Para oferecer maior conforto e comodidade aos seus beneficiários, foi inaugurado no Hospital de Cataguases o novo “Centro de Saúde Provedor Emanoel Carvalheira Peixoto - HC Saúde”. A solenidade aconteceu na noite de quinta-feira, 22 de setembro e contou com a presença de componentes da mesa administrativa, dos conselhos, dezenas de convidados, dentre eles, familiares e amigos do homenageado.
A primeira a discursar durante a inauguração foi a gerente do plano, Maria do Carmo Mariquito, que não escondeu a emoção de, ao lado de sua equipe, poder vivenciar este momento que significará um ‘divisor de águas’ na história do HC – Saúde. “A construção desse local com certeza trará inúmeros benefícios, inclusive, atrair um maior número de novos beneficiários”.

Maria Tereza Peixoto Crepaldi fez uso da palavra para agradecer em nome de sua família a homenagem prestada a seu pai, Emanoel Carvalheira Peixoto, provedor do Hospital de Cataguases por 22 anos, entre 1956 e 1978. A viúva Leda Fonseca Peixoto, o filho Ricardo netos e bisnetos também se fizeram presentes na cerimônia.

O novo Centro do HC – Saúde foi projetado pela arquiteta e urbanista Sabrina Vicentini Portilho. O espaço conta com aproximadamente 120m² totalmente reformados, visando aproveitar ao máximo a estrutura existente no local mas sem perder a funcionalidade e conforto visionados no conceito da obra, como explicou a responsável pelo projeto.
O novo espaço do HC Saúde conta com ambientes como sala de recepção, administração, atendimento ao público e banheiros acessíveis. "Foram utilizados materiais mais neutros e porcelanatos com textura amadeirada para trazer mais aconchego ao ambiente para o conforto dos usuários. Na entrada bastante vidro para integrar a visão ao ambiente externo que tem um lindo jardim nas laterais da rampa, trazendo também um ar de contemporaneidade ao espaço. As cores escolhidas para o ambiente estão relacionadas ao novo logotipo do Plano. "Usamos a predominância do azul para trazer esse sentido do acolhimento", explicou Sabrina.
O provedor Emanoel Carvalheira Peixoto
Nascido em cinco de outubro de mil novecentos e vinte três, filho de uma das mais tradicionais famílias cataguasenses, Emanoel foi um industrial de destacada atuação e um político extremamente ativo. Estudou engenharia em Juiz de Fora na década de quarenta, tendo abandonado o curso para dar continuidade aos negócios de seu pai, Manoel Inácio Peixoto, na época o maior acionista da Companhia Manufatora de Tecidos de Algodão, da qual dedicou-se até o fim da vida.
De espírito arrojado, dinâmico, foi um dos sócios fundadores da CIMA – Companhia Interestadual Mineira de Automóveis, do Hotel Cataguases e da Fábrica de Papelão. Ao Lado de Jaime Afonso de Souza promoveu a instalação do primeiro canal de televisão a retransmitir suas imagens para Cataguases, a TV – TUPI do Rio de Janeiro.
Criou também, Junto com Simão José da Silva, a Indústrias Químicas Cataguases. Mas sua vida ficaria associada para sempre à Companhia Mineira de Papeis, por ele fundada em mil novecentos e cinquenta quatro e da qual foi por longo tempo o principal administrador.
Provedor do Hospital no período entre primeiro de janeiro de mil novecentos e cinquenta seis e sete de junho de mil novecentos e setenta e oito. Construiu em sua gestão a Casa de Saúde Nossa Senhora do Carmo, na época uma das mais modernas do Estado. Ali idealizou e ajudou a implantar a Escola Auxiliar de Enfermagem. Participou ativamente da criação da FAFIC – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases, onde foi membro do Conselho Curador por longos anos.
Político originário da UDN, participou ativamente da vida do Município, dedicando sua vida à comunidade. Não era homem de meios-termos, ou meias-medidas: direto, franco, amigo de seus amigos, severo com seus adversários. Mas à sua maneira, resguardando suas convicções, um cataguasense que deu o melhor de si pela sua terra. Emanoel Carvalheira Peixoto entrou para o rol da eternidade no dia doze de janeiro de mil novecentos e oitenta oito.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital de Cataguases
0 comments:
Postar um comentário