728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    quinta-feira, 31 de outubro de 2013

    Foi enterrado no Rio o corpo do cataguasense João Rodrigo que foi decapitado

    Foi enterrado nesta quinta-feira (31) os restos mortais do comerciante cataguasense e ex-jogador de futebol João Rodrigo Silva Santos, que foi decapitado na madrugada da última terça-feira (29) e teve a cabeça colocada dentro de uma mochila na porta de sua residência  na esquina das ruas Rosa Martins com Laura Dias em Realengo.

    Parentes e amigos compareceram no cemitério Jardim da Saudade na zona oeste do Rio. Sua esposa, Geisa Silva, que é policial militar da UPP do São Carlos se emocionou durante a cerimônia. 

    Saiba mais:


    Comissão da ALMG fará reunião sobre suposta violação de Direitos Humanos em Casa de Saúde de Ubá

    A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quarta-feira (30/10/13), requerimento para a realização de uma audiência pública sobre supostas violações de direitos humanos de pacientes da Casa de Saúde Padre Damião, localizada no município de Ubá (Zona da Mata). O hospital é ligado a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig).

    A Comissão de Direitos Humanos também aprovou requerimento de audiência sobre possível crime de tortura e abuso de poder por parte de militares - Foto: Ricardo Barbosa
    A reunião foi solicitada pelo deputado Rogério Correia (PT) que apresentou como argumento denúncias de suposta falta de medicamentos, de condições de higiene e de roupas adequadas. Além disso, o hospital teria estrutura física precária, esgoto a céu aberto, tratamento inadequado da água e ausência de saída de emergência. Outro problema, segundo o parlamentar, é a falta de prestação de contas do dinheiro mensal que procuradores recebem dos pacientes crônicos, a maioria deles incapazes de discernir valores financeiros.

    Casa de Saúde Padre Damião

    A Casa de Saúde Padre Damião - CSPD, localizada na Rodovia Ubá - Juiz de Fora km 06 no município de Ubá a 300 km de Belo Horizonte, foi criada em 1945, sendo chamada no início de Leprosário Padre Damião, uma homenagem ao belga Joseph de Veuster, nome de batismo do Padre Damião. A CSPD era vinculada a FEAL (Fundação Estadual de Assistência Leprocomanial) e passou para a FHEMIG em 1977, ano da criação da Fundação.

    Quando foi inaugurada, a Casa de Saúde tinha a missão de prestar assistência aos hansenianos em regime de segregação social, de acordo com as diretrizes da época. Hoje, a CSPD é um centro de referência em atendimento a hanseníase e presta serviço de saúde aos usuários do SUS da microrregião de Ubá, através da regionalização da Unidade

    Homem é atropelado por trem em Juiz de Fora

    Um morador de rua, de 55 anos, foi atropelado por um trem na madrugada desta quinta-feira (31), por volta das 5 horas.

    O acidente aconteceu na passagem de nível do bairro Mariano Procópio e rua do mesmo nome em Juiz de Fora.

    O Corpo de Bombeiros socorreu a vítima e a encaminhou ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) onde em seguida teve de ser operado e perdeu parte do pé direito. Segundo informações, ele também sofreu escoriações na face e ferimentos pelo corpo.

    Os bombeiros ainda não conseguiram identificar qual composição teria o atropelado e nem as circunstâncias do acidente. O estado da vítima é estável, sem risco de morte.

    Em Ação conjunta Policiais Militares e Federais apreendem quase 2 toneladas de maconha em Minas Gerais

    Policiais militares e federais prenderam, na madrugada desta quinta-feira, 31, na cidade de Esmeraldas, Região Metropolitana de Belo Horizonte, cinco integrantes de uma quadrilha de traficantes. Na operação, que envolveu guarnições do 25º e do 40º Batalhões, com apoio de um helicóptero do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo, foram apreendidas 1,8  toneladas de maconha, 16kg de cocaína, produtos químicos para a produção de crack, seis armas de fogo, entre elas uma metralhadora, coletes à prova de balas, 1.200 munições de vários calibres, dinheiro, balança e três veículos.

    A AÇÃO

    Na manhã de hoje, o chefe da Delegacia de Repressão às Drogas,  delegado João Geraldo de Almeida, acompanhado dos comandantes do 25º e 40º BPMs, Tenente-Coronel Machado e Tenente-Coronel Júlio César, respectivamente, explicaram a operação em coletiva de Imprensa concedida na sede da Polícia Federal, em Belo Horizonte.

    Segundo o delegado, a quadrilha já estava sendo monitorada há quatro meses. Nos primeiros levantamentos, foi constatado que grande carregamento de drogas estaria em Sete Lagoas. Assim que acionado, o 25º BPM, por meio de seu Serviço de Inteligência, começou  a levantar informações e descobriu que os criminosos estariam na verdade em Esmeraldas.

    “Fomos acionados pela PF e começamos a rastrear nossa área, até que descobrimos que os integrantes da quadrilha estariam em um sítio descarregando drogas. Com isso, fizemos contato com o 40º BPM, responsável pelo policiamento na região.”, explicou o Ten-Cel Machado.

