728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    segunda-feira, 30 de junho de 2014

    Veículos furtados em Cataguases e Estrela Dalva são procurados pela PM

    Foto Ilustrativa
    Uma motocicleta Honda CG 150 Fan ESI, prata, placa HNH-4407, foi furtada no bairro Haidee, na madrugada do dia 28 de junho, sábado. Segundo a vítima, o autor do furto é um primo, que está sendo procurado pela PM.

    Já no centro de Estrela Dalva, no sábado, 28, à tarde, uma motocicleta Yamaha/YBR 125 CC, azul, placa HAC-9877, também foi furtada.

    Qualquer informação, você deve entrar em contato através do 190 ou 181. Sua identidade será mantida em sigilo.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da 6º Cia PM Ind

    PM procura autores de diversos furtos de objetos e de veículo em Leopoldina

    Foto Ilustrativa
    Barras de cobre de aterramento e cabos de alimentação de bateria da empresa Dominium, localizados no Morro do Cruzeiro, foram furtados. Um funcionário da empresa registrou a ocorrência na tarde de quinta-feira, dia 26.

    Na madrugada de sexta, 27, um caminhão da Cooperativa de Leite, pertencente ao distrito de Ribeiro Junqueira, foi furtado no centro de Leopoldina. O veículo, placa GVI - 7801, foi estacionado em frente ao galpão da Cooperativa na tarde de quinta, 26. De acordo com o motorista, um funcionário do posto Vale do Pomba viu o caminhão passando em frente ao local, seguido por um Fiat Uno.

    Já no bairro Bela Vista, duas máquinas lixadeira da marca Bosch, cor vermelha e azul, uma máquina furadeira preta da Black&Decker e várias chaves de fenda foram furtadas de uma serralheria no bairro Bela Vista, na madrugada do dia 28, sábado. De acordo com a vítima, o local onde os materiais estavam guardados foi arrombado.

    Ainda na madrugada do mesmo dia, um homem da cor negra, estatura mediana, de bermuda e jaqueta pretas, furtou R$450,00 do bolso de uma vítima no centro da cidade. O autor do furto correu em direção ao trevo do bairro São Cristóvão.

    Policiais militares da área da 6ª Cia PM Ind estão à procura do veículo, dos materiais e dos autores do furto. Caso tenha qualquer informação, entre em contato pelo 190 ou pelo telefone 181. Sua identidade será preservada.

    Homem é preso em Leopoldina após tentativa de furto em veículo

    Um homem de 32 anos foi preso no posto de combustível 3D, localizado na BR 116, na noite de sábado, 28, após tentar furtar materiais que estavam dentro da cabine de um caminhão. O motorista e uma testemunha deram voz de prisão ao autor e entraram em contato com a PM, que o encaminhou à Delegacia para providências cabíveis.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da 6º Cia PM Ind

    VÍDEO: Serafim diz que o veto a emenda do PL de repasse do Fundeb foi uma "picuinha do Poder Executivo"

    O vereador Serafim Spindola (PRP), por ocasião da apreciação do veto parcial do prefeito Cesinha Samor, ao projeto de repasse do FUNDEB aos funcionários da educação, disse que este veto era uma "picuinha do Poder Executivo de querer jogar Goela abaixo dos vereadores um projeto dele". 

    O vereador continuou dizendo que o Prefeito não aceita nenhuma modificação em Projetos de sua iniciativa e que os vereadores são independentes. "A iniciativa do Projeto foi dele, foi aprovado aqui por unanimidade, agora, o todo poderoso, não gosta de ser contrariado [..] só ele é que pode fazer os projetos e os vereadores não tem sequer o direito de fazer qualquer emenda [...] O Projeto vem de lá, ou nós engolimos do jeito que veio ou então rejeitamos e ficamos mal com o professorado e com todo mundo, porque sua excelência não quer, nós votamos na melhor das intenções, o que é 1,38%? [...] Qual é a diferença que vai sair nos cofres da prefeitura? nenhuma. [...] A nossa emenda é autorizativa, mas é apenas por capricho" completou o vereador que pediu a derrubada do veto.

    O veto foi na emenda do Legislativo que incluiu os demais servidores da educação no repasse do aumento do Fundeb, que deveria acontecer em janeiro de 2014, porém, quando o Executivo enviou o Projeto para a Câmara, no dia 29 de abril, incluiu apenas os membros do magistério e excluiu os demais servidores. Porém, na Sessão do dia 27 de maio, o Legislativo, aprovou o projeto com emenda de Titoneli, por  12 votos favoráveis e 2 contrários (Fernando Pacheco e Geraldo Majella) e incluiu os demais servidores da educação. O prefeito vetou a emenda e vários vereadores, mudaram o voto inicial e mantiveram o veto. 

    Votaram para a derrubada do veto, apenas os vereadores: Beleza, Titoneli, Maurício Rufino, Michelângelo, Serafim e Walmir Linhares.

    Câmara deverá criar Comissão Especial relativa as Contas da ex-prefeita Maria Lúcia. Confira a Pauta da próxima Sessão

    A Câmara de Cataguases deverá discutir na primeira Sessão Ordinária do mês de julho que acontecerá amanhã, terça-feira, dois Projetos de Lei do Legislativo que estavam previstos para semana passada, porém, pelo fato do restante da Sessão ter sido cancelada, devido o grande tempo que a votação do parecer do Tribunal de Contas de Minas Gerais, relativos as contas do ano de 2002 e do veto ao projeto de repasse do fundeb, os projetos ficaram para esta semana. Além destes dois projetos, estão previstos ainda a criação de uma Comissão especial e a apreciação de Projeto do Executivo que cria dois cargos na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

    O primeiro projeto, nº 12/2014 do vereador Walmir Linhares da Costa, "dispõe sobre os direitos básicos dos indivíduos acometidos de Neoplasia e/ou em tratamento contra ela". A neoplasia, ou tumor, pode ser cancerígeno ou não e o projeto de lei, pretende promover para os portadores, os direitos de: Tratamento adequado, educação e aconselhamento, permanência em seu ambiente social de origem e a não discriminação em seu local de trabalho, residência, transporte, educação, na saúde e na prestação de serviços públicos de qualquer natureza. O projeto prevê ainda a gratuidade de exames preventivos para constatação de algum tipo de neoplasia, autorização ao Poder Executivo para conceder incentivos fiscais as pessoas físicas ou jurídicas que contribuem na pesquisa da doença e punição a discriminação aos portadores da enfermidade. Se aprovada, a nova Lei entrará em vigor, 60 dias após a publicação.

