728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    quinta-feira, 31 de agosto de 2023

    Grupo Energisa e Voltz lançam campanha para beneficiar o Hospital do Câncer de Muriaé

    Ajude a doar R$100 mil sem gastar nada.


    A Voltz e o Grupo Energisa lançaram a campanha ‘Energia Solidária’, que visa a realização da doação de R$ 100 mil da fintech para o Hospital do Câncer de Muriaé, reconhecido como um dos melhores do Brasil em tratamento oncológico.

    A campanha Energia Solidária é uma iniciativa que oferece aos clientes da Energisa a oportunidade de contribuir para a causa sem custo adicional, realizando o cadastro para recebimento da fatura somente com o QR Code do Pix, além de fazer o pagamento da conta de energia, por meio do Pix. Para participar, basta seguir alguns passos simples:

    Acesse o site da campanha: www.contavoltz.com.br/energiasolidaria;
    Cadastre os dados do titular da conta;
    Pronto! Cada titular cadastrado ajudará a alcançar a meta de 50 mil participantes, o que garantirá a realização da doação ao Hospital do Câncer de Muriaé.

    O Hospital do Câncer de Muriaé, mantido pela Fundação Cristiano Varella, atende milhares de pessoas anualmente, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. Por isso, toda ação em benefício do hospital é de extrema importância para a manutenção do tratamento oncológico dos pacientes.
     
    Com mais de 400 mil clientes na área de concessão da Energisa em Minas Gerais, a campanha Energia Solidária tem como objetivo engajar toda a comunidade local. Através dessa parceria, o hospital, a Energisa e a Voltz demonstram seu compromisso em promover o bem-estar da comunidade e fortalecer os laços entre a empresa e seus clientes.

     "Estive recentemente conhecendo a infraestrutura e as operações do Hospital do Câncer de Muriaé e pude conferir a importância da instituição para pacientes de toda a região. Iniciar essa parceria nos enche de entusiasmo e de esperança de que teremos um grande engajamento da comunidade, alcançando nossa meta de doação", afirma Daniel Orlean, co-CEO da Voltz.

     
    A campanha Energia Solidária é mais um exemplo do compromisso do Grupo Energisa e da Voltz em utilizar a inovação e a tecnologia para promover a solidariedade e fazer a diferença na vida das pessoas. Através dessa parceria, os clientes da Energisa têm a oportunidade de se envolver em uma causa significativa e contribuir para o avanço do tratamento oncológico.
     
    Para mais informações sobre a campanha Energia Solidária e como participar, visite o site www.contavoltz.com.br/energiasolidaria.


     

    Alunos de escolas da Zona da Mata transformam muros em mensagens de preservação hídrica

    Projeto pedagógico desenvolvido pela Copasa estimula a conscientização ambiental dos jovens mineiros por meio da arte






    No mês de agosto, 110 estudantes de quatro escolas municipais da Zona da Mata, em Minas Gerais, viveram momentos de muito aprendizado, diversão e conscientização sobre a importância da preservação e recuperação de mananciais para o abastecimento de água dos municípios.

    Eles participaram do Mural das Águas, Arte Chuá nas Escolas: uma iniciativa que integra as ações do Chuá Socioambiental promovido pela Copasa em alusão ao Programa Pró-Mananciais. Por meio do projeto, os alunos do 5º ao 9º ano foram estimulados a usar a criatividade e a mergulhar em abordagens sobre temas relacionados ao meio ambiente e ao tratamento da água e do esgoto.

    Realizado entre os dias 2 e 25 de agosto, o projeto contemplou as escolas municipais Boaventura Abritta, na localidade de Cataguarino, distrito de Cataguases; Alzira Carvalho Santos, em Palma; Judith Lintz Guedes Machado, em Leopoldina; e Doutor Péricles Vieira de Mendonça, em São João Nepomuceno.

    Conscientização ambiental por meio da arte

    A atividade contou com a orientação dos integrantes da equipe socioambiental da Copasa e de artistas plásticos da empresa Scientia Vitae que, junto aos alunos, desenvolveram uma série de diálogos, que contribuiu para o entendimento sobre os conceitos de saneamento básico, bem como para o uso de elementos e aspectos culturais e econômicos sobre o uso da água e que representam suas cidades.

     

    Toda essa interação resultou no desenvolvimento de ilustrações, que se transformaram em um projeto de arte e foram transferidos para os muros das escolas pelos próprios estudantes. A ideia é reforçar na comunidade escolar o senso de pertencimento e o protagonismo que cada um possui na preservação ambiental.

    “Achei muito legal participar da pintura do muro da minha escola. A gente se divertiu bastante e ainda fizemos várias amizades. Isso sem falar no tanto que a gente aprendeu sobre a importância de cuidar da água”, contou a aluna Vivian dos Santos Ferreira, da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado, em Leopoldina.

    Dedicação e recompensa

    Antes de receber a pintura dos muros e também o Selo Chuá de Escola Amiga do Meio Ambiente, os alunos participaram de uma série de atividades relacionadas à reflexão e ao cuidado com o meio ambiente. Foram realizadas ações que envolveram desde a troca de objetos reutilizáveis até a arrecadação de lacres de alumínio.

    Para a professora da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado, Marly do Carmo Morais Rodrigues, o momento serviu para a formação de novos agentes transformadores da sociedade. “A semente que foi plantada entre 2018 e 2019 rendeu um fruto lindo. As crianças ficaram muito felizes e engajadas com a iniciativa. Tenho certeza que esse momento ficará na memória deles por muito tempo, fazendo com que se tornem os novos semeadores dos cuidados com o meio ambiente”, disse a professora.

    Sobre o Programa Chuá Socioambiental

    Criado em 2017, o Chuá Socioambiental amplia a consciência dos alunos dentro de projetos do Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental que integra a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.

    O programa também está alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. No caso, o Chuá Socioambiental está alinhado ao ODS 6 (Água e Saneamento), que tem entre suas metas assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento, principalmente relacionada aos ODS 4 (4.7) e 12 (12.8), por trabalhar com crianças e adolescentes, com muita amorosidade na relação ensino-aprendizagem.


    Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da Copasa.

     
    quarta-feira, 30 de agosto de 2023

    Câmara de Cataguases aprova Refis apesar de criticar falta do impacto financeiro

    Sessão ordinária foi marcada por votações unânimes e Homenagens Póstumas.


    Cataguases, 29 de agosto de 2023
     — Na noite desta terça-feira, 29 de agosto, a Câmara Municipal de Cataguases realizou sua sessão ordinária marcada por momentos de homenagens emocionantes e discussões a respeito de projetos de lei de relevância para a comunidade local.

