A vacinação mostra-se como uma das medidas mais efetivas para prevenção da Influenza grave e suas complicações.
Para 2016, o Ministério da Saúde, lança a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 30 de abril a 20 de maio de 2016, sendo 30 de abril, o dia de mobilização nacional.
A Campanha Nacional de Vacinação será realizada com definição de grupos prioritários.
O objetivo é Reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.
Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Cataguases
No período de 30 de abril a 20 de maio a vacina estará disponível nos postos de saúde do município e Policlínica Municipal.
No dia 30 de abril, o dia de mobilização nacional todos os postos de saúde e Policlínica Municipal, estarão abertos para vacinação de 8 às 17 horas.
A meta é vacinar, pelo menos, 80% dos grupos prioritários para a vacinação.
Influenza
Inicialmente chamada de gripe suína, a doença é transmitida pelo vírus da mesma família que transmite a gripe. Existem três tipos de vírus Influenza – A, B e C. Apenas os vírus A e B causam doença com impacto significativo na saúde humana, sendo os principais causadores das epidemias anuais.
Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A(H5N1) e A(H7N9).
0 comments:
Postar um comentário