728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    domingo, 30 de junho de 2013

    VÍDEO: Brasil bate a Espanha por 3 a 0 e é o Campeão da Copa das Confederações 2013! Assista aos melhores lances.


    Rio de Janeiro – O Brasil venceu a Espanha por 3 a 0 na noite de hoje (30), no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, e levou o título da Copa das Confederações 2013. Com a vitória, o Brasil tornou-se tetracampeão do torneio, que reúne o atual campeão do mundo e os campeões de cada confederação continental. Os brasileiros foram campeões em 1997, 2005 e 2009.

    Fred fez dois gols e Neymar fez o outro. Com os gols de hoje, o atacante do Fluminense dividiu a artilharia do torneio com o espanhol Fernando Torres, ambos marcaram cinco gols.

    Cerca de 73.500 assistiram à partida final no Maracanã. O estádio também será palco da final da Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol (Fifa) no ano que vem.

    Fonte: Agência Brasil

    Dois mortos em grave acidente na BR-120 na Zona da Mata. Entre eles, um médico de Ponte Nova.

    O médico ginecologista, Dr. José Carlos Linhares Martino (foto) da cidade de Ponte Nova, e o condutor de um veículo Celta, Edson Sílvio (34 anos), morreram em um grave acidente na BR-120, entre as cidades de Ponte Nova e Viçosa na noite deste sábado (29).

    Conforme informações, Edson, motorista do Celta, tentou ultrapassar um caminhão em local proibido e acabou batendo de frente com a moto do Dr. José Carlos, uma Honda CBR-1000 perto do trevo de Amparo do Serra.

    Os dois faleceram no local.

    O que os manifestantes de Cataguases querem? Assista vídeo exclusivo com as reivindicações e entrevista com os líderes

    Manifestante na tribuna da Câmara Municipal de Cataguases
    A reunião da Câmara dos vereadores de Cataguases, da última terça (25), foi histórica! Pela primeira vez, manifestantes ocuparam a tribuna para reivindicar temas diversos.

    Assista abaixo aos vídeos com o resumo do Grande Expediente e com entrevistas exclusivas com os organizadores da passeata (Lílian Donofre e Eduardo Yep), além do símbolo da manifestação, o carteiro Paulo Lúcio.

    A passeata pacífica intitulada "#AcordaBrasil em Cataguases", levou cerca de 2 mil pessoas no centro de Cataguases no dia 20 de junho e entrou para a história do município.




    Morre ciclista atropelado ontem na entrada do bairro São Diniz em Cataguases

    O ciclista José Fernando da Conceição, 49 anos, que foi atropelado na manhã deste sábado (29), faleceu ontem no Hospital Cataguases às 21:20 com fraturas múltiplas e traumatismo craniano.

    José Fernando, morador do Bairro São Diniz, ia de bicicleta para o centro de Cataguases quando foi atropelado conforme conseguimos apurar, por uma caminhonete Fiat Strada de cor prata, conduzida por Rafael Nunes Santos de 23 anos que ao tentar ultrapassar um outro veículo perdeu o controle e para não bater com o carro acabou atropelando o morador, próximo a entrada do bairro, final da Av. Sizenando Dutra de Siqueira e início da MG-447.

    Foto ilustrativa do local onde aconteceu o acidente,
    na entrada do bairro São Diniz


    sábado, 29 de junho de 2013

    Governo de Minas estuda prorrogar recolhimento de impostos de empresas atingidas por vândalos

    Governador Antônio Anastasia
    Constatada a viabilidade legal desta medida, decreto do governador Antonio Anastasia, que deverá ser publicado na próxima semana, vai normatizar as prorrogações

    Na tarde desta sexta-feira (28), o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, determinou à Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) e à Advocacia Geral do Estado (AGE) que realizem, em caráter de urgência, estudos para avaliar a possibilidade de prorrogação dos prazos para recolhimento de impostos estaduais por parte de empresas que foram atingidas por atos de vandalismo na última quarta-feira (26), durante manifestações populares em Belo Horizonte.

    Os estudos sobre a viabilidade desta medida levarão em conta os aspectos legais, além da definição de mecanismos para a adequada identificação das empresas que poderão se credenciar para receber o benefício, incluindo a comprovação dos danos através de ocorrências policiais.

    Constatada a viabilidade legal da medida, decreto do Governo do Estado, que deverá ser publicado na próxima semana, vai normatizar as prorrogações.
    Fonte: Agência Minas

    Aliando aprendizado e integração, escolas mineiras promovem tradicionais festas juninas

    As tradicionais festas juninas mobilizam, até o mês de julho, a rede de ensino público de Minas. Com ações que aliam valorização cultural e integração entre as famílias e a comunidade escolar, as festividades em comemoração ao dia de São João representam um evento marcante no calendário das escolas do Estado.

    Quadrilha, pipoca, amendoim e canjica, além de danças, roupas e comidas típicas conquistam e atraem a comunidade para dentro das escolas que compõem o sistema de ensino da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. As unidades da rede estadual se esforçam para promover uma bela festa. Com este objetivo, são muitos os detalhes que exigem participação de professores, funcionários, pais e alunos para que tudo dê certo.