    A sessão foi aberta com um tocante minuto de silêncio em honra a quatro falecimentos recentes: a ex-prefeita Maria Lúcia Soares de Mendonça, a senhora Joana Dalva Medeiros, mãe do vereador e presidente do Legislativo, Antônio Gilmar de Oliveira, o Gilmar Canjica, a senhora Zilá de Souza, mãe de um servidor da Câmara Municipal, e o jovem Gabriel da Silva Pereira. Os presentes uniram-se em lembrança e respeito a essas pessoas que nos deixaram.

    Todos os três projetos debatidos e votados na sessão, foram aprovados por unanimidade pelos vereadores.


    O Projeto de Lei número 33/2023,  que declara a Associação Desportiva e Cultural Ivair de Sousa (foto acima) como uma entidade de Utilidade Pública, de autoria do vereador Rogério Filho, teve aprovação unânime. Essa medida reconhece a importância das atividades desenvolvidas pela associação no âmbito esportivo e cultural da cidade. Em sua fala, o presidente da associação, Ivair Neto, agradeceu aos vereadores pelo reconhecimento da associação que leva o nome de seu avô e já está registrada há mais de um ano.

    Outro projeto aprovado foi o de número 30/2023, proposto pelo vereador Rafael Moreira. Esse projeto estabelece a obrigatoriedade de estabelecimentos industriais e comerciais, bem como as residências descartarem de maneira adequada os resíduos perfurocortantes. A aprovação unânime desse projeto reflete a preocupação dos vereadores com a segurança ambiental e da saúde pública.

    O mais discutido da sessão foi o Projeto de Lei número 18/2023, de autoria do Executivo Municipal, que institui o Programa de Recuperação Fiscal, conhecido como "Refis". Após uma intensa discussão sobre o impacto financeiro, o projeto acabou sendo aprovado por unanimidade. A medida gerou divergências, pois embora o parecer favorável da Comissão de Orçamento, Finanças e contabilidade, o parecer da procuradoria da Câmara foi contrário devido à falta de um estudo de Impacto Financeiro detalhado. Não obstante a discordância inicial, a importância do projeto para aqueles endividados com a prefeitura foi ressaltada pelos vereadores como motivo central para a aprovação.


    “A gente tem que dar um parecer político, não é um parecer técnico. O técnico a gente embasa pelo impacto, só que ao mesmo tempo, se você não vota um projeto desse, você prejudica a vida de muita gente. Por isso que não vem nenhum impacto financeiro junto ao projeto e nem vai vir, porque se você não vota, você está votando contrário a população”, protestou o vereador Rafael Moreira. 

    “A responsabilidade no meu entendimento vai passar a ser totalmente do prefeito, porque já tem vários prefeitos de outros municípios que ficaram inelegível por 3 anos devido à falta de impacto financeiro no Refis”, replicou o vereador Marcos Costa.

    “Eu particularmente, acho que não deveríamos rejeitar o projeto [...], rejeitar o projeto é muito complicado, porque não pode reapresentar depois e como que fica a população?”, argumentou a vereadora Stéfany Carli.

    O vereador Silvio Romero arrazoou que o termo "anistia" estava colocado no projeto de forma equivocada, pois o Executivo não estaria dando anistia de impostos ou abrindo mão de receitas, mas sim de parte dos encargos e da multa. Por isso,  no seu entendimento,  não necessitava de impacto financeiro. 

    O vereador Jeferson Freitas concordou que o projeto deveria vir com o impacto financeiro, mas reconheceu também que os vereadores deveriam aprovar para beneficiar a população. “Eu acredito que existe o ônus da nossa votação, mas o bem é maior. [...] Na minha visão não está certo, o jeito não está sendo totalmente certo, mas acho que vale um voto de confiança e como disse o vereador Marcos, qualquer irregularidade primeiro vai cair pra lá e nós estamos votando para adiantar essa necessidade da população”, disse.

    O vereador Beto do Leonardo replicou que iria votar favorável na certeza de que a responsabilidade não irá cair sobre os vereadores, mas sobre o Executivo.

    “A Casa demonstrou que tem diálogo e viu mais uma vez o lado do povo”, finalizou o presidente da Câmara, vereador Gilmar Canjica.
      
    Antes de encerrar a sessão, a vereadora Stéfany Carli fez uma manifestação contundente sobre a cobertura da imprensa em relação ao desabamento da guarita de ônibus da Vila Teresa, que ceifou a vida do jovem Gabriel da Silva Pereira, de 17 anos, também lembrado no minuto de silêncio. A vereadora expressou seu repúdio à culpabilização da vítima e sugeriu que a Câmara deveria fiscalizar o incidente, mencionando que é comum para crianças e adolescentes se pendurarem em estruturas desse tipo.

    A sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases, além de debater e aprovar projetos que impactarão diretamente a cidade, foi um espaço de respeito, memória e discussões relevantes para o desenvolvimento da comunidade. O engajamento dos vereadores e a diversidade de opiniões demonstraram o compromisso com o bem-estar e progresso de Cataguases.

    Por Mídia Mineira.

    terça-feira, 29 de agosto de 2023

    Operação Niffler: Polícia Civil cumpre mandados de busca e dezenas de joias são apreendidas em Muriaé

    Foram recolhidas joias que haviam sido furtadas no dia 09 deste mês

    Foto: PCMG
    A Polícia Civil, por meio da Agência de Inteligência (AIP) e Delegacia de Furtos, deflagrou nesta segunda-feira, a operação NIFFLER que tem por objetivo o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em um estabelecimento comercial no centro de Muriaé investigado por comprar joias furtadas.

    Durante o cumprimento do mandado de busca, foram recolhidas joias que haviam sido furtadas no dia 09 deste mês, além de outras que não possuíam lastro formal e que serão objeto de investigação.

    O estabelecimento é investigado por comprar joias a preço bem abaixo do que é pago normalmente, além de atuar como uma mola propulsora a crimes de furtos desta natureza.

    “A investigação tem por objetivo atuar na receptação destas joias, porque o que move o furto é a certeza de que o agente irá revender o objeto furtado e se locupletar indevidamente as custas do patrimônio alheio” afirmou o delegado de polícia Glaydson de Souza Ferreira.

    Ainda segundo o delegado, o investigado foi preso em flagrante delito pelo crime de receptação qualificada, que é quando alguém na atividade comercial mantém em seu depósito algo que deve saber ser produto de crime. O denunciado será colocado a disposição da justiça.

