Três estudantes do ensino médio da rede estadual poderão discutir com outros jovens de todo o país questões relacionadas à sua educação e outros temas próximos a eles. É a etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul. Uma estudante de Além Paraíba, na Zona da Mata Mineira, e dois de Belo Horizonte ficam em Gramado, no Rio Grande do Sul, para participar do evento até o próximo este sábado (7).
![]() |
Kassiele, Tharcísio e Allan ficam em Gramado, na etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, até sábado. Foto: Arquivo Pessoal |
Kassiele Guimarães Rosa, do município de Além Paraíba, faz o 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Alfredo Castelo Branco. A razão que levou a estudante a participar é a mais nobre possível: “Quero mudar a história do meu país, da minha cidade, da minha escola. Quando vou ter uma oportunidade como essa?”, diz. Ela também está ansiosa para conhecer pessoas novas e para conhecer a opinião de cada um dos participantes, três de cada estado do país.
Tharcísio Américo Prates Esteves, de 15 anos, faz o 1º ano na Escola Estadual Professora Inês Geralda de Oliveira, em Belo Horizonte, e é o representante mineiro mais novo. “Acho que a participação em um evento como esse pode abrir portas para mim. Também vai ampliar meu conhecimento, vou aprender a falar melhor e conhecer culturas”, afirma Tharcísio.
O último representante de Minas é Allan Weksley Martins Ferreira. Também de Belo Horizonte, ele faz o 2º ano na Escola Estadual Paschoal Comanducci. Como todos os outros participantes, Allan espera passar pela etapa nacional e ser um dos 27 estudantes que vão representar o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul, em Montevidéu, capital do Uruguai. “Nesse momento é difícil falar se tenho chances, só na hora, quando vir os outros participantes que vou saber”.
Para fazerem um bom trabalho lá, os estudantes estão se preparando para participar dos debates. “Estou estudando, vendo vídeos e lendo livros”, diz Allan. Kassiele foca em um dos temas que serão debatidos: inclusão educativa. “Minha escola é inclusiva e quanto mais ideias eu trouxer melhor. Estou lendo sobre os alunos que pararam de estudar e podem voltar, sobre alunos com deficiências, como a mental, visual ou auditiva”.
Parlamento Juvenil do Mercosul
O Parlamento é formado por estudantes dos países que integram o bloco — Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Os representantes vão discutir a formação política e cidadã da juventude a partir do questionamento ‘O Ensino Médio que Queremos’, com reflexão e discussão sobre inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos.
Durante a etapa nacional serão selecionados os 27 jovens, um estudante por unidade federativa, que representarão o Brasil em encontros nacionais e internacionais promovendo o protagonismo juvenil, a integração no Mercosul, abrindo espaços para a discussão de temas de interesse comuns aos jovens dos diversos países. Kassiele, Tharcísio ou Allan poderão dar continuidade ao trabalho que começam em Gramado essa semana em Montevidéu, no Parlamento Juvenil do Mercosul.
Da Agência Minas
0 comments:
Postar um comentário