    O segundo Projeto, nº 17/2014, do vereador Fernando Rodrigues do Amaral e Paulo Sergio Ribeiro Ventura, "Dispõe sobre a obrigatoriedade do “Teste da Linguinha” dos recém-nascidos no Município de Cataguases". Se aprovada, a Lei entrará em vigor, 30 dias após a publicação e passará a ser obrigatória a realização de tal exame, de forma gratuita, juntamente com os demais exames de praxe já realizados, após o nascimento do bebê. 

    Comissão Especial

    Após a aprovação do parecer do TCE pela rejeição das contas da ex-prefeita, Maria Lúcia Mendonça, relativas ao ano de 2002, deverá ser criada na noite desta terça-feira, a Comissão Especial para analisar o Parecer do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, conforme prevê o Artigo 270 do Regimento Interno da Câmara Municipal, que diz o seguinte:
    "Se o parecer das Comissões de que trata o artigo anterior concluir pela aprovação do parecer prévio do Tribunal de Contas que rejeita as contas do Executivo, do Legislativo ou de ambos ou havendo necessidade de apuração de outras irregularidades, o Presidente da Câmara, de imediato, deverá promover a instauração de uma comissão especial para averiguação dos fatos apontados". 
    Esta comissão, que será composta por 3 membros, investigará as irregularidades apontadas no Parecer do TCE e elaborará um relatório. O Regimento, prevê ainda que após conclusão dos trabalhos, uma cópia do memorial deverá ser encaminhada para a ex-prefeita que terá prazo de 5 dias para enviar defesa por escrito ao presidente da comissão. 

    Por fim, a Comissão irá emitir conclusão pela existência ou não das irregularidades.

    Aumento de Cargos no Executivo:

    Do Executivo, será apreciado pelo Legislativo, o Projeto de Lei Complementar nº 71/2014, que Altera Lei Municipal nº 2.970/2001 que versa sobre Reforma Administrativa da Prefeitura Municipal de Cataguases. Na pratica, este projeto cria mais dois cargos de Coordenador de Apoio III, na Secretaria de Agricultura e Meio ambiente. O primeiro, com formação em Agronomia, ficará responsável pelo acompanhamento, elaboração, licenciamento, emissão e pareceres técnicos, referente a parte ambiental e de agricultura e o segundo, com formação em Engenharia Sanitária e Ambiental, ficará responsável pelo acompanhamento, licenciamento, operacionalização do desenvolvimento e coordenação dos resíduos sólidos em geral.

    A previsão de impacto financeiro no orçamento deste ano com a criação dos dois cargos, é de R$ 37.653,54, conforme Projeto.

    Pauta:

    SESSÃO ORDINÁRIA 
    ORDEM DO DIA 
    01/07/2014 
    ÀS 18:30 HORAS 
    Executivo: 
    Projeto de Lei Complementar nº 71/2014 - Altera Lei Municipal nº 2.970/2001 que versa sobre Reforma Administrativa da Prefeitura Municipal de Cataguases. 
    Legislativo: 

    Projetos de Lei: 

    Criação da Comissão Especial para o PARECER TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS: Processo nº 679969 - Exercício - 2002 - Prefeita Maria Lúcia Soares de Mendonça. 
    Nº 12/2014 - Dispõe sobre os direitos básicos dos indivíduos acometidos de Neoplasia e/ou em tratamento contra ela e dá outras providências. Vereador WALMIR LINHARES DA COSTA. 
      
    Nº 17/2014 - Dispõe sobre a obrigatoriedade do “Teste da Linguinha” dos recém-nascidos no Município de Cataguases e dá outras providências. Vereadores FERNANDO RODRIGUES DO AMARAL e PAULO SÉRGIO RIBEIRO VENTURA. 
      
    GRANDE EXPEDIENTE: 

    Inscritos: 
    01) Vereador José Augusto Guerreiro Titoneli
    domingo, 29 de junho de 2014

    Bezerro provoca acidente com motociclista sem habilitação na BR-356

    Um motociclista, atropelou e matou um bezerro na BR-356, próximo a Rosário da Limeira, na noite deste sábado (28). 

    Foto: Site do Silvan Alves
    Segundo informações, o condutor seria menor de idade e não possuía nenhuma identificação. Ele conduzia a motocicleta Honda CG-125 Titan, placa GWY-8424, de Rosário da Limeira, município para onde estaria se dirigindo quando atingiu o bezerro que estava parado na pista.

    A Polícia Militar, primeira a chegar no local, acionou o Corpo de Bombeiros que realizou o resgate do jovem conduzindo-o para o Hospital São Paulo em Muriaé com escoriações leves.

    Grupo "Acessibilidade Já" promove encontro com motoristas de ônibus

    O grupo "Acessibilidade Já" que vem realizando ações em Cataguases, visando a conscientização e fomentação de projetos para uma cidade mais acessível, promoveu na manhã deste sábado (28), um encontro com os funcionários da Viação Bonança na Praça Chácara Dona Catarina.

    O encontro serviu para chamar a atenção dos motoristas da empresa quanto as dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência e discutir os problemas enfrentados pelas partes em relação a acessibilidade.