    O nome da operação faz alusão ao animal NIFFLER que atua no filme de Harry Potter, no filme, ele é atraído por coisas brilhantes e “esconde” tudo o que rouba em uma bolsa mágica na sua barriga. O bichinho acaba furtando anéis, barras de ouro e até uma joalheria.




    Fonte: PCMG / Rádio Muriaé 

    Últimos dias para as inscrições dos cursos do Programa Rio Pomba Valley

    Inscrições encerram no dia 1º de setembro.


    As inscrições para os cursos de Tecnologia da Informação (TI) do Programa Rio Pomba Valley encerram na próxima sexta-feira, 1º de setembro. Os candidatos deverão ter a partir de 17 anos e precisam ser residentes na região da Zona da Mata. As aulas, estruturadas em parceria com a CNI, FIEMG, SESI Nacional, SENAI e EduLivre, serão em modelo híbrido com 760 horas de duração. As aulas têm início previsto para 18 de setembro.

    Os cursos oferecidos são de Tecnologia da Informação na área de Fullstack - Programador Back e Front End (estrutura, design, conteúdo, desempenho, servidor, banco de dados e aplicação) e serão 100% custeados pelo Grupo Energisa.

    A iniciativa da Energisa, lançada em 2022, já qualificou 35 jovens e tem por objetivo transformar a Zona da Mata mineira em um hub tecnológico e criar um ecossistema de empreendedorismo e inovação. Para isso, a companhia busca parceiros que compartilhem o compromisso de geração de oportunidades e desenvolvimento socioeconômico. No dia 10 de agosto, foi realizado o Encontro de Articulação do Programa Rio Pomba Valley, com a presença de empresários, parceiros da área da educação, sustentabilidade e tecnologia e formadores de opinião.


    O programa tem atuação em quatro pilares essenciais para o Instituto Energisa, como a Educação, a partir da formação de profissionais em carreiras de tecnologia (indústria 4.0) para desenvolvimento da criatividade e inovação; busca ativa de parcerias com órgãos públicos e privados para potencializar a iniciativa; criação de um ambiente de interações e cooperações entre empresas, universidades, startups, investidores e gerar impacto social; e criação de uma comunidade propícia de geração de ideias, desenvolvimento de produtos, soluções e de fomento ao empreendedorismo.

    “A Energisa já deu o primeiro passo, que tem como base a formação e geração de oportunidades para impulsionar um ecossistema de criatividade e inovação aqui na região da Zona da Mata, com potencial de crescimento em nível nacional. Precisamos agora mobilizar talentos, realmente interessados em participar do desenvolvimento e transformação da nossa região, porque o nosso estado de Minas Gerais já é conhecido como um dos principais centros de inovação do Brasil”, comenta Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.

    Veja como é fácil se inscrever:
    • Acesse o link;
    • Clique em ‘Faça Sua Inscrição’;
    • Preencha o cadastro com seu e-mail e crie uma senha;
    • Leia os pré-requisitos para participação do curso e clique em ‘Iniciar a trilha’;
    • Você será direcionado a uma trilha de processo seletivo com 6 lições. É importante que faça com calma e atenção. Você pode fazer 1, 2 ou quantas lições quiser por dia. O importante é concluir cada uma das antes de dar sua pausa;
    • A cada vídeo, cada lição, existe a confirmação que você terminou o passo, ‘clique no joinha’ e confirme ok. 
    • Ao concluir as lições, é importante clicar em ‘Enviar e finalizar’.
    • Agora é só aguardar o resultado da 1ª fase. Caso o candidato seja aprovado na 1ª fase receberá um e-mail até dia 04/09/2023, convocando-o para a 2ª fase de entrevistas.
    • Após as entrevistas, o candidato receberá um e-mail confirmando se foi selecionado para a matrícula no curso.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Energisa

    domingo, 27 de agosto de 2023

    Morre Maria Lúcia Mendonça, ex-deputada e ex-prefeita de Cataguases

    Ela estava internada no Hospital de Cataguases após ser diagnósticada com pneumonia.


    Cataguases, 27 de agosto de 2023
    — O domingo, 27 de agosto, foi marcado pelo falecimento da ex-prefeita e ex-deputada estadual Maria Lúcia Soares de Mendonça, aos 80 anos. A política, que dedicou grande parte de sua vida ao serviço público, faleceu devido a complicações decorrentes de uma pneumonia.

    Nascida em 14 de julho de 1943 em Manhumirim, Maria Lúcia escolheu Cataguases como sua moradia e local de atuação política. Ao longo de sua carreira, ela demonstrou um comprometimento incansável com a comunidade e com a busca pelo desenvolvimento da região. Professora por formação, seu legado abrange não somente sua atuação política, mas também sua influência em diversos projetos e iniciativas voltadas à educação. 

    Primeira mulher eleita prefeita de Cataguases (2001/04); foi secretária municipal de Educação; presidente do Conselho Municipal de Conservação, Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Codema), diretora da Associação Mineira de Municípios (AMM), vice-presidente da Associação dos Prefeitos do Brasil e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba (Amerp). Foi ainda professora da rede estadual em Muriaé e Cataguases e recebeu o título da Cidadania, conferido pela Câmara Municipal de Cataguases. Eleita pelo PMN para seu primeiro mandato como deputada estadual para a 16ª Legislatura, fez parte também do Diretório Municipal do PMDB e do PFL em Cataguases. A principal região de atuação política foi a Zona da Mata. Ela também recebeu as medalhas: da Inconfidência (2007) e Santos Dumont (2007).

    Nos últimos anos, a ex-política enfrentou uma batalha contra o Alzheimer, doença devastadora que afeta a memória e as funções cognitivas. Recentemente, ela foi internada no Hospital de Cataguases devido a uma pneumonia. Infelizmente, seu estado de saúde se agravou rapidamente, e ela não resistiu, vindo a falecer no final da tarde deste domingo.

    O município de Cataguases e toda a comunidade regional lamentam a perda dessa figura inspiradora e enviam suas condolências à família enlutada. 

    O corpo está sendo velado na Prefeitura de Cataguases e o sepultamento está marcado para às 16 horas no Cemitério São José, em Cataguases.

    Maria Lúcia deixa quatro filhos: Patrícia, Evandro Júnior, Luciana e Leonardo.

     
    sábado, 26 de agosto de 2023

    Guarita de ônibus desaba e mata jovem de 17 anos em Cataguases

    Incidente levanta preocupações sobre manutenção de patrimônio público na cidade


    Cataguases, 26 de agosto de 2023 –
    Na tarde deste sábado, uma tragédia chocou os moradores de Cataguases. Um jovem de apenas 17 anos perdeu a vida após uma guarita de ônibus desabar sobre ele na Praça José Ignácio Peixoto, na Vila Teresa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e confirmou o óbito no local. A polícia militar esteve presente para realizar os procedimentos necessários. A perícia técnica foi acionada para investigar as causas da queda da guarita, que é totalmente construída em concreto.