    Em seguida o Ten-Cel Júlio César enfatizou a parceria com a Polícia Federal e explicou como foi feito o cerco ao imóvel, localizado no Bairro Melo Viana. “Chegamos ao sítio denunciado, com apoio do helicóptero, e flagramos os traficantes carregando a droga em um caminhão. Ele tentaram fugir, mas foram detidos.”

    O delegado João Geraldo informou que a droga estava escondida em um fundo falso da casa e seria distribuída em Belo Horizonte. Ainda segundo o policial, um dos envolvidos cumpria pena em regime semiaberto e foi detido na penitenciária José Maria Alkmim.

    Fonte: PMMG / Sheila de Ângelis
    Foto: Cb Jonílson/PM5

    18 pessoas ficam feridas em acidente entre dois ônibus em Juiz de Fora

    Bombeiros do Batalhão de Juiz de Fora, com 05 viaturas e 15 militares, foram acionados, às 8h,  para atender a colisão de dois ônibus coletivo, na Estrada União Industrial, bairro Retiro, ambos da Empresa São Cristóvão. 

    Foto: Adnilson Vaz
    O motorista de um destes coletivos, Miguel Vítor de Almeida, 55 anos, ficou preso às ferragens com trauma de abdomen, sendo conduzido ao Pronto Socorro de Juiz de Fora.

    Os Bombeiros ainda conduziram onze vítimas feridas leves e Samu conduziu mais seis vítimas, também feridas leves ao Hospital de Pronto Socorro (HPS).

    Demais ocupantes foram avaliados por médicos no local, não tendo a necessidade de serem conduzidos a hospitais.

    Ainda não se sabe o motivo do acidente. A batida ocorreu em uma ponte estreita que só há capacidade para passagem de um veículo.
    Fonte: CBMMG

    Câmara realiza a Primeira Audiência Pública sobre Dengue. Outras deverão acontecer

    A Câmara Municipal de Cataguases, atendendo a Requisição do Vereador Michelângelo de Melo Correa (PSDB), realizou nesta quarta-feira (30), uma Audiência Pública para discutir a Dengue no município e as ações propostas para 2014, pois segundo ressaltou o vereador, a situação é muito preocupante pois a previsão é de um aumento no número de casos que já bateu Record no ano de 2013.

    Compareceram a Audiência, Representantes da Secretaria Regional de Saúde, o Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Antonucci, o Coordenador do Núcleo de Controle de Endemias, Alencar Francisco Norte Júnior, a Coordenadora Municipal de Epidemiologia, Lívia Machado Milani, o Educador em Saúde e biólogo, Élcio Ferreira, o Coordenador de Estratégias de Saúde da Família, José Luiz da Silva (Luizinho), a Presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases, Dra Maria Ângela Girardi, além dos alunos da Escola Cecília Meireles e demais representantes do setor de saúde, autoridades municipais  e populares.

    O Educador Élcio, abriu a palestra e de maneira muito didática, explicou tudo sobre a doença que já conta com 4 tipos de vírus em Minas Gerais e como evitar o contágio. Segundo destacou, o mais importante na prevenção, é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti , transmissor da doença através da eliminação semanal de criadouros com água parada. Outro ponto importante, é a conscientização da população em não jogar lixo na rua ou em terrenos baldios e também respeitar os horários de coleta do lixo, não colocando antes da hora.

    Alencar Norte Junior, falou sobre o trabalho dos agentes no município e mostrou os dados do último LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti) que foi realizado entre os dias 21 a 24 de outubro e já está em 2,2% em Cataguases, sendo que o número preconizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 1%. Alencar revelou também que o número de agentes atuantes no combate a Dengue no município é de 57 pessoas, sendo 17 concursados sobre a estrutura, disse que a Secretaria dispõe de 5 veículos 3 carros e 2 motos.
    Saiba mais:

    Várias pessoas puderam perguntar e expor suas ideias durante o evento.

    Vereador Michelângelo foi o propositor do evento
    O vereador Michelângelo, disse ao Site Mídia Mineira, que foi um pontapé inicial, de suma importância com a Participação das Autoridades, da Gêrência Regional, entre outros. “É um pontapé inicial que vai culminar em um protocolo de intenções com o objetivo maior de enfrentar a Dengue de forma estruturada pra não chegar de uma forma desorganizada lá na frente” disse o vereador.

    Por fim, por causa do horário avançado e várias pessoas já terem se retirado, os vereadores chegaram a conclusão de que outra Audiência Pública deverá ser realizada para por fim, formular o protocolo de intenções que deverá ser assinado pelas autoridades municipais.

    Clique e ouça a Entrevista Exclusiva com o Vereador Michelângelo



    Confira a Galeria de Fotos:


    Defensoria Pública de Minas Gerais, promoverá mutirão de casamento homoafetivo

    No dia 11 de dezembro, a Defensoria Pública de Minas Gerais promoverá um mutirão de casamento homoafetivo em Belo Horizonte (MG). A iniciativa é realizada em parceria com os cartórios da cidade e é aberta para qualquer casal que resida no município. As inscrições vão até esta sexta-feira, 1º de outubro e os interessados devem fazer o cadastro na sede da Defensoria Pública situada na Rua Paracatu 304, no Barro Preto.

