728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    quarta-feira, 31 de julho de 2013

    Gripe H1N1 preocupa em Minas Gerais. SES realizará amanhã entrevista coletiva.

    A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais vai realizar amanhã, 01/08, às 14h15min, uma coletiva de imprensa para contextualizar o cenário da gripe no estado.

    Durante a coletiva, os integrantes do Comitê Estadual para o Enfrentamento da gripe, juntamente com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, vão fazer uma análise dos casos e óbitos pela gripe e dos motivos do diagnóstico tardio que tem levado aos óbitos.

    Saiba Mais:

    Assista a um vídeo especial do Canal Minas Saúde sobre a Gripe:


    Dilma decide nesta quinta sobre projeto que trata de violência sexual

    Brasília - A decisão final sobre o projeto de lei que obriga os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) a prestar atendimento emergencial e multidisciplinar às vítimas de violência sexual não deve ser antecipada, segundo assessores da Casa Civil. A presidenta Dilma Rousseff tem até esta quinta, 1° de agosto para sancionar ou vetar o texto aprovado no Congresso Nacional que provocou reação imediata de entidades religiosas.

    No último dia 19, representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de outras entidades religiosas foram ao Palácio do Planalto pedir o veto parcial ao PL 03/2013. Eles reivindicam a retirada dos pontos do texto que preveem a “profilaxia da gravidez” e do “fornecimento de informações às vítimas dos direitos legais e de todos os serviços sanitários disponíveis”. O grupo critica o tratamento da gravidez como doença e teme que as informações prestadas no hospital, e não em delegacias, possam induzir as mulheres a optar pelo aborto.

    No Congresso, a preocupação dos religiosos não teve tanto destaque. Apenas no Senado, o projeto passou por dois colegiados, antes de seguir para plenário, aprovado sob aplausos. Na Comissão de Direitos Humanos, a senadora Ana Rita (PT-ES), relatora da matéria, disse que a nova lei mostra o crescimento da consciência dos brasileiros em reduzir as taxas de criminalidade e de violência sexual no Brasil.

    “Sabemos que não são raros os casos de violência sexual contra crianças, jovens e idosos, do sexo masculino, bem como contra transexuais, travestis e homossexuais de qualquer sexo. O projeto trata de não fazer distinção de gênero entre as vítimas. Só podemos louvar esse posicionamento”, destacou a parlamentar.

    A senadora Angela Portela (PT-RR), relatora da mesma matéria na Comissão de Assuntos Sociais, também destacou a ampliação do atendimento à saúde e amparo legal e social a qualquer vítima de violência sexual. Para a parlamentar, o projeto pode contribuir para o fim da impunidade nesses casos. “Uma vez que as vítimas estejam conscientes de que terão atendimento condigno deixarão de ter receio de se expor [denunciar].”

    Fonte:  Agência Brasil / Carolina Gonçalves

    IEF estuda limites do Parque Serra da Candonga


    O Parque Estadual Serra da Candonga foi criado em 1998 e possui 3.302,66 hectares


    O Governo de Minas Gerais inicia, nesta quarta-feira (31), o trabalho de revisão dos limites do Parque Estadual Serra da Candonga. Num primeiro momento, técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF) visitarão as propriedades inseridas no interior da unidade de conservação localizada no município de Guanhães, no Leste do Estado.


    Segundo o geógrafo e analista ambiental da diretoria de Áreas Protegidas do IEF, Antoniel Silva Fernandes, no dia 31 de julho, serão realizadas visitas técnicas às propriedades que formam o parque. “Iremos conhecer áreas no interior da unidade de conservação para identificar aquelas que já sofreram intervenção humana e outras, no seu entorno, em condições de serem protegidas”, afirma.

    No dia 1º de agosto será realizado o Diagnóstico Participativo em Unidades de Conservação (Dipuc) em Guanhães. A atividade reunirá representantes de comunidades e organizações que têm relação com a unidade de conservação para iniciar o trabalho de construção conjunta de uma proposta para a revisão dos limites. A atividade acontecerá na sala de convenções do Xicu´s Hotel, na avenida Milton Campos, 2525, Centro de Guanhães.

    “O resultado desse trabalho será transformado em proposta para a revisão dos limites do parque e também servirá de ponto de partida para identificar os futuros integrantes do Conselho Consultivo do Parque, que está em processo de criação”, explica a bióloga e técnica ambiental do IEF, Infaide Patrícia do Espírito Santo.

