Além de promover restauração da escola, iniciativa visa conscientizar alunos sobre a importância da preservação do prédio do Instituto Estadual de Educação

“Estamos tendo muitos gastos com manutenção e custeio. A ideia do trabalho é conscientizar os alunos e a comunidade para que possamos manter o prédio o mais conservado possível”, ressalta a diretora da escola, Patrícia Dominato. O prédio da escola é tombado pelo patrimônio histórico do município de Juiz de Fora.
O primeiro passo do projeto foi a mobilização dos estudantes. “Os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental fizeram um ‘apitaço’, montaram painéis e organizaram uma passeata nos corredores da escola para convidar os alunos do ensino médio a participarem das ações de início do projeto. Os alunos do 6º ano do ensino fundamental criaram a ‘Patrulha da Limpeza’ e vão conscientizar os colegas sobre a importância da conservação. Já os alunos da área de Comunicação Aplicada, do Reinventando o Ensino Médio, fizeram um mapeamento fotográfico das paredes pichadas da escola”, afirma Patrícia.
Nesta quarta-feira, várias dinâmicas estão sendo realizadas para incentivar os alunos a darem sugestões que possam ser implementadas na escola. A ideia é que os alunos se apropriem do espaço e criem uma identidade com a escola. Todas as sugestões serão analisadas pelo Colegiado Escolar.
Para a aluna do 1º ano do ensino médio, Nayara Gonçalves de Souza, o projeto irá contribuir para a preservação do prédio escolar. “Sempre pensei que a escola poderia fazer um projeto como esse. Agora que surgiu achei muito interessante. Como os alunos vão participar da construção das ações, eles vão poder ver o que estão fazendo com a própria escola”, disse.
A estudante revela ainda sua sugestão para o projeto. “A ideia é colocar uma parede na escola dedicada à pichação. Tirar a pichação das salas de aula e por nessa parede. Seria um espaço para as pessoas poderem se expressar”, conclui.
O Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora atende cerca de 2.500 alunos dos ensinos fundamental e médio e todos participarão do projeto.
Da Agência Minas
0 comments:
Postar um comentário