    “É importante que a escola esteja aberta para que todos possam vir e ver o filho, sobrinho ou neto dançar, além de resgatarmos uma cultura típica de Minas”, conta Antônia Mary Martins dos Santos, diretora da Escola Estadual Leon Renault. Tradicional na comunidade escolar, a festa da Leon Renault é realizada desde que a escola foi inaugurada, em 1966. A duas semanas da festa, que será no próximo sábado (06), alunos e professores se preparam. “Professores de Arte e supervisores já estão preparando a decoração e os alunos estão ensaiando”, conta a diretora.

    Uma das alunas que vai dançar, no próximo sábado, é Ana Bárbara dos Santos, do 7º ano. “Gosto da festa, da comida, das danças e da decoração. É tudo muito bom”, afirma a estudante. A família de Ana Bárbara pretende participar da festa, mas ela ainda não sabe se a mãe vai, já que a Escola Estadual Doutor Antônio Augusto Soares Canedo, onde ela trabalha, vai fazer sua comemoração no mesmo dia.

    Festa tradicional

    A Escola Estadual Professora Maria Belmira Trindade, localizada na região do Barreiro, em Belo Horizonte, também tem uma festa tradicional, além de ceder espaço para o ensaio de dois grupos que participam do Arraial de Belô.

    Ana Carolina Aparecida da Silva faz o 3º ano do ensino médio na Professora Maria Belmira Trindade e está lá desde o 6º ano do ensino fundamental. A família da estudante gosta das festas: duas de suas irmãs já participaram de grupos do Arraial de Belô e ensaiavam na escola. Isso é um incentivo para Ana Carolina. “É legal porque todas as turmas estão envolvidas, dançam e fazem apresentações. Todo mundo trabalha unido para que a festa ocorra”, conta a jovem. A turma de Ana Carolina vai fazer uma das apresentações do dia da festa e vai homenagear o músico Luiz Gonzaga.

    A homenagem ao “Rei do Baião” está sendo coordenada pela professora de Língua Portuguesa Lourdes Resende Sousa. “Estamos pensando em fazer uma apresentação de dança ao som de músicas do Luiz Gonzaga, mas isso pode mudar, já os alunos estão dando sugestões e estamos ainda planejando como será feito”, afirma a educadora. No dia 6 de julho, dia da festa, também haverá a tradicional quadrilha, dança country, forró e muito mais. Alunos e professores estão trabalhando e se apresentarão para receber na escola da melhor forma possível amigos e familiares dos cerca de 1.200 estudantes matriculados lá.

    Enquanto as escolas Leon Renault e Professora Maria Belmira Trindade se preparam para a festa, a Escola Estadual Dom Helvécio, de Ipatinga, já fez a sua. No dia 7 de junho, a escola recebeu, segundo a diretora, mais de duas mil pessoas para comemorarem a festa de São João. “Vêm principalmente os pais e familiares, mas muitas pessoas da comunidade também participam. A escola fica até pequena”, conta a gestora, Monalisa Barretos Barros Silva.

    A educadora diz que a organização é trabalhosa, mas o resultado faz valer a pena. Grande parte dos 720 alunos matriculados na escola dançaram. Foram 14 apresentações, das 18h30 às 22h quadrilha tradicional, dança country, forró, dança da peneira e diversas outras. A escola se esforçou para que as turmas não repetissem apresentações. Para conseguir esse resultado, foi mais de um mês de ensaios. Enquanto os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental treinavam com as regentes de turma, os dos anos finais e ensino médio usavam o tempo da educação física.

    Série Boas Práticas

    O vídeo da série Boas Práticas dessa semana mostrou ações da Escola Estadual Doutor José do Patrocínio, em Belo Horizonte, que, com o projeto “Abrindo Espaço”, da Secretaria de Estado de Educação, abre-se nos fins de semana para receber a comunidade. Entre as iniciativas desenvolvidas pelos moradores da região no ambiente escolar está o ensaio da agremiação junina do bairro Milionários – ‘Corpo de Baile Nossa Junina’ que marca presença no ‘Arraial de Belô 2013’ e em outros festivais regionais.

    O espaço escolar também é palco para cursos, como aulas de crochê, artes marciais e pintura em tecido. Os vídeos da série são exibidos nos intervalos da programação da Rede Minas. O material também está disponível no canal do Youtube da Secretaria de Estado de Educação e pode ser visto no Canal Minas Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde. Veja, ao lado, o vídeo da série Boas Práticas.
    Fonte: Agência Minas

    Acidente grave mata 5 pessoas da mesma família perto de Laranjal

     Um acidente grave matou cinco pessoas da mesma família neste sábado perto de Laranjal por volta das 4h20 deste sábado (29). 

    Foto: Paulo Vitor Costa
    Segundo informações, o motorista do Celta que saiu de Petrópolis com destino a Miradouro pode ter cochilado no volante, invadindo a pista contrária e batendo violentamente com o ônibus da Viação Rio Doce que havia saído de Nanuque com destino a Juiz de Fora na BR-116 nas proximidades de Laranjal.