    Estiveram presentes: Oder Ferreira Filho, proprietário da empresa Bonança, José Wellington o "Zé Piu", presidente do grupo; Renata Portela Valverde, coordenadora e representante do Rotary Clube;  Liliane Riguete Ferreira, secretária, o vereador Geraldo Majella Mazini e o ex-coordenador da Comdecat, Silvio Candeli, entre outros.

    Durante o encontro, várias pessoas que passavam pelo local, assinaram a lista de apoio ao movimento que já conta com quase 2 mil assinaturas.

    No encontro, foi realizada uma dinâmica junto aos motoristas e voluntários, que se colocaram no lugar do cadeirante e experimentaram a sensação de estar em uma cadeira de rodas e necessitar utilizar o elevador do ônibus. O motorista Givanaldo Sales, participou da dinâmica e disse a nossa reportagem que este treinamento ajudou a aproximar das pessoas que tem necessidades especiais e que pôde ver como é depender da ajuda.

    O Vereador Geraldo Majella disse que o Projeto "Acessibilidade Já", vem fazendo diversos movimentos no sentido da conscientização, porque segundo ele, não adianta fazer leis sem a conscientização da população. Majella destacou a importância da conversa com os motoristas sobre a utilização do elevador do ônibus e os problemas que poderão enfrentar pois pode exigir uma parada maior e reclamações dos usuários. "Nós não estamos trabalhando pelos direitos dos cadeirantes e portadores de deficiência não, porque direito eles já tem, nós estamos trabalhando com a consciência da necessidade muito maior que eles tem" disse o vereador que também lembrou que um Projeto de Lei está sendo terminado na Câmara para regulamentar muita coisa em relação a acessibilidade no município (saiba mais clicando aqui).

    O empresário Oder Ferreira, disse que o encontro é muito importante para a Viação Bonança no sentido de mostrar para as pessoas que a empresa está se capacitando para atender os portadores de necessidades especiais e disse que o convite do Grupo foi muito importante. Ele destacou também o engajamento dos motoristas e disse que 100% dos ônibus da empresa hoje estão adaptados. Mas muita coisa ainda precisa ser feita pois segundo o empresário o que "chateia" é ver que o poder público não preparou a cidade para receber esse tipo de equipamento, pois várias ruas ainda tem calçamento deficitário e muitos pontos de ônibus não possuem estruturas para embarque e desembarque de passageiros. Outro problema é que como o equipamento é eletropneumático e hidráulico, qualquer solavanco do veículo pode provocar o travamento do elevador. "Os ônibus já estão preparados para Lei de Mobilidade Urbana, mas a cidade ainda falta muito [...]  Esse grupo, Acessibilidade Já, no meu entendimento, foi a melhor coisa que já aconteceu para Cataguases, pois está mostrando para os nossos governantes a necessidade de participar já! Vamos preparar a cidade neste sentido".

    Silvio Candeli, participante do grupo acessibilidade, aproveitou a situação e orientou aos condutores dos veículos coletivos como se comunicar com pessoas deficientes visuais e outras, também, comunicou ao Sr. Oder, para que oriente seus funcionários, sobre o Projeto de Lei nº 38/2013, que autoriza os motoristas a pararem fora do ponto para pessoas com necessidades especiais e esclareceu que outra empresa de ônibus, já havia recebido estas orientações.

    O Presidente do Projeto, José Wellington o "Zé Piu", disse que a importância não é apenas de conscientização, mas de mobilização e busca de apoio. Destacou a adesão da Viação Bonança e dos demais órgãos. "Nós temos muito que agradecer a Deus, porque o trabalho não é fácil, é árduo, mas de degrau em degrau a gente vai conseguindo subir a escada. Talvez não consigamos fazer isso hoje, mas o amanhã será melhor, mais tranquilo e ordeiro onde as pessoas possam ir e vir sem dificuldades e sem nenhum obstáculo que façam que eles percam sua trajetória de vida" disse. 

    Zé Piu falou que o próximo passo será procurar as demais empresas do município para que o tema seja discutido, falou que o poder público tem sido acessível e que todas as dificuldades serão levadas para que providências sejam tomadas e lembrou que o deficiente é um consumidor que trabalha e vota.

    O grupo é composto por portadores de deficiência e não portadores que desejam ajudar a causa.
    Por: Mídia Mineira




    sábado, 28 de junho de 2014

    Após sufoco cataguasenses vão para avenida comemorar a vitória do Brasil sobre o Chile na Copa do Mundo

    Após um jogo tenso entre Brasil e Chile, abrindo as oitavas de final da Copa do Mundo de Futebol, os torcedores puderam respirar aliviados apenas após a cobrança dos pênaltis.

    Confirmado a presença do Brasil nas quartas de final, uma multidão saiu às ruas de Cataguases, rumo á Avenida Astolfo Dutra, local reservado pela Prefeitura Municipal de Cataguases para a comemoração após os jogos do Brasil. Do outro lado da Avenida, uma grande fila de carros e motos se formou. Lentamente os veículos passavam com um grande buzinaço. 

    Felizmente, Cataguases pôde colorir as ruas de verde e amarelo, como os demais municípios do Brasil, após o jogo mais sofrido desta Copa do Mundo.

    Com direito a sufoco,  drama e expectativa até o último pênalti, o Brasil está nas quartas de final da Copa do Mundo. Foi um jogo de oitavas de final que ninguém esperava. O Brasil não jogou bem contra o Chile neste sábado (28), no Mineirão, empatou em 1 a 1 no tempo regulamentar e não conseguiu fazer gol na prorrogação. Nos pênaltis, venceu por 3 a 2. Agora, espera o vencedor de Colômbia e Uruguai para o jogo das quartas-de-final na próxima sexta-feira (4), em Fortaleza. Haja coração.

