728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    terça-feira, 13 de maio de 2014

    CATAGUASES - Copasa faz apresentação sobre abastecimento de água e tratamento de esgoto na Câmara Municipal

    Uma equipe representando a Copasa em Cataguases, composta por José Carlos Alves, Gerente; Narcizo Lanini Filho, Gerente de Distritos; Manoel Afonso, Engenheiro Chefe e Aguimar Borges, supervisor, estiveram na noite desta segunda-feira (12), na Câmara Municipal  para uma apresentação preliminar sobre os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Cataguases, antes da audiência Pública, proposta pelo vereador Maurício Rufino, que acontecerá nesta quinta-feira (15) às 19 horas na Câmara, visando discutir o contrato firmado entre a Prefeitura de Cataguases e a Copasa.

    Os vereadores presentes na apresentação (Maurício Rufino, Antônio Beleza, Fernando Pacheco, Aquiles Branco, Paulo Aritana, Joãozinho de Vista Alegre e Walmir Linhares), juntamente com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José de Alencar Pinto Farage, o Assessor do Prefeito Cesinha, Alex Carvalho e membros da imprensa, como os jornalistas e radialistas Souza Mendonça e Jorge Fábio, ouviram atentamente a explanação de Narcizo Lanini, sobre os serviços da Copasa durante aproximadamente 2 horas.

    Foi abordado primeiramente, um resumo do funcionamento do serviço de abastecimento de água em Cataguases e Distritos, mostrando que a Copasa começou a operar em Cataguases em 1972, renovando o contrato em 25 de junho de 2004 e finalmente em julho de 2011 já com a inclusão do abastecimento em todos os distritos e o programa de esgotamento sanitário.

    Em Cataguases, a Copasa conta hoje com 21 reservatórios, sendo 14 elevatórias equipadas com quadro de comando elétrico e 2 conjuntos de motobombas, sendo 1 reserva e capacidade total de 10.040 m3, podendo suportar até 8 horas de fornecimento de água em caso de paralisação da captação. A rede de Distribuição de água, conta hoje com 192.202 metros de tubos de PVC com diâmetros variando entre 50 e 150 mm e um total de 21.813 ligações de água. 

    Ampliação: 

    Ao todo, já foram investidos cerca de R$ 12 milhões e está previsto a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) com a construção de uma unidade para tratamento de resíduos gerados na ETA, instalação de 5 novos reservatórios, nos bairros Miguel, Ibraim, São Cristóvão, Vantuil Cardoso e Siervi, com 30 m3 e a implantação de mais 12.500 metros de tubos em PVC.

    Também estão previstas várias ampliações nos distritos.

    Esgotamento Sanitário

    Maquete Eletrônica da Estação de Tratamento de
    Esgoto (ETE), que está sendo construída no bairro Justino
    Em relação ao esgotamento, o investimento será de R$ 42 milhões e que a fase inicial está na colocação das redes coletoras e que posteriormente, serão ligados a grandes redes interceptoras que levarão o esgoto para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Ao todo, serão 5.500 ligações prediais, perfazendo um total de 32 Km de redes coletoras e 21 Km de interceptores ao longo dos córregos Romualdinho, lava pés, ribeirão Meia pataca e Rio Pomba, além de 17 bombas elevatórias que bombearão o esgoto até a estação de tratamento com a capacidade de tratar 8,6 milhões de m3 de esgoto por dia.


    Maquete Eletrônica da Estação de Tratamento de 
    Esgoto (ETE), que está sendo construída no bairro Justino
    Quando o esgoto chega na estação, é feito um tratamento preliminar, com a retirada do material maior e em seguida o tratamento secundário, através de reatores UASB, uma tecnologia de tratamento biológico de esgotos baseada na decomposição anaeróbia da matéria orgânica, através de bactérias. Todo subproduto gerado, vão para leitos de secagem e o gás metano para um queimador de gás. A princípio, os subprodutos sólidos, serão destinados a aterros, mas futuramente, não está descartado a produção de adubos e a utilização também do gás. O líquido tratado, ainda passará pelo equilíbrio do PH e depois devolvido ao Rio Pomba sem prejuízo para natureza.

    Dúvidas

    Os representantes também responderam algumas perguntas dos presentes, como a questão de isenção de impostos que é concedido as empresas que tratam esgoto e conforme explicaram, a isenção é para baratear o valor que o consumidor final paga pelo tratamento. Sobre o mau cheiro, eles disseram que a população próxima a ETE, não sentirá pois medidas serão tomadas para prevenir. Narcizo disse que o cronograma das obras está sendo cumprido e o Engenheiro Chefe, Manoel Afonso, disse que o serviço de acabamento das obras está melhorando mas reconheceu que precisa melhorar e que irão tomar providências para isto.



    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    1 comments:

    1. ESTA TUDO MUITO BONITO, EXPLICADO, MAS A MESMA NÃO DEVERIA FAZER TUDO ISSO E DEPOIS COBRAR DOS MORADORES DA CIDADE? SOU A FAVOR DE PAGAR POR UMA COISA JUSTA. FALAM SE TANTO EM MEIO AMBIENTE E POR ONDE ANDAM OS REPRESENTANTES DO MESMO?

      ResponderExcluir

    Item Reviewed: CATAGUASES - Copasa faz apresentação sobre abastecimento de água e tratamento de esgoto na Câmara Municipal Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início