    Foto: Rádio Muriaé

    Com a batida, o Celta ficou totalmente destruído indo parar embaixo do ônibus, os cinco ocupantes, morreram na hora e foram identificados como: Ana Maria Teixeira Serafim (53), seus três filhos, Luiz Miguel Serafim (21), condutor; Jésus Luiz Serafim (17); Luiz Felipe André Serafim (14) e um neto, Kaic José Ramos (3). Os 33 passageiros do ônibus e o motorista, nada sofreram.

    Com Informações de Rádio Muriaé e Portal Caparaó







    MONTES CLAROS: Motociclista morre ao tentar ultrapassar caminhão

    Um caminhão que transportava bois, se envolveu em um acidente com um motociclista de 26 anos na manhã deste sábado em Montes Clarosperto do Parque de Exposições, provocando a morte do motociclista.

    Segundo contou o motorista do caminhão, o motociclista tentava ultrapassá-lo mas desistiu e acabou batendo no parachoque trazeiro do veículo.

    Os bonbeiros tentaram socorre-lo mas ele acabou morrendo no local.

    Cruzamentos perigosos e imprudência causam acidentes em Montes Claros. Foto Ilustrativa.

    Viatura do Corpo de Bombeiros é avariada durante manifestação em Minas Gerais

    Viatura do Corpo de Bombeiros é avariada durante manifestação em Esmeralda Minas Gerais
    Uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi danificada durante uma manifestação na LMG-808, município de Esmeraldas, na Grande BH, nessa sexta-feira (28). 

    O caminhão do tipo Autobomba Tanque, com capacidade para 5 mil litros de água, foi atingido por manifestantes quando chegava para apagar focos de incêndio em barricadas colocadas na rodovia para obstruir o trânsito.

    O ataque à viatura foi uma tentativa de impedir a ação das equipes de combate. Os bombeiros foram acionados para controlar o incêndio em pneus e madeiras antes que ele atingisse maiores proporções, causando, inclusive, risco à vegetação e às próprias pessoas que estavam no local. Logo na chegada da equipe, a viatura foi cercada por aproximadamente cem manifestantes que impediram a sua passagem. Um deles, mais exaltado, subiu na frente do veículo tentando atingir o para-brisas e chegando quebrar o limpador. A viatura também teve o vidro do retrovisor e parte do registro de água quebrados, além de avarias no para-choque e nas laterais.
    Fonte: CBMMG

    JUIZ DE FORA: Estudante tenta envenenar Professora


    Um estudante do 4º ano da Escola Municipal Santos Dumont colocou três comprimidos de um remédio não identificado no copo de água da professora. A mulher, de 55 anos, passou mal após ingerir o líquido, precisando ser levado à UPA do bairro São Pedro.

    O caso aconteceu por volta de 15h desta quarta-feira, 26 de junho, mas só foi registrado o Boletim de Ocorrência às 9h11 desta quinta-feira, 27, quando a vítima compareceu à sede da 31ª Cia. da PM e relatou o fato.

    Ela contou que trabalha na escola Escola Municipal Santos Dumont, instituição que fica na rua José de Souza Braga, bairro Santos Dumont. Segundo ela, durante o intervalo para o recreio, deixou a sala de aula, sendo que a porta ficou apenas encostada. Ao retornar, 15 minutos depois, ingeriu a água que havia deixado sobre a mesa. Só então percebeu a presença de três comprimidos no interior do copo. Com dores de barriga, cólica e dormência nos lábios, ela precisou ser levada à UPA de São Pedro, onde foi medicada.

    Segundo informações repassadas pela diretora da escola, um aluno do quarto ano “confessou a façanha”. Ele disse, ainda, que pegou os comprimidos da mãe, e que ele mesmo vem fazendo uso dos remédios sem que ela soubesse.
    Fonte: Juiz de Fora Virtual

    JUIZ DE FORA: Joven é assaltada e agredida a socos

    Uma jovem de 18 anos teria sido agredida por socos no rosto durante assalto na Rua Severiano Sarmento, no Bairro Alto dos passos, Zona Sul da cidade. A vítima foi abordada por um homem de cerca de 25 anos, vestindo uma bermuda amarela e uma blusa de frio verde escura, que lhe desferiu vários socos e levou o seu aparelho celular. 

    Depois do crime, o suspeito fugiu, mas antes ele teria se desfeito do casaco que vestia para dificultar a identificação. 

    A jovem, com inchaço na face, compareceu ao posto da Polícia Militar, no Bairro São Mateus, Zona Sul, onde foi registrada à ocorrência. Os militares realizaram busca pelo assaltante que foi localizado na rua onde ocorreu o roubo. Porém o aparelho levado não foi encontrado.

    Fonte: Portal Click
    sexta-feira, 28 de junho de 2013

    Polícia Militar faz um alerta sobre os riscos de violência provocada por vândalos

    Em entrevista à TV Globo, comandante geral da PM, coronel Márcio Sant’Ana, defende legitimidade das manifestações pacíficas


    O comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Márcio Sant’Ana, voltou a defender a legitimidade da realização de manifestações pacíficas pelas vias públicas de Belo Horizonte, como as que ocorreram na cidade nos últimos dias. Contudo, o coronel faz um alerta à população sobre os riscos de atos de violência provocados por vândalos que se misturam aos manifestantes.

