728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    domingo, 30 de abril de 2017

    PSDB Cataguases elege novo diretório


    Uma reunião na manhã deste sábado (29), no Educandário Dom Silvério, na Praça Santa Rita no Centro em Cataguases, elegeu o novo diretório municipal do PSDB. Com o auditório lotado, o evento contou com a participação do prefeito Willian Lobo de Almeida, do deputado federal Rodrigo de Castro, do consultor de gestão pública, Vitor Valverde, de vereadores da base aliada, filiados do PSDB local e convidados de outros partidos.

    A reunião foi aberta por Alan Rodrigues que passou a palavra para o prefeito Willian Lobo, ex-presidente do partido, que aproveitou a ocasião para passar um pequeno relatório das atividades desempenhadas à frente da prefeitura de Cataguases. O prefeito disse que irá apoiar eventos seculares e gospel no município, desde que a folha de pagamento dos servidores e os compromissos da prefeitura continuem em dia. Ele disse que a prefeitura é obrigada a repassar 25% do orçamento para a educação e tem repassado 31%; que recebeu uma emenda do deputado Rodrigo de Castro de R$ 500 mil, que já se encontra na conta da prefeitura e será utilizada para pavimentação de ruas como na Vila Minalda onde o asfalto deverá ser inteiramente refeito; que tem colocado câmeras e ponto eletrônico em todos os setores da prefeitura para gerar maior controle e economia.

    Willian explicou novamente o projeto das diárias que gerou muita polêmica, dizendo que qualquer prefeito poderia gastar o quanto quisesse apenas apresentando a nota fiscal, mas que nota é fácil de conseguir com valores mais altos e que o objetivo foi acabar com a prática colocando um teto máximo que é o mais baixo da região. Ele também ressaltou que já enviou projeto para as diárias de alimentação dos motoristas, com aumento de mais de 100%. "O último aumento que os motoristas tiveram foi na época em que eu era prefeito, quatro anos se passaram e eles não tiveram aumento de diária, nós encaminhamos um projeto porque nós entendemos que um motorista não pode sair daqui para Belo Horizonte com R$ 25 para almoçar e jantar não, nós reconhecemos! Mas temos de mandar um projeto para aumentar a diária mas também para pagar a diária. Então, tivemos um aumento de mais de 100%", comentou.

    Outro ponto que o prefeito aproveitou para esclarecer, foi em relação a sua renúncia da presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata (CISUM). Segundo ele, precisou sair porque pretende melhorar qualidade e eficiência da atenção primária no município e irá direcionar esforços, juntamente com o secretário Municipal de Saúde, para este setor não podendo ficar dividido entre as duas atividades.

    Em clima amistoso, o prefeito aproveitou para pedir união. "Nós temos que unir o nosso país, temos de parar com essas brigas partidárias e ter uma briga por um ideal, planejamento, organização e seriedade. Esse ódio só tem prejudicado o nosso país", disse.


    O consultor de Gestão Pública, Vitor Valverde (PDT), que também foi secretário de Administração e Recursos Humanos da prefeitura de Belo Horizonte na gestão 2009/2012, entre outras coisas, falou sobre o momento político que o país atravessa. "A política nesse momento no Brasil, merece ser muito criticada e a classe política no Brasil, parte dela nos dá nojo e merece ser muito criticada! Mas a política sobretudo é muito criticada porque é o ramo da atividade social que mais bota a cara a tapa, que vai as ruas, que defende posições porque assume a liderança da sociedade para fazer o que é simpático e pra fazer também o que é certo e antipático. Então o momento é de crise e de negação da política. Eu estou em uma convenção de partido político e não há nada mais perigoso que a negação à política. Todo mundo na vida quer ser relevante, todo mundo na vida quer contribuir com a vida dos irmãos, com a vida de quem ama. todos tem direito de participar exclusivamente de sua vida privada, mas algumas pessoas e nisso eu incluo todas as que estão nessa sala hoje, não se contentam em ficar somente em sua vida privada e se metem positivamente nos assuntos coletivos, nos assuntos sociais. Quando você está discutindo a que horas desliga a luz da quadra do clube, você tá fazendo política, a política é o mais eficaz instrumento de transformação social, a questão é distinguir a má política da boa política. [...] É impossível de acontecer uma boa gestão pública, é impossível da cidade e da região evoluir se não tiver liderança politica, participação política e processo político, mas há de se ter também uma gestão cada vez mais técnica, cada vez mais qualificada e cada vez mais criteriosa. Isso vai ser a agenda das eleições daqui pra frente, essa conciliação mais equilibrada entre política e entre técnica, sensibilidade social e gestão pública e é muito bom a gente ver que aqui em Cataguases, uma cidade marcada pelo pioneirismo, Cataguases saiu na frente de Minas e do Brasil muitas vezes na história por conta de muitas situações e de muitas razões, é uma cidade de uma van guarda, de espírito libertário que marcou sua tradição desde sempre e assim somos reconhecidos onde quer que a gente esteja como cataguasenses. Quando a pessoa sabe que você é de Cataguases ela faz imediatamente a referência aos marcos da história dessa cidade que já esteve a frente do seu tempo por muitas vezes e Willian está fazendo isso de novo em Cataguases, nessa gestão dele. Eu acho que Willian foi um excelente prefeito, um prefeito muito bom no primeiro mandato dele, mas acho que sobretudo os nossos adversários estão morrendo de raiva porque estão vendo que se Willian foi bom, hoje ele está sendo muito melhor ainda",  disse.


