Ao todo, são mais de 16 mil vagas destinadas a estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino e 786 vagas disponíveis em Cataguases, Astolfo Dutra, Leopoldina e Muriaé
![]() |
Colégio Cataguases é uma das instituições onde funciona o Pronatec |
Podem concorrer estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio, em escolas da rede pública de ensino de Minas Gerais. Os interessados devem ler, atentamente, todas as informações do edital – clique aqui para acessar – e, em seguida, preencher o formulário de inscrição disponível neste link.
Nesta edição, são ofertados 42 tipos de cursos técnicos, com o período de duração variando de 1 ano a 1 ano e meio. A capacitação abrange 178 municípios do estado e será realizada em 78 unidades de ensino, sendo 38 escolas da rede estadual, a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Institutos Federais e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). A lista com os cursos, vagas, modalidade, instituição responsável e municípios pode ser conferida no Anexo I do edital.
O processo seletivo se dará por meio de sorteio público, a ser realizado às 14h do dia 22 de junho (quinta-feira), na Secretaria de Estado de Educação (SEE), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Em conformidade com as informações prestadas pelos candidatos no momento da inscrição, a seleção obedecerá aos seguintes critérios:
- 10% das vagas destinadas aos jovens com deficiências e para aqueles em medidas protetivas e socioeducativas;
- 65% das vagas destinadas aos jovens oriundos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família matriculados no Ensino Médio;
- 25% das vagas destinada à ampla concorrência.
O resultado está previsto para o dia 27 de junho de 2017 (terça-feira) e será divulgado na página da SEE e nas unidades de ensino escolhidas pelos estudantes na inscrição.
Os selecionados dentro do número de vagas disponibilizado deverão matricular-se na instituição de ensino que ofertará o curso para o qual se inscreveu. O período de matrícula, a documentação necessária e a data de início das aulas serão informados pela própria unidade de ensino.
Para comprovar as informações prestadas na inscrição, o candidato deverá apresentar, no momento da matrícula, os seguintes documentos: original e cópia do CPF e da carteira de identidade; comprovante de residência e de escolaridade.
O estudante classificado como excedente poderá continuar a concorrer, em segunda chamada, conforme convocação realizada pela unidade de ensino ofertante e obedecida a ordem de classificação.
Cataguases e região
Na região, conforme o edital, estão disponíveis 335 vagas para Cataguases, 80 vagas para Astolfo Dutra, 50 vagas para Leopoldina e 321 para Muriaé.Em Cataguases, são oferecidos cursos técnicos em: logística, administração e em informática, todos na modalidade presencial no período noturno na Escola Estadual Professor Clóvis Salgado, localizada na rua Pergentino Dutra de Siqueira, 10, bairro Pampulha. Na modalidade à distância, estão sendo oferecidos pelo Pólo do IF Sudeste localizado no Colégio Cataguases, os cursos técnicos em: segurança do trabalho, alimentos, logística, administração e em telecomunicações.
Confira abaixo os quadros de vagas:
Cataguases
Astolfo Dutra
Leopoldina
Muriaé
Com informações da Agência Minas
0 comments:
Postar um comentário