
O Saeb é composto por três avaliações. Uma delas é a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), também conhecida como Prova Brasil. Esse teste avalia, de forma censitária, os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental das redes públicas em Língua Portuguesa e Matemática. O desempenho nessa avaliação é considerado no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que também é composto pelos percentuais de aprovação.
Outro teste que integra o Saeb é a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb). Aplicada de forma amostral a alunos do 3º ano do ensino médio de todas as redes, essa avaliação tem foco nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. A Aneb também é considerada para o cálculo do Ideb. No caso do Ideb do Ensino Médio, por exemplo, que não gera resultado por escola pelo fato de ser amostral, o índice é calculado a partir da Aneb e dos percentuais de fluxo escolar. A Aneb também avalia os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental de forma amostral. Para os alunos das redes estaduais e municipais a base da avaliação é a Prova Brasil. Para os estudantes das redes federal e privada, a Aneb possui avaliação própria.
Toda logística de aplicação dos testes e coordenação do Sistema de Avaliação da Educação Básica tem a supervisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe / UnB).
Novidade nas avaliações
Em 2013, o governo federal aplica, pela primeira vez, uma avaliação com foco nos alunos do ciclo da alfabetização. A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) será aplicada a todos os alunos 3º ano do ensino fundamental das redes públicas. Em cada turma que fará o teste, 50% dos alunos serão avaliados em Língua Portuguesa e 50% em Matemática. Ao contrário da Prova Brasil e da Aneb, que são aplicadas a cada dois anos, a ANA será aplicada anualmente.
Em Minas Gerais, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental já são avaliados pelo Governo de Minas. O Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) é aplicado, desde 2006, a todos os estudantes do 3º ano e avalia a capacidade de leitura, escrita, interpretação e síntese. Os alunos da rede estadual apresentaram grande avanço desde o início dos testes do Proalfa. Em 2006, o percentual de alunos no nível recomendável era 48,6% e em 2012 esse percentual foi 87,3%.
O Proalfa integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), que também conta com o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), que avalia de forma censitária alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. As duas avaliações são anuais e ofertadas, gratuitamente, a todas as redes municipais do Estado.
Minas no Ideb
Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, o último realizado, confirmaram que Minas Gerais continua como referência nacional, quando o assunto é educação. A rede estadual mineira apresentou crescimento em todos os níveis avaliados — 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio — e está entre as primeiras do país.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, fase na qual os alunos são alfabetizados, a rede estadual mineira é a melhor do Brasil, com índice 6,0, padrão considerado pelo Ministério da Educação como referência de desenvolvimento em países desenvolvidos, sobretudo daqueles que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A rede estadual de Minas foi a primeira e a única do Brasil a alcançar esse patamar, que é a meta brasileira para 2021. Nos anos finais, a rede estadual é a 2ª no Brasil com índice de 4,4, atrás apenas de Santa Catarina (4,7). Já no ensino médio a rede estadual é a 3ª melhor do Brasil, atrás de Santa Catarina (4,0) e São Paulo (3,9).
*Da Agência Minas
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