Segundo o coordenador do setor de Fiscalização e Posturas, Felipe Dutra, o entendimento é que o decreto, na realidade, anistiou por um ano e não obrigou a retirada das placas, pois a Lei 2.600 de 1996 (Código de Posturas), já obriga que os engenhos publicitários se adequem a norma, mas como o Município não cobrava, precisou do Ministério Público intervir o que provocou o decreto após negociação entre prefeitura, CDL e Ministério Público. "Tiveram dezenas de reuniões no Conselho Municipal do Patrimônio Cultural que foi o setor que gerou de fato o decreto, porque quando houve a demanda do Ministério Público, foi encaminhada para esse conselho que é paritário, com membros da sociedade civil e poder público e foi elaborado por uma comissão desse conselho, foi encaminhado ao IPHAN para dar indicações técnicas, retornou para o Município, foi discutido com a CDL pois a determinação do promotor era para o Município notificar de imediato e a CDL, junto com o Conselho conseguiu expandir o prazo para 360 dias desse decreto, então, eu entendo que houve discussão da CDL com o Conselho, da CDL conosco e todos os empreendedores foram notificados" disse.
O coordenador lamentou o projeto de Serafim, pois segundo ele o prazo de prorrogação ficará muito dilatado.
Na sessão também está previsto para falar sobre o assunto, a arquiteta da prefeitura, Mariela Salgado e a arquiteta e urbanista Elisabete Kropf.
O coordenador lamentou o projeto de Serafim, pois segundo ele o prazo de prorrogação ficará muito dilatado.
Na sessão também está previsto para falar sobre o assunto, a arquiteta da prefeitura, Mariela Salgado e a arquiteta e urbanista Elisabete Kropf.
Confira abaixo a entrevista do coordenador no Programa Mídia Mineira, no quadro Bate-papo com François Fusco:
Veja abaixo a pauta completa da sessão:
SESSÃO ORDINÁRIA
ORDEM DO DIA
14/06/2016
ÀS 18:30 HORAS
Convidado: Senhor Claudio Amâncio Luiz – Presidente da União das Associações de Moradores de Cataguases. ASSUNTO: Oxitec – do Brasil Tecnologia de Insetos Ltda.
Executivo:
Projetos de Lei:
PLC Nº 24/2016 – Altera a Lei Municipal nº 4.143/2014 que versa sobre criação, acréscimo, denominações, atribuições de cargos no âmbito do Poder Público Municipal (1ª Votação)
Nº 30/2016 – Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2017 e dá outras providências (1ª Votação)
Legislativo:
Projeto de Lei:
Nº 14/2016 – Dispõe sobre denominação de Edson Alves Pereira – Seo Sãozinho à Academia de Saúde localizada na Praça central do Bairro Ibrahim. Vereador ANTÔNIO BATISTA PEREIRA
Nº 17/20916 – Dispõe sobre a instalação de engenhos de divulgação de publicidade e toldos do Sítio Histórico Tombado de Cataguases –MG – Vereador SERAFIM COUTO SPINDOLA.
GRANDE EXPEDIENTE:
- Mariela Salgado L. de Oliveira - Assunto: Trata-se da importância da implementação do decreto que regulamenta os engenhos de publicidade em bens imóveis de interesse cultural como meio de valorização do patrimônio arquitetônico e urbanístico da cidade.
- Elisabete Kropf - arquiteta e urbanista - Assunto: Patrimônio e a questão dos engenhos e publicidades
- Vereador Serafim Couto Spíndola
- Vereador Fernando Pacheco Fialho
- Vereador Luiz Carlos da Silva Sodré
- Vereador Mauricio do Vale Rufino
Sala das Sessões, 10 de junho de 2016.
0 comments:
Postar um comentário