    Para se inscrever, é necessário apresentar comprovantes de renda e residência, RG, ou CNH ou Carteira de Trabalho em bom estado, CPF, nomes de duas testemunhas maiores de idade que assinem e certidão de nascimento ou casamento averbada com o divórcio, ou apresentada junto com a certidão de óbito, se for o caso. As certidões devem ser atualizadas, ou seja, expedidas em até 90 dias.

    Em maio deste ano, o Conselho Nacional de Justiça aprovou uma resolução determinando que os cartórios de todo o país celebrem o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

    Cataguases, Leopoldina e Miraí estão entre os contemplados com investimentos do Fundo Estadual de Cultura

    Ao todo serão R$ 821 Mil para serem aplicados em 22 projetos de 16 municípios da Zona da Mata

    Os investimentos do Fundo Estadual de Cultura (FEC) direcionados para a Zona da Mata este ano irão contemplar 22 projetos, beneficiando 16 municípios: Além Paraíba, Alto Jequitibá, Cataguases, Juiz de Fora (3), Leopoldina, Manhuaçu, Matias Barbosa, Miraí, Muriaé (2), Palma, Ponte Nova, Rio Novo (2), Santos Dumont, Ubá (2), Viçosa (2) e Visconde do Rio Branco. Ao todo, os recursos somam R$ 871 mil.

    Cataguases

    O Polo Audiovisual da Zona da Mata em Cataguases
    está entre os projetos contemplados pelo FEC
    Em Cataguases, os recursos irão para a Agência de Gestão do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. Segundo o Diretor Executivo da Agência, César Piva informou ao Site Mídia Mineira, a Agência de Gestão do Polo Audiovisual (AGP) é um projeto do Instituto Fábrica do Futuro e integra todas as ações de desenvolvimento local em torno da rede criativa e produtiva do audiovisual na região, A AGP em 2014 terá com principal objetivo ampliar a visibilidade das ações do Polo Audiovisual, atraindo novas produções para a região, mas principalmente, fortalecendo as produções locais com atividades de formação e qualificação dos talentos e profissionais da região. O Projeto é de 2012, apoiado pelo Fundo Estadual de Cultura. Para 2014 serão investidos R$ 60 mil em suas ações.

    Juiz de Fora

    Em Juiz de Fora, o FEC vai propiciar, por meio de dois projetos da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), a reforma, modernização e atualização de acervo da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, com investimentos de R$ 70 mil. O superintendente da Funalfa, Antônio Dutra, relata que os projetos resultaram das necessidades indicadas pelos funcionários da biblioteca e das solicitações dos usuários por mais títulos. “A partir daí elaboramos os projetos, visando ao enriquecimento do acervo, a adequações físicas preventivas, contra danos naturais do tempo, e adequações na rede tecnológica”, comenta.

    A biblioteca conta hoje com cerca de 70 mil exemplares e, com o valor disponibilizado pelo Fundo Estadual de Cultura especificamente para o acervo, Antônio Dutra revela que deverá investir principalmente em literatura. “Temos um setor de memória que é bastante procurado pela ala acadêmica, mas no geral nossa procura maior é livre ou para pesquisas escolares, então devemos investir mais nas literaturas adulta e infantil”, conta.

    Com relação às adequações, o superintendente diz que ainda serão definidas, já que o projeto não foi aprovado em sua totalidade. A Biblioteca Municipal Murilo Mendes é considerada a instituição cultural mais antiga em funcionamento na cidade e atende a uma média mensal de 7.200 pessoas. Para Juiz de Fora também foi aprovado projeto da Associação de Produtores de Artes Cênicas de Juiz de Fora (APAC), para Ações Culturais em 2014.

    Matias Barbosa

    Já em Matias Barbosa, o recurso aprovado pelo Fundo Estadual de Cultura, de R$ 62 mil, será investido na restauração da Capela do Rosário, construída no século XVIII. De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Geraldo Francisco do Nascimento, a reforma vai atender a um anseio da população e à própria preservação da história. “A capela é um bem tombado, patrimônio nacional, e uma referência histórica não só de Matias, mas do Brasil inteiro”, destaca, referindo-se à tela "A Jornada dos Mártires", pintada por Antônio Parreiras e que retrata os Inconfidentes diante da Capela de Nossa Senhora da Conceição, antigo nome da Capela do Rosário. Segundo Geraldo Nascimento, com o valor deverá ser feita a recuperação do telhado e do piso da capela.

    Outros Municípios


    Um dos projetos selecionados será a reforma do Antigo
    Cinema de Miraí
    Os outros projetos aprovados na Zona da Mata são: Estação Digital (Além Paraíba); V Festival do Carro de Bois de Alto Jequitibá; Restauração do Antigo Cinema Miraí; Centro Cultural João Bracks (Manhuaçu); Estruturação do Teatro Municipal Belmira Vilas Boas (Muriaé); Projeto de implantação Tecnológica da Biblioteca Pública de Muriaé – “Biblioteca Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira”; Modernização e Revitalização das Bibliotecas Municipais (Leopoldina); Palma MPB Festival - Festival de Música Popular Brasileira de Palma; Publicação de Livros da Academia de Letras, Ciência e Artes de Ponte Nova; Restauração do Prédio do Paço da Prefeitura Municipal (Rio Novo); Literatura no Rio Novo das Gerais (Rio Novo); Restauração do Centro Cultural "Paulo de Paula" (Santos Dumont); Sentido das canções na tradição do Congado (Ubá); Economia Criativa e gestão de oficinas para desenvolvimento do artesanato com utilização de resíduos industriais do Polo Moveleiro de Ubá; Caravana Artería (Viçosa); Asas da Liberdade (Viçosa); e Arte Musical Osvaldo Vichi de Oliveira (Visconde do Rio Branco).