    O Parque Estadual Serra da Candonga foi criado em 1998 para proteger os remanescentes de Mata Atlântica existentes na região do Vale do Rio Doce. Em seus 3.302,66 hectares a unidade de conservação protege ainda as nascentes de cursos d'água que formam os córregos Barra Mansa, Barreira e Conquista.
    Fonte: Agência Minas

    UBÁ: PM recupera carro roubado

    Policiais militares do 21º Batalhão prenderam um rapaz de 27 anos  suspeito de ter furtado um carro em Ubá. O veículo foi recuperado.

    Os PMs foram informados que a vítima de 27 anos, relatou que estacionou seu veículo  na Avenida Comendador Jacinto Soares de Souza Lima, ausentou-se por alguns instantes, ao retornar não mais o encontrou.

    Após colher as informações, a PM acionou plano cerco e bloqueio e após intenso rastreamento, localizaram o carro e prenderam o autor E.C.J., 27 anos, sendo encaminhado para Delegacia de Polícia. O veículo foi restituído para o proprietário. 
    Fonte: PMMG

    Nacional Atlético Clube de Muriaé poderá voltar a elite do futebol mineiro em 2014

    Está em fase avançada de negociação uma parceria entre Nacional Atlético Clube (NAC) de Muriaé e Nacional Esporte (NEC) Clube de Patos de Minas. Esta parceria, poderá fazer com que o NAC retorne a elite do futebol mineiro em 2014.

    O NAC está construindo um estádio que já está em fase final. A parceria poderá ser anunciada nos próximos dias. 

    História do NAC:

    O Nacional Atlético Clube foi fundado em 25 de dezembro de 1927 e tem no currículo o título da segundo divisão do Campeonato Mineiro, que hoje leva o nome de Módulo II, conquistado dentro do Mineirão, diante do Atletic Club (São João del Rei), em 1969. Depois deste triunfo, o clube de Muriaé disputou, por 11 anos seguidos, a divisão principal do estadual.

    A melhor campanha do time no Campeonato Mineiro foi em 1979, quando ficou em quarto lugar. O Nacional ainda disputou a segunda divisão em 1991, 1995, 2000, 2003 e 2005, antes de interromper as atividades.

    Mesmo não tendo participado de todos os campeonatos promovidos pela Liga Esportiva de Muriaé, detém o título de primeiro campeão amador da cidade 1955 e o maior número de títulos, 7 ao todo: 1955, 59, 63, 64, 67, 81 e 98 este último conquistado na atual gestão administrativa Sr. Wallace Sereno Fernandes. 

    Governador Antonio Anastasia sanciona lei do Estatuto da Microempresa

    Solenidade de assinatura contará com a presença de representantes do Sistema Fecomércio-MG, Sesc, Senac, sindicatos e do Sebrae Minas, e das demais entidades de classe

    O governador Antonio Anastasia sanciona nesta quarta-feira (31), às 14h, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG), em Belo Horizonte, a lei que institui o Estatuto Mineiro da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. A assinatura será realizada durante encontro com representantes do Sistema Fecomércio-MG, Sesc, Senac, sindicatos e do Sebrae Minas, e demais entidades de classe.

    Com o estatuto, as microempresas e as empresas de pequeno porte passam a receber tratamento diferenciado por parte do Governo de Minas no que diz respeito à racionalização de processos burocráticos de formalização, funcionamento, alteração e encerramento das empresas. Além disso, proporciona o acesso a mercados, incluindo a preferência de compra de bens e serviços pelo próprio governo e acesso à inovação tecnológica, à educação e à capacitação empreendedora, com reflexos na geração de empregos e renda.


    • Evento: Sanção da lei que institui o Estatuto Mineiro da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte
    • Local: Fecomércio MG - Rua Curitiba, 561, 14º andar, Centro
    • Data: 31 de julho - Quarta-feira
    • Horário: 13h30
    Fonte: Agência Minas

    MIRAÍ: PM prende dois suspeitos de furto de moto em Muriaé

    A PM de Miraí, prendeu na manhã desta terça-feira (30), dois homens suspeitos de furtar uma motocicleta Yamaha Factor, 125cc em Muriaé.

    Foto: Rádio Muriaé
    A polícia abordou os suspeitos, por causa da placa de Muriaé. Como não apresentaram os  documentos, os policiais entraram em contato com a delegacia de Muriaé que informou o furto que havia acontecido na noite de segunda-feira (29).

    Os suspeitos foram levados para a delegacia do bairro Safira em Muriaé onde serão indiciados por furto.