    Veja abaixo álbum de fotos da comemoração em Cataguases e vídeo no final da matéria:

    O jogo

    Foto: Portal da Copa / Danilo Borges
     O Chile iniciou a partida com a marcação avançada, o que dificultou o toque de bola no meio do Brasil. Os visitantes tinham mais posse de bola, o que assustava em jogadas pelas laterais. Somente depois de 10 minutos do jogo, a seleção da casa melhorou o passe e acertou a defesa. Com isso, os talentos individuais brasileiros começaram a aparecer. Marcelo, pela esquerda, fazia boa parceria com Neymar. A seleção passou a sofrer faltas perto da área. Em duas jogadas seguidas, Bravo teve que intervir. O goleiro chileno espalmou para fora falta batida por Hulk. O próprio atacante brasileiro cobrou o escanteio, a bola passou por toda a área e chegou em David Luiz, que, mesmo marcado por Jara, fez o primeiro para o Brasil.

    O gol tranquilizou o time, mas o Chile partiu para cima. O Brasil recuou e demorou para criar outras chances. Bolas chegavam em Neymar apenas em profundidade. Mas a pressão chilena deu certo num erro na defesa brasileira, aos 31 minutos. Após batida de lateral pela esquerda, Hulk não conseguiu devolver para Marcelo. Vargas roubou e tocou dentro da área para o artilheiro Alexis Sanchez, que não perdeu a chance. Ele tirou a marcação de Thiago Silva e chutou para empatar a partida. O lance abalou o time brasileiro, que só voltou a criar aos 35, quando Daniel Alves fez bom cruzamento para Neymar que cabeceou. A bola passou raspando a trave esquerda de Bravo. A jogada voltou a animar a torcida e o time. 

    O craque brasileiro criava boas chances, mas, bem marcado, demorava para finalizar e optava por cruzamentos ou um passe a mais. Fred não fazia novamente uma boa partida e perdeu chances aos 41 e aos 42 dentro da área. Antes do primeiro tempo acabar, o Chile criou ainda mais um perigo quando Luiz Gustavo saiu jogando errado e quase Alexis Sanchez conseguiu concluir dentro da área. “O Brasil recuou demais e o Chile está mais agrupado e organizado”, comentou Waldir Luiz para as Rádios EBC. Já Orlando Duarte também opinou que, em um jogo como esse, não se pode errar tanto. 

    Segundo tempo

    Foto: Portal da Copa / Danilo Borges
    O Brasil começou a etapa final com as mesmas dificuldades do início. O Chile marcava bem e o Brasil não conseguia finalizar. Neymar não fazia a diferença, como nos outros jogos e o meio de campo era dominado pela equipe visitante. O Brasil achou uma boa jogada aos nove minutos com um lançamento de Marcelo para Hulk, que chegou na cara do gol e, mesmo chutando fraco, a bola entrou no canto direito. O juiz inglês Howard Webb entendeu que o atacante brasileiro dominou com o braço. Os brasileiros reclamaram bastante.

    A partir desse momento, o Chile tinha controle da partida, acuava o time brasileiro que errava bastante e não criava. Felipão trocou duas vezes: Jô entrou no lugar de Fred (vaiado) e Ramires, no de Fernandinho, que saiu mancando.  A posse de bola era de 55% para o Chile, e 45% para o Brasil. 

    O Chile, aos 19 minutos, quase virou o jogo quando Aranguiz saiu na cara do gol de Julio Cesar. O goleiro brasileiro fez impressionante defesa e mandou para escanteio. A seleção só voltou a levar perigo aos 31 minutos em uma jogada de Hulk. Ele cruzou para a área, mas Jô não chegou na bola. Era a melhor chance até aquele momento. Neymar estava bem marcado e desaparecido em campo. Só conseguiu concluir quando foi lançado dentro da área e cabeceou em cima do goleiro Bravo.

    O Brasil e a torcida acordaram no final do segund
    o tempo. Hulk, aos 37 minutos, driblou dois chinelos e bateu bem. Bravo espalmou e salvou o Chile. Os visitantes passaram a diminuir o ritmo e esperar a prorrogação, mas ainda tentaram acuar. O tempo regulamentar acabou com o Chile mandando no jogo, mesmo com 50% de posse de bola para cada lado.  “Há muito tempo, eu não via a seleção jogar tão mal. Nada deu certo”, comentou Waldir Luiz.

    Prorrogação

    Foto: Portal da Copa / Gettyimages
    Na primeira boa jogada, Hulk arrancou pela esquerda, sofreu falta e pediu garra à seleção e apoio à torcida. Mas o Brasil tinha as mesmas dificuldades com o Chile de forte marcação. A bola chegava em Jô, mas também não conseguia sair da perseguição dos zagueiros. Aos nove, teve boa chance, mas chutou fraco. O Brasil era melhor no primeiro tempo da prorrogação e tinha as melhores chances com Hulk, com mais iniciativa. Aos 11, por exemplo, driblou três e chutou forte. Bravo fez mais uma ótima  defesa, espalmando para o lado.

    Foto: Portal da Copa / Gettyimages
    No tempo final da prorrogação, William voltou no lugar de Oscar. E Neymar voltou a fazer uma boa jogada no primeiro minuto, quando arrancou pela esquerda e cruzou para Jô. A zaga afastou. No escanteio, o atacante brasileiro subiu mais alto que todos, mas cabeceou para fora. O Chile passou a segurar o resultado e jogadores caíam em campo. O cansaço fazia a diferença para as duas equipes. O Brasil pressionava, mas não conseguiu entrar na defesa chilena.

    No final do segundo tempo, foi o Chile que assustou. Pinilla aproveitou saída errada brasileira e arriscou de fora. Chute forte foi ao travessão. Fez-se silêncio no Mineirão.Restava as esperanças dos penaltis.

    Nas cobranças, David Luiz, Marcelo e Neymar marcaram, Julio Cesar defendeu os chutes de Pinilla, de Alexis Sanchez. Jara bateu na trave para acabar o drama da torcida brasileira.