    Segundo testemunhas, o jovem teria se dependurado na estrutura da guarita momentos antes do desabamento. Os relatos indicam que ele estava conversando com amigos próximo à parada de ônibus quando decidiu se dependurar na estrutura que cedeu, desabando sobre si.

    O incidente levanta preocupações sobre a manutenção do patrimônio público na cidade. Moradores locais têm manifestado há tempos a necessidade de cuidados adequados em relação às estruturas das paradas de ônibus, calçadas e outros elementos urbanos. A queda da guarita apenas destaca a importância de medidas preventivas para garantir a segurança da população.

    O incidente serve como um alerta para a necessidade de manutenção regular das estruturas públicas, visando garantir a segurança de todos os cidadãos. A cidade de Cataguases e suas autoridades agora enfrentam o desafio de rever seus protocolos de manutenção e implementar medidas que assegurem que incidentes semelhantes não ocorram no futuro.

    Por toda cidade é possível encontrar equipamentos públicos com falta de manutenção

    Guarita em frente ao Mercado do Produtor é mais um exemplo da falta de manutenção dos equipamentos públicos na cidade.



    Por Mídia Mineira.
    Fotos: Redes Sociais. 
    sexta-feira, 25 de agosto de 2023

    Copasa adota nova tecnologia no Sistema de Abastecimento de Água de Cataguases

    Com investimento de mais de R$ 140 mil, empresa reforça sua atuação no combate às perdas de água no município.

    Para realizar o serviço abastecimento de água será interrompido em Cataguases neste domingo (27).


    A Copasa segue investindo na qualidade dos serviços prestados aos seus clientes em Cataguases e passará a contar, nos próximos dias, com uma nova tecnologia que irá auxiliar no processo de aferição de vazão e volume de água produzidos. O objetivo é aumentar a confiabilidade da informação das medições no sistema de abastecimento do município e reforçar a atuação no combate às perdas.

    Essa nova tecnologia trata-se de um macromedidor eletromagnético que será instalado na rede destinada a conduzir a água da Estação de Tratamento de Água (ETA) Leonardo ao seu reservatório principal. Ela terá a função de registrar, com muito mais precisão, a relação entre o volume de água produzido na ETA e o volume realmente distribuído para os reservatórios da cidade.

    “Investimos mais de R$ 140 mil para a aquisição e instalação desse novo equipamento e, a partir dele, teremos melhores condições para atuar, inclusive, no combate às perdas de água que acabam gerando transtornos para a população, como no caso de vazamentos, falta de água no padrão e até mesmo no custo de produção”, explicou o gerente da Copasa em Cataguases, Marlos Portugal.

    Além da instalação do novo macromedidor, a equipe técnica da Copasa também segue atuando em outras frentes, visando as melhorias operacionais com foco na redução de ocorrências de vazamentos, bem como de extravasamento de reservatórios; e na setorização da cidade, para maior eficiência da distribuição de água.

    “Nosso trabalho em Cataguases é focado para garantir a qualidade, quantidade e regularidade do abastecimento de nossos clientes, atendendo não só as demandas atuais, mas já nos antecipando às demandas futuras”, destacou Portugal.

    Atenção!

    A Copasa informa que, para a realização da instalação do novo macromedidor, o abastecimento de água na cidade de Cataguases precisará ser interrompido na manhã do próximo domingo (27/08).

    A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado, gradativamente, no decorrer da manhã de segunda-feira (28). 

    A Companhia destaca que, nesses casos, os imóveis que possuem caixas d'água podem não sofrer impactos. A empresa reforça também que, após esse período, os clientes que não estiverem com seus imóveis abastecidos, registrem a ocorrência nos canais de relacionamento da empresa, informando o endereço completo, para que os casos possam ser avaliados pontualmente e tomadas as medidas necessárias.

    Os clientes podem falar com a Copasa pelos telefones: 115 ou 0800 300 115; pelo aplicativo Copasa Digital; pelo site www.copasa.com.br, com funcionamento 24 horas por dia. Ou então pelo WhatsApp da Copasa, (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

    Fonte:Assessoria de Comunicação da Copasa
     
    quinta-feira, 24 de agosto de 2023

    Bandido furta caminhão em Muriaé, mas durante a fuga, perde o controle e provoca acidente

    Testemunhas afirmam que o criminoso abandonou o caminhão e fugiu por um barranco

    Fotos: Antônio Antônio Evaristo/Rádio Muriaé
    Uma ocorrência inusitada foi registrada na noite desta quarta-feira (23) em Bom Jesus da Cachoeira, distrito que pertence a Muriaé.

    Um homem furtou um caminhão de uma empresa de transportes, mas durante a fuga, ao subir um morro, perdeu o controle do veículo, desceu de ré, atingiu um carro que estava estacionado e a parede de uma garagem.

    Testemunhas afirmaram que em seguida, ele abandonou o caminhão e fugiu por um barranco.

    A Polícia Militar foi acionada, colheu as primeiras informações, entrou em contato com a empresa responsável pelo caminhão e realizou um rastreamento nas imediações do distrito para localizar o autor.

    Hoje pela manhã, um guincho foi acionado para retirar os veículos. Ninguém ficou ferido.



    Fonte: Rádio Muriaé 
    quarta-feira, 23 de agosto de 2023

    Justiça suspende reajuste salarial de prefeito, vice e secretários de Cataguases após ação do Ministério Público

    Decisão liminar atende ação civil pública que aponta irregularidades no aumento concedido pela Lei Municipal nº 4.839/22.


    Cataguases, 22 de agosto de 2023 - A Juíza Luciana de Oliveira Torres, da 2ª Vara Cível da Comarca de Cataguases, no estado de Minas Gerais, deferiu uma liminar nesta terça-feira determinando a suspensão do pagamento dos acréscimos remuneratórios (reajuste anual) instituídos em favor dos agentes políticos do Município de Cataguases pela Lei Municipal nº 4.839/22. A decisão surge como resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Minas Gerais contra o Município de Cataguases.

    A medida cautelar foi concedida após o Ministério Público iniciar um Inquérito Civil baseado em uma representação de um cidadão local, a fim de investigar irregularidades relacionadas aos reajustes remuneratórios promovidos pela Lei Municipal nº 4.839/22. Essa lei gerou controvérsia devido ao aumento salarial concedido ao prefeito, vice-prefeito e secretários municipais por meio de uma emenda parlamentar que, de acordo com o Ministério Público, não estava relacionada à temática original da legislação.

