728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    terça-feira, 23 de abril de 2013

    Parque Tecnológico de Viçosa completa 2 anos este mês com perspectiva de crescimento.


    Preocupado em acelerar o processo de inovação no estado, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), trabalha ações como o Programa de Apoio aos Parques Tecnológicos, alicerçado nas diretrizes da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP).


    Um dos três parques tecnológicos em funcionamento em Minas, o Parque Tecnológico de Viçosa (Tecnoparq) completa, este mês, dois anos de inauguração com seis empresas residentes e com uma forte demanda de novos interessados. 

    O Tecnoparq está instalado em terreno da Universidade Federal de Viçosa (UFV) numa área de 214 hectares, dos quais 174 são de preservação permanente. O empreendimento é resultado de uma parceria entre o Governo de Minas e a UFV, inaugurado em abril de 2011 pelo governador Antonio Anastasia, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, e a reitora da UFV, Nilda Soares.  

    Também já estão em funcionamento os parques tecnológicos de Belo Horizonte e o de Itajubá. Outros parques estão previstos no Programa de Apoio aos Parques Tecnológicos da Sectes nos municípios de Lavras, Juiz de Fora e Uberaba. Todos os parques são construídos em parceria com uma universidade para que ela forneça o aparato necessário ao desenvolvimento científico e tecnológico dos produtos e processos.

    Investimentos que dão resultado

    No Tecnoparq, em Viçosa, as empresas de base tecnológica têm um espaço fixo e a parceria dos diversos centros de pesquisa da universidade. O Governo de Minas — por intermédio da Sectes e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) — investiu R$ 7,7 milhões para adaptação do espaço com salas de aula, salas administrativas, refeitório, base de empresas graduadas e incubadas e um auditório para 180 pessoas.

    Ainda na mesma área do Tecnoparq, o governo mineiro entregou à população de Viçosa o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) para qualificar profissionais e desenvolver o empreendedorismo, com foco na demanda regional.

    As seis empresas residentes no Parque Tecnológico de Viçosa são Nexa Contact Center, com atividades de teleatendimento, Energética Geração e Conservação de Energia, com desenvolvimento de projetos para a conservação da energia e utilização de combustíveis alternativos de fontes renováveis, Jungle Digital Entertainment Solutions, que trabalha com o desenvolvimento de software de entretenimento, Patsos Indústria e Comércio de Produtos Biotecnológicos, com serviços de medicina veterinária, pesquisas e desenvolvimento de vacinas, Laborural Serviços e Empreendimentos, que trabalha com consultoria, assistência técnica em agropecuária, locação de mão de obra rural e para serviços gerais, e a Dinni Soluções em Sistemas, que presta consultoria em tecnologia da informação, desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis.

    A revisão do projeto urbanístico prevê, para 2013, a conclusão das obras de urbanização e infraestrutura da primeira quadra, com área para oito lotes de aproximadamente 2000 m2 cada, para uso e ocupação de novas empresas de base tecnológica. A expectativa do parque é atender o maior número possível de interessados na abertura de empresas focadas em serviços  e ou produtos tecnológicos. 
    Fonte: Agência Minas
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Parque Tecnológico de Viçosa completa 2 anos este mês com perspectiva de crescimento. Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início