
Cerca de 100 contadores de órgãos públicos e entidades do Estado foram treinados para atender às exigências que integram os parâmetros internacionais de contabilidade editados pela International Federation of Accountants (IFAC). Minas foi um dos primeiros estados a cumprir a convergência da contabilidade aos padrões exigidos pela Secretaria do Tesouro Nacional e Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público no contexto daInternational Public Sector Accounting Standard (IPSAS), assegurando qualidade e transparência às informações, observando ainda os propósitos das boas práticas de governança.
A primeira rodada do treinamento ocorreu em maio e a próxima será realizada ainda este ano, com o objetivo de dar continuidade aos programas de capacitação e orientar os procedimentos contábeis referentes ao encerramento do Balanço de 2013.
Segundo a contadora Geral do Estado, Maria da Conceição Rezende, estados e municípios brasileiros precisam enviar anualmente suas contas ao Poder Executivo da União, de acordo com o artigo 51 da Lei de Responsabilidade Fiscal. A falta de cumprimento dessa obrigação em 2015, com suas contas e respectivas demonstrações contábeis do ano anterior adaptadas ao novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, impedirá, por exemplo, que a Secretaria do Tesouro Nacional emita certificado de quitação de tais obrigações, conforme prevê a Portaria STN 753/2012.
O Governo de Minas já está adotando o novo Plano de Contasaplicado ao setor público em todos as secretarias, autarquias, fundações e fundos estaduais dos três poderes desde janeiro de 2013,registrando os atos e fatos no contexto da contabilidade já adequada aos padrões internacionais. O sistema estadual mineiro possui 1.740 unidades executoras descentralizadas integrantes da estrutura dos órgãos e entidades em todo território mineiro.
Fonte: Agência Minas
0 comments:
Postar um comentário