    Em entrevista concedida nesta quinta-feira (27) à TV Globo Minas, o coronel Márcio Sant’Ana destacou as ações de prevenção à violência realizadas pela corporação na quarta-feira (26). O comandante geral também citou as demais articulações feitas pelos órgãos de Defesa Social do Estado nos últimos dias com o objetivo de garantir a segurança dos manifestantes e dos torcedores que foram ao Mineirão, para o jogo entre Brasil e Uruguai.

    “A Polícia Militar, no primeiro aspecto, age com a prevenção. Distribuímos panfletos com mensagens de paz e fizemos comunicados pela imprensa escrita, falada, nas redes sociais, pedindo bom-senso e responsabilidade para as pessoas. Nós entendemos a legitimidade da manifestação, desde que haja respeito e com responsabilidade”, afirmou. “Com relação à repressão, houve necessidade de intervenção pontual”, completou.

    Márcio Sant’Ana afirmou, ainda, que as pessoas envolvidas nos atos de vandalismo serão alvo de inquérito por parte da Polícia Civil. “Durante a passeata pacífica, os vândalos não se identificam. Eles vêm mesclados junto às pessoas e, no ponto, de confronto é que eles atuam. Então, a Polícia Militar, juntamente com a Polícia Civil, que é a responsável pela investigação, já identificou grupos de vandalismo”, explicou.

    Ainda na entrevista, o coronel voltou a destacar que a Polícia Militar continuará agindo para “garantir a segurança dos cidadãos de bem”. “Meu apelo é que as pessoas ajam com responsabilidade, com espírito cívico, porque a legitimidade dessa manifestação é justa e nós entendemos muito bem, porque somos cidadãos. Usamos farda, trabalhamos nesses conflitos, mas somos cidadãos”, concluiu Márcio Sant’Ana. 

    JUIZ DE FORA: Câmara Municipal continua com manifestantes acampados há quase 24 horas.

    Manifestantes ocupam a Câmara de Vereadores de Juiiz de Fora - MG

    A Câmara municipal de Juiz de Fora foi invadida desde as 17:30 horas de quinta-feira (27) e até esta sexta-feira às 16 horas as informações são de que ainda continuam acampados no local, cerca de 12 manifestantes. Quando a manifestação começou, centenas de pessoas invadiram reivindicando redução dos salários dos vereadores e das tarifas de ônibus.

    Cerca de 30 pessoas haviam dormido no local. A PM acompanha de perto e já cortou a luz e proibiu a entrada de alimentos no local, porém outros manifestantes conseguiram arremessar água e biscoito pela janela.

    O Major Jeferson Pires, acessor de comunicação da PM, conseguiu um encontro entre os manifestantes e o presidente da câmara, vereador Julio Gasparette, mas ainda não chegaram a um acordo.

    Você viu? Ator Alexandre Frota zomba do Pastor Marco Feliciano e diz que eram namorados

    Alexandre Frota ironiza Marco Feliciano

    O ator Alexandre Frota, ironizou o deputado Marco Feliciano em entrevista para o programa Morning Show, da Rede TV!, além de falar sobre bissexualidade e envolvimento com o universo gay.

    Assista ao vídeo abaixo:

    GOVERNADOR VALADARES: Secretaria de Saúde promove evento de mobilização social contra a gripe.

    O objetivo da ação foi mobilizar e sensibilizar as lideranças para a adoção de medidas preventivas contra a gripe


    A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares promoveu, nessa quarta-feira (26), no auditório da regional, um café da manhã para as lideranças locais de instituições públicas e privadas. O objetivo da ação foi mobilizar e sensibilizar as lideranças para a adoção de medidas preventivas contra a gripe, de acordo com o conceito da campanha estadual “Mude seu jeito de ver a gripe. Ela mata”. Além disso, também foi apresentado o Plano Estadual de Enfrentamento da Síndrome Gripal (SG) e da Síndrome Gripal Aguda Grave (SRAG), com ênfase na Influenza.

    Até o momento, foram confirmados 101 casos de síndrome respiratória aguda grave causada por Influenza em Minas Gerais. Desses casos, 21 evoluíram para óbito. Dos óbitos, um foi causado por Influenza B; 18 por Influenza A HINI; um por Influenza A H3 e rm por vírus da influenza não classificado.

    “A SES, preocupada com os números de casos no estado de gripe, principalmente os que levaram a óbitos, está com a proposta de mobilizar parceiros não governamentais para que possamos trabalhar juntos na prevenção das síndromes gripais graves e agudas. Nesta época, nossa região recebe muitos valadarenses que moram nos Estados Unidos e também há a Exposição Agropecuária. Por isso temos de estar vigilantes, poder público e sociedade, quanto ao risco da entrada de novos vírus da gripe”, ressaltou a superintendente regional de saúde de Governador Valadares, Sheila Furbino.

    Na abertura do evento, a superintendente da SRS-GV apresentou o Plano Estadual, relatando as ações desenvolvidas pela SES-MG, com as campanhas de vacinação e divulgação, qualificação de servidores e disponibilização de medicamentos. Ela também elencou quais são os grupos de risco e a situação vacinal da região de saúde de Valadares. “Conseguimos em nossa região bater a meta do ministério, vacinando 87,90% do público alvo da campanha”, frisou.

