova Noleto, diretora e representante da UNESCO no Brasil.

    A parceria da Energisa com a UNESCO no combate aos efeitos da pandemia começou no lançamento do Movimento Energia do Bem. A organização fez a curadoria de conteúdos para o portal www.movimentoenergiadobem.com.br, incluindo materiais de domínio público de sua biblioteca digital. Os interessados também encontram acesso para a Biblioteca Mundial Online da instituição e para outros projetos como Educamídia (de educação midiática), Maré de Ciência e curso virtual das Nações Unidas sobre mudanças climáticas.

    Angelica da Cruz Rufino, umas das beneficiadas com a ação.

    Movimento Energia do Bem

    A parceria com a UNESCO integra o Movimento Energia do Bem, liderado pela Energisa junto com 12 parceiros estratégicos para viabilizar ações emergenciais que ajudem a superar a crise humanitária provocada pela pandemia nos 11 estados onde atua. As iniciativas englobam um conjunto de ações humanitárias que incluem doação e manutenção de ventiladores pulmonares, distribuição de máscaras para hospitais e comunidades indígenas, obras elétricas em unidades públicas de saúde, captação de recursos para assistência a idosos e apoio a pequenos artistas e empreendedores.

    Outra frente do movimento é a capacitação profissional. Em parceria com a CNI e o Senai, foram abertas 100 mil vagas em cursos de educação a distância voltados a competências técnicas transversais e à indústria 4.0, como Educação Ambiental, Empreendedorismo e Inteligência Artificial.

    Também foi criado o portal Energia do Bem, com informações confiáveis sobre a doença e conteúdo para reduzir os impactos do isolamento social. A empresa também mobilizou colaboradores, que participaram de uma campanha de financiamento coletivo de apoio a asilos, em que para cada real doado, a empresa acrescentou mais R$ 1. Foram arrecadados no total R$ 113.375,00 e beneficiados 31 instituições em 27 cidades, inclusive aqui em Minas.

    A empresa também doou R$ 1,9 milhão para o projeto Estímulo Minas 2020, que viabiliza crédito rápido e subsidiado a micro e pequenos empreendedores do estado. O objetivo do projeto é oferecer capital de giro no valor equivalente a até um mês de faturamento das empresas, divididas em duas parcelas mensais, com juros de 0,53% ao mês e de 6,55% ao ano, carência de 3 meses e parcelamento em até 15 vezes.

    Ainda em Minas, a Energisa realizou a doação de 18 ventiladores pulmonares para o tratamento de Covid-19 para cinco cidades: Cataguases, Ubá, Manhuaçu, Muriaé e Leopoldina. A doação, em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), representa um avanço em termos de inovação. Desenvolvidos com tecnologia 100% nacional em tempo recorde, os aparelhos são mais fáceis de manusear e têm custo reduzido em relação a modelos semelhantes do mercado. 

    Integrante do Pacto Global

    O Grupo Energisa acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Energisa
     
    sexta-feira, 16 de outubro de 2020

    Consumidora de Muriaé será indenizada por compra patins e receber suplemento alimentar da Netshoes

    A NS2.com Internet - Netshoes deverá indenizar uma consumidora em mais de R$ 4 mil por danos morais e materiais. A cliente comprou um patins pelo site da empresa e, no lugar recebeu embalagens com suplemento alimentar. Ela tentou resolver o problema mas não obteve sucesso. A 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a sentença da Comarca de Muriaé.  

    A consumidora conta que comprou pelo site da empresa um Patins Gonew Flexx, no valor de R$ 189. Ela afirmou que a entrega do produto estava prevista para o dia 4 de dezembro de 2017, mas ele chegou sete dias depois. Em vez dos patins, ela recebeu embalagens com suplementos alimentares, que não tinha pedido.

    A cliente tentou solucionar o problema por meio do canal de atendimento, mas gastou muito tempo e dinheiro com isso, pois o acesso não é gratuito. Argumentou que, após todo o desgaste já sofrido, decidiu notificar o Procon. No entanto, a Netshoes se propôs apenas a restituir o valor pago pelos patins, sem ressarcir os demais danos.

    Por isso, na presente ação, ela afirmou que a conduta da empresa lhe causou danos de ordem moral e material – sendo que teve despesas com ligações telefônicas no valor de R$ 72,44. Ao final, solicitou a condenação de indenização e entrega do produto adquirido.