    O deputado federal Rodrigo de Castro ressaltou a importância da união de todos, o momento em que Willian vivenciou na primeira gestão quando o governo do Estado canalizou vários recursos para a cidade e disse que embora, hoje, Willian viva um momento diferente, está sabendo adaptar e administrar com coragem para tomar as atitudes necessárias para que a população continue ganhando. "A população de Cataguases está muito melhor do que estava meses atrás em termos de prefeitura municipal, porque hoje, nós vemos uma administração austera, uma administração que conta cada centavo e que mesmo assim está realizando, em poucos dias já abriu a nossa clínica de fisioterapia, vamos ter obras agora de recapeamento, obras de asfaltamento em todo o município, então as coisas estão acontecendo em Cataguases", ressaltou. Segundo o deputado, a atitude do prefeito em ir para as ruas para realizar serviços é importante para enviar uma mensagem para a população de que ninguém está acima de ninguém, que todos são iguais, inclusive os servidores da prefeitura.


    O Procurador Geral da Câmara, Ricardo Spínola, que é presidente do PSD - Partido Social Democrático de Cataguases,
    compareceu à Convenção do PSDB para parabenizar o novo presidente do Partido, o vereador Michelangelo Correa. Foto Bruno Diego.

    Após as falas, foi apresentada a chapa única que foi aprovada pelos membros do partido por aclamação, ficando composta da seguinte forma: 

    Presidente: Michelangelo de Melo Correa;
    Vice-presidente: Antonio Gilmar de Oliveira (Gilmar Canjica);
    Primeiro Secretário: Soumet Spíndola;
    Segundo Secretário: Fernando Peregrino;
    Tesoureiro: Vanda Paes;

    Vogais: Sabrina Arcara, Walter Nunes; Walmir Linhares, Rosimere Helena Silva e Vismar Humberto de Souza.

    Delegados na Convenção Estadual: Willian Lobo, Michelangelo de Melo Correa e Wellinton Melo. Suplentes: Alexandre Araújo e Bruno da Cunha Castro.

    Líder da Bancada na Câmara: Vereador Humberto Antonio Silva Machado (Betão do Areão).

    Membros do Conselho de Ética
    Efetivos: Alan Carvalho Rodrigues, Roosevelt Pires, João Angelo Cenci, Sandro Couto Cruzato,  Gladys de Castro Lima Pereira.
    Suplentes: Flávia Werneck, Valério Robson, Marco Antônio de Oliveira Lopes (Baiano), Taise Lobo, Victor Godoy Dias.

    Conselho fiscal - Jesusimar, Fernando Pelegrino e Victor Dias Godoy

    Tucanafro 
    Iranésio Júnior, Pedro Cristiano (Cherri), Marcilene e Leonardo Romão.

    Diretório da Mulher
    Presidente: Ludmila, Vice-presidente: Elaine Ferraz, Membros: Lení Possani, Mirilaine Licasali.