    O Ministério Público alega que esse aumento salarial foi concedido sem observar a regra constitucional da anterioridade da legislatura, que proíbe alterações remuneratórias para o próprio mandato, incluindo agentes políticos do Poder Executivo municipal. Além disso, a promulgação do aumento salarial teria ocorrido sem um estudo adequado de impacto financeiro-orçamentário, o que resultou na criação de despesas sem uma análise adequada de viabilidade.

    Na decisão, a meritíssima juíza concordou com os argumentos do MP, acrescentando que “a revisão geral anual deveria ser estabelecida em legislatura anterior, sob pena de se esvaziar a regra constitucional de fixação do subsídio dos agentes políticos em legislatura anterior aos beneficiados pelo ato ou, em outra análise, com espaçamento mínimo de um ano entre os reajustes anuais, a fim de se evitar o efeito cumulativo que encobre verdadeira majoração de subsídios sob o manto protetor da revisão geral anual”.  

    Até o momento, a prefeitura de Cataguases não se manifestou sobre a decisão liminar ou as alegações apresentadas pelo Ministério Público.

    A liminar concedida pela Juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Cataguases representa um primeiro passo no desenrolar desse caso. A suspensão temporária do pagamento dos reajustes salariais visa garantir que as alegações do Ministério Público sejam devidamente analisadas e que a legislação vigente seja seguida em relação a alterações remuneratórias para agentes políticos.

    O desfecho desse processo judicial terá implicações importantes não apenas para os agentes políticos envolvidos, mas também para a integridade das práticas legislativas e administrativas do município de Cataguases.

    Por Mídia Mineira

    Méd­­ica é indiciada por homicídio culposo em Muriaé

    A vítima, grávida de dois bebês, apresentou quadro de pré-eclâmpsia e buscou atendimento, sendo liberada pela médica 

    Foto: PCMG
    A Polícia Civil indiciou uma médica que atua em Muriaé, pelo crime de homicídio culposo, quando não há intenção de matar, majorado em razão da inobservância de regra técnica de profissão. O caso aconteceu em 2017.

    Conforme apurado, a vítima, grávida de dois bebês, apresentou quadro de pré-eclâmpsia e buscou atendimento, sendo liberada pela médica investigada após atendimento. No dia seguinte, a vítima entrou em coma, sendo necessária intervenção cirúrgica, constatando que um dos fetos estava morto na barriga da mãe. O outro nasceu com vida, porém, faleceu horas depois.

    De acordo com Glaydson de Souza Ferreira, delegado que conduz a investigação, ele revelou que “a perícia técnica da PCMG constatou que a vítima já se encontrava em quadro de pré-eclampsia por ocasião do primeiro atendimento, não sendo observado pela investigada as regras do “Manual de Gestação de Alto Risco do Ministério da Saúde”. O delegado ainda complementa que “é importante mencionar ainda que a causa da morte da criança que nasceu com vida foi justamente a eclampsia-materna, o que atrai a imputação do resultado morte a conduta omissiva da médica”, ressaltou o Glaydson.

    Com relação ao segundo feto, que já se encontrava morto na barriga da mãe, o delegado afirma que “não foi possível delimitar o tempo da morte, e ainda que fosse, por se tratar de vida intrauterina, só poderíamos trabalhar juridicamente com a hipótese de aborto, sendo a conduta da médica culposa e a míngua da tipificação legal do crime de aborto culposo, a conduta com relação a este feto é atípica, ou seja, não punida pelo direito penal”, finalizou o delegado.

    Ainda segundo o delegado, ela não será detida. À época a médica recebeu uma advertência do Conselho Regional de Medicina.




    Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais / Rádio Muriaé 
    terça-feira, 22 de agosto de 2023

    Colisão envolvendo três veículos no Centro de Muriaé deixa um condutor ferido

    O acidente aconteceu na Avenida Constantino Pinto, no Centro em pleno horário de pico.

    Foto: Gilson Júnior/Rádio Muriaé
    Um engavetamento envolvendo três carros deixou um motorista ferido na tarde desta segunda-feira (21) em Muriaé. O acidente aconteceu na Avenida Constantino Pinto, no Centro em pleno horário de pico.

    As informações apontam que o motorista que vinha por trás, bateu na traseira do carro que estava a sua frente que consequentemente também colidiu com o veículo da frente.

    Os dois motoristas que estavam à frente não se feriram, já o último da fila foi socorrido pelo SAMU com fortes dores no pescoço. Ele foi levado para o Hospital São Paulo onde passará por exames mais detalhados.




    Fonte: Rádio Muriaé 
    quarta-feira, 16 de agosto de 2023

    Centro de Treinamento Profissional de Muriaé oferece cursos gratuitos de capacitação para diversas áreas

    Inscrições abertas para cursos de Depilação, Manicure e Pedicure, Costura, Informática Básica e Navegação Segura no CTP de Muriaé.


    O Centro de Treinamento Profissional (CTP) de Muriaé está abrindo novas oportunidades de aprendizado. Com cursos totalmente gratuitos, o CTP está oferecendo capacitação em diversas áreas, visando preparar os participantes para o mercado de trabalho.

    As inscrições para os cursos podem ser realizadas presencialmente no próprio CTP, localizado na Rua Itagiba de Oliveira, 410, na Barra (após a UPA, ao lado do CRAS). O período e os requisitos para inscrição variam de acordo com o curso escolhido. Os interessados devem apresentar documentos como Identidade, CPF, Comprovante de Residência Atual e Comprovante de Escolaridade, além de atender aos critérios de idade e escolaridade específicos para cada curso.

    As alternativas incluem os cursos de Depilação, Técnicas de Manicure e Pedicure, Manicure e Pedicure, Costura, Informática Básica e Navegação Segura. Cada curso tem seus próprios requisitos e datas de inscrição (que podem ser conferidos ao fim da matéria) garantindo uma ampla gama de oportunidades para os interessados.

    O CTP é uma iniciativa da Prefeitura de Muriaé, que se uniu ao programa “Minha Vez”, em parceria com o Senac Minas, a CDL ACE Mais e o Sicoob Credisudeste. Através dessa colaboração, já foram capacitadas mais de 5 mil pessoas, contribuindo significativamente para a preparação de indivíduos para o mercado de trabalho.

    Para mais informações sobre datas, requisitos e como se inscrever, os interessados podem entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp no número (32) 98831-6390.