    Ficha do jogo

    28 de junho de 2014

    Tempo regulamentar: Brasil 1 X 1 Chile 

    Pênaltis: Brasil 3 X 2 Chile

    Brasil: Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho (Ramirez), Oscar; Hulk, Fred (Jô) e Neymar.

    Chile: Bravo, Jara, Medel (Rojas), Silva; Isla, Díaz, Aranguiz, Vidal (Pinilla), Mena; Sánchez e Vargas (Gutierrez).

    Árbitro: Howard Webb (ING)

    Auxiliares: Michael Mullarkey e Darren Cann (ING)

    Cartões amarelos: Hulk, Luiz Gustavo, Jô e Daniel Alves (Brasil); Mena, Francisco Silva e Pinilla (Chile)

    Gols: David Luiz, aos 17 min, e Alexis Sánchez aos 31 min do 1º tempo

    Da Agência Brasil

    Sai o edital do Concurso Público da Câmara Municipal de Muriaé

    O edital para o concurso da Câmara Municipal de Muriaé já foi publicado. Os candidatos que pretendem concorrer as cinco vagas disponíveis podem acessar o site da empresa responsável que é a Reis e Reis Auditores  onde encontrarão todas as informações necessárias.

    O nível de escolaridade exigido vai do fundamental ao médio e o salário até R$ 2.669,08. As vagas são para: Digitador, Oficial Administrativo, Técnico Administrativo, Recepcionista e Vigia.

    A prova está prevista para acontecer no dia 19 de outubro em Muriaé. Os locais e horário ainda não foram divulgados. O valor da inscrição varia entre R$36,00 e R$50,00 de acordo com o cargo escolhido.

    Você pode acessar o edital do concurso, clicando aqui. Além do edital também esta disponível no site da empresa e da Câmara de Vereadores o Plano de Cargos e Salários e o Regimento Interno.

    Fonte: Câmara Municipal de Muriaé
    sexta-feira, 27 de junho de 2014

    Decreto do Governo reduz preço de alguns medicamentos de tarja preta e vermelha

    A Receita Federal ainda não divulgou qual será a renúncia fiscal da desoneração, que começa a valer a partir de hoje

    O governo publicou hoje (27) a atualização da lista de substâncias usadas na produção de remédios de tarjas preta e vermelha, e que têm isenção de PIS/Cofins. Com a isenção, a expectativa da indústria farmacêutica é uma queda de até 11% nos preços desses medicamentos. A última vez que o governo atualizou a lista, que hoje tem 1.643 itens, foi em 2007.

    Confira a lista completa clicando aqui.

    A estimativa de redução é da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma). Entre os produtos, estão os remédios para tratamento de câncer, de uso crônico, como para hipertensão, diabetes e asma. Ao todo, a lista, publicada no Diário Oficial da União traz 174 itens que terão a isenção. As substâncias fazem parte da composição de medicamentos de tarja preta, vermelha e de alguns produtos para hemodiálise e para alimentação por sonda. Com a atualização, 75,4% dos medicamentos vendidos no país ficarão isentos de PIS/Cofins, segundo o Ministério da Saúde.

    Fernando Sampaio, diretor da Interfarma, explica que a Lei 10.147/00 prevê que todos os produtos com as tarjas podem ter a isenção, mas o incentivo fiscal ocorre somente quando o remédio tem os princípios ativos listados em decreto.

    “Hoje, mais de 65% do faturamento do setor farmacêutico já estão isentos. São os produtos para as doenças mais graves, doenças crônicas, doenças contagiosas. Os que não estão são os sem prescrição, e os para doenças menos graves, exemplo disfunção erétil, obesidade”, disse Sampaio, acrescentando que “o ideal é que o beneficio fosse para todos os produtos com tarja ou que todo ano o governo publicasse uma lista”.

    De acordo com o Ministério da Saúde, a seleção das substâncias isentas leva em consideração se o remédio é para patologias crônicas e degenerativas; se atende aos programas de saúde do governo instituídos por meio de políticas públicas e se o produto é essencial para a população. Para terem o incentivo, os medicamentos devem estar sujeitos à prescrição médica, ser identificados por tarja vermelha ou preta e destinados à venda no mercado interno.

    Da Agência Brasil

    SESI/FIEMG leva a Astolfo Dutra e região a intervenção circense “Escola Móvel”

    O Projeto Circo Sesi circula no segundo semestre de 2014 em Minas Gerais com o espetáculo “Escola Móvel”. Depois de passar por Unaí, Mantena e Manhuaçu é a vez de Astolfo Dutra e região conhecerem as intervenções teatrais do projeto, que valoriza a qualificação profissional para o mundo do trabalho, a indústria e sua função social.

    As cidades de Rodeiro, Dona Euzébia, Distrito Sobral Pinto e Distrito de Santana do Campestre também receberão as apresentações, que acontecem entre os dias primeiro e cinco de julho.

    A peça traz a participação de cinco atores para contar a história de Pedro – um jovem rapaz inexperiente que busca uma primeira oportunidade no mercado de trabalho. A falta de conhecimento técnico para exercer uma profissão é motivo de insegurança, dúvidas e da ausência de recursos para investir em capacitação. Diante desta situação, a sua consciência – representada por duas personagens – aponta algumas soluções práticas e o estimula no resgate de sua autoestima, para que possa obter resultados positivos em sua jornada. As canções da peça remetem a elementos regionais como cantigas de acalanto, coco de embolada e temas musicais das marchas de bandas de fanfarra, mesclados a elementos modernos. A trilha faz referência ao mundo das histórias em quadrinhos e proporciona um musical dinâmico, que transcorre de uma forma lúdica e divertida.