    Morre mais uma estudante vítima da tragédia na BR-116 em Leopoldina. Número de mortos passou para 10. Veja lista


    Mais uma vítima do acidente ocorrido na tarde de segunda-feira (29) na BR-116 (Rio Bahia) em Leopoldina faleceu hoje na Casa de Caridade Leopoldinense. Trata-se da estudante da UNIFOA em Volta Redonda (RJ), Mariana Gomes Porto dos Santos de 24 anos (foto abaixo). Ela era natural de Taubaté (SP) e Teve 95% do corpo queimado, ficou na UTI, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu as 4h45min na Casas de Caridade Leopoldinense, ela era a condutora do Hyundai. As demais vítimas já foram quase todas identificadas.

    Segundo informações da PRF, uma carreta Bi Trem transportando gasolina e óleo diesel colidiu com cinco automóveis em um trecho de curvas acentuadas em declive, na altura do Km 781, provocando o tombamento da carreta e a colisão com os carros em seguida.

    No acidente, estavam em um Hyundai HB20 - FKU-9457, placa de Taubaté-SP, 4 estudantes de medicina da UNIFOA de Volta Redonda (RJ), sendo que 3 delas faleceram no local e 1 segue internada em estado gravíssimo. Elas estavam vindo do municipio de Vargem Alegre onde a estudante Elisa Dias da Costa possuía familiares.

    Os outros carros envolvidos foram: 
    • Corsa-CSP-0673 de São José dos Campos - SP, 
    • Eco Esport - KVF-6390 do Rio de Janeiro - RJ
    • Fiat Uno - lNN-9852 do Rio de Janeiro - RJ
    • Ford Focus
    10 pessoas morreram:
    (Lista extra-oficial)

    Mariana Mascarenhas
    Ana Paula Araujo
    Mariana Mascarenhas Pereira: 23 anos, natural de Volta Redonda (RJ), estudante de medicina da UNIFOA em Volta Redonda, Trabalhou no serviço de Resgate em 2012. Filha do empresário Mauro Campos Pereira, presidente do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário do Sul Fluminense (Sinduscon).

    Elisa Dias da Costa: 25 anos, natural de Vargem Alegre (MG), estudante de medicina da UNIFOA em Volta Redonda (RJ), Trabalhou no serviço de Resgate em 2012.

    Mariana Gomes dos
    Santos Faleceu nesta
    quarta em Leopoldina
    Ana Paula Ruy Cotrin Araújo: 24 anos, natural de Cruzeiro (SP), estudante de medicina da UNIFOA em Volta Redonda (RJ).
    Elisa Costa

    Mariana Gomes Porto dos Santos: 24 anos, natural de Taubaté (SP) Teve 95% do corpo queimado, ficou na UTI, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu as 4h45min na Casas de Caridade Leopoldinense, ela era a condutora do Hyundai;

    Celina Fernandes Mateus: Mãe do bebê que faleceu. 
    Helena Fernandes Mateus: - Criança de 40 dias.

     Balbino Caetano Vieira: 43 anos, Motorista da Carreta.

    3 ainda não foram identificados: Entre estas vítimas, estão o motorista do Corsa-CSP-0673 de São José dos Campos - SP. Aparentemente, uma criança de 12 anos pode estar entre as vítimas.
    Todas as identidades ainda estão sendo divulgadas extra-oficialmente, pois segundo informou o delegado regional de Leopoldina, Rafael Sporck da Costa, no final da tarde desta terça-feira, os nove corpos das vítimas fatais do acidente ocorrido na BR-116 serão levados para o Instituto Médico Legal de Belo Horizonte para que sejam realizados testes de DNA.

    Em entrevista a um site de notícias, o pai de Ana Paula Ruy Cotrin, que mora em Cruzeiro, disse que assistiu ao acidente pela TV mas que nunca poderia imaginar que sua filha estaria entre as vítimas: "Minha filha viajava com três amigas do curso de Medicina e aconteceu a tragédia. Ela e mais duas colegas morreram e uma sobreviveu, mas está em estado grave. Elas iriam se formar este ano. Soubemos do acidente através da televisão, mas não sabíamos que era com nossa filha e suas amigas. Só à meia-noite veio a notícia desta tragédia” disse.