    Sheila Furbino finalizou sua apresentação com as ações de Comunicação e Mobilização que a SES vem realizando e lançou um desafio aos participantes: O que as instituições poderiam fazer para participar do enfrentamento a gripe?

    Participaram do evento representantes da Superintendência Regional de Ensino, da União Ruralista Rio Doce, Igreja Assembléia de Deus, Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Consórcio Intermunicipal Cisleste, Conselho Intermunicipal Cisvas, Ibicon – Empresa  administradora da Rodoviária, GV Shopping, Federação das Industrias de Minas Gerais- Regional Rio Doce, o Cosems Regional, Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares e Conselho Municipal de Saúde do Município, além de técnicos da SRS-GV.

    Fonte: Agência Minas

    Metodologias diferenciadas auxiliam na preparação dos alunos para o Enem

    Este ano, mais de 51 mil estudantes do ensino médio já participam do projeto Aprofundamento de Estudos

    Em 2012, grande parte dos alunos da Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa, em Uberlândia, que participaram do projeto conquistaram vagas na UFU

    Faltando quatro meses para o Enem, os estudantes mineiros que participam do Aprofundamento de Estudos, projeto da Secretaria de Estado de Educação (SEE), intensificam seus estudos e ampliam seus conhecimentos para o exame com o auxilio de diferentes metodologias.

    Entre as escolas mineiras que participam do Aprofundamento de Estudos e apostam na prática diferenciada para ensinar está a Escola Estadual Professor Cláudio Brandão, em Belo Horizonte. Além de utilizar testes antigos das provas do Enem, as questões são utilizadas para dar início ao aprofundamento em sala de aula.

    “Fazemos o treinamento utilizando questões de provas fechadas. No início da aula, entregamos para os alunos uma atividade. O professor dá uns três minutos para que eles leiam a questão e registrem suas dúvidas. A partir daí, ele vai sanando as dúvidas e ampliando o conteúdo. Ele faz um processo de aprofundamento mesmo, sempre abordando conteúdos que vão desde o ensino fundamental até o ensino médio”, destaca o vice-diretor da escola, Daniel Rufino Araújo Andrade dos Santos.

    Na escola, as aulas do Aprofundamento de Estudos acontecem aos sábados e os educadores utilizam diferentes práticas para reforçar o conhecimento adquirido em sala. “O professor tem a possibilidade de marcar uma aula no laboratório e também estamos investindo em trabalhos de campos. Tudo para dar uma aula diferente apara o aluno e que estimule cada vez mais a participação dele no aprofundamento”, conclui Daniel.

    Para a estudante do 3º ano do ensino médio, Samantha Quaresma Alves Campos, as aulas estão ajudando muito na sua preparação para o Enem. “Estou gostando muito das aulas de Matemática e Química, que são as disciplinas que tenho mais dificuldade. Gosto da forma mais dinâmica que as aulas são ministradas”, afirma.

    Já na Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, as aulas do Aprofundamento de Estudos são um complemento do que é visto em sala. “Esse é o segundo ano que a escola participa do aprofundamento. Ele acaba sendo um complemento que os alunos vêm nas aulas. Os estudantes levam sugestões e dúvidas para serem trabalhadas”, conta o vice-diretor da escola, Adalto Reis Martins Junqueira.

    Na escola, o projeto tem dado tão certo que, em 2012, a instituição foi uma das que mais aprovou alunos na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “Tivemos alunos aprovados no 1º lugar de medicina, engenharia elétrica, psicologia, direito, história, entre outros. Além disso, em quase todos os cursos tivemos alunos entre os cinco melhores colocados. A maioria desses alunos participa do aprofundamento”, ressalta Adalto.

    Ana Camila Ferreira Rezende é aluna do 3º ano do ensino médio e destaca a importância do projeto para sua preparação para o Enem. “Com a proximidade do Enem, buscamos nos preparar mais e a escola é um lugar que propicia isso. Já estou acostumada com o espaço e tenho liberdade para tirar dúvidas com os professores. Nas aulas do Aprofundamento temos um espaço a mais para discutir e debater questões que possam cair na prova”, afirma a estudante, que pretende cursar Direito, na UFU.

    Aprofundamento de Estudos

    A iniciativa tem a finalidade de melhorar os indicadores de proficiência do ensino médio, bem como ampliar a taxa de conclusão, reduzindo as taxas de repetência e evasão. Para isso, visa à criação do hábito de estudo, dando oportunidade aos alunos de ampliação de conhecimentos e conteúdos do seu interesse e de preparação para prosseguimentos dos estudos. Atualmente, mais de 51.200 estudantes do ensino médio participam do projeto.

    Disciplinas ofertadas

    As disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática devem ser ofertadas em todas as turmas do Aprofundamento de Estudos.
    Para as turmas do 1º ano do ensino médio são disponibilizadas aulas dessas disciplinas com vistas ao aprofundamento dos conhecimentos adquiridos.

    Já os estudantes do 2º e 3º ano do ensino médi, além de Língua Portuguesa e Matemática, poderão ser ofertadas outras disciplinas, como Biologia, Física, Geografia, História, Química e Línguas Estrangeiras (Inglesa ou Espanhola). O limite máximo é de cindo disciplinas por turma.

