728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    terça-feira, 30 de julho de 2024

    VÍDEO: Dupla furta drogaria Silveira no Centro de Cataguases durante a madrugada

    Ação foi flagrada por câmeras de segurança e durou cerca de 7 minutos.


    Na madrugada desta terça-feira, 30 de julho, dois homens furtaram a drogaria Silveira, localizada na esquina entre a Praça Presidente Getúlio Vargas e a rua Nogueira Neves, no Centro de Cataguases. O furto foi registrado por câmeras de segurança, às quais o site Mídia Mineira teve acesso.


    O incidente teve início por volta das 3h18 e durou aproximadamente 7 minutos. As imagens mostram os suspeitos levantando a porta metálica do estabelecimento. Um dos homens ficou de vigia na esquina, enquanto o outro tentava entrar na drogaria. Eles precisaram retornar para levantar ainda mais a porta, permitindo a entrada de um deles.

    Após acessar o interior da drogaria, um dos homens saiu carregando várias caixas. Os suspeitos andaram cerca de 100 metros, onde colocaram os itens furtados dentro de uma sacola antes de fugirem do local.
    A redação tentou contato com a Polícia Militar para obter mais informações sobre o caso, mas até o momento do fechamento desta matéria, não houve retorno. As investigações estão em andamento para identificar e localizar os responsáveis pelo furto.

    Por Mídia Mineira.

    Google News

    Entre para o nosso canal no Whatsapp: Clique aqui

    Pescador de 28 anos morre afogado no Rio Pomba em Dona Euzébia

    Vítima caiu em área profunda ao lançar rede de pesca.


    O Corpo de Bombeiros Militar de Cataguases foi acionado na madrugada de domingo, 28 de julho, para encontrar um pescador de 28 anos que teria caido no rio e não foi mais visto. Ele estaria pescando quando perdeu o equilíbrio ao lançar a rede de pesca.
    Os bombeiros foram acionados por populares e iniciaram imediatamente as buscas submersas na área, localizando o corpo da vítima preso na rede de pesca.

    De acordo com informações, o local onde ele caiu teria grande profundidade. Ao tentar retornar para a superfície, foi impedido pela tarrafa que ficou enrolada em seu braço.
    O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Leopoldina para os procedimentos de praxe. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.

    Por Mídia Mineira.

    Google News

    Entre para o nosso canal no Whatsapp: Clique aqui

    segunda-feira, 29 de julho de 2024

    Energisa Minas Rio recupera mais de 500 mil kWh de energia

    Energia desviada no primeiro semestre deste ano seria o suficiente para abastecer cerca de 4.200 famílias.


    Mesmo diante dos riscos de acidentes e sendo considerado um crime previsto no Código Penal, o furto e a fraude de energia é uma das preocupações da Energisa. Garantir a segurança do sistema elétrico e da comunidade fez com que a Energisa investisse em sistemas inteligentes e equipes especializadas para potencializar a identificação de ligações clandestinas e adulterações de medidores de energia. Com isso, somente no primeiro semestre deste ano a empresa identificou 500 mil kWh de energia desviados nos 68 municípios que a empresa atende, totalizando mais de R$ 512 mil em prejuízos financeiros.

    “Nos assusta o fato de que, mesmo cientes dos perigos, as pessoas continuam arriscando a própria vida e da comunidade ao redor para fazer uma ligação direta na rede da Energisa ou manipular um medidor de energia. Além do impacto à segurança, tais comportamentos oneram o bolso das pessoas que estão pagando a conta em dia, uma vez que a legislação determina que o valor da energia desviada seja rateado nas faturas de todos os clientes. Além disso, pode prejudicar a qualidade do fornecimento de energia”, explica Rodrigo Tadeu, coordenador de Medição e  Combate às Perdas , da Energisa Minas Rio.
    Para se ter ideia dos prejuízos, foram 300 irregularidades encontradas nos 68 municípios atendidos pela Energisa e a quantidade de energia desviada seria o suficiente para abastecer 4.200 residências durante um mês inteiro.