    Economia criativa

    Ensinar jovens a criar peças com resíduos das indústrias moveleiras. Com este objetivo, o Movimento Cultural São José (MCSJ), de Ubá, desenvolveu um dos projetos que também foi aprovado para receber recursos do Fundo Estadual de Cultura. A produtora cultural e gestora do MCSJ, Moema de Souza Carneiro, conta que trabalho parecido já foi desenvolvido com idosos, mas que agora o projeto vai acontecer com os jovens. “Percebemos a necessidade de envolver os jovens. Vamos ensinar a criar a peça, a executar a produção e direcionar para colocar essa peça no mercado, através de possíveis parcerias com as próprias fábricas de móveis e a realizações de feiras, por exemplo”, comenta.

    O projeto vai receber R$ 45 mil. Denominado “Economia criativa e gestão de oficinas para desenvolvimento do artesanato com utilização de resíduos industriais do Polo Moveleiro de Ubá”, deverá atender a 30 jovens.

    FEC 2013

    O Fundo Estadual de Cultura aprovou, este ano, 153 projetos não reembolsáveis, sendo 136 para o interior e 17 para a capital. No total, o Governo de Minas destinará R$ 6,5 milhões em investimentos para o FEC em todo o Estado. Um projeto com financiamento reembolsável também foi encaminhando ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), para avaliação financeira e jurídica.

    O resultado foi publicado pela Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura no Diário Oficial dos Poderes do Estado – Minas Gerais. A Zona da Mata foi a segunda região que teve maior número de projetos aprovados em 2013, atrás apenas da região Central.

    O FEC tem como objetivo dar apoio financeiro a ações e projetos que visem à criação, produção, preservação e divulgação de bens e manifestações culturais no Estado e estimular o desenvolvimento cultural do Estado em suas regiões, com foco prioritário para o interior.
    Fonte: Camila Moura (SEGOV)

    Idosa é assassinada durante assalto em Divino

    O Pequeno distrito de Bom Jesus do Divino em Divino, há cerca de 144 km de Cataguases, amanheceu com a notícia de que na noite desta quarta-feira (30), bandidos invadiram, assaltaram e mataram uma senhora idosa de 76 anos.

    Nairza dos Santos Santiago,76 anos,
    foi assassinada em frente a sua residência em Divino
    Nairza dos Santos Santiago, levou um tiro na nuca, provavelmente quando tentava fugir do local, vindo a falecer em frente sua residência. Seu esposo, foi amarrado e agredido por coronhadas na cabeça por três homens encapuzados.

    A PM disse que os homens entraram pelos fundos, amarraram o idoso no quintal de casa e queriam que ele informasse onde estaria o dinheiro, em seguida, reviraram o imóvel e após atirar em Nairza, fugiram.

    O quarto ficou totalmente revirado
    O marido da vítima, segundo informou seu filho a polícia, é conhecido por emprestar dinheiro e mantinha o costume de guardar grandes valores em casa mas, no momento do crime, havia apenas R$ 700,00 no imóvel que foi roubado pelos bandidos.

    A perícia técnica da Polícia Civil de Muriaé realizou os trabalhos na cena do crime e, em seguida removeu o corpo da idosa para o IML de Muriaé. Ninguém ainda foi preso.






    quarta-feira, 30 de outubro de 2013

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Família do cataguasense João Rodrigo, que foi decapitado, reconhece corpo encontrado em Seropédica


    Um corpo encontrado na manhã desta quarta-feira (30) no rio Guandu, em Seropédica, Baixada Fluminense, foi reconhecido pela família de João Rodrigo Silva Santos, o ex-jogador de futebol de Cataguases que foi decapitado na madrugada desta terça-feira (29).

    A identificação pela família só foi possível, devido a uma marca que João possuía na barriga.


    A Polícia Civil no entanto, só irá confirmar a identidade do tronco encontrado após os exames de DNA. O resultado tem prazo para sair em até 30 dias. O corpo foi levado para o IML de Campo Grande, na zona oeste, e transferido para o IML do centro do Rio na manhã desta quarta-feira.

    Equipes da Polícia, encontraram as outras partes de um corpo também em Seropédica e vão encaminhar ao IML para confrontar o material genético com o tronco e a cabeça encontrados.

    Crime pode ter sido motivado por vingança

    Policiais Militares realizaram buscas desde cedo para
    encontrar o corpo do Cataguasense João Rodrigo
    Duas hipóteses são investigadas pelo DHPP Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa: A primeira e principal suspeita, seria de que o crime tenha ocorrido por vingança, pois a vítima havia divulgado em seu perfil no Facebook, em agosto deste ano, imagens de ladrões que haviam furtado sua loja. A segunda hipótese, poderia ser a possibilidade dos criminosos terem descoberto que sua esposa era policial militar.

