Chefes do Executivo Municipal de sete cidades da microrregião de Viçosa tiveram um encontro com o Secretário de Estado de Defesa Social (SEDS), Sr. Bernardo Santana de Vasconcellos na última segunda-feira (3), na Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Em pauta a questão da segurança pública na área de abrangência da 21ª Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Viçosa, composta por 10 municípios.
![]() |
Secretário de Estado de Defesa Social, Sr. Bernardo Santana de Vasconcellos recebeu os prefeitos |
Fizeram parte da comitiva os Prefeitos de Viçosa, Ângelo Chequer (PSDB); Ervália, Nauto Euzébio da Silva (PSB); Coimbra, Antônio José Cunha (PDT); Paula Cândido, Marcelo Rodrigues da Silva (PMDB); Cajuri, Maria do Carmo Araujo (PP); Canaã, Sebastião Hilário Bitencourt (PSDB) e Araponga, Anylton Sampaio Nogueira (PPS). A reunião ainda contou com a presença do Comandante da 10ª Companhia Independente de Polícia Militar de Viçosa, Tenente-Coronel José de Anchieta Machado; do Secretário Adjunto da SEDS, Dr. Rodrigo Melo Teixeira; do Subsecretário de Promoção da Qualidade e Integração da SEDS, Coronel Maurício Santos e do Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT). Os Prefeitos de Teixeiras, São Miguel do Anta e Pedra do Anta também foram convidados mas não puderam comparecer.
O Deputado Reginaldo Lopes, articulador do encontro junto ao Prefeito Ângelo Chequer, abriu a reunião apresentando a situação da microrregião de Viçosa quanto à ausência do plantão na delegacia que atende a 10 municípios: “Os prefeitos estão solicitando a regionalização da Delegacia de Viçosa, que por não ser sede regional, durante o período noturno, feriados e finais de semana, todas as prisões ocorridas na microrregião são levadas pela Polícia Militar para a sede da Delegacia Regional de Ubá”.
O Prefeito Ângelo Chequer também justificou: “Viçosa é uma das cidades mais importantes da Zona da Mata, juntamente com Juiz de Fora, Ubá e Muriaé, porém, na área de segurança pública, a Delegacia de Polícia Civil de Viçosa é ainda apenas uma Delegacia de Comarca, apesar de já existir na cidade uma Companhia Independente da PM e ser sede de um pelotão do Corpo de Bombeiros. Além disso Viçosa é a única cidade universitária de Minas Gerais que não possui uma Delegacia Regional”.
O Tenente-Coronel Machado, comandante da PM de Viçosa, já comandou muitas guarnições pelo Estado e afirmou que a regionalização da Delegacia de Viçosa não exige muitas mudanças, pois, segundo ele, possui uma estrutura completa, melhor até que outras Delegacias que já são regionais e exemplificou: “A Polícia Civil de Viçosa já possui uma banca examinadora do DETRAN fixa, com examinadores próprios e também um prédio bem estruturado de PPI – Posto de Perícias Integradas, onde funciona o IML”.
![]() |
Deputado Reginaldo Lopes |
Após bastante discussão e apelo de todos os Prefeitos, o Secretário de Estado se comprometeu a realizar melhorias na Delegacia de Viçosa com a promessa de transformá-la em uma Delegacia Regional até novembro de 2015: “A Delegacia da Comarca de Viçosa será a única de Minas Gerais que será elevada a Regional nos próximos dois anos, por se tratar de uma cidade que vive uma situação excepcional, devido ao grande número de municípios dependentes e sua população flutuante”, afirmou Vasconcellos, que explicou ainda que a decisão do Governo Estadual pela não criação de novas regionais está atrelada ao lançamento de um programa que tem o objetivo de aumentar de 58 para quase 300 o número de delegacias com plantões regionalizados.
![]() |
Prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer |
O Secretário ainda destacou que, para recuperar esse deficit de pessoal, “o governo está empenhado na realização de diversos concursos públicos, com a recente retomada do concurso para a contratação de 1000 investigadores e a previsão de um novo concurso no próximo ano para mais 1400 profissionais da área. Também divulgaremos em breve o edital de concurso público para a contratação de 200 delegados”, informou.
Em nome dos chefes municipais presentes o Prefeito Ângelo Chequer agradeceu a oportunidade do encontro assim como a decisão satisfatória do Estado e avaliou: “Graças à união apartidária dos Prefeitos o Governo Estadual reconheceu as particularidades da nossa região e se comprometeu a compensar essa injustiça histórica”. Ângelo disse também que a Prefeitura de Viçosa acompanhará sistematicamente a efetivação na prática desse compromisso.
Por: Artur Vieira / Assessoria de Imprensa da PMV
0 comments:
Postar um comentário