    Presidente do PSDB Jovem: Carolina

    Presidente do PSDB Sindical: Ivan Luiz Rosa

    Após o anuncio, o ex-vereador Walmir Linhares pediu para retirar seu nome e constar em ata que ele não mais fará parte do diretório do partido e que pretende continuar apenas como filiado. Para seu lugar entrou Jose Luiz Nardoto.

    Por fim, o novo presidente Michelangelo Correa falou de sua satisfação em estar assumindo o cargo e lembrou de sua filiação ao partido por intermédio de Willian em seu primeiro mandato.




    Projeto da Energisa leva informação e segurança para escolas municipais em Cataguases


    Como mais uma forma de conscientizar sobre os riscos e perigos de se aproximar da rede elétrica, o projeto ‘Zé da Luz’ percorre escolas da área de concessão da Energisa. Nesta quinta-feira, 27 de abril, o projeto esteve na Escola Municipal Flávia Dutra.

    A ação tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos e perigos de se aproximar da rede elétrica, reforçando que a segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Com a peça ‘Segurança sempre’, as apresentações são lúdicas e conduzidas pelo Grupo Pera, despertando a atenção dos alunos para o assunto.


    Fique atento você também e siga as orientações da Energisa, repasse aos filhos, amigos e parentes e evite acidentes:

    • materiais metálicos como escadas, barras de ferro, arames, trilhos de cortina, antenas devem ficar longe da rede elétrica;
    • nada pode ser construído próximo à rede elétrica;
    • aparelhos elétricos devem ficar longe de locais molhados;
    • fique longe de fios caídos;
    • remendos em fios podem causar choque.

    Ao soltar pipas:

    • escolha lugares abertos, longe da rede elétrica, como campos de futebol e parques;
    • nunca tente retirar pipa enrolada em fios elétricos;
    • jamais use cerol. O uso do cerol pode se transformar em uma arma. Ele deixa as linhas das pipas como uma lâmina afiada, o que pode machucar pessoas, causar mortes e romper os fios com mais facilidade.
    • não use papel alumínio ou fios metálicos para fazer a sua pipa. Esses materiais conduzem energia elétrica com mais facilidade e provocam choques e curto-circuito.


    Assessoria de Comunicação Energisa 

    Guiricema: Leandro Rodrigues toma posse como vereador suplente

    Durante a 5ª reunião ordinária, que aconteceu na quarta-feira, dia 26 de abril, o parlamentar Leandro Rodrigues tomou posse como vereador suplente, em substituição ao vereador José Adilson Braga Filho, que pediu licença para tratamento de saúde.

    Já em sua primeira participação o vereador  apresentou três indicações solicitando ao Executivo providências em relação ao sinal de televisão do município; reestruturação dos símbolos de vencimentos dos servidores públicos; e a contratação de médicos plantonista para o período noturno, finais de semana e feriados.

    Nas ultimas eleições Leandro Rodrigues (PT) obteve 229 votos. Ele também já havia exercido o cargo como vereador no período de 2013 a 2016.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da
    Câmara Municipal de Guiricema

    Porco nasce com dois corpos e uma cabeça em Divino

    Um fato inusitado, um porco que nasceu, na manhã desta sexta-feira (28), com dois corpos e uma cabeça, chamou a atenção de todos na propriedade do Sr. Mateus Gonçalves no município de Divino, na Zona da Mata Mineira, a aproximadamente 135 quilômetros de Cataguases.

    O animal nasceu com uma cabeça, dois corpos, quatro orelhas e oito patas, mas não sobreviveu, poucos minutos após seu nascimento veio a óbito. É a primeira vez que o fato aconteceu na propriedade do Sr. Mateus.

    Segundo informações, existem duas teorias científicas para o ocorrido. A primeira é a teoria da fissão sugerindo que um único óvulo fertilizado sofre uma divisão incompleta ou parcial resultando em embriões unidos entre si. A segunda é a teoria da fusão e esta sugere que existem dois discos embrionários fundidos secundariamente em determinadas regiões específicas. 

    Com informações e fotos do Jornal O Impacto 

    Prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre denuncia incêndio criminoso de ambulância




    Uma ambulância Fiat Doblo, placas OPQ-9401, da prefeitura de São Sebastião da Vargem Alegre, foi incendiada na madrugada deste sábado (29).