    O Comerciante, teria sido visto com vida pela última vez por volta das 19h45min de segunda-feira (28), quando saiu de uma academia em Realengo.
    João Rodrigo havia postado em seu Facebook
    imagens dos assaltantes de sua Loja

    João Rodrigo, parou de jogar futebol há dois meses e desde então, se dedicava à administração da loja de suplementos alimentares. 

    Geísa Silva, mulher de João, declarou em depoimento a Polícia que não sabia sobre nenhuma perseguição ou ameaças ao marido. Ela trabalha na UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) de São Carlos, onde dá aulas de natação para moradores.


    Saiba Mais:

    Operação Divisas Seguras fiscaliza mais de 100 veículos na BR-116

    A Polícia Rodoviária Federal de Leopoldina, realizou mais uma operação "Divisas Seguras" na BR-116 nesta terça-feira (29). 

    As ações tiveram o apoio da Polícia Militar e ocorreram principalmente na cidade de São João do Manhuaçu das 12 às 18 horas.

    Cerca de 120 veículos foram fiscalizados, sendo oito deles recolhidos, bem como uma carteira de habilitação (CNH).

    No total, 30 multas foram aplicadas e 10 testes de etilômetro (bafômetro) realizados. Uma pessoa foi autuada por embriaguez ao volante.

    Segundo a PRF, também foi registrado um caso de direção perigosa.  O condutor era um adolescente, que acabou sendo apreendido.

    *Com informações da Rádio Muriaé
    Fotos: 7ª Delegacia da PRF-Leopoldina

    Caso de corrupção na Prefeitura de São Paulo faz com que Policia Civil realize apreensões em Cataguases


    A Polícia Civil de Cataguases, realizou na manhã desta quarta-feira (30), cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma residência no centro da cidade que pertence a H.M.A.

    O Pedido, partiu do Ministério Público de São Paulo e segundo informações, "H" seria parente de um dos envolvidos em um esquema de cobrança de propina que gerou um prejuízo de R$ 200 milhões aos cofres públicos do município de São Paulo e que poderá alcançar um prejuízo de R$ 500 Mil devido ao tempo de funcionamento do esquema, segundo o Ministério Público.

    A investigação aponta que os agentes públicos montaram um esquema de corrupção envolvendo o ISS (Imposto Sobre Serviços) cobrado de empreendedores imobiliários. Segundo a investigação, eles emitiam guias de pagamento do tributo com valores menores do que manda a lei (o imposto é calculado sobre o custo da obra do empreendimento imobiliário) e exigiam que altas quantias fossem depositadas em suas contas bancárias.

    O recolhimento do ISS é necessário para que o "habite-se" seja emitido pela prefeitura, e o empreendimento seja liberado para ocupação.

    A Controladoria do Município, criada pelo atual prefeito, Fernando Haddad, constatou que nas obras sob a responsabilidade desses auditores fiscais a arrecadação do ISS era menor que o percentual arrecadado em média pelos outros servidores que atuavam na mesma área. Por exemplo, uma grande empresa empreendedora recolheu, a título de ISS, uma guia no valor de R$ 17,9 mil e, no dia seguinte, depositou R$ 630 mil na conta da empresa de titularidade de um dos auditores fiscais. O valor da propina corresponde a 35 vezes o montante que entrou nos cofres públicos.

    Entre os envolvidos nas supostas cobranças indevidas, está o ex-subsecretário da Receita Municipal, Ronilson Bezerra Rodrigues; o ex-diretor do Departamento de Arrecadação e Cobrança Eduardo Horle Barcelos; o ex-diretor da Divisão de Cadastro de Imóveis Carlos Augusto di Lallo Leite do Amaral, e um agente de fiscalização, todos funcionários da Prefeitura de São Paulo.

    Em Cataguases foram apreendidos cerca de 30 pastas com documentos e 2 computadores que serão anexados ao inquérito. Embora o morador de Cataguases não seja alvo do inquérito a princípio, as investigações irão dizer se ele seria ou não "Laranja" no esquema.

    Além da Capital Paulista e de Cataguases, a Polícia Cumpriu ainda Mandado em Santos (SP).

    Câmara realizará hoje audiência Pública para discutir a Dengue.

    A Câmara Municipal de Cataguases, realizará hoje (30), uma Audiência Pública para discutir o assunto Dengue.

    A audiência foi solicitada pelo o vereador Michelângelo de Melo Correa (PSDB) que se mostrou muito preocupado com o quadro da Dengue no estado de Minas Gerais. Segundo Michelângelo, se não houver um investimento pesado contra a doença, o quadro para o próximo ano será preocupante.

    O Secretário da Mesa, Geraldo Majela Mazini, também leu o Resultado do Terceiro Levantamento Rápido do Índice de Aedes Aegypti.

