O cataguasense Vítor Mário Valverde, foi homenageado pela Câmara Municipal de Juiz de Fora, nesta quinta-feira (28), com a Medalha do Mérito Legislativo na categoria Política.
Professor, bacharel em direito e historiador, Vitor Valverde ocupou diversos cargos executivos e de assessoramentos na administração pública. Atuou na Prefeitura de Juiz de Fora onde foi secretário de informática (2001/2004) e de Administração e Recursos Humanos (2009/2012). Vítor ocupa hoje o cargo de secretário municipal de governo em Belo Horizonte.
A medalha foi criada em 2001 e visa distinguir as pessoas físicas ou jurídicas que, por relevantes serviços prestados em suas áreas de atuação, tenham merecido especial reconhecimento do Poder Legislativo. A cerimônia comemorou também os 163 anos da Câmara naquele município.
Ao todo, 21 personalidades ou empresas de diferentes áreas de atuação, receberam o mérito. Foram 16 homenageados em várias categorias e cinco por Mérito Excepcional.
O presidente Rodrigo Mattos (PSDB) enfatizou que a cada ano a Câmara se consolida como uma Casa Legislativa com atuações pela consolidação da democracia e da cidadania e renova o compromissos dos vereadores com os interesses dos juiz-foranos.

Ele também falou sobre a categoria em que ele foi escolhido, política: "O Papa Francisco disse recentemente que todo cristão deve participar da política. Não participar da política, é uma espécie de omissão aos interesses coletivos, omissão aos interesses da vida em sociedade. [...] Nesse momento em que o país atravessa um dos momentos mais difíceis de sua história contemporânea, a beira de um acontecimento que muito mal fará ao país, independente do que acontecer, numa direção, ou noutra direção, pagaremos um preço alto pelo momento em que vivemos. O processo de curto-circuito sociológico em que a sociedade está vivendo ou está para viver, nos custará muito caro e quem tem responsabilidade com a vida coletiva e com a vida em sociedade, tem de aproveitar cada microfone, cada momento, cada militância, seja em uma associação rural, seja em uma militância industrial, de desenvolvimento da classe produtiva, na militância religiosa, usar o seu microfone, a sua oportunidade para dizer que este país é de todos nós, somos todos responsáveis pelo que acontece aqui, não há direito de omissão nesse processo, essa empresa chamada Brasil, somos todos sócios dela e sócios em condições de igualdade, ninguém tem mais propriedade que ninguém. Somos responsáveis pelas decisões coletivas que tomamos, mesmo quando não votamos, mas se o processo democrático leva a uma decisão e ela é equivocada, somos tão responsáveis quanto aqueles que legitimaram o poder que o constitui e somos mais ainda responsáveis, no momento de crise, no momento de curto-circuito sociológico, em construirmos com humildade, desvinculando nossas posições politicas pessoais, um momento histórico para que seja possível um país melhor e uma vida melhor" completou.
Lista de Homenageados:
Agropecuária
Associação dos Produtores Rurais de Penido
Comércio e Serviços
Andréa Nardy Deotti
Comunicação
Jovane Rosa de Lima
Cultura
Grupo Divulgação
Direitos Humanos
Andréia Stenner
Educação
Fábio de Oliveira Vargas
Esporte
Tadeu Henriques
Filantropia e Assistência Social
1ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Juiz de Fora
Indústria
Carlos Eduardo Christino Manera
Justiça
Ana Maria Lammoglia Jabour
Meio Ambiente
Aterro do Grama Serviços de Engenharia
Militar e Segurança Pública
Jean Michel Costa do Amaral
Política
Vítor Mário Valverde
Saúde
Adilson Fonseca Barros
Transporte
Maurício Rodrigues Loures
Turismo
Agência Empório de Viagens
Mérito Excepcional
Alexander Moreira de Almeida
Guilherme Fabiano Julien de Rezende
Grupo Serfer
Pierre Maurício de Almeida Cantarino
Rezende Imóveis
0 comments:
Postar um comentário