    O prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre, Claudiomir Jose Martins Vieira, denunciou o ocorrido através de uma rede social, na manhã deste domingo (30), através de um vídeo onde aparece uma pessoa correndo por volta das 2h10, indicando ter sido um incêndio criminoso. O veículo estava em um pátio de uma oficina na Rodovia Rui Francisco Pedrosa, na localidade de Rio Preto que dá acesso a BR-356.

    "Destruir patrimônio público é crime. Lutamos tanto para oferecer uma saúde de qualidade e conseguir veículos que transporte com segurança nossos pacientes e as vezes somos surpreendidos com tamanha crueldade. Desculpem o desabafo, mas entendam que  é de uma pessoa que ama São Sebastião e seus moradores.", desabafou o prefeito pelo Whatsapp.

    Confira abaixo o vídeo postado pelo prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre.

    Fonte: 
    sábado, 29 de abril de 2017

    Hospital de Cataguases apresenta Relatório de Atividades no ano de 2016

    A Mesa Administrativa do Hospital de Cataguases apresentou aos sócios-irmãos da ‘Irmandade da Santa Casa de Misericórdia’, Conselho Superior e Conselho Fiscal o “Relatório de Atividades Gestão 2016”. O livro com 101 páginas traz um estudo detalhado dos investimentos, atendimentos, e atuação do corpo de funcionários da instituição. A reunião aconteceu no 13º andar, na noite de terça-feira, 25 de abril, e foi aberta pelo Presidente do Conselho Superior, Ilizeu Paula Rocha, que destacou a lisura e transparência das ações da administração. Estavam presentes além do provedor do Hospital, Wilson Crepaldi Júnior – Bill, os demais componentes da Mesa Administrativa.

    A apresentação do relatório ficou a cargo da supervisora administrativa, Maria Inês de Oliveira Dal Bianco, do gerente jurídico, Dr. Bruno Gonçalves Couto, e do administrador da Fazenda da Fumaça, Gilson Fabiano Monteiro Amorim. Maria Inês destacou entre as ações desenvolvidas pelo Hospital em 2016: as inaugurações da nova “Cantina do Hospital Provedor Altamiro Peixoto”, da nova “Sala de Atendimento as Emergência Eloysio Antônio Almeida”, inauguração do “Quarto SICOOB” no PV-10 e inauguração do “Centro de Saúde Provedor Emanoel Carvalheira Peixoto”, nova sede do Plano HC Saúde.

    Foram lembradas ações como: início da coleta de sangue pela Fundação Hemominas no Hospital, a concessão do cartão alimentação Big Card aos funcionários no valor de R$125,00 e os reajustes salariais em 5% em 01/10/16 e 3% em 01/01/17.

    Também foram citadas as comemorações do Centenário da Instituição, com a realização da “1ª Festa do Hospital”, com apresentação de artistas e sorteio de prêmios, a entrega do Certificado de Honra Benemérita Emanoel Carvalheira Peixoto e o lançamento do “Memorial Hospital Centenário ”e Selo Comemorativo do Centenário. Maria Inês destacou entre as realizações administrativas a abertura do Departamento de Comunicação, com a presença de um jornalista formado, o que trouxe uma maior divulgação das ações da Santa Casa junto à comunidade Cataguasense, e a atuação junto às diversas mídias tradicionais e digitais.

    Em 2016 o Hospital arrecadou através de emendas parlamentares R$ 900.000,00 destinadas para aquisição de instrumentação. Em termo de ocupação de seus leitos com internações, foram um total de 8.360 internações, sendo que destes 75% são usuários do Sistema Único de Saúde e 25% de convênios particulares.

    O advogado Bruno Couto apresentou um balanço sobre as atividades desenvolvidas durante 2016. Ressaltou que foram 14 as ações resolvidas no ano passado, todas com resultados positivos, sem qualquer ônus para a Instituição. Ao final, realizou um apanhado sobre a situação jurídica referente às atividades de 2016, ocasião na qual evidenciou como resultado das demandas tuteladas pelo setor jurídico gerou uma economia de aproximadamente R$ 846.520,00. 

    O administrador da “Fazenda da Fumaça”, Gilson Amorim, apresentou seu relatório de atuação com um estudo detalhado apresentando números da produção daquela propriedade, tais como a quantidade de produção de leite e produtos agrícolas. Finalizando, o administrador convidou os presentes para uma visita à fazenda para comprovarem as melhorias promovidas nos últimos meses. Ao final da reunião, o relatório foi aprovado pela totalidade de sócios-irmãos presentes.

