O Prefeito de Cataguases, José César Samor (Cesinha), concedeu ontem (17), uma entrevista coletiva em seu gabinete para expor a situação financeira municipal como já havia feito na segunda-feira (15) na Câmara Municipal (Assista ao vídeo aqui). Paulo Sérgio Ferreira de Sousa reiterou que a dívida total do município é de R$ 15.921.132,86, sendo que boa parte dela (R$ 9.269.396,35) são dívidas parceladas a longo prazo.
Chamou a atenção na explicação, a dívida deixada pela última administração (Prefeito Willian Lobo de Almeida) que segundo o relatório, foi de R$ 7.734.991,17 composta por:
![]() |
Clique na imagem para ampliar |
Despesas de Curto Prazo:
R$ 3.296.298,61 (Folha de Pagamento de dezembro 2012, INSS de Novembro 2012, FGTS 2012 e fornecedores)
R$ 1.683.297,69 (Despesas não empenhadas por não haver dotação orçamentária (INSS Dezembro e 13º Salário))
Total das Despesas de Curto Prazo: R$ 4.979.596,30
Total das Despesas Parceladas a Longo Prazo: R$ 2.755.394,87
Total: R$ 7.734.991,17
Segundo informado, por Paulete, para equilibrar as contas, foi necessário retirar valores da dotação orçamentária de várias secretarias o que acabou engessando-as. Quando questionado por Marcos Gama porque não foi realizado economia em relação a verba do carnaval, Cesinha respondeu que não tinha conhecimento ainda o total do “rombo” e que embora a dotação tenha sido feito no gabinete, a verba veio da cultura e não poderia ser usada para outro fim.
Pelo que foi passado, a prefeitura entrará em um período de aperto financeiro, economia e enxugamento da máquina, para equilibrar as contas, correndo risco até de atrasos na folha de pagamento o que não foi descartado por Paulete mas que segundo o prefeito fará de tudo para que não aconteça.
O Procurador municipal, Dr. Sirlei Garcia Cardoso, informou também que por tudo que foi apurado, será obrigado a entrar com processo de improbidade administrativa contra o ex-prefeito Willian Lobo de Almeida e que todos os dados já se encontram no Ministério Público.
Leilões de Imóveis:
Outro questionamento importante, foi em relação ao dinheiro oriundo dos Leilões de imóveis que deveriam ser destinados para a compra do Cine Teatro Edgard, o que não ocorreu. O relatório explica que o total recebido com estas vendas, foi de R$ 1.748.000,00 e o saldo recebido em 31/12/2012 foi R$ 95.430,24 apenas. Esse dinheiro foi gasto com calçamento de ruas e reforma de escolas conforme relatório abaixo. Porém, foi lido pelo prefeito, um documento solicitando ao IPHAN a liberação da venda do terreno da avenida Astolfo Dutra para a compra do cinema exclusivamente. Outro fato, é já estar correndo um processo que poderá anular esta transação forçando a prefeitura a devolver o dinheiro arrecadado e realizar novo leilão.
![]() |
Destino do dinheiro dos leilões. (Clique na imagem para ampliar) |
Concurso Público:
Foi confirmada a realização de Concurso Público ainda este ano com previsão para o mês de agosto, pois será necessário o enxugamento da folha de pagamento.
Matadouro Municipal / Creche
0 comments:
Postar um comentário