    Conforme o relatório, entre os dias 21 e 24 de outubro de 2013, foram pesquisados 1543 imóveis, destes, 34 foram positivos, totalizando 44 focos encontrados do mosquito Aedes Aegypti em Cataguases

    Relação dos bairros positivos com seus respectivos índices de infestação predial

    Paraíso (12,5%), Isabel Tavares (10,52%), Bom Pastor (7,89%), Vila Domingos Lopes (7,69%), Bandeirantes (5,88%), Vila Reis (5,23%), Riguete (5%), Imê Farage (4,76%), Guanabara (4,16%), São Cristóvão (3,70%), Ana Carrara(2,94%), Santa Clara (2,77%), Ibraim (2,32%), Pampulha (1,69%), Meneses (1,69%), Vila Teresa (1,42%) e Bairro Haidêe (0,95%).

    A média de Infestação em Cataguases, ficou em 2,20%, sendo que o relatório também ressaltou que o índice preconizado pela OMS é inferior a 1% e os depósitos predominantes onde foram encontrados as infecções, são depósitos removíveis, de fácil limpeza.

    Walmir Linhares faz novo requerimento solicitando a presença da Secretária Municipal de Educação.

    O Vereador Walmir Linhares (PSDB), entrou com um requerimento na reunião desta terça-feira (29), solicitando novamente a presença da Secretária Municipal de Educação, Luciana do Carmo Barbosa Moreira para responder a sete assuntos:

    1. Designação para contratação de Funcionários;
    2. Nomeação dos cargos de Diretor e Vice-Diretor para os cargos de vacância;
    3. Demissões dos funcionários aposentados;
    4. Grade Curricular;
    5. Piso Salarial dos Profissionáis da Educação;
    6. Liberação de Prodissionais com Licença com vencimento;
    7. Licitação do transporte para os alunos do Cefet e Zona Rural.

    Na última sexta-feira (25), a Secretária de Educação, esteve presente na Câmara Municipal, em atendimento ao requerimento do vereador Aquiles Branco. Porém, como o assunto do requerimento de Aquiles era sobre os cursos existentes no município, Walmir não pode perguntar os assuntos que estão sendo propostos em seu requerimento.

    Saiba mais:

    VÍDEO: Medico e Paciente vão a Câmara reivindicar serviço de Rádioterapia em Cataguases

    Compareceram ao Grande Expediente da Sessão Ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (29), o Dr. Vinícius Costa Klein, médico oncologista do Instituto Oncológico de Cataguases e a paciente, Claudia Cristina Cerqueira dos Santos. 
    Ambos falaram no intuito de reivindicar aos Vereadores maior celeridade na implantação em Cataguases do Serviço de Radioterapia, uma vez que o proprietário do Oncológico de Juiz de Fora, Sr. Olamir Rossini, já sinalizou com a intenção de investir R$ 2 milhões em Cataguases, necessitando apenas do local. O Instituto Oncológico é uma instituição privada que presta serviço ao SUS.

    A sugestão, feita pelo médico, seria de aproveitar o local onde funciona o atual Pronto Atendimento do SUS, (Pronto Socorro) que irá se transferir para o Hospital de Cataguases e demolir a construção, erguendo no local o novo centro que poderá atender toda a região.

    Alguns vereadores, argumentaram se ao invés da demolição, não poderia implantar no próprio Hospital de Cataguases ou em um terreno sem construção, próximo a Policlínica, porém, alguns detalhes técnicos precisam ser levados em consideração, como a logística e proximidade ao Hospital, que seria importante, além da questão do equipamento de Radioterapia necessitar de um forte aterramento, contou o médico.

    O Vereador Vinícius Machado, sugeriu que fosse convocado à Câmara com urgência, o Prefeito Cesinha Samor, juntamente com o Secretário de Saúde para tratar exclusivamente deste assunto, visando agilizar o processo e por sugestão do vereador Maurício Rufino, um protocolo de intenções deverá ser confeccionado para ser assinado no dia. As ideias foram muito bem aceitas por todos os vereadores.

    Confira os Vídeos abaixo com as falas de Claudia Cristina e Dr. Vinícius.


    Em reunião tranquila, Câmara de Cataguases aprova convênio entre Município e Asilo São Vicente de Paulo

    A Sessão Ordinária desta terça-feira (29) na câmara Municipal de Cataguases, foi uma reunião tranquila, sem maiores entraves.

    A pedido do vereador Vinícius Machado (DEM), foi respeitado um minuto de silêncio pelo falecimento do atleta Cataguasense João Rodrigo da Silva Santos que foi brutalmente assassinado no Rio de Janeiro nesta terça-feira.

    Projetos do Executivo

    Do Executivo, a pedido do Secretário de Cultura, José Ricardo Martins Junqueira (Zeca Junqueira), foi retirado da pauta o Projeto de Lei nº 19/2013 que cria o Sistema Municipal de Cultura.

    Em seu lugar, deu entrada e foi votado em forma de urgência, o Projeto nº 31/2013 que autoriza a Prefeitura a Firmar convênio com a entidade Obra Unida Lar São Vicente de Paulo, o Asilo situado no Bairro Bandeirantes.

    O Vereador Vinícius, argumentou que o Conselho Municipal de Assistência Social deveria dar um parecer sobre o Projeto, mas o Vereador Geraldo Majela, explicou que o parecer favorável do Conselho já constava no projeto.

    Com o convênio, que acabou sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores, a Prefeitura Municipal de Cataguases, repassará mensalmente, a quantia de R$ 2.712,00 oriundos de recursos do Piso Mineiro de Assistência Social e Fundo Municipal de Assistência Social, não gerando Impacto Orçamentário.