    Informações sobre os cursos: 
    Depilação
    Data da inscrição: a partir de 15/08
    Requisitos: Identidade e CPF. Comprovante de Residência Atual e Comprovante de Escolaridade. Maior de 16 anos. Ter no mínimo o Ensino Fundamental Completo.
    Data de realização do curso: 21/08 a 23//10 – 13h às 17h

    Técnicas de Manicure e Pedicure
    Data da inscrição: 16/08
    Requisitos: Identidade e CPF. Ser maior de 15 anos.
    Data e horário da realização: 28/08 a 08/09 – 08h às 12h

    Manicure e Pedicure
    Data da inscrição: 17/08
    Requisitos: Identidade e CPF. Comprovante de Residência Atual e Comprovante de Escolaridade. Maior de 15 anos. Ter no mínimo o Ensino Fundamental I Completo.
    Data e horário da realização: 21/08 a 13/11 – 13h às 17h

    Costureiro (a)
    Data da Inscrição: 17/08
    Requisitos: Identidade e CPF. Comprovante de Residência Atual e Comprovante de Escolaridade. Maior de 16 anos. Ter no mínimo o Ensino Fundamental I Completo.
    Data da realização do curso: 28/08 a 20/11 de 13h ás 17h

    Informática Básica
    Data da inscrição: 18/08
    Requisitos: Identidade e CPF. Ser maior de 15 anos.
    Data da realização do curso: 21/08 a 27/09 – Turma I: 14h às 17h | Turma II: 19h às 22h

    Navegue com Segurança
    Data da inscrição: até 18/08
    Requisitos: Identidade e CPF.
    Data e horário da realização: Duas vezes por semana – Manhã ou tarde





    Fonte: Rádio Muriaé 

    Campanha Agosto Dourado aborda desafio da amamentação após retorno das mães ao trabalho

    Os pais também podem amamentar os filhos, tanto no trabalho, como em casa


    “Muita gente ainda acha besteira amamentar, e que se a mãe der mamadeira, será mais feliz e menos cansada”. O desabafo de Mariana Ghedin Servidei Santana, mãe de duas crianças e lactante, se enquadra no tema da campanha Agosto Dourado, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que incentiva o aleitamento materno: “Apoie a amamentação - faça a diferença para mães e pais que trabalham”.

    O Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo ao aleitamento materno, foi instituído em 2017 por lei e a cada ano traz novo tema e campanha. Em 2023, as ações destacam direitos das mães e pais trabalhadores, como licença de até seis meses, intervalo para amamentar durante o horário de trabalho, e estabilidade empregatícia. 

    A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) é de que os bebês sejam amamentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade.

    Mariana Ghedin é formada em psicologia, mas deixou de atuar na profissão no auge da pandemia de covid-19, em 2020. Na época, ela estava gestando seu segundo filho, enquanto a filha, com cerca de 1 ano, ainda amamentava. “Muitas mães largam o emprego, assim como eu fiz. A grande dificuldade é: pessoas que apoiem de verdade”, conta.

    Coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, Thaís Soranço ressalta o papel da Atenção Primária à Saúde (APS), de fornecer suporte à mãe e ao bebê nos serviços oferecidos. “Todas as oportunidades devem ser aproveitadas para o estímulo ao aleitamento materno, esclarecimentos dos mitos e dúvidas, apoio durante consultas de pré-natal e puericultura, nas ações de sala de espera e no acompanhamento das visitas domiciliares às gestantes, puérperas, mães, recém-nascidos e crianças”, disse.

    Quando a licença-maternidade chega ao fim

    Enfermeira, consultora em amamentação e mãe, Poliana Botelho explica que é possível continuar o aleitamento após o retorno ao trabalho, mas é necessária uma adequação para o conforto da lactante e do bebê. 

    “No último mês de licença, a mãe precisa pensar onde e com quem o bebê vai ficar. O passo seguinte é planejar a ordenha e o armazenamento do leite. É preciso realizar a adaptação do bebê, a cada dia, deixando por um tempo com o cuidador. É fundamental também que o cuidador saiba como oferecer o leite para desacostumar com a amamentação através do peito”, detalha.

    Para Poliana Botelho, “o ideal é utilizar recipientes adequados, como colher dosadora ou um copo aberto. O uso de mamadeiras é o que causa confusão do bico do objeto com o do peito da mãe”, enfatiza.

    Além do planejamento para a volta ao trabalho, a mãe precisa de apoio. Aline Bandeira, formada em Publicidade e com atuação há 10 anos em consultoria de amamentação, explica que a mulher muitas vezes é cobrada no trabalho como se não fosse mãe e, enquanto mãe, é cobrada como se não precisasse trabalhar. “A rede de apoio para essa mulher envolve não só a família, mas o local de trabalho e os profissionais de saúde. É preciso um olhar da sociedade como um todo, voltado para os direitos da mãe e do bebê”, descreve.

    O que diz a lei

    A Constituição Federal diz que a mulher tem direito à estabilidade no emprego desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. Sobre a licença-maternidade, a mãe tem direito ao afastamento do trabalho por 120 dias (quatro meses) ou 180 dias (seis meses), se a empresa participar do Programa Empresa Cidadã, sem prejuízo do salário. A licença-maternidade pode começar até 28 dias antes do parto ou a partir da data do nascimento do bebê.

    Quando o pai assume o papel de amamentar

    Os pais também podem amamentar. Lei de 2021, em vigor no Estado de Minas Gerais, diz que servidores públicos e militares têm direito à licença paternidade estendida em até seis meses, caso a mãe esteja ausente por motivo grave.

    Em 2022, foi assegurado o direito à licença-paternidade de até 180 dias para o servidor público federal que seja pai solo.

    Para o superintendente regional de saúde de Juiz de Fora, Renan Guimarães de Oliveira, é preciso desmistificar o papel do pai na amamentação. "A criação dos filhos é compartilhada, não é exclusividade de um dos pais", disse. "Quando o pai amamenta, seja no trabalho ou em casa, o benefício é para ambos. O momento da amamentação reforça o vínculo entre pai e filho, e o SUS está pronto para apoiar o pai e garantir este direito", ressaltou o superintendente.

    Vale lembrar que o pai pode amamentar mesmo se a mãe estiver presente. Pais que desejam dividir as responsabilidades da criação dos filhos com as mães podem assumir a tarefa de amamentar com o leite da própria mãe, retirado e armazenado em casa, seguindo as orientações que podem ser obtidas nas maternidades, postos de coleta e bancos de leite.

    Direitos após a licença-maternidade

    Os estabelecimentos em que trabalham pelo menos 30 mulheres com mais de 16 anos de idade deverão ter local apropriado onde seja permitido às empregadas deixar, sob vigilância e assistência, seus filhos durante a amamentação. 