    11 pessoas ficaram feridas:
    (Lista extra-oficial)

    2 em estado grave:

    • Bruno Antônio Sena Saffe: 30 anos, motorista de um Focus, com 50% do corpo queimado, foi transferido para o hospital Monte Sinai em Juiz de Fora;
    • Renato Faria Mateus, 29 anos, pai do bebê que faleceu, foi transferido para o Hospital do Andaraí no Rio de Janeiro;
    9 com Lesões Leves:
    • José Adão Batista: 57 anos que dirigia o Eco Sport, está fora de perigo mas continua internado na Casa de Caridade Leopoldinense;
    • Marta da Silva Fernandes: 48 anos, está fora de perigo mas continua internado na Casa de Caridade Leopoldinense;
    • Laiz Laiane de Souza Junqueira: 22 anos, natural do Rio de Janeiro, foi levada para o Hospital São Salvador, em Além Paraíba. Sofreu escoriações e fraturou costelas.
    • Alexandre Gadelha Coimbra: 27 anos, estava de carona no Fiat Uno. Já recebeu Alta.
    • Luana Fernandes Teixeira: 25 anos, teve ferimentos Leves e não corre risco de morte;
    • Maria Lúcia dos Reis Souza: 61 anos, teve ferimentos Leves e não corre risco de morte;
    • Sidney Batista Pereira: 21 anos, teve ferimentos Leves e não corre risco de morte;
    • Adriana Faria Braga: 20 anos, teve ferimentos Leves e não corre risco de morte;
    • Leia Rosa Batista: 56 anos, teve ferimentos Leves e não corre risco de morte;
    A Unifoa decretou luto oficial de 3 dias, as estudantes estavam vindo da casa dos familiares de Elisa Dias em Vargem Alegre. O Comandante do Resgate da Guarda Municipal de Volta Redonda, Luiz Henrique Monteiro Barbosa, divulgou nota de solidariedade às famílias. "Elas, assim como todos os outros resgatistas, trabalharam durante todo o ano com afinco, presteza e dedicação, além de fazer parte da nossa corporação, conquistando amizade e colaboração mutua. Estamos muitos tristes e consternados com essa trágica noticia e queremos externar as nossas condolências às famílias de todos os envolvidos, em especial as nossas socorristas”. Já a família de Mariana Mascarenhas, 

    Nesta terça-feira, a diretoria do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário do Sul Fluminense também divulgou nota em que “lamenta profundamente o falecimento de Mariana Mascarenhas Pereira, filha do presidente do sindicato, Mauro Campos Pereira, e informa que a entidade se declara em luto oficial por três dias, a partir da data de hoje. Na ocasião, o sindicato informa que Mauro Campos e sua família estão profundamente abalados e solicita aos profissionais da Imprensa que respeitem esse momento de dor. A diretoria do sindicato dará todo o apoio à família e coloca-se à disposição para colaborar no que for necessário”.

    PM de Ubá recupera objetos furtados

    Militares do 21º Batalhão recuperaram diversos objetos furtados de uma residência em Ubá nesta segunda-feira (29).

    A PM recebeu informação de que uma residência situada no Córrego dos Braguinhas, zona rural, havia sido arrombada. Por meio de rastreamento, os militares descobriram que o autor do furto era um homem de 36 anos, identificado E.N.G..

    Cumprindo mandado de busca e apreensão, na casa do suspeito, foram encontrados diversos objetos furtados como:  notebooks, celular, dvd, joias e bijuterias.

    Os materiais foram recolhidos e encaminhados para Delegacia de Polícia. A PM continua rastreando para localizar o suspeito do furto.

    Fonte: PMMG
    terça-feira, 30 de julho de 2013

    Carro cai em Rio em Lima Duarte perto de Juiz de Fora. 2 pessoas morrem

    Na manhã desta segunda-feira (29), às 7h45, duas guarnições de bombeiros deslocaram-se até a cidade de Lima Duarte, na Zona da Mata Mineira, para atender ao chamado de um carro que saiu da pista e caiu aproximadamente 80 metros, só parando nas águas do Rio do Peixe. O acidente foi no Km 16 da BR 267.

    Ao chegarem no local a guarnição retirou das águas, dentro do um Fiat Uno Mille Fire, com placa de Olaria / MG - Placa GZM-4634, o corpo de Marcileia Aparecida Ávila - 28 anos e logo à frente, nas margens do mesmo rio, o de Maria Aparecida Vieira – 69 anos.

    O bebê Nicollas de Ávila Vieira, 6 meses, foi arremessado para fora do veículo  e foi conduzido à Santa Casa de Juiz de Fora.

    2 Viaturas foram empenhadas no local, com um efetivo de 6 bombeiros.

    Fonte: CBMMG

    Abastecimento de água em Leopoldina foi suspenso por causa do acidente com carreta de combustível nesta segunda

    A COPASA confirmou ao site Mídia Mineira que o abastecimento de água em Leopoldina, foi interrompido nesta terça-feira (30) por causa do vazamento de combustível, (gasolina e óleo diesel) que ocorreu durante o acidente com uma Carreta bi-trem na tarde de ontem.

    Segundo informações, o óleo escorreu por uma canaleta a margem da estrada e atingiu o Ribeirão Pirapetinga, perto do ponto onde é captada a água.