    Assessoria de Comunicação do HC 

    Corpo encontrado às margens da BR-116 em Leopoldina

    O corpo de um homem identificado como Valdevino Bibiano, de 59 anos, natural de Laranjal-MG, foi encontrado no acostamento do Km 752 da BR-116 em Leopoldina, na manhã deste sábado (29). Conforme as primeiras informações ele teria sido vítima de atropelamento.

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e assumiu a ocorrência e após os trabalhos da Perícia Técnica da Polícia Civil o corpo foi liberado para o Instituto Médico Legal (IML) de Leopoldina. 

    Com informações do Vigilante Online 

    Manifestantes protestam em Cataguases contra as reformas da previdência e trabalhista

    Membros de movimentos sindicais, de partidos políticos, professores e integrantes da sociedade civil contrários as reformas da previdência e trabalhista, realizaram manifestação na Praça Rui Barbosa, no Centro de Cataguases sob uma chuva fina que caiu durante toda a manhã desta sexta-feira (28).

    Como em várias cidades brasileiras a manifestação aconteceu em um dia de paralisação convocado pelos sindicatos. Em Cataguases, escolas públicas, bancos, correios e alguns serviços ficaram paralisados, mas o comércio em geral funcionou normalmente. Alguns manifestantes discursaram no microfone e além de manifestarem contrários as reformas, também pediram a saída do presidente Temer. Após os discursos os manifestantes saíram de trio elétrico pelas ruas de Cataguases.


    Caminhão sai da pista e cai em ponte na BR-116 próximo a Faminas em Muriaé


    Um caminhão caçamba perdeu o controle da direção e caiu em uma ponte na BR-116, próximo a Faminas, na entrada de Muriaé, por volta das 15h30 desta sexta-feira (28). Chovia no momento do acidente.

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local, sinalizou a via e realizou os trabalhos de praxe. O tráfego ficou em meia até que o veículo fosse retirado por um guincho. O motorista não se feriu.

    Com informações e foto de Paulo Roberto da Rádio 

    Cataguases sedia sétima rodada de patrimônio cultural


    Gestores da Zona da Mata Mineira e pessoas ligadas à cultura, participaram da sétima rodada de patrimônio cultural, promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) na última quinta-feira (27) no Centro Cultural Humberto Mauro em Cataguases.

    A rodada acontece em 13 municípios mineiros, um por região e Cataguases foi escolhida para representar a Zona da Mata. A pauta do encontro foi a Deliberação Normativa, apresentada pelo diretor de Promoção do Iepha, Fernando Pimenta Marques, aos gestores que atuam na preservação da memória histórica de suas cidades.

    Conhecer a Deliberação Normativa aprovada em 2016 pelo Conselho Estadual de Patrimônio - Conep de Minas Gerais é de suma importância para que os gestores municipais consigam incentivos e efetivem suas políticas públicas de preservação do patrimônio cultural por meio da lei conhecida como Robin Hood.

    Na abertura, compuseram a Mesa de Honra João Paulo Vargas representando o prefeito Willian Lobo; Fausto Menta, secretário municipal de Cultura e Turismo, Fernando Pimenta representando o IEPHA e Vítor Valverde, consultor de gestão pública. 

    Em seu discurso, Fausto Menta ressaltou a importância do evento para o município: “Temos um patrimônio que é referência nacional, seja ele na literatura, artes plásticas, cinema e arquitetura. Isso nos obriga a sempre estarmos atentos e atuantes na preservação e difusão deste patrimônio, orgulho para todos nós. É dever do poder público, juntamente com a sociedade civil organizada, zelar, intervir, propor e executar ações efetivas para a preservação de um bem  de valor inestimável: o nosso patrimônio cultural”.

    sexta-feira, 28 de abril de 2017

    Goleiro Bruno volta para prisão e fica fora do jogo contra o Nacional em Muriaé

    O goleiro Bruno Fernandes se apresentou espontaneamente à delegacia da Polícia Civil em Varginha (MG) na tarde desta quinta-feira (27) e foi encaminhado para o presídio do município, onde ele declarou possuir residência fixa. Seu retorno à prisão se dá após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que revogou liminar que o mantinha em liberdade.