    As aulas do Aprofundamento de Estudos são ministradas no contraturno escolar do aluno ou no sexto horário. A carga máxima é de 15 horas semanais.

    Exame Nacional do Ensino Médio

    Dos mais 7,8 milhões de candidatos inscritos na edição de 2013 do Enem, 870.782 são mineiros. Esse total deixa Minas Gerais em segundo lugar em relação ao número de inscritos. O estado brasileiro com maior número de candidatos foi São Paulo, com 1,2 milhão de inscrições.

    Este ano, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. No primeiro dia de aplicação dos testes, os candidatos farão questões de ciências humanas e ciências da natureza. A prova terá 4 horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia de provas, serão aplicadas as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Nesse dia, a prova terá 5 horas e 30 minutos de duração.

    O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

    O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

    Fonte: Agência Minas
    quinta-feira, 27 de junho de 2013

    Carreta tomba entre Itaperuna / Pádua

    Nesta quinta-feira (27), logo no início da manhã, uma carreta tombou na estrada Itaperuna-Pádua (RJ-186). A imagem do acidente foi enviada por um internauta. 

    De acordo com ele, o acidente havia acontecido há poucos minutos e a polícia havia acabado de chegar ao local. A equipe do Corpo de Bombeiros estava a caminho do local. O internauta não soube informar como estava o motorista.

    Fonte: itaperunanews.com.br

    Jovem que caiu do viaduto ontem durante as manifestações que aconteceram no período do jogo do Brasil, morre em Belo Horizonte.


    Mais um jovem cai do viaduto viaduto José Alencar, em Belo Horizonte (foto) durante as manifestações populares nas imediações do Estádio do Mineirão nesta quarta-feira (26). 

    Desta vez, o manifestante Douglas Henrique Oliveira, de 21 anos, não resistiu e faleceu no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII nesta quinta-feira.

    O Governo de Minas divulgou nota nesta manhã, lamentando o ocorrido. "O governador Antonio Anastasia lamenta o falecimento do jovem Douglas Henrique e transmite sua solidariedade aos familiares e amigos neste momento de extrema dor" diz a nota.

    Casa de Maria, PPVD e Secretarias de Saúde e Assistência Social, realizam campanha de prevenção nas ruas de Cataguases.


    Casa de Maria, PPVD e Secretarias de Saúde e Assistência Social, realizam campanha de prevenção nas ruas de Cataguases.
    A Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), representada pelo Cb Onéias, juntamente com a equipe da Casa de Maria, representada pela advogada Roberta Cabral e a psicóloga Débora, Secretaria de Saúde, setor de CTA/DST, representada pelas enfermeiras Tairises e Mariane, realizaram nesta quarta-feira (26), a campanha do Mês dos namorados com o tema: "Seja quem for, cuide muito bem do seu amor" com objetivo de informar aos jovens e adultos sobre a importância da prevenção as doenças sexualmente transmissíveis.

    Também participaram da campanha, o setor de Combate a Dengue, representado por Carlos Magno e as agentes comunitárias dos PSFs dos bairros.

    Casa de Maria, PPVD e Secretarias de Saúde e Assistência Social, realizam campanha de prevenção nas ruas de Cataguases.O início foi às 9 da manhã na Praça Rui Barbosa onde foram distribuídos Kits com materiais informativos de doenças sexualmente transmissíveis, violência doméstica, combate a dengue e bolsas ecológicas.

    Também estiveram prestigiando o evento, o Comandante da 146º CIA especial de Polícia Militar  de Cataguases, Major Antônio Carlos, o Sg. Jerônimo, Cb Hélio Costa, Cb Renê Duarte, os vereadores José Augusto Guerreiro Titoneli, Geraldo Majella Mazini, o secretário de Cultura, Zeca Junqueira, o Coordenador da Proteção especial (Assistência Social), Sr Wilson e Sebastião Ruy de Almeida Filho (Tatá). 

    Casa de Maria, PPVD e Secretarias de Saúde e Assistência Social, realizam campanha de prevenção nas ruas de Cataguases.As 14 horas, o "Trio da Alegria", saiu da Praça Santa Rita e seguiu para os bairros Pampulha, Vila Domingos Lopes, Vila Resende, Granjaria, Vila Minalda, Centenário, Paraíso, Santa Clara, Beira Rio, Vila Tereza, Centro, retornando a Praça Santa Rita onde foi feito o encerramento do evento.

    O GEPMOR, da 146º CIA PM deu total apoio ao deslocamento através do Sg. Márcio Nunes e Sd. Dionísio.

    VÍDEO:Muriaé reúne quase 2000 pessoas na Caminhada Pela Vida no Dia Internacional de combate as drogas

    Caminhada Pela Vida em Muriaé-MG no Dia Internacional de combate as drogas

    Aconteceu nesta quarta, pela manhã, 26 de junho, a "Caminhada pela vida", um evento organizado pela Polícia Militar através do PROERD (Programa Educacional e Resistência às Drogas) em conjunto com as escolas municipais, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social, Prefeitura de Muriaé e Jovens Construindo a Cidadania (JCC).