    O Asilo São Vicente de Paula, passará a atender as demandas do município, terá de apresentar mensalmente a relação dos usuários acompanhados pela entidade a Secretaria Municipal de Assistência Social, enviar relatórios diversos ao CRAS entre outras coisas e o Município, alem de assumir a transferência do recurso que será até o 10º dia útil de cada mês, deverá também apresentar o cadastro de pessoas idosas, monitorar e assessorar a entidade, apresentar os relatórios mensais ao Conselho Municipal de Assistência Social entre outras coisas.

    Em redação final, os vereadores ainda fizeram uma ressalva no dispositivo que poderia revogar outras Leis com direitos adquiridos do Lar São Vicente de Paulo para assegurar não haver perdas para entidade.

    Projetos do Legislativo:

    Do Legislativo, foi aprovado o Projeto de Lei do Vereador Paulo Sergio Ribeiro Ventura que autoriza o Executivo a dar nome de Rua de: Rua Maria Mendes Netto. O Projeto foi aprovado por unanimidade.

    Também, foi aprovado em segunda votação, o fim do voto secreto no Legislativo de Cataguases, o Projeto é um substitutivo do Vereador Fernando  Rodrigues do Amaral, ao Projeto de Lei do Vereador Maurício Rufino.

    Saiba mais:

    Grande Expediente

    Falaram no Grande expediente, o Dr. Vinicius da Costa Klein e a paciente Claudia Cristina Cerqueira dos Santos (foto ao lado) sobre a questão da Radioterapia e o vereador Geraldo Majela, agradeceu a todos pelo engajamento na Campanha Outubro Rosa.







    População de Bicas teme fechamento da única Delegacia de Polícia

    O proprietário do imóvel onde funciona hoje a única delegacia de Bicas, não deseja mais renovar o contrato. Com isso, a população, teme que a cidade fique sem delegacia e consequentemente, sem os serviços da Polícia Civil na cidade, pois o prazo para que a polícia deixasse o imóvel já foi prorrogado diversas vezes.

    A assessoria de comunicação da Polícia Civil de Minas Gerais no entanto, descartou o encerramento das atividades da unidade e garantiu que os serviços estão sendo prestados normalmente, além de Bicas, a delegacia atende as cidades de Guarará e Maripá de Minas, na mesma região, e Pequi, na região Central.

    O imóvel onde a delegacia funciona há mais de quatro anos pertence ao aposentado Jorge Riani. Em novembro de 2012 ele decidiu mudar com a família para o local e, então, enviou um pedido de rescisão de contrato de aluguel para a Polícia Civil de Minas Gerais, porém, eles pediram prorrogação e Sr. Jorge, concedeu 4 meses. Findo os 4 meses, novamente a Polícia Civil solicitou mais prazo. O contrato vem sendo prorrogado desde então.

    Segundo informações, um convênio será firmado entre a Prefeitura local e a Polícia Civil para viabilizar a locação de outro imóvel. A data da assinatura do convênio e o endereço da nova sede, cujo aluguel seria de R$ 3 mil/mês, ainda não foram informados.

    terça-feira, 29 de outubro de 2013

    Projeto do sistema prisional de Juiz de Fora é destaque no Domingão do Faustão

    O projeto de ressocialização desenvolvido na Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, de Juiz de Fora, na Zona da Mata, foi destaque neste domingo (27) no programa Domingão do Faustão, da Rede Globo. Os detentos confeccionam peças de tricô de alta costura, em parceria com a grife Doisélles, em um ateliê montado dentro da unidade prisional. A diretora da penitenciária, Ândrea Andries, e a estilista da marca, Raquell Guimarães, foram ao programa e gravaram depoimentos que destacam os êxitos das políticas de ressocialização de detentos e humanização do sistema prisional desenvolvidas pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social.

    O trabalho de ressocialização desenvolvido com os presos possui êxito internacionalmente reconhecido, tanto que as peças já ganharam o mundo e são vendidas em um showroom em São Paulo, em feiras em Paris e Tóquio e em 70 lojas multimarcas no Brasil. Além disso, a cantora Daniela Mercury já usou peças produzidas pelos detentos de Juiz de Fora no Carnaval de Salvador. Recentemente, a apresentadora da TV Globo, Angélica, também apareceu em um programa com um dos modelos.

    Os detentos se dedicam oito horas por dia à produção. A marca, Doisélles, foi criada pela empresária mineira Raquell Guimarães, que teve a ideia de buscar mão de obra na prisão, já que não conseguia no mercado. “Normalmente quem realiza esse tipo de trabalho são pessoas mais idosas, senhoras, que não conseguiam se dedicar como precisávamos. Então pensei nessa parceria, mas imaginei mulheres. Quem sugeriu que fossem os homens foi a diretora da penitenciária”, conta a empresária.

    A diretora Ândrea Andries, que comanda a unidade, sempre apostou no talento dos detentos. “Falei com ela (Raquell Guimarães) que em dez dias a gente ia conseguir provar que eles eram capazes. E deu tão certo que eles até já criaram um modelo”, revela. Os detentos realizam o trabalho desde 2009, quando foram capacitados e aprenderam o ofício. Célio Tavares de Souza é um deles. Hoje no regime semiaberto, ele foi contratado pela Doisélles. Trabalha na sede da empresa como auxiliar de produção. “Essa oportunidade levantou minha autoestima e mostrou que podemos ser reintegrados à sociedade”, afirma.