    A escolha do universo circense para a criação dos espetáculos garante a presença de plateias formadas por famílias inteiras. Reunir pessoas de todas as idades contribui para o objetivo principal do projeto: divulgar os cursos profissionalizantes gratuitos, ofertados pelo sistema SESI/FIEMG. 
    • Auxiliar Administrativo,
    • Secretariado,
    • Artesanatos,
    • Cozinha Brasil,
    • Atendimento ao Cliente,
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade,
    • Eletricista Predial,
    • Pedreiro de Alvenaria,
    • Mecânico de Motos e
    • Costura
    Opções disponíveis para quem busca capacitação através do projeto “Escola Móvel”, homônimo ao espetáculo teatral. Os ambientes de ensino são estruturados em oficinas volantes, deslocadas para atender às necessidades de formação e desenvolvimento tecnológico em todas as regiões do estado.


    Serviço: Espetáculo Escola Móvel – 1º a 5 de julho

    Dia 01/07 (Terça)
    • Astolfo Dutra / Praça Governador Valadares – 17h
    • Astolfo Dutra / Quadra Cláudio de Oliveira - Bairro Primavera – 20h

    Dia 02/07 (Quarta)
    • Rodeiro / Praça São Sebastião - Centro - Em frente à Prefeitura – 18h
    • Dona Euzébia / Quadra Poliesportiva José Augusto Timotéo – 20h30

    Dia 03/07 (Quinta)
    • Distrito Sobral Pinto / Em frente à Escola Estadual Deputado Edson Rezende – 17h
    • Distrito Santana do Campestre/ Quadra da Escola Estadual Olinto Almada – 20h

    Dia 04/07 (Sexta)
    • Astolfo Dutra / Praça Governador Valadares – 11h

    Dia 05/07 (Sábado)
    • Astolfo Dutra / Praça Governador Valadares – 10h

    Projeto Circo SESI: www.circosesi.com.br

    Em vão! Titoneli argumenta em defesa da ex-prefeita Maria Lúcia. Assista ao vídeo

    A rejeição das contas de 2002 da ex-prefeita Maria Lúcia Mendonça, pela Câmara Municipal de Cataguases, na última terça-feira (24), tornou-se o assunto principal no município esta semana.

    Uma das defesas mais incisivas para a ex-prefeita, veio de um de seus maiores rivais na época em que ela administrava o município, o vereador José Augusto Guerreiro Titoneli.

    Titoneli, começou dizendo entender que o objetivo principal de todo órgão fiscalizador, não é a pena ou a multa, mas a oportunidade dos administradores se adequarem, para que os próximos, não cometam a mesma forma de inobservância à legislação.

    O vereador lembrou que o Artigo 30 da Constituição Municipal, diz que "Os Vereadores gozam de inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato" e citou outras Leis, para embasar sua argumentação, como o Artigo 269 do Regimento Interno onde diz que as Comissões opinarão "sobre a aprovação ou rejeição dos pareceres do Tribunal de Contas", a resolução 102/2008 do TCE que também diz em seus artigos 110-E e 110-f, respectivamente que "Prescreve em cinco anos  a pretensão punitiva  do Tribunal de  Contas, considerando-se como termo inicial para contagem do prazo a data de ocorrência do fato." e que "A  pretensão  punitiva  do  Tribunal  de  Contas  prescreverá  quando  a  paralisação  da tramitação processual do feito, em um setor, ultrapasse o período de cinco anos". 

    Ele também argumentou que o fato é imprescritível apenas quando existe dano material ao erário, que não vinha ao caso. "A Maria Lúcia apropriou-se de 2 milhões do Fundeb ou ela gastou esse dinheiro em algum lugar? [...] houve dano material? em alguns casos dá muito lucro" disse.

    Segundo Titoneli, a linha de pensamento do Ministério Público seria de que o fato não prescreve apenas se houvesse dano ao município. "Volto a falar com toda a pureza da alma de que não teve apropriação indébita por parte da Maria Lúcia, a Maria Lúcia não roubou dinheiro da prefeitura e nem do Fundeb! Ela não fez o decreto de suplementação, mas isto cabe a nós analisar 12 anos depois?" perguntou

    Segundo o vereador, se fosse analisar todos os gestores públicos de Cataguases, ninguém saiu melhor do que entrou e considerou um ato de justiça, derrubar o parecer do TCE que segundo ele seria um órgão político. "Deixam um processo parado desde 2002 quando a pessoa já está sem a menor condição financeira, de saúde ou estrutural para se defender. Não achemos nós que seremos julgados agora não, nem nós e nem o Cesinha, mas daqui a pouco, outras Câmaras estarão discutindo politicamente a situação destas pessoas".

    Embora toda argumentação do vereador, os edis, já estavam com a opinião formada e de nada adiantou, pois ao fim, seis vereadores decretaram a rejeição das contas da ex-prefeita.

    Mudança para o Residencial São Marcos acaba em Ocorrência Polícial

    No início da tarde desta quinta-feira (26), a PM de Cataguases foi acionada para comparecer na Rua Cléria Dutra de Rezende, bairro Beira Rio onde uma senhora estaria sendo agredida.

    No local, a PM foi informada que o Sr. L.S.C, 36 anos, estaria mudando de sua residência para o Residencial São Marcos, porém, por volta das 11h30min, foi ao Banco para tentar receber a quantia de R$ 550,00, proveniente do pagamento de benefício do INSS, sem seu cartão, pois devido a mudança, não sabia onde estava. Porém, chegando lá, foi informado que a quantia já havia sido sacada pela manhã.

    Ao retornar, para sua residência, ficou sabendo que seu cartão encontrava-se em poder da proprietária do imóvel, Sra M.L.C, de 65 anos, de onde "L" estava mudando e que a mesma havia retirado o valor para abater nos aluguéis atrasados, água e luz, que totalizavam R$ 1.350,00.

    A vítima, alegou que não havia deixado seu cartão com a autora e que ela poderia ter entrado em sua residência e se apropriado do cartão, uma vez que a porta não ficava trancada.