    Goleiro Bruno retorna à prisão após decisão do STF
    Foto: Renata Caldeira/TJMG
    Na terça-feira (25), após a decisão da corte, Bruno já havia se apresentado à Polícia Civil, mas foi liberado uma vez que ainda não havia mandado expedido contra ele. Segundo a Secretaria de Administração Prisional de Minas Gerais, ele será transferido nos próximos dias para a Penitenciária de Três Corações (MG). O goleiro ocupará cela individual.

    Bruno é apontado como autor do assassinato de Eliza Samudio, com quem teve um relacionamento e um filho. Ela desapareceu em 2010, aos 25 anos, e foi considerada morta pela Justiça. Seu corpo nunca foi encontrado. Na época, o goleiro atuava no Flamengo. Em 2013, ele foi condenado a 22 anos e três meses pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, sequestro e ocultação de cadáver. Seu amigo Luiz Henrique Romão, conhecido como Macarrão, também foi condenado.

    Em fevereiro deste ano, o ministro do STF, Marco Aurélio Mello, concedeu uma liminar determinando a soltura de Bruno para que pudesse recorrer em liberdade. Mello destacou que ele já somava seis anos e sete meses de prisão sem que tivesse sido condenado em segunda instância.

    O ministro baseou-se em decisão do STF tomada no ano passado, segundo a qual a pena deve começar a ser cumprida após sentença de segunda instância, o que não era o caso de Bruno. Ele vinha sendo mantido preso preventivamente desde 2010. De acordo com o Código de Processo Penal, a prisão preventiva deve atender aos princípios da proporcionalidade e necessidade, não tendo prazo de duração máxima.

    Porém, ao derrubar a liminar nesta semana, a Primeira Turma do STF considerou que a soltura de Bruno vai contra a decisão soberana do júri popular, que negou ao goleiro o direito de recorrer de sua condenação em liberdade. Este foi o entendimento do ministro relator Alexandre de Moraes, que foi acompanhado pelos votos de Rosa Weber e Luiz Fux.

    A Corte considerou ainda que a demora no julgamento pela segunda instância se dá pelas peculiaridades do caso, não podendo ser atribuída à inércia dos órgãos de Justiça. O caráter hediondo dos crimes também justificaria a manutenção da prisão. 

    Boa Esporte

    Nos dois meses em que esteve em liberdade, Bruno voltou a atuar no futebol profissional. Aos 32 anos, ele fechou acordo com a equipe mineira Boa Esporte, sediada em Varginha (MG). Diante do anúncio, diversos patrocinadores do clube optaram por romper o contrato, mas a diretoria manteve Bruno na equipe.

    Bruno jogou cinco partidas pelo Boa Esporte, que está disputando a segunda divisão do Campeonato Mineiro. Foram duas vitórias, dois empates e uma derrota.

    Com a prisão, o goleiro deixa o Boa Esporte que enfrentará pelo Módulo II do Campeonato Mineiro, no próximo domingo (30), o Nacional de Muriaé no estádio Soares de Azevedo em Muriaé.

    O contrato do goleiro com a equipe mineira prevê a rescisão automática caso ele voltasse à prisão e ficasse incapacitado de atuar.

    Com informações da Agência Brasil 

    Um morto e cinco feridos em acidente na BR-267 próximo a Argirita


    Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas em um acidente no Km 30 da BR-267 próximo a Argirita no final da tarde desta quinta-feira (27).

    O acidente envolveu uma uma carreta Scania R114, placas de Juiz de Fora, um micro-ônibus com placas de Petrópolis, um Fiat Doblo da Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina e um Renault Sandero placas de Juiz de Fora. A carreta que trafegava sentido a Juiz de Fora, bateu de frente com o micro-ônibus que seguia sentido contrário. Outros dois veículos, a ambulância de Leopoldina e o Renault Sandero que seguiam atrás do micro-ônibus também se envolveram no acidente.

