Começará nesta terça-feira (28), a instalação de 76 fossas sépticas na comunidade de Santa Maria, no distrito da Glória de Cataguases.
O projeto, idealizado por Anésio Fernandes de Oliveira (Neco), foi lançado e apresentado para a comunidade no dia 2 de janeiro deste ano no salão do Clube Social da Glória e é uma parceria entre a Prefeitura de Cataguases por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Assistência Social, Emater e a Fundação Banco do Brasil que liberou R$ 150 mil para custear o programa que beneficiará 320 pessoas diretamente e cerca de 2500 pessoas indiretamente, além de melhorar as condições de ribeirões e cachoeiras da região.
O sistema consiste em três caixas d'água de 1000 litros interligadas por tubulação de 100mm onde as duas primeiras funcionam como fossas sépticas e a terceira como filtro anaeróbico. O conjunto promove a digestão do esgoto doméstico coletado que, após tratamento, será lançado diretamente no curso d'água minimizando os impactos ambientais e, consequentemente, a melhoria da qualidade das águas que passam pela cachoeira da Glória.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a Emater e a Secretaria Municipal de Assistência Social, elaboraram um documento que foi repassado aos moradores para realização de um pré-cadastramento dos pontos a serem contemplados com o kit fossa séptica/filtro anaeróbico.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José de Alencar Pinto Farage, o sistema fossa/filtro é uma excelente alternativa de saneamento básico na zona rural. "Diversas são as vantagens do sistema, mas a que mais se destaca é o aumento da qualidade das águas, contribuindo para a despoluição do córrego Santa Maria no distrito da Glória, um afluente do Ribeirão Meia pataca" disse Alencar.
Além da supervisão do secretário José de Alencar, a elaboração do sistema contou com a colaboração dos servidores, o engenheiro agrônomo Ricardo Matias de Souza e o Técnico Agrícola, Amarildo Lopes.
*Com informações e foto do Jornal Cataguases
0 comments:
Postar um comentário