    Técnicos trabalham no local visando restabelecer o abastecimento o mais rápido possível, mas ainda não há previsão para a normalização do abastecimento. A empresa recomenda que a água armazenada nos reservatórios domiciliares seja economizada durante esta paralisação.

    Saiba Mais

    UBÁ: PM Prende casal de traficantes com drogas e dinheiro

    Ontem, 28, policiais militares do 21º Batalhão prenderam uma jovem de 26 anos e um jovem da mesma idade com maconha.

    A PM foi informada que duas pessoas em uma motocicleta estariam traficando drogas na Estrada Vicinal Bom Sucesso. No local denunciado, foram encontrados a mulher M.F.R., 26 anos e o rapaz F.M., 26 anos.

    Com eles, foram encontrados dois tabletes de maconha, dois telefones celulares, uma balança de precisão, R$679,15, uma faca com aproximadamente 15 cm de lâmina. Vários cartões de crédito e de débito. E uma motocicleta. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Polícia, juntamente com os materiais.

    Fonte: PMMG

    Santana de Cataguases poderá ter 3 candidatos para eleição em setembro

    O PSDB realizou ontem em Santana de Cataguases sua convenção para definir a chapa com os candidatos a Prefeito e vice para disputar a nova eleição que acontecerá em 1 de setembro de 2013.

    Coligação: PSDB, PP, PDT, PTB, PV E 
    Gumercindo Augusto de Resende e Paulo Sergio de Souza
    Na convenção, ficou definido que os candidatos da coligação entre PSDB, PP, PDT, PTB e PV serão: Prefeito: Gumercindo Augusto de Resende de 63 anos (PSDB) (foto a esquerda) e Vice-prefeito: Paulo Sergio de Souza (Paulinho Mendes) de 44 anos (PP) ambos foram eleitos vereadores na última eleição e Gumercindo assumiu como Prefeito interino em 22 de abril de 2013 após a cassação de Maria Jucelia Baesso Procaci. 
    coligação: PRB, PMDB, PR,PPS,DEM,PSB,PSD,PT do B,
    PC do B e PT. Luiz Mathias e Sebastião Thomaz Pires 
    Paulinho Mendes foi o segundo vereador mais votado no município com 157 votos.

    Deverão enfrentar Gumercindo, o candidato Manoel Luiz Mathias que concorreu contra Jucélia na última eleição pela coligação: PRB / PMDB / PR / PPS / DEM / PSB / PSD / PT do B a convenção dos partidos deverá ser realizada nesta terça-feira (30). O candidato a vice, também deverá ser o mesmo da última chapa: Sebastião Thomaz Pires (Sebastião Tatão).


    Terceiro Candidato:

    Há rumores ainda não confirmados de que poderá haver um terceiro candidato na eleição pelo partido PSC. O candidato a prefeito seria o Sr. Evaldo e o vice ainda não foi definido. 

    Mais informações em breve no site Mídia Mineira.


    Saiba mais:

    Últimas Notícias: Corpo de Bombeiros divulga nota sobre o acidente com carreta em Leopoldina e identifica 4 carros envolvidos


    O Corpo de Bombeiros  acabou de divulgar nota oficial sobre o acidente ocorrido na tarde de ontem, segunda-feira (30).


    A nota diz: "Uma Carreta bi-trem transportando gasolina e óleo diesel colidiu com cinco automóveis vindo a incendiar.

    Após extinção do incêndio, houve a constatação do óbito de nove (9) vítimas sendo quatro (4) delas carbonizadas.

    Não foi possível colher dados das vítimas devido os veículos e outros pertences terem sido queimados.

    Segundo testemunhas, mais seis vítimas com vida foram socorridas por populares, sendo levadas para a cidade de Leopoldina - MG.

    2 viaturas atuaram no local com 6 BM's.

    Apoio: PMMG E PRF

    Veículos identificados: 
    • Corsa-CSP-0673 de São José dos Campos - SP, 
    • Hyundai HB20 - FKU-9457 de Taubaté - SP
    • Eco Esport - KVF-6390 do Rio de Janeiro - RJ
    • Fiat Uno - lNN-9852 do Rio de Janeiro - RJ

    Não foi possível identificar a placa da carreta, devido ao estado da mesma após incendiar-se."

    segunda-feira, 29 de julho de 2013

    Últimas informações sobre o acidente em Leopoldina envolvendo 1 carreta de combustível e mais 5 carros


    Nove pessoas morreram no trágico acidente que aconteceu no Km 781 da BR-116 na tarde desta segunda-feira (29) por volta das 14 horas entre as cidades de Leopoldina e Além Paraíba.

