A prefeitura Municipal de Barbacena, decretou estado de emergência neste domingo (14) devido a um desastre ambiental no rio da Morte, provocado por uma tentativa frustada de roubo de combustível de um oleoduto da Petrobras (Leia a nota da prefeitura na íntegra abaixo).
O município vem sofrendo racionamento de água desde quinta-feira quando a captação foi interrompida. Técnicos da Petrobrás e da Fundação estadual de meio ambiente estão trabalhando neste momento tentando conter o avanço do óleo.
Durante o período de emergência caminhões pipas irão suprir os reservatórios e caixas d'água de serviços essenciais como escolas e hospitais.
Cerca de 70 mil pessoas estão sofrendo o racionamento e o restante da população, aproximadamente 60 mil moradores, permanece recebendo água de outra fonte de captação da COPASA.
Ainda na tarde deste domingo o prefeito Toninho Andrada fará nova reunião para determinar quantos dias a população ainda ficará sem água pois a limpeza do rio será lenta e complexa, conforme informações.
O CRIME: O acidente ambiental em Barbacena foi resultado de um furto de 40 mil litros de óleo diesel de um oleoduto da Petrobras na região. Três homens invadiram o local e encheram os tanques de uma carreta-tanque bitrem. Na fuga, o veículo ficou atolado em uma estrada vicinal e os criminosos resolveram dispensar o combustível no solo. O óleo atingiu o Córrego Sapateiro, já na foz com o Rio das Mortes. A Polícia Militar do Meio Ambiente foi chamada e conseguiu prender o motorista Fábio Mendes de Castro, de 38 anos. Os dois comparsas dele fugiram.(Com informações de Valquíria Lopes/Estado de Minas).
0 comments:
Postar um comentário