728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    sábado, 3 de agosto de 2013

    Projeto de escolas estaduais de Minas representará o Brasil em evento internacional

    Depois de passar por encontros nacionais, iniciativa que envolve professores e alunos de duas unidades de ensino do Estado vai participar de evento em Portugal

    Depois de participarem duas vezes da UFMG Jovem e de serem selecionados para exporem na Febrace, maior feira brasileira de Ciências e Engenharia, agora os alunos e professores envolvidos no projeto ‘Pia Ecológica’ terão a oportunidade de mostrarem suas pesquisas em Portugal. A iniciativa foi selecionada para representar o Brasil no ‘XXXI Encontro Juvenil de Ciências’, em setembro. O projeto é desenvolvido pelas escolas estaduais Casimiro Silva e Padre João Vieira da Fonseca, ambas do município de Boa Esperança, no Sul de Minas.

    Desenvolvido pelas professoras Jacinta Maria Silva e Leandra de Oliveira, o projeto envolve alunos das duas escolas. Uma das alunas, Bianca Fernanda Silva, da Escola Estadual Casimiro Silva, vai viajar para mostrar o trabalho que ela fez junto com seus colegas nos últimos dois anos. “A expectativa é boa, espero que dê tudo certo. É bom mostrar nosso projeto, que, além de ajudar a economizar água, pode ser útil para pessoas que vivem em lugares onde há seca, como no Nordeste ou a África”, conta a jovem, que está no 2º ano do ensino médio.

    A Pia Ecológica mistura a compostagem e a hidroponia aliadas à ideia de reaproveitar a água, e tem entre seus objetivos reutilizar a água para outros fins como regar plantas, lavar roupas, a casa, entre outros. Na UFMG Jovem de 2012, os alunos mostraram a ideia e, em 2013, com pesquisas, provaram que a água filtrada pela pia poderia ser reutilizada. Esse resultado também foi levado para a Febrace, em São Paulo.

    Jacinta Maria Silva começou o projeto na Escola Estadual Casimiro Silva e, quando passou a dar aulas na Escola Padre João Vieira da Fonseca a levou para os novos alunos. A professora não imaginava que sua iniciativa fosse tão longe. “A gente jamais poderia sonhar tão alto. Não tínhamos noção de que seria assim. Para ter uma ideia, nosso primeiro protótipo, quando participamos da UFMG Jovem pela primeira vez, era bem maior, tivemos até dificuldade para levá-lo”, afirma a educadora, satisfeita por colher os frutos do seu esforço e de seus alunos, que, para criar a Pia Ecológica, tiveram que trabalhar também fora do horário de aula e mesmo nos fins de semana.

    Encontro Juvenil de Ciências

    Organizado pela Associação Juvenil de Ciências, filiada à Federação Portuguesa de Associações e Sociedades Científicas e um dos membros fundadores do MILSET (Mouvement International Pour le Loisir Cientifique et Technique), o Encontro Juvenil de Ciências (EJC) é um dos fóruns científicos juvenis mais tradicionais e conceituados internacionalmente. Por meio de uma parceria entre a Rede POC e a Coordenação do EJC, foram concedidas vagas para 10 estudantes brasileiros, inclusive Bianca. A 21ª edição do encontro será realizado na capital portuguesa, Lisboa, de 1º a 8 de setembro.

    Fonte: Agência Minas
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Projeto de escolas estaduais de Minas representará o Brasil em evento internacional Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início