    O veículo de carga, um caminhão-tanque carregado de combustível, que aparentemente estava em alta velocidade, trafegava no sentido Leopoldina e tombou ao tentar fazer uma curva atingindo um Corsa, um Ford Focus e um Hyundai explodindo em seguida. As vítimas foram carbonizada na hora, entre elas o condutor da carreta e uma criança de 40 dias. Outros dois carros, um Fiat Uno e um Ecosport também bateram mas não pegaram fogo.


    Estiveram no local Policiais da Polícia Rodoviária federal, juntamente com o Corpo de Bombeiros de Muriaé, peritos da Polícia Civil de Leopoldina e policiais militares do Meio Ambiente. Até as 21 horas ainda havia chamas no local do acidente e um caminhão com espuma LGE precisou ser acionado para apagar o fogo no combustível líquido inflamável.

    A Fumaça foi vista a quilômetros de distância.
    Foto: Rádio Muriaé

    Cerca 7 pessoas foram socorridas com vida, algumas em estado grave. uma vítima foi levada para Hospital São Salvador, em Além Paraíba e os demais, para a Casa de Caridade Leopoldinense.


    A rodovia ficou completamente fechada por cerca de duas horas. Por volta das 18h foi aberta parcialmente e a maioria dos corpos já haviam sido levados para o IML de Leopoldina, mas havia ainda carros queimando com corpos em seu interior.


    Mais informações a qualquer momento.


    Saiba Mais








    Grave acidente na BR-116 envolvendo caminhão-tanque deixa cerca de 8 mortos entre Leopoldina e Além Paraíba


    Um acidente na BR-116, na altura do Km 781, entre as cidades de Leopoldina e Além Paraíba envolvendo um caminhão–tanque e mais cinco carros de passio, deixou cerca de 8 mortos ainda não confirmados oficialmente e outros feridos na tarde desta segunda-feira (29).

    Segundo Informações, os feridos encontram-se hospitalizadas na casa de Caridade Leopoldinense. 

    Com o acidente, a carreta incendiou-se e outros carros bateram em seguida. Equipes do Corpo de Bombeiros de Muriaé  e da PRF atenderam no local e a pista chegou a ser interditada por completo até as 18 horas quando foi liberada parcialmente o engarrafamento chegou a 15 km.

    Saiba Mais

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CORPO DE BOMBEIROS DIVULGA NOTA SOBRE O ACIDENTE COM CARRETA EM LEOPOLDINA E IDENTIFICA 4 CARROS ENVOLVIDOS

    ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE O ACIDENTE EM LEOPOLDINA ENVOLVENDO 1 CARRETA DE COMBUSTÍVEL E MAIS 5 CARROS




    Ipanema/MG bate record e apresenta o maior queijo Minas Padrão do país em tradicional festa

    A iguaria é fabricada há quatro anos para a festividade que reúne cerca de 110 mil pessoas. O produto possui meio metro de altura pesa cerca de 1,5 tonelada.

    O município de Ipanema, Leste do Estado, detém o recorde do maior queijo Minas Padrão produzido no país.

    O queijo pesa 1,5 tonelada e mede mais de meio metro de altura. O recorde anterior pertencia ao próprio município, que este ano apresentou uma novidade em sua tradicional festa: o doce de leite gigante de 350 quilos.

    Segundo informações, a fabricação do queijo passou pelos mesmos procedimentos usados na produção do Minas Padrão, com algumas adaptações no processo.

    Com informações da Agência Minas
    Vídeo: TV Catuai / Geraldo Gomes

    CULTURA: Palácio da Liberdade vira museu interativo e a mais nova atração turística em Belo Horizonte

    Exposição permanente traz nova museografia que propõe uma viagem pela história política do Estado e do país por meio de modernas tecnologias

    O Palácio da Liberdade, sede histórica do Governo de Minas Gerais e um dos principais cartões postais de Belo Horizonte, transforma-se definitivamente em atração turística a partir desta segunda-feira (29). A nova museografia, concebida pelo designer e curador Marcello Dantas, propõe uma viagem interativa pela história política de Minas e do país, por meio de modernas tecnologias de vídeo, animação e outras mídias digitais.

    O projeto museográfico é uma parceria do Governo de Minas com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi) e custou aproximadamente R$ 1 milhão. A inauguração ocorrerá às 17h, com as presenças do governador Antonio Anastasia, da secretária de Cultura de Minas, Eliane Parreiras, e do presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Júnior.

