Os mais de 2,3 milhões de alunos das 3.686 escolas retomam as atividades pedagógicas e educacionais na próxima segunda-feira

Logo na primeira semana de aula, as escolas estaduais do interior de Minas realizarão o chamado ‘Dia D’. A ação educacional possui dois momentos. No dia 7 de agosto, haverá o ‘Toda escola deve fazer a diferença’, quando as escolas farão uma parada estratégica para avaliar resultados e metodologias de ensino e adequar o plano de intervenção pedagógica. Já no dia 10 do mesmo mês, esse plano será apresentado à comunidade escolar para que ela também possa dar suas sugestões. Este dia é denominado de ‘Toda a comunidade participando’.
A ação também será realizada nas escolas estaduais de Belo Horizonte e Região Metropolitana, porém em outra data. Nessas cidades, o ‘Dia D’ ocorrerá em 21 e 24 de agosto. Com a adesão dos municípios ao Programa de Intervenção Pedagógica (PIP Municipal), a ação também será realizada em todas as redes municipais que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental.
“Vamos iniciar o semestre com o ‘Dia D’ e contamos com a participação de todos os profissionais nos dois dias. No primeiro será para a elaboração do projeto de intervenção, sempre naquela visão de que o foco é o nosso aluno, é trabalhar para a aprendizagem do nosso aluno. No segundo dia, nós teremos a participação de todos os alunos e de toda a comunidade que serão apresentados ao plano de intervenção. Com este momento, nós também queremos trazer, cada vez mais, a família para dentro da escola”, lembra a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.
Para dar suporte à realização do ‘Dia D’, a equipe central do Programa de Intervenção Pedagógica se distribuirá em escolas estaduais de todas as Superintendências Regionais de Ensino para o acompanhamento das ações.
Mostra dos Conservatórios Estaduais de Música
Em setembro, as musicalidades de Minas irão se encontrar no Triângulo Mineiro. A cidade de Uberaba será palco para as muitas vozes e sons da ‘V Mostra dos Conservatórios Estaduais de Música’, no período de 1º a 7 de setembro. Na ocasião, as 12 escolas de música mantidas pela Secretaria de Estado de Educação, irão realizar apresentações musicais e relatos de experiências. Os visitantes poderão participar de oficinas. Passeios culturais também farão parte do roteiro.
Olimpíada de Matemática
Pelo sexto ano consecutivo, Minas Gerais lidera a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e a busca pelo sétimo título tem data e hora marcada. Será no dia 14 de setembro, às 14h. Nesse dia, os alunos de todo o país classificados para a segunda etapa da competição realizarão as provas da segunda fase. Os estudantes que se destacarem na Olimpíada concorrerão a medalhas de outro, prata e bronze. O resultado da Obmep está previsto para o dia 29 de novembro.
Avaliações do Simave
O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) traz novidades em 2013. Utilizado como fonte de informações para o planejamento, monitoramento e reformulação das políticas públicas educacionais, o Simave realizará, na mesma semana, o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). O período de aplicação das avaliações será de 28 de outubro a 1º de novembro.
No Proalfa, todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental serão avaliados no conteúdo de Língua Portuguesa nos itens de alfabetização e letramento. Outra novidade está na inclusão da avaliação de Matemática. Já o Proeb avaliará os alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, também em Língua Portuguesa e Matemática. Ao todo, mais de 1,1 milhão de alunos das redes estadual e municipais farão as avaliações.
Avaliações nacionais
Realizada a cada dois anos, a Prova Brasil - Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – tem, em 2013, a sua próxima edição. A prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será aplicada no período de 11 a 21 de novembro. O desempenho na prova é um dos dois fatores considerados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O outro é a taxa de aprovação, com base no Censo Escolar. Participam dessa avaliação todos os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental, e estudantes do 3º ano do ensino médio, de forma amostral.
Uma novidade é a Avaliação Nacional da Alfabetização (Ana), também do Saeb. Ela será aplicada no mesmo período da Prova Brasil e avaliará os alunos do 3º ano do ensino fundamental nos conteúdos de Língua Portuguesa (leitura escrita) e Matemática, sendo que as turmas serão divididas em dois grupos, parte será avaliada em Língua Portuguesa e parte em Matemática.
Fonte: Agência Minas
0 comments:
Postar um comentário