Com esses investimentos, a empresa ampliará sua capacidade de beneficiamento de minério de ferro para 24 milhões de toneladas/ano até 2020. Esses investimentos envolvem a expansão da unidade de tratamento de minério 2 (UTM 2), com conclusão do projeto programada para o final de 2016, e a construção de uma nova unidade nesse segmento (UTM 3), que deverá iniciar sua operação ao término de 2020. Os empreendimentos estarão localizados em Miguel Burnier (Ouro Preto) e Várzea do Lopes (Itabirito).
“Todo o investimento vindo nesta seara é muito bem-vindo, até porque, neste momento, a Gerdau vai adentrar no ramo da mineração, onde ainda não estava atuando aqui em nosso Estado. Nós percebemos a relevância de Minas Gerais no grupo econômico, percebemos, de fato, como Minas Gerais hoje tem papel de destaque na Gerdau. São investimentos expressivos, que geram empregos, que geram receita, e por gerarem emprego e receita, geram prosperidade”, afirmou Anastasia.
Centro de industrialização
A Gerdau construirá também em Minas um centro de industrialização e comercialização de aços planos, segmento em que passou a ter produção própria neste ano, com a entrada em operação do laminador de bobinas a quente na usina Ouro Branco. A unidade deverá iniciar suas operações em 2016 e prevê a produção e a distribuição de produtos como chapas, fitas, bobinas, perfis e telhas.
O presidente da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, afirmou que a parceria com o Governo de Minas é fundamental para a concretização desses projetos, os quais devem agregar valor ao mercado mineiro e gerar novas oportunidades para a região. “Em Minas Gerais, hoje, talvez estejam acontecendo dois dos mais importantes projetos da Gerdau, da nossa história. Cabe aqui um reconhecimento à capacidade de gestão do Estado de Minas Gerais e nos dá orgulho ser parte disso. Esse protocolo marca mais um capítulo da nossa história. Quando a gente fala de Gerdau, a gente fala de aço. Quando fala de aço, a gente fala de minério e fala de Minas Gerais. E, aí, nos sentimos mineiros por Minas Gerais ser tão importante na nossa atividade”, destacou.
Além dos milhares de empregos que o empreendimento vai gerar em Minas, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, atentou para a necessidade da qualificação da mão de obra, segundo ela, uma preocupação constante do Governo de Minas na geração de empregos de qualidade.
“É um passo importante para a geração de empregos, mas temos de qualificar. Nós queremos atrair um número grande, como esses dois mil empregos, o que é espetacular. Mas sempre temos, junto com a empresa, uma preocupação muito grande até de apoiar, para que tenha qualificação do pessoal adequada, necessária para ocupar esses novos espaços. Então, é um trabalho que tenho de sempre explicitar, que trabalhamos muito juntos com a Fiemg, com o Senai, com as empresas e com nossos programas estaduais. É importante gerar esse volume de empregos, com qualidade para os mineiros”, disse.
Plataforma de crescimento
Minas Gerais é hoje uma das principais plataformas de crescimento da Gerdau no mundo, a qual possui presença industrial em 14 países. No Estado, a Companhia é a maior produtora de aço e está presente em diversos municípios. Dois dos maiores investimentos da sua história atualmente estão em Minas Gerais: a produção de aços planos no Brasil, a partir da usina de Ouro Branco, e a atividade de mineração.
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 130 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.
Fonte: Agência Minas
0 comments:
Postar um comentário