728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    segunda-feira, 4 de novembro de 2013

    Newton Leitão, Atleta de Cataguases, conta como foi sua participação no Campeonato Mundial de Cross Triatlhon X-Terra

    O Atleta cataguasense, Newton Leitão, 33 anos, representou o Brasil e a cidade de Cataguases no Campeonato Mundial de X-Terra (Cross Triatlhon), na categoria de 30 a 35 anos, que aconteceu no dia 27 de outubro no Havaí.

    A modalidade, é uma das que mais crescem em todo mundo, pela prática do esporte ao ar livre o que proporciona um contato direto do atleta com a natureza e criando uma filosofia de vida saudável.

    A prova aconteceu na ilha de Maui, mais precisamente em Kapalua, uma das praias mais bonitas do Havai, com sua água quente e clara o que já impressionava os atletas mesmo antes da largada, com muitos atrativos, como tartarugas, corais, peixes , mergulhadores entre outros.

    A largada foi dada as 9:00 hs da manha em horário local, o que representava 17:00 do horário de Brasília, toda essa diferença de fuso horário também fez com que muitos atletas tivessem dificuldade de adaptação ao funcionamento biológico natural. A primeira dificuldade para Leitão foi os 1,5Km de natação em águas mexidas do Havaí, que ele reconhece como seu ponto fraco. Em seguida, 32km de Mountain Bike, com um percurso não muito técnico, mas com muitas subidas longas e curvas muito fechadas nas descidas de velocidade extrema, o que provocou muitas trombadas nas curvas e nas ultrapassagens forçadas. Terminada a fase do pedal, os atletas ainda participaram de 10km de corrida por trilhas duríssimas e muito íngremes, sob o  sol de rachar que maltratava os participantes. "Eu até consegui correr bem, apesar de ter perdido posições na corrida, pois o ritmo de prova dos gringos, é muito superior ao do Brasil" conta Newton Leitão.

    O atleta cataguasense, terminou a prova com o tempo de 3min e 15seg, ficando honrosamente na 16ª colocação num total de 84 participantes na categoria correspondente. Entre os brasileiros que participaram, Leitão foi o segundo.

    Para Newton Leitão, valeu a experiência e agora é buscar a participação nos próximos campeonatos. "Em relação a prova, eu sabia que não encontraria moleza pela frente, mas eu estava treinado e preparado para completar a prova bem fisicamente, e o resultado em si não era fator principal, pois estar ali entre os melhores do mundo já era suficiente para comemorar" disse.

    Leitão também disse que já sabe onde tem de encaixar melhor seu treinamento e que caso tenha a oportunidade de voltar um dia a disputa do mundial, já que agora começa tudo de novo em busca da vaga na seletiva, começará a preparação com mais antecedência. "Eu acho que para primeira participação eu fiquei muito bem colocado, claro que vou melhorar, vou tirar uns dias de descanso dos treinos, e quero curtir minha família, que hoje é a base de tudo, fazer muitos passeios de bike com meus amigos, correr pelas ruas de Cataguases, e terminar mais uma temporada de forma positiva, onde nesse ano fui campeão de dois rankings, o do X-Terra Brasil, e do Campeonato Brasileiro Oficial pela CBtri.

    "Para continuar minha trajetória no esporte, gostaria de fechar parceria com alguma empresa que tenha interesse em divulgar o nome dela junto ao meu trabalho com o esporte na cidade, como fez o Grupo Energisa, que me ajudou nessa minha viagem, mas que não é um patrocínio fixo que eu possa contar sempre, por tanto, quem tiver interesse em fazer parte dessa trajetória junto a mim, favor me procurar. Para a temporada de 2014 eu irei competir na categoria Elite, onde terá mais retorno de mídia e cobertura nos maiores eventos de triatlhon, revistas do ramo esportivo, e mídia local, além de redes sociais, juntamente com tv regional.

    Sei que falta recurso político para o esporte de alto rendimento, mas com o interesse e boa vontade tudo se resolve, são muitas empresas que poderiam direcionar valores importantes em troca de incentivo fiscal, por isso, criando projetos e leis para tal poderia ajudar.

    Nossa cidade tem outras prioridades, eu sei, mas não vejo nenhuma luz no fim do túnel com nosso atual momento político, por isso a forma melhor de continuarmos no esporte com nossa cidade seria de forma particular." desabafou o atleta.


    Leitão ainda fez questão de agradecer toda a ajuda que teve: "Antes de terminar, gostaria de agradecer algumas ajudas que tive nesse ano, primeiramente sem dúvidas Deus, que me deu saúde para suportar os treinos e as competições, minha esposa, que segurou sozinha muitas situações que era tarefa de dois, meus pais que sempre me apoiaram nas minhas decisões, dando força e coragem para continuar, minhas irmãs que estão presentes o tempo todo, meus amigos de treino que sem eles muitas vezes eu não teria ido treinar, meus funcionários que torcem sempre para que tudo dê certo, meus clientes que estão ao meu lado torcendo e motivando cada vez mais, e todo povo cataguasense que mostrou muito carinho durante a prova, torcendo em frente ao computador, e foi muito emocionante cada mensagem, cada curtida e as ligações, agradeço de coração a todos".
    *Fotos: Arquivo pessoal de Newton Leitão

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Newton Leitão, Atleta de Cataguases, conta como foi sua participação no Campeonato Mundial de Cross Triatlhon X-Terra Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início