    Diante dos fatos, a Polícia Militar, representada pelos militares 3º SGT Ronaldo dos Santos Oliveira e SD Cássio de Souza Ramos, deu voz de prisão a autora e conduziu as partes para prestar depoimento na 27º Delegacia de Polícia Civil em Cataguases.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da PM
    quinta-feira, 26 de junho de 2014

    Casal morre após motocicleta bater de frente com carreta na estrada União Indústria em Juiz de Fora

    Um casal morreu na tarde desta quinta-feira (26), após a moto em que estavam, bater de frente com uma carreta no KM 97 da antiga estrada União e Indústria em Juiz de Fora (LMG-874).

    Judá Calebe Vicente, 20 anos conduzia uma moto Honda XR 250 Tornado Branca, placa de Juiz de Fora (MG), com a namorada, Michelle de Resende Campos de 25 anos, na garupa. A motocicleta seguia sentido Bairro Jardim Esperança para o Centro de Juiz de Fora e teria invadido a contramão de direção. A carreta, placas OYF-4396 de Guaçuí (ES), que vinha na direção oposta, sentido Matias Barbosa, tentou desviar mas não conseguiu evitar o choque. Com o impacto, a motocicleta ficou presa embaixo da cabine. Os jovens morreram na hora. Judá ficou preso entre as rodas da carreta e o corpo de Michelle foi parar no meio da pista. Os corpos foram levados para o IML de Juiz de Fora.

    O motorista da carreta não teve ferimentos mas foi atendido pelo SAMU em estado de choque.

    A pista ficou interditada por cerca de 1 hora.

    Detento de Cataguases que tentou pular da ponte, sai de benefício furta moto e é preso em Muriaé

    A Polícia Militar de Muriaé, recuperou uma moto Honda Titan 150 Sport vermelha, placa NFO-6644, que havia sido furtada em Cataguases na madrugada desta quinta-feira (26).

    Fotos 1 e 2: Rádio Muriaé
    Dois suspeitos de Cataguases, foram avistados na Rua Gil Moreira, no Bairro da Barra em Muriaé, portando 2 capacetes. Ao serem abordados pelos militares, foi encontrada uma faca com "soco inglês" no cabo e em seguida, a moto próximo ao local onde eles se encontravam com uma "ligação direta".

    Adriano tentou pular da ponte metálica em Cataguases no
    dia 15 de abril de 2014
    Foto: Arquivo Mídia Mineira
    Os dois suspeitos, são velhos conhecidos da PM de Cataguases. Um deles foi identificado como sendo "Marlim", residente no Bairro Haidee, que já possui passagem pela Polícia e o outro, como sendo Adriano de 30 anos, vulgo "Sexta-feira", que segundo informações, cumpre pena no Presídio de Cataguases e encontrava-se em liberdade com benefício de sete dias. Recentemente, no mês de abril, Adriano ficou conhecido por tentar pular da ponte metálica em Cataguases.

    A PM de Muriaé, após verificar o veículo, constatou que não havia queixa de furto, porém, solicitou que a polícia de Cataguases fosse até a residência do proprietário que constava na documentação. No local, o proprietário ainda não havia dado falta do veículo e acabou confirmando o furto.

    Os autores foram encaminhados para a Delegacia no bairro Safira e confessaram o furto. Segundo eles, a intenção era vender o veículo em Muriaé por R$ 500,00.

    Saiba mais:


    *Por: Mídia Mineira
    Fotos: Rádio Muriaé

    VÍDEO EXCLUSIVO: Membros do CACS-Fundeb de Cataguases falam sobre a Portaria que excluiu o Sind-Ute e o Legislativo


    O Site Mídia Mineira, entrevistou na tarde desta quarta-feira (25), os membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-FUNDEB), Raquel Silva de Sousa (presidente), Micaela Graciolli Barroso Cordeiro (vice-presidente) e o vereador Walmir Linhares da Costa (membro) que falaram sobre a Portaria nº 481/2013 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), apresentada pela Secretaria de Educação, com nova composição para o Conselho, o que excluiria Raquel e Walmir, principais fiscalizadores do fundo.

    Saiba mais:
    Raquel Souza, explicou que após comunicado da Secretaria de Educação, em reunião na prefeitura a Secretária explicou que teria de se adequar a Portaria 481 do FNDE excluindo da formação do Conselho, o Sind-Ute e o Legislativo. Ela também disse que a Lei Municipal também deverá ser modificada para se adequar a nova Portaria.

    Uma coisa que não ficou claro, segundo Raquel, foi a Secretaria Municipal de Educação ter dado posse ao novo conselho em maio deste ano, tendo conhecimento da Portaria de outubro de 2013 e só agora procurar realizar a troca, mas também disse que houve um acordo verbal que o Conselho seria duplicado conforme a Portaria permite, desta forma, ela poderia continuar participando como Professora e não como representante do Sind-Ute.

    O vereador Walmir Linhares, disse estar surpreso com a mudança e que a tentativa de impedir a sua participação, só o fortalece e que vai continuar fiscalizando como vereador. Perguntado se ele achava que a mudança neste momento para se adequar a Portaria do FNDE era uma forma de perseguição, o vereador respondeu que acredita que sim, pois até o momento, segundo o vereador, em um ano e meio da administração, nada havia sido feito para mudar o Conselho e justamente agora que aparece um vereador disposto a fiscalizar eles resolveram aparecer com esta portaria.

    Para Micaela Gracioli, a mudança pode provocar uma perda grande e que quanto mais pessoas estiverem fiscalizando, só trará ganho. Ela também acha que o que aconteceu se deu porque o vereador Walmir Linhares está incomodando, e que os outros vereadores que participaram, até hoje, não atuaram como fiscalizadores. Sobre a questão de prejudicar o recebimento de verbas, Micaela disse não acreditar nisto, pois segundo ela, o Conselho já está irregular desde o ano passado, porque está demorando a recomposição dos membros. 

    Publicação da nova composição do CACS-Fundeb
    no Jornal Cataguases de 1 de junho de 2014
    (Clique na imagem para ampliar)
    Por fim, Raquel disse que o acordo proposto para duplicação dos membros, seria a melhor forma para resolver o problema e aproveitou para dizer que as pastas do Fundeb deste ano ainda não foram mostradas para o Conselho porque o Sistema de Contabilidade da Prefeitura ainda está com problemas.