    O motorista do micro-ônibus ficou preso às ferragens, sendo retirado pelo Corpo de Bombeiros de Leopoldina, em estado grave e levado para o Pronto Socorro da Casa de Caridade Leopoldinense mas não resistiu e acabou vindo a óbito. O socorro as demais vítimas foi realizado por unidades do SAMU de Leopoldina e Bicas, guarnições do Corpo de Bombeiros de Leopoldina e Juiz de Fora, além da Polícia Rodoviária Federal de Leopoldina. Todos os feridos foram levados para o Pronto-Socorro Municipal de Leopoldina.

    O trânsito ficou interditado nos dois sentidos da rodovia

    Com informações e fotos do Jornal O Vigilante Online


    quinta-feira, 27 de abril de 2017

    Agência dos Correios em Cataguases adere a greve por tempo indeterminado

    Trabalhadores dos Correios de Cataguases aderiram a paralisação por tempo indeterminado que ocorre em todo Brasil. Esta é a primeira vez que a agência de Cataguases adere ao movimento com 100% de adesão no setor de Triagem e Transbordo e aproximadamente 20% no atendimento.

    Os funcionários da empresa reivindicam melhores condições de trabalho, concurso público e são contrários a privatização, demissões em massa, fechamento de agências e o chamado "desmonte fiscal" da empresa, além de culpar o atual presidente, Guilherme Campos. Segundo alguns funcionários, a empresa alega ser deficitária mas investe alto em patrocínios na área esportiva, publicidade e identidade visual, como a troca de logomarca, por exemplo. "Nós queremos ter condições de entregar as correspondências em dia, queremos concurso público que não acontece desde 2011 e também somos contra a reforma da previdência, contra a reforma trabalhista e queremos serviço de qualidade e pra isso acontecer e servir a população nós precisamos de contratação imediata e também estamos fazendo a campanha Fora Guilherme Campos que é o presidente da empresa e está sucateando a empresa para privatizar, jogando a população contra a gente", disse um dos funcionários presentes.

    Conforme "Carta Aberta a População de Cataguases" distribuída pelo Sindicato dos Trabalhadores nos Correios e Telégrafos de Juiz de Fora (SINTECT/JFA), responsável pelo movimento na região, "Os carteiros, OTTs, atendentes, motoristas, motociclistas, enfim todos trabalhadores(as) estão sofrendo hoje o maior massacre profissional jamais vivido nesta empresa. Sobrecarga de trabalho, em decorrência da falta de pessoal, com ausência de concursos, pressão extrema da chefia despreparada para exercer a função e uma estrutura superada", diz o texto.

    Em matéria veiculada pela Folha de São Paulo, o presidente da estatal, Guilherme Campos, disse, nesta quarta-feira (26), que a decisão de entrar em greve acaba dando argumentos para os defensores da privatização, segundo ele, se a empresa não se tornar viável, será difícil encontrar outra solução. 

    O que o consumidor deve fazer?

    Conforme o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), para os consumidores que contrataram os serviços dos Correios e esses não forem prestados na forma contratada, cabe questionamento para eventual ressarcimento ou abatimento do valor pago. Não havendo solução, o contratante deve procurar um órgão de defesa do consumidor, como o Procon. Caso a questão envolva dano moral, é possível levar até ao Poder Judiciário.

    Com a greve, as contas podem vencer sem que o consumidor as tenha recebido, ocasionando multas pelo atraso no pagamento. Para não ser surpreendido pelos juros e multas decorrentes disso, o ideal é que o consumidor faça um planejamento do pagamento as contas, observando a época em que elas costumam chegar. Se perceber que o prazo do vencimento está perto e o boleto não chegou, o consumidor deve se antecipar, entrando em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa emissora da conta e solicitar uma outra forma de realizar o pagamento: segunda via do boleto, sem os juros, entregue por e-mail ou fax, depósito bancário ou código de barra para pagamento em caixa eletrônico. Vale lembrar que a emissão de uma nova fatura não pode ser cobrada. 

    Se a conta emitida pela empresa chegar junto com a segunda via solicitada, lembre-se de que somente a segunda via deve ser paga, a outra pode ser ignorada. Se o consumidor pagar a conta que já foi cancelada, o pagamento pode não ser repassado para a empresa.

    Agora, se o boleto chegou após o vencimento e o consumidor pagou, arcando com os juros, ainda há uma alternativa para recuperar o dinheiro. O consumidor prejudicado deve procurar o Procon de sua cidade e relatar o problema, para que o órgão entre em contato com os Correios e exija a devolução do valor, em casos de atraso na entrega.

