728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    sábado, 1 de fevereiro de 2014

    Primeiro dia de atendimento do Pronto Socorro no Hospital de Cataguases é tranquilo

    O Site Mídia Mineira, esteve presente para acompanhar o primeiro dia de atendimento do Pronto Socorro no Hospital de Cataguases e embora alguns pacientes tenham se mostrado a princípio insatisfeitos, como foi o caso de algumas pessoas que procuraram nossa reportagem para reclamar sobre demora, Protocolo de Manchester e atendimento particular, pois tinham de esperar o atendimento do SUS, após a transferência para o Hospital de Cataguases, por volta das 12h30min, o atendimento que nós presenciamos fluiu bastante rápido. Apenas os pacientes que queriam realizar curativos tiveram que voltar, pois foram informados que este procedimento, por enquanto não será realizado nos fins de semana e feriados.

    O Provedor do Hospital, José Eduardo disse que o atendimento corria tranquilo e que a intenção será atender bem e prestar um bom serviço a população de Cataguases. Com relação ao prazo, José Eduardo disse que recebeu a intimação no dia 15 de janeiro da Secretaria Estadual de Saúde para que o Hospital Assumisse de imediato o Pronto Socorro Municipal. "Fizemos algumas adaptações e procuramos fazer o melhor possível, o que está tendo maior dificuldade é a área de pediatria, as outras equipes médicas estão todas completas e irão funcionar de acordo com as normas da Secretaria de Estado de Saúde, nós antecipamos o atendimento porque o correto seria dia 8 quando o Samu passará a funcionar, por isso acreditamos que até esta data tudo estará regularizado e as possíveis irregularidades sanadas" disse.

    O enfermeiro e vereador Michelangelo de Melo Corrêa, também esteve no local e nos disse que é um momento histórico e que tem tudo para dar certo, não só pelas pessoas que irão trabalhar diretamente no local, mas também pelo Estado que montou uma rede de urgência e emergência, regulamentou em dezembro de 2010 e que agora é a aplicação prática de todo este estudo que foi feito. "A gente vai trabalhar em rede agora e a população vai sentir esta diferença na pele, vai começar a comparar. Para citar um exemplo, só o fato de não ter mais o acadêmico já é um grande avanço, a população que vai vir aqui será atendida por médico devidamente credenciado pelo CRM, com dois plantonistas e plantão presencial de cirurgia geral [...] Particularmente eu estou muito feliz porque a população será atendida dignamente com respeito como ela deve ser atendida [...] vai ter este período de transição mas a população pode ficar tranquila" disse o vereador que irá trabalhar de enfermeiro no Pronto Socorro e também na base avançada do Samu em Leopoldina.


    Sala de triagem onde o paciente será avaliado e 
    classificado de acordo com a urgência do 
    Protocolo de Manchester

    Também a Administradora do Hospital, Maria Inês Dal Bianco, disse que a partir deste sábado o Hospital já está na rede de Urgência e Emergência, que neste primeiro momento, existe ainda adaptações mas que já tem dois médicos clínicos plantonistas, ortopedistas, anestesista, cirurgião e obstetra presentes no Hospital, por este motivo, será um ganho muito grande para a comunidade que sai de uma situação onde havia poucos médicos para a população e hoje já tem todos estes médicos. Sobre o atendimento, ela disse que é norma do Ministério da Saúde, fazer a triagem através do protocolo de Manchester, as pessoas que não são urgentes, podem ser atendidos no Posto do bairro ou aguardar o tempo para atendimento do Protocolo, mas que todas as urgências serão atendidas rapidamente. Maria Inês, também disse que todos estão satisfeitos, pois conseguiram montar em 15 dias os consultórios, as salas de observação, sala pediátrica, masculina, feminina, ortopedia, observação e emergência. "Neste primeiro momento, nós precisamos de paciência para nos ajudar a vencer esta dificuldade mas que com certeza haverá um ganho muito grande para a comunidade em termos de saúde, eu tenho certeza que Cataguases está dando um salto muito grande em termos de saúde".

    Por último, a advogada do Hospital, Dra Patricia Soares de Mendonça, disse que a fase é de transição e pediu a comunidade para ter paciência até que toda a estrutura seja devidamente organizada porque o tempo foi muito curto para organização e que ela tem certeza que quem vai ganhar com tudo isso é a população. Com relação ao Protocolo de Manchester, a advogada disse que tem de deixar claro que esta é uma norma legal exigida pelo governo a todos os Hospitais que integram a rede de Urgência e Emergência. 




    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Primeiro dia de atendimento do Pronto Socorro no Hospital de Cataguases é tranquilo Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início