    A exposição permanente dispõe, pelos cômodos e pelo mobiliário do museu, objetos como porta-retratos e espelhos através dos quais são apresentados vídeos e animações com personagens marcantes da política mineira. O público é convidado a interagir com as instalações, que remetem a episódios históricos. Ao atender a um telefone, por exemplo, o visitante ouvirá um diálogo entre o ex-governador de Minas Gerais Juscelino Kubitschek e o arquiteto Oscar Niemeyer.

    O prédio central do conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade e do Circuito Cultural Praça da Liberdade foi inaugurado em 1897. Em seus salões e gabinetes foram tomadas decisões políticas e ocorreram encontros que definiram a história de Minas Gerais e também a do país.


    Aos percorrer os 30 cômodos que integram o roteiro de visitas, o visitante vai conhecer detalhes sobre a vida e ações de 16 ex-governadores do estado – de Afonso Pena a Itamar Franco. A pesquisa da exposição “Palácio da Liberdade – Memórias e Histórias” foi feita pela historiadora Maria Eliza Linhares Borges, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o levantamento iconográfico, por Vanessa Viegas e Solange Santos.

    Espaço de aprendizagem político-cultural

    Para o governador Antônio Anastasia, o novo museu é um marco para os mineiros. “A transformação do Palácio da Liberdade em museu é um divisor de águas na história política de Minas Gerais. É o momento em que paramos para olhar para a história e entender, com os recursos da modernidade, grandes personalidades e momentos políticos que transformaram o estado”, afirmou. “Estamos entregando à população o mais novo museu do estado com a proposta de ser não apenas um local de lazer, mas principalmente um espaço de aprendizado político-cultural”, destaca o governador mineiro.

    A secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, também ressalta o papel educativo no novo projeto. Segundo ela, a museografia do Palácio da Liberdade alinha-se o conceito dos demais museus do Circuito Cultural Praça da Liberdade que busca promover, democratizar e despertar a curiosidade pelo conhecimento e a cultura. “O objetivo principal é relembrar a história para quem a viveu e torná-la palpável para quem, até então, só tinha ouvido falar. As antigas sedes das secretarias de Governo já cumprem esse papel, que agora se consagra por meio da entrega do museu Palácio da Liberdade à população”, explica Eliane Parreiras.

    O presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Junior, observa que o Palácio da Liberdade é um dos símbolos da cidadania brasileira, já que foi placo de importantes acontecimentos que marcaram a história e o projeto possibilita o acesso dos industriários e de toda população de Minas Gerais a um acervo que contribui de maneira decisiva para a formação de novas gerações.

    Para garantir que a experiência da visita seja enriquecedora, o Palácio da Liberdade vai contar com dez educadores disponíveis para orientar moradores e turistas, em um percurso com duração média de uma hora.

    O espaço será aberto ao público no domingo, 04 de agosto. A partir daí, as visitações poderão ser feitas aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h (entrada, gratuita, até uma hora antes do horário de fechamento). 

    Sobre o Palácio da Liberdade

    De traçado neoclássico, o projeto do Palácio da Liberdade mescla padrões arquitetônicos que vão desde o Luís XV (estilo de decoração de interiores e mobiliário que se desenvolve a partir da França durante o reinado de Luís XV, no século 18) ao mourisco (também chamado neo-islâmico, estilo artístico surgido na Europa no século 19, que buscava imitar e recriar a arte islâmica antiga). Seu objetivo era servir como sede administrativa do Governo de Minas Gerais e residência oficial dos governadores.

    O primeiro a ocupar o Palácio foi Chrispin Jacques Bias Fortes (1847-1917), seguido por muitos outros, até que Juscelino Kubitschek, durante seu governo (1951 a 1955), encomendasse ao arquiteto Oscar Niemayer a construção de uma nova moradia para os governadores mineiros, o Palácio das Mangabeiras.

    A partir da década de 1970, os governadores optaram por trabalhar no Palácio dos Despachos, o prédio anexo. O Palácio da Liberdade voltou a ser prestigiado por Tancredo Neves, Eduardo Azeredo, Itamar Franco e Aécio Neves.

    Grande parte dos materiais utilizados na edificação foi importada da Europa: artefatos de ferro da Bélgica, telhas de Marselha, pinho-de-riga da Letônia são alguns exemplos. No hall empregou-se o mármore de Carrara, e os diversos salões do palácio foram recobertos em parquete ricamente trabalhado, formando desenhos geométricos.

    A escadaria metálica em estilo art nouveau, minuciosamente confeccionada em ferro batido com ornamentação em motivos florais, é considerada obra prima.

