O Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Cataguases, realizou na última semana, mais uma etapa de limpeza e recolhimento de potenciais criadouros do Mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya.

A exemplo dos municípios vizinhos que compõem a regional de Leopoldina, o índice de incidência de Dengue em Cataguases caiu consideravelmente e hoje já é considerado baixo (quadro abaixo).
Segundo o coordenador, Alencar Norte, o trabalho agora serve para evitar que ovos do mosquito fiquem em locais próximos a água ou que possam receber água da chuva e ecludam posteriormente, voltando a infestação, por este motivo, ainda é necessário que todos tirem 10 minutos por semana, sempre em um dia fixo, para eliminar potenciais criadouros em residências e assim quebrar o ciclo do mosquito. "Nós estamos fazendo um trabalho de preparação para o final do ano, no intuito de evitar uma possível epidemia" disse o coordenador.
Os ovos podem permanecer sem eclodir por um grande período de tempo, aguardando até o próximo período chuvoso. Estudos sugerem que os ovos de Aedes aegypti resistam por até 450 dias, uma vez que são extremamente resistentes ao ressecamento. A eclosão do ovo ocorre quando a água entra em contato com essa estrutura.
0 comments:
Postar um comentário