    Alerta total

    A Energisa segue em atenção total no combate ao furto e fraude de energia, com o apoio da inteligência artificial e profissionais realizando inspeções periódicas em situações suspeitas em imóveis residenciais, comerciais, industriais, em áreas urbanas e rurais. 
    O coordenador reforça a importância de a comunidade zelar pela própria segurança e denunciar o uso clandestino e irregular de energia elétrica. “Não compactue com esse crime. Em casos de suspeitas, denuncie. A Energisa recebe as denúncias de forma anônima, ou seja, não é preciso se identificar ao nos informar os locais onde pode haver irregularidades”, acrescenta Rodrigo.

    As denúncias podem ser feitas pelos canais de atendimento: www.energisa.com.br

    Fonte: Gerência de Comunicação da Energisa.

    Google News

    Entre para o nosso canal no Whatsapp: Clique aqui

    domingo, 28 de julho de 2024

    Fernando Pacheco realiza convenção com apoio de seis partidos em Cataguases

    Evento apresentou chapa e contou com presença de diversas lideranças políticas.




    O pré-candidato a prefeito de Cataguases, Fernando Pacheco (PDT), realizou sua convenção na manhã deste domingo, 28 de julho, juntamente com os partidos que compõem a coligação: PDT, PSB, PSD e PP. Além dos partidos da coligação, a convenção contou com o apoio informal dos Partidos Rede Sustentabilidade e Republicanos.

    A convenção foi apresentada por Priscila Barbosa e Samuel Pereira, que optaram por um evento disruptivo, diferente das tradicionais convenções partidárias. As centenas de pessoas presentes puderam ouvir o Hino Nacional e o de Cataguases tocados pelo saxofonista Abel. Diversas lideranças discursaram, e deputados enviaram vídeos de apoio, reforçando a pré-candidatura de Pacheco.


    Irmã Erica que é evengélica e presidente do Republicanos, foi chamada à frente para interceder - juntamente com sua família - pela campanha que está prestes a começar. Todos que discursaram pediram uma campanha limpa, sem ataques pessoais.

    Durante o evento, foi apresentado o vice da chapa de Pacheco, o arquiteto Pedro Marcos, que também discursou para os presentes. Marcos destacou sua amizade com Pacheco e ratificou sua ajuda em todos os momentos.

    Já Fernando Pacheco destacou sua trajetória como secretário de Fazenda, de Saúde, vereador presidente da Câmara e deputado estadual, destacando seu compromisso com a Saúde em seu plano de governo.

    Ao todo, Fernando Pacheco poderá contar com o apoio de até 96 vereadores, caso as chapas dos partidos Republicanos e da federação do Rede confirmem o apoio com todos os seus pré-candidatos. 

    Por Mídia Mineira.

    Google News

    Entre para o nosso canal no Whatsapp: Clique aqui

    sexta-feira, 26 de julho de 2024

    Fernando Pacheco define escolha de vice para a chapa

    Anúncio oficial será feito na convenção partidária neste domingo.

    Foto: Redsete.

    Em reunião realizada na noite desta quinta-feira, 26 de julho, o pré-candidato a prefeito de Cataguases, Fernando Pacheco, definiu junto com as lideranças dos partidos de sua base a escolha de seu vice. A decisão será oficializada na convenção partidária marcada para a manhã de domingo, 28 de julho.
    Segundo as lideranças, o vice na chapa de Pacheco será o ambientalista, arquiteto, urbanista e produtor cultural, Pedro Marcos de Oliveira (PSB), conhecido como Pedro Marcos. Pedro Marcos tem uma longa trajetória profissional, tendo trabalhado na Energisa de 1981 a 2015, onde exerceu diversas funções, incluindo coordenação de obras civis e assistência em projetos preliminares de usinas hidrelétricas e linhas de transmissão.

    Além disso, Pedro Marcos foi diretor do Museu Energisa de 1994 a 2011 e produtor cultural da Fundação Ormeo Botelho de 1994 a 2015. Também atuou como vice-presidente da Fundação Chácara Dona Catarina de 2011 a 2015 e coordenador cultural da Fundação Bauminas de 2016 a 2020.
    A convenção partidária deste domingo que contará com PDT, PSB, PSD, PP e REDE, será o momento para a oficialização da chapa, que concorrerá às eleições municipais deste ano em Cataguases. A expectativa é que o evento reúna lideranças políticas e a população interessada em conhecer os candidatos que disputarão o pleito.

    Por Mídia Mineira.