    O Jornal Cataguases publicou em sua edição de 1º de junho de 2014 o Decreto nº 4227/2014 com a nova composição do CACS-Fundeb, conforme foto ao lado e agora fica a expectativa de que uma nova Lei poderá ser enviada para a Câmara Municipal modificando o Conselho para se adequar a portaria.

    O Site Mídia Mineira, entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação e a atendente nos informou que a mesma encontra-se em recesso, mas que iria tentar entrar em contato com a Secretária ou com o advogado da Secretaria, porém, até o fechamento desta matéria, não recebemos nenhum comunicado sobre o assunto.

    Cesinha consegue manter o veto no projeto de repasse do fundeb

    Uma das votações esperadas na noite desta terça-feira (24) na Sessão Ordinária da Câmara, era o veto parcial do prefeito Cesinha Samor, ao projeto de repasse do FUNDEB.

    O projeto original, veio com o repasse apenas para os funcionários do magistério e após muitas discussões, os vereadores resolveram aprovar o projeto com uma emenda do vereador José Augusto Titoneli que incluía os demais servidores da educação no repasse. O Projeto seguiu para o Executivo que vetou a emenda e ameaçou não repassar o dinheiro para ninguém.

    Sob o olhar atento de alguns representantes da educação que aguardaram pacientemente o momento da votação, o secretário leu a mensagem de veto do Chefe do Executivo, José César Samor (Cesinha), onde dizia que "o veto se dá por falta de interesse público e por inconstitucionalidade" e conforme o parecer da Procuradoria da Prefeitura, o Projeto seria de competência privativa do Poder Executivo.

    Titoneli, se manifestou contrário ao parecer da Procuradoria do Executivo e disse que o fundamento utilizado pelo Procurador, foi o Artigo 41 da Lei Orgânica onde diz que "Compete privativamente ao Prefeito Municipal a iniciativa das Leis que versem sobre Regime Jurídico dos Servidores", porém, segundo o vereador, a iniciativa não partiu do Legislativo e sim do Executivo, o Legislativo apenas emendou o Projeto de Lei. "Se fosse assim, a gente não estaria nem podendo votar em um Projeto. O projeto de Lei do Executivo que é iniciativa privativa, vai para a Câmara e tem de ser votado e aprovado do jeito que eu quero! Não! Para estas medidas já existe o Decreto Executivo, não precisa de um Projeto de Lei" disse.

    Serafim, disse que o veto é uma "picuinha do Poder Executivo de querer jogar Goela abaixo dos vereadores um projeto dele". O vereador continuou dizendo que o Prefeito não aceita nenhuma modificação em Projetos de sua iniciativa e que os vereadores são independentes. "A iniciativa do Projeto foi dele, foi aprovado aqui por unanimidade, agora, o todo poderoso, não gosta de ser contrariado [..] só ele é que pode fazer os projetos e os vereadores não tem sequer o direito de fazer qualquer emenda [...] O Projeto vem de lá, ou nós engolimos do jeito que veio ou então rejeitamos e ficamos mal com o professorado e com todo mundo, porque sua excelência não quer, nós votamos na melhor das intenções, o que é 1,38%? [...] Qual é a diferença que vai sair nos cofres da prefeitura? nenhuma. [...] A nossa emenda é autorizativa, mas é apenas por capricho" completou o vereador que pediu a derrubada do veto.

    Outro argumento de Titoneli, foi que o Executivo utilizou a Lei do Piso Salarial apenas para restringir e não para conceder o piso.

    Majella lembrou que o veto não é apenas por ser iniciativa privativa do prefeito, mas que na continuidade do parecer, o Procurador cita também o artigo 46 da Lei Orgânica onde diz que "Não será admitido aumento de despesas previstas nos projetos de iniciativa popular e nos de iniciativa exclusiva do Prefeito Municipal". O vereador disse ainda que não é contra secretário e nem contra as pessoas que ele também sabe que são educadores, mas que a lei prevê o quadro de magistério e que para não criar despesas, deveria reduzir o percentual. "A emenda que foi feita, trás um valor que não foi visto se há dinheiro para pagar, que eu sou a favor de secretários, que eu sou a favor dos outros colegas que trabalham, educadores, sim, só que isso é incompatível, não dá para ser 8,23% foi a explicação que eu recebi" concluiu.

    Michelângelo disse que os vereadores discutiram sim o impacto que a emenda iria gerar e que seria um valor ínfimo. 

    Maurício Rufino, disse que no seu entendimento, a emenda não estaria criando despesas e sim autorizando ao Executivo, que paga se puder e também levantou várias questões, como: Porque não há dinheiro para estender o benefício aos demais servidores da educação? Em que o dinheiro do Fundeb está sendo investido? O vereador explicou que poderia votar pela manutenção do veto, se fosse informado em que a verba do fundeb está sendo gasta, mas que os valores não estavam claros. "Entre cometer uma possível injustiça com quem administra, faz a gestão do dinheiro do fundeb ou cometer uma injustiça com o trabalhador, eu prefino não cometer uma injustiça com o trabalhador."  Maurício ainda disse que o discurso não era político e que no momento, estava convencido de que a verba para valorização dos professores em Cataguases não tem sido bem administrada.

    Apesar dos apelos de alguns vereadores, o temor que pairava sobre o plenário, parecia ser de que se o veto fosse derrubado, o Prefeito resolvesse não pagar a ninguém e a culpa acabaria caindo nos vereadores.

    Por estes motivos, quando o Projeto foi posto em votação, o veto acabou sendo mantido com apenas 6 vereadores votando pela derrubada do veto: Beleza, Titoneli, Maurício Rufino, Michelângelo, Serafim e Walmir Linhares.


    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início