    Em primeira instância, a juíza da 4ª Vara Cível, Alinne Arquette Leite Novais, determinou que a troca do produto fosse efetuada e que fossem pagas as indenizações por danos morais e materiais. A Netshoes recorreu, alegou ausência de prova referente ao dano moral solicitado pela consumidora. E pelo princípio da eventualidade, requereu a redução da indenização

    Decisão

    Para a relatora, desembargadora Claudia Maia, o fato de a empresa não ter entregue o produto configura falha na prestação de serviço e a inexistência de solução do defeito acarretou na consumidora perda do seu tempo útil, despesas desnecessárias e privação do uso do bem adquirido, aborrecimentos que extrapolam o limite razoável.

    Segundo a magistrada, ficou comprovada a existência de danos morais. “O caso tratado nos autos revela a total falta de respeito e consideração da apelante para com a consumidora de seus produtos e reflete circunstância que extrapola meros aborrecimentos, adentrando na esfera moral da parte”.

    Por todo o exposto, a relatora manteve a indenização por danos morais e materiais arbitrada na sentença da Comarca de Muriaé.

    Os desembargadores Estevão Lucchesi e Marco Aurelio Ferenzin votaram de acordo com a relatora .



    Fonte: TJMG 
    quinta-feira, 15 de outubro de 2020

    Polícia Militar prende em Cataguases foragido da justiça de Viçosa

    No final da manhã desta quarta-feira (14), a Polícia Militar prendeu um homem de 32 anos, proveniente do município de Viçosa, que se encontrava foragido da justiça.

    Conforme informou a PM, durante patrulhamento pela Avenida Beiro Rio, em Cataguases, policiais militares avistaram um indivíduo em atitude suspeita. Após a abordagem e busca pessoal, ao realizar a consulta dos dados, foi constatado um mandado de prisão em aberto da comarca de Viçosa.

    O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido para aa Delegacia de Polícia onde permaneceu à disposição da justiça.

    A Polícia Militar em Cataguases vem conseguindo altos índices de captura de foragidos da justiça.

    sábado, 10 de outubro de 2020

    Recém inaugurado em Cataguases Depósito Primo’s se torna melhor opção em bebidas e gelo



    Com a retomada da economia, começam a surgir eventos dentro das normas de saúde. Se você está pensando em algum tipo de evento ou simplesmente em relaxar ao lado de familiares, uma das principais coisas a se pensar é onde comprar a bebida.

    Inaugurado a quase cinco meses, na Rua Cleto da Rocha, 60 (ao lado da Cataguases Veículos), no centro de Cataguases, o Depósito Primo’s, tem sido uma das melhores opções quando o assunto é variedade de bebidas, bom preço no varejo, preço especial no atacado e entrega em domicílio.

    Os proprietários e primos Alex de Oliveira Silva e Luiz Henrique Marques Riguete, ambos de 27 anos, contaram que cresceram como irmãos e da grande parceria e amizade surgiu a ideia de iniciar uma empresa distribuidora de bebidas. A inauguração aconteceu no dia 21 de maio deste ano e comprovou a boa ideia, pois a empresa vem crescendo e conquistando um expressivo espaço na cidade. Eles costumam dizer que são dois garotos simples, mas com grandes sonhos e vem trabalhando juntos para conquistar todos eles.

    Hoje, eles têm orgulho em dizer que possuem o melhor preço de gelo da cidade, além de uma grande variedade de bebidas.  “Implantamos um aplicativo super prático para pedidos, que além de ser leve para o usuário, possui um sistema de gestão bem interessante, onde conseguimos premiar os melhores clientes, controlar os produtos com maior saída, além de automatizar e agilizar nosso atendimento”, contou o sócio Alex.

    O Depósito Primo’s, abre de terça a sexta-feira, das 10 às 21 horas e sábado e domingo das 9 às 20 horas. Para conhecer um pouco mais do Depósito Primo’s e fazer seu pedido, você pode contatá-los pelo Instagram @bardepositoprimos ou pelo telefone (32) 9 9821-6700. Siga-os nas redes sociais que vem novidade por ai.
     
    sexta-feira, 9 de outubro de 2020

    Romeu Zema inaugura UTI Pediátrica em Viçosa, na Zona da Mata

    Foram repassados R$ 2,5 mi em convênio que previa, entre outras ações, implantação de sete unidades de terapia intensiva infantil, serviço inédito na região



    O governador Romeu Zema inaugurou, nesta quinta-feira (8/10), a UTI Pediátrica do Hospital São Sebastião, em Viçosa, na Zona da Mata. A instituição contará com sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva Infantil, serviço inédito na região. Foram repassados cerca de R$ 2,5 milhões pelo Governo de Minas por meio de convênio com o hospital. Os recursos possibilitaram, entre outras ações, a implementação da UTI pediátrica.