    Caminhada Pela Vida em Muriaé-MG no Dia Internacional de combate as drogas
    Alunos e professores se reunem para a "Caminhada Pela Vida" no centro de
     Muriaé-MG em comemoração do Dia Internacional da Luta Contra
    o Uso e o Tráfico de Drogas.
    O PROERD, organizou a passeata em diversos municípios mineiros simultaneamente como foi o caso de Leopoldina que também realizou a caminhada ontem, marcando o Dia Internacional da Luta Contra o Uso e o Tráfico de Drogas.

    Outras atividades também foram realizadas no município como palestras nas escolas que contou com a participação do Comunicador e ativista cataguasense na luta contra as drogas, Marco Antônio Baiano.

    Veja abaixo um trecho da caminhada onde Marco Antônio Baiano entrevista o Tenente Coronel Nazário, comandante do 47º Batalhão de Polícia Militar em Muriaé, Maria Bernadete Monteiro de Castro,Superintendente Regional de Ensino de Muriaé e Maria Cristina Navarro de Aquino Ribeiro,Secretária Municipal de Educação entre outras pessoas.



    Leia Também:

    LEOPOLDINA: CENTENAS DE JOVENS NA "CAMINHADA PELA VIDA" NO DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA O USO E O TRÁFICO DE DROGAS

    MURIAÉ: “DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA O USO E O TRÁFICO DE DROGAS” SERÁ MARCADO COM PASSEATA.

    quarta-feira, 26 de junho de 2013

    LEOPOLDINA: Centenas de jovens na "Caminhada pela Vida" no Dia Internacional da Luta Contra o Uso e o Tráfico de Drogas


    A prevenção às drogas é uma intervenção antecipatória de responsabilidade coletiva, que visa desencorajar o uso inicial de drogas e promover a interrupção de seu consumo, evitando assim o desencadeamento de situações de risco por parte do cidadão. Neste contexto, todos os colaboradores envolvidos estarão contribuindo para uma maior conscientização da comunidade na integração de ações destinadas à sua ampliação.

    A Semana Nacional Antidrogas foi institucionalizada em 1999, sendo realizada, anualmente, no período de 19 a 26 de junho. A data considerada representa a data de criação da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), no dia 19 de junho, e em solidariedade ao esforço da Organização das Nações Unidas (ONU), que convenciona o dia 26 de junho como o Dia Internacional da Luta Contra o Uso Indevido e o Tráfico de Drogas.

    De igual maneira, é realizada anualmente a Semana Estadual de Prevenção às Drogas, instituída no art. 1º da Lei nº 12.615 (23/09/97) e alterada pela Lei 16.514 (22/12/2006), com o objetivo de mobilizar e sensibilizar os diferentes atores sociais para ações voltadas à prevenção do uso abusivo de drogas e promoção da saúde e qualidade de vida dos mineiros.

    Foto: PMMG/Divulgação
    Foto: PMMG/Divulgação
    Vale ressaltar que, como integrante do Sistema Nacional e Estadual de Políticas sobre Drogas, a Polícia Militar de Minas Gerais é fomentadora de ações e estratégias direcionadas à prevenção primária ao uso, abuso e dependência de drogas entre jovens e adultos.

    Neste sentido, na manhã do dia 26 de maio, em comemoração a Semana Nacional e Estadual de Prevenção às Drogas, ocorreu no centro de Leopoldina, uma caminhada para vida, envolvendo centenas de alunos de várias escolas da rede pública Estadual, Municipal, Particular além dos adolescentes integrantes do projeto CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Participou também da passeata o Sr Major Nazário acompanhado de várias outras autoridades.

    Em uma reunião democrática manifestantes ocupam a tribuna da Câmara dos vereadores de Cataguases


    Como havia sido combinado, muitos manifestantes estiveram presentes na reunião desta terça-feira (25) na Câmara municipal de Cataguases. 

    Em uma primeira parte muito produtiva, os vereadores aprovaram em segunda votação por unanimidade os projetos orçamentários oriundos do executivo, PPA (Plano Plurianual) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e adiaram a discussão do projeto do vereador Fernando Rodrigues do Amaral (PC do B), que autoriza o Chefe do Poder Executivo a construir galpões para instalação de Micro e Pequenas Empresas no Município de Cataguases.

    Em seguida, o presidente, Fernando Pacheco Fialho (PMDB), com muito bom senso, abriu a palavra no grande expediente para todos que quiseram manifestar, como em uma mini-audiência pública.

    Participações:


    Paulo Lúcio, o popular carteirinho, usou a palavra primeiro e explicou sobre o movimento que segundo ele, não é uma insatisfação com os políticos, mas com o sistema político que deixa muito a desejar no Brasil. Para ele, a população deseja participar mais e sugeriu que implantassem em Cataguases o orçamento participativo e projetos de iniciativa popular entre outras coisas. Ele também destacou os principais problemas de Cataguases, que são mais comentados nas redes sociais como: Cancelamento do Contrato com a COPASA, transporte coletivo de qualidade, pagamento do piso salarial dos professores, construção da pista de Skate, reabertura do Cinema Edgard, organização do trânsito, melhorias ambientais, construção de universidades, crescimento econômico, geração de empregos, realização de concurso público, plano de mobilidade urbana, conclusão da estrada da Empa, conclusão da rodoviária da Taquara Preta, entrega das casas do "Minha Casa Minha Vida", instalação do Corpo de Bombeiros, Parque de Exposições entre outras demandas. Paulo Lúcio, sugeriu também, que a Câmara convocasse com frequência, os secretários municipais, para prestarem contas e informar ao legislativo o que estão fazendo, pois conforme disse, "eles vão na rádio mas não vem a Câmara".