    Entre os principais atrativos do palácio estão o Salão Dourado, no qual se destacam os móveis ao estilo Luis XV, a Sala dos Banquetes, com sua mesa de oito metros que pode ser aumentada para 12, e a Sala dos Retratos, que expõe fotos de todos os governadores e presidentes de Minas, desde os tempos em que a capital mineira ficava em Ouro Preto.

    O Palácio da Liberdade foi incorporado ao Circuito Cultural Praça da Liberdade e aberto à visitação pública em 2010, após a transferência da sede do Governo Estadual para o Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa de Minas Gerais.

    Sobre Marcello Dantas

    Marcello Dantas é reconhecido designer e curador de exposições e diretor de documentários desde 1986. Formado em Cinema e Televisão pela New York University, e pós-graduado em Telecomunicações Interativas pela mesma universidade. Estudou História da Arte e Teoria de Cinema em Florença na Itália e Relações Internacionais e Diplomacia em Brasília.

    No seu currículo incluem-se prêmios de melhor documentário na Bienalle Internationale du Film Sur L'Art do Centro Georges Pompidou em Paris, no FestRio, no International Film & TV Festival of New York e o prestigioso ID Design Award da Business Week.

    Entre os seus trabalhos de curadoria de arte destacam as de Bill Viola, Gary Hill, Jenny Holzer, Shirin Neshat, Laura Vinci, Tunga, Peter Greenaway, Ângelo Venosa, Arthur Omar e Anish Kapoor. Nas artes cênicas, Ópera Mundi no Maracanã, o balé Floresta Amazônica de Dalal Achcar e a peça Uma Noite na Lua de João Falcão com Marco Nanini, Como Chegamos Aqui a Historia do Brasil Segundo Ernesto Varela e a opera O Cientista. Em 2006, Dantas inaugurou o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo como diretor artístico.
    Fonte: Agência Minas


    Simpósio para Micro e Pequenas Empresas começa na quinta, inscrições terminam amanhã

    Na próxima quinta-feira, dia 1º, começa a primeira edição do Seepmec (Simpósio Empresarial e Estudantil de Pequenas e Microempresas e Cidades), em Cataguases.

    Com o tema “Empreendedorismo com Informação e Cooperação”, a proposta do projeto é discutir o desenvolvimento econômico desses empreendimentos, que são a base da economia de pequenos e médios municípios brasileiros, juntamente com administradores públicos, acadêmicos das áreas ligadas ao Simpósio, além desses empresários.

    Com uma programação que compreende minicursos e palestras, o Simpósio objetiva trazer à tona os problemas desses pequenos empreendimentos. "Os palestrantes têm larga experiência em assuntos como cooperativismo, gestão de pequenos negócios e empreendedorismo, como é o caso do Deputado Federal Reginaldo Lopes, economista e ex-presidente da Comissão de Micro e Pequena Empresa, e Fernando Dolabela, autor entre outros títulos de ‘O segredo de Luísa’, best-seller, que faz da bibliografia de vários cursos de administração em todo o país", afirma Geraldo Filho, coordenador do Simpósio.

    Como várias cidades Brasil a fora, Cataguases passa por um momento de desenvolvimento econômico de pouca relevância e, aliada a uma proposta do Sebrae, de voltar os olhos para o microempresário neste ano, com a criação do Ministério da Micro e Pequena Empresa,  o Simpósio pretende tirar do discurso e propor mudanças, criando um manifesto e metas de médio e longo prazo, firmadas entre várias áreas da sociedade para que juntos possam mudar o cenários econômico da cidade.

    Para os interessados em saber mais sobre o Seepmec, basta acessar www.seepmec.com.br e se inscrever, inscrições terminam nesta terça, dia 30.

    Por Geraldo Filho

    Concurso para Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG) com salários até R$ 3.963,91

    Concurso para Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG) com salários até R$ 3.963,91A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG) está com edital aberto para o provimento de 42 vagas. O concurso público é destinado a selecionar candidatos para os cargos de Técnico em Educação e Pesquisa em Saúde (TEPS Níveis I e II) e Analista em Educação e Pesquisa em Saúde (AEPS Níveis I, III e IV). Os salários chegam a R$ 3.963,91, em jornada de 40 horas semanais.

    Informações:

    Período de Inscrições: via internet das 9 (nove) horas do dia 25 de julho
    de 2013 às 19 (dezenove) horas do dia 02 de setembro de 2013
    Cargo:  Vários
    Salário/Remuneração: Até R$ 3.963,91
    Local das Provas: Belo Horizonte/MG
    Taxa de Inscrição:  R$ 70,00 nível superior / R$ 50,00 nível médio/técnico e R$ 40,00 para nível médio.
    Número de Vagas: 42
    Nível: Superior, médio/tecnico e médio.


    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início