    O Hospital São Sebastião é referência materno-infantil, inclusive para covid-19, e a abertura dos leitos vai ajudar a ampliar a capacidade de atendimento no município e na região. Mais de 60 cidades e cerca de 800 mil pessoas serão beneficiadas.

    Durante a cerimônia, o governador Romeu Zema, acompanhado pelo secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, destacou o bom trabalho desenvolvido pelo município no combate à pandemia.

    "Fico satisfeito que essa inauguração esteja acontecendo numa das cidades que é exemplo na condução da pandemia. A taxa de óbitos de Viçosa é 10 vezes menor que a de Minas Gerais, que já é a menor do Brasil. Isso demonstra que o poder público pode fazer muito", afirmou.

    Fonte: Agência Minas 
    quinta-feira, 8 de outubro de 2020

    PRF resgata papagaios, jabutis e cágados do tráfico de animais em Muriaé

    Condutor já foi detido pela PRF pelo mesmo crime em julho deste ano. Os animais renderiam mais de R$ 340 mil para os autores


    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 76 filhotes de papagaios e 119 filhotes de jabutis e dois cágados que estavam sendo traficados na tarde de ontem (07/10) em Muriaé (MG). Os animais foram encontrados em fiscalização a um Corsa no km 707 da BR 116.

    Durante fiscalização, as aves foram encontradas sendo transportadas em caixas dentro do porta-malas do veículo, sem ventilação adequada. Os papagaios são da espécie Amazona aestiva, conhecida como papagaio-verdadeiro. Os jabutis, que são da espécie jabuti-piranga e os cágados da espécie cágado-tigre, estavam em sacos de farelos fechados, também sem ventilação dentro do automóvel.

    Os autores informaram que adquiriram os animais na cidade de Feira de Santana (BA) e que os revenderiam em Resende (RJ). Relataram que compraram cada papagaio por R$ 15,00 e cada jabuti e cágado por R$ 50,00. Entretanto, cada papagaio chega a ser vendido por R$ 3.550,00. Já os jabutis e cágados são comercializados por R$600 por filhote. Com isso, a apreensão da PRF causou um prejuízo de aproximadamente R$ 342.400,00 aos traficantes.

    O homem que dirigia o veículo já foi detido pela PRF pelo mesmo crime em julho deste ano, quando traficava 1.459 jabutis, nove calopsitas e oito pássaros da espécie cardeal em Leopoldina. Desta vez, ele e o passageiro foram detidos pelo crime de praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais, além de receptação.

    Em consulta aos sistemas foi confirmado que o veículo possui queixa de furto/roubo registrado em fevereiro deste ano e ostentava placas clonadas.

    Os autores foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Muriaé. Os animais foram recolhidos pelo IBAMA de Juiz de Fora/MG. O veículo foi recolhido ao pátio credenciado.


    Fonte: Agência PRF
    quarta-feira, 7 de outubro de 2020

    Cartório Eleitoral de Cataguases define tempo da propaganda no rádio para cada candidato


    Foi definido oficialmente, no final da tarde desta terça-feira (6), em reunião no cartório eleitoral, os tempos para a propaganda obrigatória no rádio em Cataguases.

    Os tempos ficaram bem próximos ao que já havia sido estimado por este site, com diferença máxima de 6 segundos, dentro da margem de erro.

    Na reunião também ficou definido que os vereadores não terão tempo nos programas de rádio, mas apenas nas inserções que podem ser de 30 ou 60 segundos ao longo do dia. A lei estipula que 40% das inserções devem ser destinadas aos vereadores e 60% ao candidato a prefeito.

    Confira abaixo como ficou o tempo de cada candidato a prefeito no programa eleitoral:

    Candidato / Coligação Tempo Total
    Willian (PSDB, PSD e PODE) 2min02seg
    Dra Elizângela Barros (PDT e PP) 1min41seg
    Maguinho (PSL, Solidariedade e PRTB) 1min40seg
    Vanderlei Pequeno (PT) 1min24seg
    Hercyl Neto (Pros, PCdoB e PSB) 1min18seg
    José Henriques (MDB, PV, Cidadania, Rede, DC e PTC) 1min13seg
    Paulo Jacinto (PSOL) 0min21seg
    Antônio Lage (Avante) 0min17seg


    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início