    Intervalos para amamentação

    Durante a jornada de trabalho, a mãe tem direito a dois intervalos de meia hora cada, adequados à rotina dela e do bebê, até que seu filho complete 6 meses de idade. 

    Disponibilização de local adequado

    A empresa deve disponibilizar um local reservado, com condições higiênico-sanitárias adequadas, destinado às mulheres que retornam da licença-maternidade e desejam continuar amamentando seus filhos.

    No município de Juiz de Fora, o Hospital Regional João Penido, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), disponibiliza uma creche, dentro da própria instituição, para filhos de servidores. 

    Alimento que salva vidas

    Segundo dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), em pesquisa realizada no ano de 2019, 45,8% das crianças com menos de 6 meses estão em aleitamento materno exclusivo no Brasil. A meta da Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2030 é que essa taxa seja de pelo menos 70% das crianças. 

    Entre as crianças menores de 6 meses que recebem o aleitamento exclusivo, estão os bebês prematuros, internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

    É para as UTIs neonatais dos hospitais da cidade de Juiz de Fora e de municípios vizinhos que o Banco de Leite Humano (BLH) de Juiz de Fora destina as doações recebidas.

    De acordo com a enfermeira do BLH, Fernanda Pavan, o leite doado é essencial para o bom prognóstico dos bebês. “Um litro de leite é capaz de suprir a alimentação de até dez recém-nascidos internados”, relata.

    O cadastro para doações é feito por meio do aplicativo WhatsApp. A pessoa interessada liga para o Banco de Leite e deixa o número. Em contato posterior, pelo aplicativo, é enviada a ficha para cadastro e são repassadas instruções.

    “Para doação, é necessário que a mãe esteja saudável, amamentando em livre demanda, e que possua excesso de leite. Depois do cadastro ser aprovado, uma vez por semana é recolhido, na casa da lactante, o leite doado, e são disponibilizados mais frascos”, explica.

    Junto com os frascos de doação, as mães recebem orientações de como armazenar, higienizar as mamas antes de iniciar as coletas, usar touca e máscara durante as ordenhas (material enviado pelo banco de leite).

    As lactantes são instruídas a avisar à equipe do BLH quando iniciarem o uso de alguma medicação.

    Passo a passo para coleta de leite em casa

    Em casa, procure tirar o leite em um lugar limpo e tranquilo;

    Use touca e máscara;

    Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão;

    Lave as mamas apenas com água;

    Seque as mamas e as mãos com um pano limpo;

    Massageie os seios com a ponta dos dedos, com movimentos circulares. Despreze os primeiros jatos ou gotas e inicie a coleta no frasco;

    Identifique o pote com seu nome, data e horário em que retirou o leite;

    O leite materno pode ficar até 15 dias no congelador ou no freezer.



    Fonte: Agência Minas 
    terça-feira, 15 de agosto de 2023

    Homem é assassinado no distrito de Cachoeira Alegre em Barão do Monte Alto

    Luiz Fernando dos Santos Carlos tinha 25 anos

    Foto: Rádio Muriaé
    Um homem identificado como Luiz Fernando dos Santos Carlos de 25 anos foi assassinado na nesta segunda-feira (14) em Cachoeira Alegre, distrito de Barão do Monte Alto.

    Segundo as informações iniciais, após uma desavença entre a vítima e dois suspeitos, Luiz, foi visto correndo em via pública sendo seguido dos homens que o alcançaram e o levaram para uma mata, não sendo mais localizado.

    A Polícia Militar foi acionada e informada dos fatos, iniciou um rastreamento, localizando o corpo em uma vegetação coberto por folhas e vegetação.

    Horas depois, um dos suspeitos foi localizado pela PM e trazido a CISP de Muriaé. Ele permanece preso.

    A Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada e inicialmente foi encontrado um  um corte na cabeça da vítima, além de ferimentos e escoriações pelo corpo.
    Um dos suspeitos foi preso durante a noite. foto: Antônio Evaristo



    Fonte: Rádio Muriaé 
    domingo, 13 de agosto de 2023

    Motorista perde o controle do veículo e desce ribanceira em Muriaé

    Condutora sofreu ferimentos leves


    Uma motorista passou por um grande susto ao descer uma ribanceira com seu veículo no bairro Dornelas II na noite deste domingo (13).

    Segundo informações preliminares, a condutora subia a Avenida Serafim Augustini de Freitas quando seu veículo desligou, descendo a ladeira de ré e caindo em uma via lateral.

    O Corpo de Bombeiros socorreu vítima com ferimentos leves e uma possível fratura em um dos dedos para o Hospital São Paulo.

    A Polícia Militar também compareceu ao local prestando a apoio, levantando os dados e registrando a ocorrência.



    Fonte: Rádio Muriaé 

    Veículo atinge base da EcoRioMinas próximo a Divino e passageiro fica ferido

    Duas viaturas e parte da estrutura ficaram danificadas

    Foto: Rádio Muriaé
    Um veículo atingiu uma base da EcoRioMinas localizada proximo a Divino na BR-116 na madrugada deste domingo (13).

    Segundo as informações iniciais, um passageiro foi socorrido com possível traumatismo craniano para a Casa de Caridade de Carangola.

    Duas viaturas e parte da estrutura ficaram danificadas. Já o veículo que atingiu a base ficou completamente destruído.

    A PRF compareceu ao local e realizou todos os levantamentos. Nenhuma informação oficial da dinâmica do acidente foi divulgada.

    Foto: Rádio Muriaé


    Fonte: Rádio Muriaé 
    quarta-feira, 9 de agosto de 2023

    Após três horas de muito trabalho, motorista é resgatado com vida de dentro de caminhão após acidente na BR-116

    O tombamento aconteceu entre os municípios de Fervedouro e Divino. Duas equipes do Corpo de Bombeiros atuaram no resgate

    Fotos: Eco Rio Minas e Paulo Roberto da Rádio
    O Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar, no início da noite desta terça-feira (08) o motorista que ficou preso entre as ferragens, após sair da pista e tombar com o caminhão. O acidente aconteceu na BR-116, entre Fervedouro e Divino.

    O motorista que transportava diversos produtos, perdeu o controle do caminhão ao passar pela curva conhecida como “Deus me Livre” e ficou preso entre as ferragens por aproximadamente três horas. Foi preciso duas equipes do Corpo de Bombeiros trabalharem juntas para remover o rapaz dos destroços.