    Outros também falaram, como os organizadores do movimento, Lilian Donofre e Eduardo Yep que explicaram sobre o movimento que é apartidário e que eles não tem intenção de participar de partidos políticos e sim, propor ideias e que também a partir de agora, estariam acompanhando todas as reuniões. 

    Alexandre Campos, também falou na tribuna e disse que segundo um pronunciamento que ele já havia feito, os vereadores tem de dar maior atenção as redes sociais e ao facebook, pois existe uma onda de reivindicações e que quem não conseguir se posicionar na crista dela, será engolido por ela. Ele solicitou também que os vereadores unissem forças com políticos do partido de cada um para ajudar Cataguases.


    Outros também usaram a tribuna, como a jovem, Ana Clara Lomeu que falou sobre alunos que não podem ficar até o último horário na escola por falta de ônibus. O advogado Eduardo Barcelos, pediu que os vereadores revogassem a Lei do Fluminense que é motivo de escárnio para o município e sugeriu que todas as leis municipais fosse colocadas na internet. Um funcionário da prefeitura, falou sobre o ticket alimentação, que ele chamou de cartel pois no seu entendimento, não tem lógica a prefeitura mudar para um ticket que não é aceito nos principais mercados da cidade.

    Os vereadores Serafim Couto Spindola e Geraldo Majella elogiaram a atitude dos jovens e pediram para continuarem vindo as Sessões. 

    Maurício Rufino, pediu que os manifestantes passassem uma pauta de reivindicações para nortearem os trabalhos do legislativo e também disse para os jovens não desanimar.

    O vereador Vinicius, disse que será formado em Cataguases um conselho municipal da juventude e que conta com a participação de todos os jovens.

    Outros vereadores também se manifestaram favoráveis aos manifestantes, como o vereador Walmir Linhares e Antônio Pereira (o Beleza).


    Por Fim, o comandante da 146ª Companhia de Polícia Militar Especial de Cataguases, Major Antônio Carlos Freitas, que recebeu muitos elogios pela conduta da polícia frente as manifestações, que atuou garantindo a segurança e a ordem de todos, sem precisar utilizar de força, também falou para o plenário e disse que Cataguases foi um prêmio em sua carreira, pois possui um índice de ocorrência de crimes violentos abaixo da média dos outros municípios vizinhos de porte semelhante ao de Cataguases e que o povo de Cataguases se comporta de forma ordeira.
    terça-feira, 25 de junho de 2013

    VÍDEO: Marcos Gama entrevista Maria Alcina, a "Diva de Cataguases".

    Marcos Gama Entrevista a cantora de Cataguases Maria Alcina
    [Marcos Gama Entrevistou a cantora Maria Alcina na tarde de segunda-feira em Cataguases]
    A Diva cataguasense, a cantora Maria Alcina, que fez sucesso na década de 70 e 80 com músicas como Fio Maravilha, Kid Cavaquinho, Bacurinha entre outras, com uma voz grave inconfundível, esteve na cidade para participar da gravação do Hino de Cataguases, um projeto organizado pela ACRIAR (Associação de Criadores de Arte, Produtores de Eventos Culturais e de Entretenimento) que é presidida pelo contador e artista cataguasense, Emanuel Messias.

    Cantora Maria Alcina com Emanuel Messias em Cataguases
    Emanuel Messias e Maria Alcina
    A previsão é de que no início de setembro seja lançado um CD single e um DVD com diversos artistas e personalidades do município cantando o hino da cidade. Já participaram da gravação além da cantora Maria Alcina: Paula Todesco,  Fernanda Lima, Vanessa Caffé, Tarcísio Vória Filho, Carlos Magno de Lima, Valdiney Cabral, Eric do Padrão Noturno, Ana Paula Dias (Salamandra),  João do Carmo Lima (Boiadeiro)  e ainda estão previstos gravar: Luiz Preto, Elisa Nunes, Eduardo Henriques, Robson, Anna Quintão e Grupo Aero.
    Elisa Nunes, Ezequiel Sabino e Maria Alcina em Cataguases
    Elisa Nunes, Ezequiel Sabino e Maria Alcina

    Cantora Maria Alcina de Cataguases - MG
    A Produção Fonográfica é de Emanuel Messias Mariquito (ACRIAR) (foto acima), a Produção Musical e arranjos são do músico e compositor Ezequiel Sabino do estúdio Sabino Records (foto ao lado) e Filmagens de Marcelo Fonseca Martins.

    Na ocasião, a cantora Maria Alcina concedeu uma entrevista em primeira mão para o jornalista Marcos Gama, onde ela fala sobre Cataguases, sobre o momento político e contou que pretende lançar uma coletânea de músicas em comemoração aos seus 40 anos de profissão. Confira a entrevista abaixo:






    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início