    Quem quer se precaver contra possíveis greves e demais atrasos na entrega pode optar por formas de pagamento que não envolvam os correios. Algumas alternativas são o débito automático em conta corrente ou o recebimento da fatura por e-mail. Essas opções proporcionam maior controle ao consumidor, já que não dependem da intermediação dos Correios para a entrega.

    O Idec recomenda que o consumidor tente efetuar o pagamento por outros meios (caixa eletrônico, internet ou telefone, por exemplo) ou que procure o fornecedor de serviços para viabilizar outra forma de pagamento ou ainda negociar a postergação da data de vencimento da dívida. É importante lembrar que a greve não é uma situação gerada pelo consumidor e nem pelo fornecedor, de modo que não podem ser impostas penalidades em caso de atraso de pagamento. Entretanto, tendo em vista o respeito ao princípio da boa-fé e em um caso excepcional como esse, é recomendável procurar meios para o cumprimento das obrigações.


    Caso não seja possível outra forma de pagamento, inclusive após contato com o fornecedor, a dívida não poderá ser cobrada com juros e multa.

    Fonte: 

    Autoridades discutem acessibilidade na Câmara de Cataguases




    Representantes dos Poderes Legislativo e Executivo, juntamente com Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, empresários e Sociedade Civil Organizada, discutiram no plenário da Câmara Municipal na noite de quarta-feira (26), sobre o tema acessibilidade em Cataguases. A audiência pública, primeira desta legislatura, foi solicitada pelos vereadores doutora Maria Ângela Girardi e Betão do Remo, após várias reuniões com o grupo "Acessibilidade Já".


    Os problemas enfrentados pelos portadores de necessidades especiais, foram divididos em tópicos quanto a exequibilidade de curto, médio ou longo prazo e repassados para o Executivo a fim de que o mesmo possa elaborar um plano de trabalho focado em desenvolver uma cidade mais acessível. A questão urbanística como um todo, como a adaptação de prédios antigos, a obrigatoriedade da acessibilidade nas novas construções, a mobilidade urbana, a modernização da legislação vigente, a necessidade de novas leis, a criação de canais de reclamações/sugestões para maior controle e fiscalização, foram temas debatidos. 

    Dois alunos do colégio Equipe exibiram um vídeo de um trabalho realizado onde a estudante passou um dia inteiro como cadeirante e sentiu na pele a dificuldade diária enfrentada por um portador de deficiência em uma cidade onde ainda há muito o que fazer.

    Empresários do ramo de transporte coletivo também ouviram atentamente as reclamações no tocante a adaptação dos veículos e da manutenção da carteira de gratuidade para os usuários com deficiência, mas também alertaram que no Município a gratuidade é muito alta e que as Leis precisam ser revistas. Eles também explicaram que a frota do transporte coletivo dentro do município já está 100% adaptada mas que os elevadores hidráulicos necessitam de uma infraestrutura melhor, como bases planas nos locais de embarque para que os mesmos não venham a danificar. O empresário Léo Ângelo Farage Martins, da empresa Transportes Coletivos Leo, revelou que conforme dados de sua empresa, em aproximadamente 2700 embarques de deficientes por mês, apenas 90 deixam de ser atendidos por problemas mecânicos.

    A vereadora Doutora Maria Ângela disse que já está em estudo um Projeto de lei Complementar para  agregar ao Código de Obras a fim de contribuir com melhorias na questão no Município.

    Ao final, José Wellington, o Zé Piu, disse para nossa reportagem que a audiência serviu para despertar nos entes públicos, o querer fazer e que poderá produzir bons frutos.

    Betão do Remo se revelou satisfeito com a audiência e disse que a pauta com as demandas a curto, médio e longo prazo será encaminhada ao Executivo, podendo trazer melhorias imediatas para o município.

    Doutora Maria Ângela, avaliou positivamente a audiência e se mostrou muito feliz com os resultados. "Eu acho que serviu de ponto de partida pois estes anos todos a gente não teve uma audiência sobre acessibilidade. Acho que foi muito importante, principalmente pela presença do Ministério Público, da Defensoria Publica, do Poder Executivo na voz do secretário de obras, Walber, o que possibilitou a gente traçar uma linha de ação, então, com certeza foi muito importante sim".


    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início