    Jogador de Cataguases é decapitado no Rio de Janeiro

    Um comerciante e ex-jogador de futebol cataguasense, João Rodrigo Silva Santos, de 36 anos,  que era casado com uma Policial Militar da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio, foi decapitado na manhã desta terça-feira (29).

    A esposa encontrou a mochila na porta da residência
    Foto: Mariucha Machado
    João Rodrigo teria sofrido um assalto e um sequestro relâmpago na noite desta segunda-feira, testemunhas viram quando um Astra preto com dois homens renderam e levaram a vítima. As primeiras suspeitas apontam para o envolvimento de traficantes das favelas Minha Deusa, Vila Vintém ou Curral. Imagens de câmeras de rua da prefeitura serão analisadas.

    A cabeça da vítima foi deixada dentro de uma mochila em frente ao número 19 da Rua Laura Dias, em Realengo, onde o casal residia, por volta das 6h. Os olhos e a língua de João Rodrigo teriam sido arrancados. A esposa foi a primeira a encontrar a mochila, reconhecendo ser de seu marido, abriu e se deparou com a cabeça.
    Não há informações sobre as motivações do crime.

    A mãe de João Rodrigo, Dona Estela e sua irmã Cláudia, residem em Cataguases na Av. Guido Marliere.
    João Rodrigo possuía uma loja de produtos naturais.

    João Rodrigo Silva Santos

    Mineiro de Cataguases, João Rodrigo começou sua carreira no futebol nos juvenis do Bangu, quando tinha 16 anos. Em 1996, aos 19, passou a ser escalado como reserva dos profissionais, embora ainda fosse da categoria de juniores. Quem realmente deu chance ao jovem talento foi o técnico Alfredo Sampaio, que começou a lançá-lo durante o Campeonato Carioca de 1998. João Rodrigo retribuiu marcando um gol na vitória sobre o Fluminense por 2 a 1, em Moça Bonita.

    "O Bangu foi o meu primeiro clube, o carinho é mais do que especial pelas pessoas e pela torcida, já que fui projetado na minha longa caminhada para o futebol em Moça Bonita" - diz o atacante.

    Durante uma excursão à América Central naquele ano, o atacante foi emprestado ao Olimpia, de Honduras. Voltou ao Bangu em 1999, para novamente sair por empréstimo no segundo semestre, desta vez para o Nacional (SP). No início de 2000 estava no Atlético Sorocaba (SP) e regressou a Moça Bonita para, enfim, vingar no clube que o projetou: foi o artilheiro do time no Campeonato Brasileiro da 2ª Divisão, salvando o Bangu em diversas partidas, inclusive no duelo das oitavas-de-final contra o São Raimundo (AM).

    Esperava-se muito de João Rodrigo para o Campeonato Carioca de 2001, mas uma contusão atrapalhou os planos do atacante, que rendeu muito pouco naquela temporada.

    Em 2002, fez sua melhor partida pelo clube, marcando dois gols diante da Portuguesa de Desportos, em Moça Bonita, pelo Torneio Rio-São Paulo.

    "Meu momento mais marcante foi a partida com a Portuguesa, pelo Rio-São Paulo. Fiz uma grande partida e marquei dois gols. Fui apelidado, na época, de "Herói Humilde". - relembra João Rodrigo.

    Ao final do Campeonato Carioca de 2003, foi novamente emprestado, indo jogar no Oster, da Suécia. A experiência durou pouco. No retorno ao Brasil, em 2004, o Bangu acertou sua venda para o Madureira.

    Aí foi a vez de o próprio alvirrubro pedi-lo de volta, por empréstimo, para a disputa do Campeonato Carioca da 2ª Divisão de 2005. O time não conseguiu mais do que o vice-campeonato e João Rodrigo encerrou seu ciclo de jogos pelo Bangu., com a marca de 33 gols em 103 partidas. Poderia ter feito muito mais, é verdade, porém assim como balançava as redes, também sabia desesperar os torcedores ao perder gols incríveis.

    "Guardo vários amigos daquela época: China, Renatinho, Cléber. O Bangu está sempre presente na minha vida" - destaca.

    João Rodrigo jogou também no Remo, Volta Redonda, Tigres , Duque de Caxias, Olaria, Botafogo (DF) e agora vem ajudando o Bonsucesso a manter a liderança do Campeonato Carioca da 2ª Divisão. Sem aparecer na elite do futebol desde 1993, o simpático clube da Teixeira de Castro vive um raro momento de glória, graças aos gols de João Rodrigo, o "Herói Humilde"...

    Nome: João Rodrigo Silva Santos
    Nascimento: 8/11/1977
    Período: 1996 a 2005
    Posição: Atacante
    Jogos: 103 (34 v, 37 e, 32 d)
    Aproveitamento: 51%
    Gols: 33
    Expulsões: -
    Estreia: Bangu 1 x 1 Vasco (4/2/1996)
    Despedida:Bangu 1 x 0 Boavista (23/7/2005)

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início