Mais de 200 estudantes de cinco escolas da rede pública e privada de Cataguases assistiram nesse segundo semestre à palestra “PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CATAGUASES: o turismo sustentável e os bens modernistas tombados”, ministrada pela arquiteta e urbanista Elisabete Kropf. Esta foi uma das ações da programação do 2º Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade (CATS), projeto que envolveu centenas de profissionais da área em 2014.
As palestras foram ministradas para alunos do ensino fundamental do colégio Equipe e ensino médio das escolas Soberano, Carmo, Manoel Inácio Peixoto e Francisco Inácio Peixoto, sendo as duas últimas para turmas da disciplina de Turismo.
De acordo com a coordenadora geral do 2º. CATS, Elisabete Kropf, o objetivo principal das palestras foi a conscientização sobre a necessidade de preservação do patrimônio histórico tombado de Cataguases. “Os jovens precisam entender o patrimônio tombado como fator de desenvolvimento e que ele pode ser base de atividades turísticas sustentáveis, propiciando a melhoria da qualidade de vida da população”, explicou a arquiteta.
2º CATS
Realizado entre os dias 16 e 18 de outubro, Cataguases sediou pela segunda vez o Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade. A cidade recebeu centenas de estudantes e profissionais de diversas regiões do país e também do exterior para uma extensa programação, dividida em 24 oficinas, apresentação de 23 trabalhos acadêmicos, 6 palestras, um painel temático, 3 homenagens e um tributo e visitas guiadas aos bens tombados.
O 2º CATS foi patrocinado pela Energisa e Zollern BHW do Brasil, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ICMS Cultural, CA 0595/001/2012, além do patrocínio municipal da Lei Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura. Casa Mattos, Votorantim e Méthodus Engenharia também auxiliaram na realização do 2º. CATS.
Fonte: Assessoria de Impensa CATS
0 comments:
Postar um comentário