    Google News

    Entre para o nosso canal no Whatsapp: Clique aqui

    Convenção confirma José Henriques como pré-candidato à reeleição em Cataguases e Carol Damasceno como vice

    Evento contou com a participação de cinco partidos e do deputado Newton Cardoso Jr.




    Na noite desta quinta-feira, 26 de julho, a convenção do MDB, juntamente com os partidos Agir, Avante, PL e PNM, confirmou o nome de José Henriques, atual prefeito de Cataguases, como pré-candidato à reeleição. Durante o evento, também foi anunciada a assistente social e secretária de Assistência Social, Ana Carolina Almeida Damasceno, a Carol Damasceno, como vice na chapa que concorrerá à prefeitura este ano.
    A convenção foi presidida por José Henriques e teve início com a apresentação e fala dos presidentes dos partidos envolvidos. Em seguida, o pastor Michael Condé conduziu uma oração. Após a oração, a palavra foi dada ao ex-prefeito Tarcísio Filho e aos vereadores da base aliada.

    O prefeito também abriu espaço para que todos os 80 pré-candidatos a vereadores pudessem se manifestar. Além dos discursos políticos, houve uma apresentação musical do projeto Catatau, trazendo um momento de descontração para os presentes.



    Ao final da convenção, o deputado federal Newton Cardoso Jr. (MDB) chegou ao evento e foi realizada a apresentação oficial da candidata a vice-prefeita, Carol Damasceno, consolidando a chapa para as próximas eleições municipais.


    Por Mídia Mineira.

    Google News

    Entre para o nosso canal no Whatsapp: Clique aqui

    quarta-feira, 24 de julho de 2024

    Briga entre moradores termina com facada e danos em Mirai

    Desentendimento por pagamento de celular leva a confronto físico e prisão na Zona Rural.



    Na segunda-feira, 22 de julho de 2024, por volta das 12h, um desentendimento entre dois moradores da Zona Rural de Mirai, no Sítio São José, resultou em lesões e danos materiais. O confronto envolveu dois homens: o primeiro vendeu um iPhone 11 para o segundo, por R$ 1.000,00, sem que este efetuasse o pagamento. O credor foi até a casa do comprador para recuperar o celular, o que levou a uma briga entre os dois.
    Segundo informações, a luta corporal começou após o credor pegar o telefone, culminando na quebra de uma mesa de vidro na cozinha. Em seguida, o comprador pegou uma faca e furou o pneu da bicicleta do credor. Em resposta, ele foi em direção do homem, que desferiu uma facada em seu ombro. Após o incidente, os envolvidos se acalmaram e caminharam juntos até a casa de uma vizinha, que levou o credor até a casa de seus parentes. Ele foi então encaminhado para a Casa de Caridade, onde recebeu atendimento médico e foi liberado com ferimentos leves, incluindo uma sutura de três pontos no ombro.

    A polícia localizou o rapaz que desferiu os golpes de faca e o prendeu por lesão corporal e dano qualificado, enquanto o credor foi preso por exercício arbitrário das próprias razões. A faca e o celular foram apreendidos, e fotografias do local foram anexadas ao Relatório de Evento de Defesa Social (REDS). Não houve a presença de perícia no local. 
    Segundo informações da Polícia Militar, ambos os envolvidos possuem histórico de esquizofrenia, o que pode ter influenciado a gravidade do conflito.

    Por Mídia Mineira.

    Google News

    Entre para o nosso canal no Whatsapp: Clique aqui

    terça-feira, 23 de julho de 2024

    Câmara Municipal de Cataguases esclarece notícia de contratação de empresa com base em lei revogada

    Segundo a Casa Legislativa o extrato de todo processo foi publicado no Jornal Cataguases e o equívoco se deu devido a erro no Portal da Transparência.


    A Câmara Municipal de Cataguases divulgou uma nota nesta terça-feira para esclarecer os fatos relacionados à contratação de uma empresa de consultoria especializada, destinada a auxiliar os trabalhos da Comissão de Assuntos Relevantes relativos à intervenção realizada pela Prefeitura Municipal na Santa Casa de Misericórdia de Cataguases.

