Foi realizado na tarde desta segunda-feira (2), no salão do Clube Social de Glória, no distrito de Glória de Cataguases o lançamento do projeto Fossas Sépticas, que beneficiará 78 famílias de agricultores na Comunidade de Santa Maria do Glória, beneficiando diretamente 320 pessoas e indiretamente 2500 pessoas e melhorando a qualidade da água nos córregos Santa maria, Neblina e Sapecado, além de proteger as nascentes daquela região e despoluir a cachoeira do Glória, aumentando o ecoturismo.
O projeto, idealizado por Anésio Fernandes de Oliveira, o Neco, custará R$ 150 mil, patrocinados pela Fundação Banco do Brasil e tem a parceria da Emater e Prefeitura Municipal de Cataguases através das Secretarias Municipais de Assistência Social e Meio Ambiente.
As fossas sépticas biodigestoras, são um sistema inovador de esgoto sanitário, composto por três caixas coletoras com mil litros cada uma. Ficam enterradas no solo, funcionam conectadas exclusivamente ao vaso sanitário e são interligadas entre si por tubos e conexões de PVC. Fazem parte de uma das tecnologias recomendadas pela Fundação Banco do Brasil para a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais e integra o Banco de Tecnologias Sociais mantidos no portal da instituição na internet.
Após a reunião, todos os presentes participaram do tradicional "Café Rural", servido pelas Mulheres Rurais.
Segundo informou uma das representantes da Secretaria Municipal do meio Ambiente, Jamaica Vilela, a denuncia foi feita de forma concreta, apenas na sexta-feira (30 de janeiro) e que o problema será verificado esta semana. Ela também marcou uma reunião para hoje, terca-feira, na Prefeitura e disse que a intenção é resolver o problema o mais rápido possível.
Também o Secretário, Vanderlei Pequeno, disse que o problema pode ir além da competência da Prefeitura e que o Ministério Público deveria ser envolvido, para agilizar a solução.
O vereador Walmir Linhares, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cataguases, também falou aos presentes e ofereceu apoio da casa legislativa para discutir e solucionar o problema.
Dos três córregos que nascem no local, pelo menos um, poderá ficar comprometido.
0 comments:
Postar um comentário