728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    segunda-feira, 5 de agosto de 2013

    Cataguases é o 3º município da Zona da Mata Mineira em Desenvolvimento Humano.


    Em 1990, o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) que é uma Organização das Nações Unidas, introduziu universalmente o conceito de Desenvolvimento Humano, que parte do pressuposto de que para aferir o avanço na qualidade de vida de uma população é preciso ir além do viés puramente econômico e considerar três dimensões básicas: renda, saúde e educação. Esse conceito é a base do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), publicado anualmente pelo PNUD.


    O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral e sintética que, apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, não abrange nem esgota todos os aspectos de desenvolvimento. Esta média, vai de 0 a 1 e quanto mais perto do número 1, mais desenvolvido o município encontra-se.

    Em coletiva de imprensa realizada no dia 29 de julho, o PNUD distribuiu para os jornalistas o novo IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), que servirá para que os gestores públicos municipais brasileiros, seus cidadãos, acadêmicos, a imprensa e tantos outros atores protagonistas do desenvolvimento humano no país possam identificar as carências e propor ações para o crescimento dos municípios.

    De maneira geral, o desenvolvimento humano de um município, pode ser interpretado de acordo com a pontuação obtida no IDHM conforme a seguir:

    • de 0.000 até 0.499 - Muito baixo desenvolvimento humano;
    • de 0.500 até 0.599 - Baixo desenvolvimento humano;
    • de 0.600 até 0.699 - Médio desenvolvimento humano;
    • de 0.700 até 0.799 - Alto desenvolvimento humano;
    • acima de 0.800 - Muito alto desenvolvimento humano.
    Muitos são os cruzamentos que as tabelas podem proporcionar, porém, o Site Mídia Mineira, propôs um estudo do IDHM, focado na Zona da Mata Mineira e principalmente no município de Cataguases.

    O resultado do município de Cataguases, é considerado de Alto Desenvolvimento Humano, com pontuação igual a 0,751, ficando em 526º lugar no ranking entre todos os 5.565 municípios brasileiros analisados.

    Já em relação a Zona da Mata Mineira, Cataguases ocupa a 3ª posição entre os 143 municípios analisados, perdendo apenas para Juiz de Fora e Viçosa.

    Porém, se considerarmos os índices em separado, em relação a renda por exemplo, Cataguases é apenas o 8º, perdendo para cidades como Chiador, Bicas e Estrela Dalva. Em relação a longevidade (tempo em que a pessoa vive) a cidade está em 10º. Já em relação a educação, o município é o 4º da Zona da Mata, ficando atrás apenas de Juiz de Fora, Santos Dumont e Viçosa, todas cidades com Campus de Universidades Federais.

    O pior índice de Cataguases, está na educação, (0,685), considerado de médio desenvolvimento humano. Concluí-se portanto que maiores investimentos nesta área, poderá elevar a posição do município nos próximos anos.

    Juiz de Fora é o município da Zona da Mata que possui o maior índice de desenvolvimento humano (0.778) e o pior município é Araponga (Microrregião de Viçosa), que obteve o índice: 0,536

    Veja abaixo o ranking completo com todos os municípios da Zona da Mata Mineira:

    Ranking IDHM dos municípios da Zona da Mata Mineira (Abre-Campo, Acaiaca, Além Paraíba, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Alto Rio Doce, Amparo da Serra, Antônio Prado de Minas, Aracitaba, Araponga, Argirita, Astolfo Dutra, Barão do Monte Alto, Barra Longa, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Brás Pires, Caiana, Cajuri, Canaã, Caparaó, Caputira, Carangola, Cataguases, Chácara, Chalé, Chiador, Cipotânea, Coimbra, Coronel Pacheco, Descoberto, Divinésia, Divino, Dom Silvério, Dona Eusébia, Dores do Turvo, Durandé, Ervália, Espera Feliz, Estrela Dalva, Eugenópolis, Ewbank da Câmara, Faria Lemos, Fervedouro, Goianá, Guaraciaba, Guarani, Guarará, Guidoval, Guiricema, Itamarati de Minas, Jequeri, Juiz de Fora, Lajinha, Lamim, Laranjal, Leopoldina, Lima Duarte, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Martins Soares, Matias Barbosa, Matipó, Mercês, Miradouro, Miraí, Muriaé, Olaria, Oliveira Fortes, Oratórios, Orizânia, Paiva, Palma, Patrocínio do Muriaé, Paula Cândido, Pedra Bonita, Pedra do Anta, Pedra Dourada, Pedro Teixeira, Pequeri, Piau, Piedade de Ponte Nova, Piranga, Pirapetinga, Piraúba, Ponte Nova, Porto Firme, Presidente Bernardes, Raul Soares, Recreio, Reduto, Rio Casca, Rio Doce, Rio Espera, Rio Novo, Rio Pomba, Rio Preto, Rochedo de Minas, Rodeiro, Rosário da Limeira, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Cruz do Escalvado, Santa Margarida, Santa Rita do Ibitipoca, Santa Rita do Jacutinga, Santana de Cataguases, Santana do Deserto, Santana do Manhuaçu, Santo Antônio do Aventureiro, Santo Antônio do Grama, Santos Dumont, São Francisco do Glória, São Geraldo, São João do Manhuaçu, São João Nepomuceno, São José do Mantimento, São Miguel do Anta, São Pedro dos Ferros, São Sebastião da Vargem Alegre, Sem-Peixe, Senador Cortes, Senador Firmino, Senhora de Oliveira, Sericita, Silveirânia, Simão Pereira, Simonésia, Tabuleiro, Teixeiras, Tocantins, Tombos, Ubá, Urucânia, Vermelho Novo, Viçosa, Vieiras, Visconde do Rio Branco, Volta Grande)

    Ranking IDHM da Zona da Mata - Renda
    Ranking IDHM da Zona da Mata - Longevidade

    Ranking IDHM da Zona da Mata - Educação
     

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Cataguases é o 3º município da Zona da Mata Mineira em Desenvolvimento Humano. Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início