    Segundo a nota, todo o processo foi conduzido de acordo com a Lei nº 14.133/2021, obrigatória desde 1º de janeiro de 2024. A legalidade do processo pode ser verificada na edição do jornal oficial do município, Jornal Cataguases, datada de 30 de junho de 2024, onde foram publicados os extratos de contrato e a ratificação do processo, em conformidade com as normas de licitações e contratos. A Câmara Municipal assegura que todas as fases do processo foram realizadas conforme a legislação vigente, sem qualquer irregularidade. O ocorrido foi um erro formal na inserção dos dados no portal de transparência, não resultando em prejuízo ou irregularidade no processo.
    A Câmara também contestou matéria publicada por outro site, que afirmava a ausência de certidões fiscais no processo administrativo. De acordo com a Câmara, todas as certidões estão devidamente inseridas no processo. Além disso, a informação de que a empresa se comprometeu a realizar um serviço não especificado em seu CNAE – Classificação Nacional das Atividades Econômicas, foi refutada. A Câmara esclarece que a empresa contratada é de gestão empresarial e os sócios possuem qualificações relevantes, incluindo um MBA em organização filantrópica de saúde e um mestrado em recursos humanos, com ênfase na avaliação, indicadores de desempenho e acreditação hospitalar no serviço público. A equipe da empresa inclui ainda um profissional com extenso currículo na área de gestão hospitalar.

    Por fim, a Câmara Municipal de Cataguases afirmou que a alegação de que todas as dispensas devem ser eletrônicas não procede, pois a Lei de Licitações não estabelece tal obrigatoriedade. 

    A Câmara reiterou seu compromisso com a transparência e a legalidade em todos os seus atos e lamenta as notícias infundadas divulgadas sem a devida oitiva da parte interessada. A Câmara se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.
    Nossa reportagem entrou em contato com o site do Marcelo Lopes, que afirmou manter todas as informações publicadas em sua matéria, justificando que foram baseadas nos dados disponíveis no portal da transparência da Câmara.

    Confira a nota da Câmara íntegra a seguir:

    A Câmara Municipal de Cataguases vem, por meio desta nota, esclarecer os fatos vinculados à contratação de empresa para a prestação de serviço de Consultoria Especializada, com o objetivo de auxiliar na intervenção realizada pela Prefeitura Municipal na Santa Casa de Misericórdia de Cataguases.

    Em primeiro lugar, esclarecemos que todo o processo foi conduzido de acordo com a Lei nº 14.133/2021, que passou a ser obrigatória a partir de 1º de janeiro de 2024. Este fato pode ser verificado na edição do jornal Cataguases, datada de 30 de junho de 2024, órgão oficial do município, onde foram publicados os extratos de contrato e ratificação do processo, em conformidade com as normas de licitações e contratos. 

    Todas as fases do processo foram realizadas em conformidade com a legislação vigente, sem qualquer mácula. 

    O ocorrido trata-se de um erro formal na inserção/captação dos dados no sistema do portal de transparência, não trazendo nenhum prejuízo ou irregularidade ao processo.

    Em segundo lugar, diferentemente do divulgado na matéria publicada no site Marcelo Lopes, todas as certidões fiscais estão devidamente inseridas no processo administrativo.

    Além disso, é inverídica a informação de que a empresa se comprometeu a realizar um serviço que não consta em seu CNAE – Classificação Nacional das Atividades Econômicas, posto que se trata de uma empresa de gestão empresarial. 

    Ressaltamos que os sócios proprietários da referida empresa possuem qualificações relevantes: um profissional com especialização em MBA na área de organização filantrópica de saúde e outro com mestrado em recursos humanos, com ênfase na avaliação, indicadores de desempenho e acreditação hospitalar no serviço público.
     
    Na equipe da empresa, consta ainda um profissional com extenso currículo na área de gestão hospitalar.

    Por fim, também não procede a afirmação de que todas as dispensas devem ser eletrônicas, posto que não há qualquer obrigatoriedade na Lei de Licitações nesse sentido.

    A Câmara Municipal de Cataguases é intransigente no cumprimento e observância das leis vigentes e lamenta profundamente as notícias infundadas e tomadas sem a devida oitiva da parte interessada. Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e a legalidade em todos os nossos atos e estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que se façam necessárias.

    Por Mídia Mineira.

    Google News

    Entre para o nosso canal no Whatsapp: Clique aqui

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início