    Na medida que o tempo ia passando, moradores próximo ao local foram se aglomerando. Todos estavam esperando ansiosamente a retirada do motorista. E quando ele finalmente conseguiu ser retirado, a multidão aplaudiu o trabalho dos militares.

    Ele foi levado com diversos ferimentos para o Hospital Santa Bárbara em Fervedouro onde permanece internado. Uma equipe da Eco Rio Minas auxiliou os Bombeiros durante o resgate e controlou o trânsito durante a retirada do veículo, feita por um guincho.

    Histórico de acidentes

    Esse não foi a primeira vez que um acidente envolvendo veículos pesados acontece no local. Na semana passada um motorista morreu e sua noiva que estava com ele, ficou gravemente ferida.

    A previsão é que um estudo seja feito próximo a curva para a implantação de um quebra-molas ou a instalação de um radar.





    Fonte: Rádio Muriaé 
    segunda-feira, 7 de agosto de 2023

    Jovem é preso por suspeita de tráfico de drogas em Muriaé

    Entorpecentes estavam na residência do rapaz de 18 anos


    Um jovem de 18 anos foi preso por suspeita de tráfico de drogas no bairro Santo Antônio na manhã deste domingo (06).

    Segundo a PM, após receberem informações de que um rapaz comercializava entorpecentes pelo bairro, os militares montaram uma operação e chegaram a Rua Pedro Mazinni.

    De posse das características eles encontraram o suspeito na porta de sua residência, que ao ser questionado do fato, autorizou a entrada da PM que localizou em uma poltrona de seu quarto 13 papelotes de cocaína, balança de precisão e pequenas sacolas plásticas.

    Diante dos fatos, o jovem que já é conhecido no meio policial, recebeu voz de prisão, foi levado para a Cisp no centro de cidade e posteriormente encaminhado a Delegacia ficando a disposição da justiça.



    Fonte: PMMG / Rádio Muriaé 
    sexta-feira, 4 de agosto de 2023

    Homem invade casa de ex-namorada, a agride e atira contra seu atual namorado em Muriaé

    Segundo informações, foram pelo menos, 5 disparos e felizmente, nenhum acertou a vítima que fugiu por um escadão


    Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite desta quarta-feira (02) no bairro Santa Terezinha. Segundo informações da Polícia Militar, um rapaz de 24 anos, armado, foi até a casa de sua ex-namorada de 21 anos, na Rua Genuíno Scoparo, arrombou o portão, entrou pela sala e arrombou a porta de seu quarto onde ela estava com o atual namorado.

    De acordo com relatos, ele desferiu várias coronhadas na cabeça da mulher e apontou a arma para seu namorado. Durante a discursão, o rapaz conseguiu fugir. Ele desceu às pressas o escadão que dá acesso a Rua Antônio Pereira Galvão no bairro Encoberta. Vários tiros foram disparados contra ele, mas nenhum o atingiu. A mulher informou que seu filho de seis anos de idade presenciou toda discussão.

    A Polícia Militar foi até o local, realizou um rastreamento nas imediações do bairro na tentativa de localizar o autor dos disparos, mas ele não foi encontrado. O caso foi registrado como Tentativa de Homicídio e será repassado à Polícia Civil.


    Fonte: Rádio Muriaé 

    Motociclista fica gravemente ferido após queda na MGC-265 próximo a Boa Família

    Vítima de 41 anos sofreu ferimentos na cabeça e no rosto


    Um motociclista de 41 anos ficou gravemente ferido após sofrer uma queda na MGC-265 próximo ao distrito de Boa Família.

    A vitima sofreu ferimentos na cabeça e no rosto, recebeu os primeiros atendimentos ainda no local pelo Corpo de Bombeiros e o Samu, que encaminhou o homem para o Hospital São Paulo.

    Segundo informações, o motociclista é morador do Bairro Aeroporto em Muriaé e havia saído da cidade de Miraí.




    Fonte: Rádio Muriaé
    quinta-feira, 3 de agosto de 2023

    Quadras municipais recebem obras de melhorias

    Ao todo, são investidos o valor de R$462 mil, liberados por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal

    Antes e depois da quadra do Sol Nascente
    A Prefeitura de Cataguases faz neste ano diversas reformas nas quadras municipais. As mais recentes foram iniciadas em maio e são as pertencentes às praças dos bairros Sol Nascente, já finalizada, Sebastião Adolfo, em fase de conclusão, e Paraíso, com previsão de entrega até setembro. Esses projetos são viabilizados devido ao empenho da Administração Municipal na recuperação recursos federais, destinados em 2014, do então Programa Especial Cidadania e Desenvolvimento do Ministério dos Esportes.

    Os recursos referentes a essas três quadras são liberados por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal. Ao todo, são investidos o valor de R$462 mil. O projeto executado pela construtora Alves e Freitas, de Divinésia-MG, licitada e contratada pela prefeitura, prevê ainda, além da estrutura e cobertura metálica, a instalação de alambrados e a reforma e pintura dos pisos das quadras. Melhoria dos ambientes de convivência nos bairros, com mais esportes e lazer para a população.

    Uma obra mais complexa é realizada na quadra poliesportiva da Praça de Esportes Moacir Barbosa. Em janeiro do último ano um temporal com forte ventania caiu sobre a cidade e derrubou a cobertura do espaço. São investidos R$523 mil na recuperação do local, que está sendo praticamente refeito. Os trabalhos tiveram início em janeiro deste ano e têm previsão de serem concluídas até o fim do próximo mês pela empresa ASX Construção Eireli, de Cataguases. Estão sendo fitas uma nova cobertura, reforma do telhado e pintura.

    Outra quadra que recebeu reforma foi a da Escola Municipal Prefeito José Esteves, que atende 71 alunos no bairro Leonardo, no mês de julho. A ação foi realizada por meio de um mutirão realizado pela pela Prefeitura, por meio das secretarias de Esportes e Educação, em parceria com os vereadores Henrique Thurram e Felipe Ramos. As melhorias incluíram pintura da quadra, das paredes e das traves. Uma parceria nos mesmos moldes também no último mês com o vereador Felipe Ramos e os militares do Exército Brasileiro permitiu a reforma da quadra do Tiro de Guerra.

    O Ginásio Poliesportivo Municipal Max Baer Lopes também passou por reforma neste ano, ganhou nova pintura interna, manutenção do telhado, restauração da parte elétrica e substituição das lâmpadas antigas por iluminação em Led em março. O local recebe manutenção frequentemente e recentemente teve as telas substituídas, melhorias nas escadas de acesso aos vestiários, que também recebem substituição das portas.

    O secretário de Esportes, Daniel Café, comentou as obras de recuperação realizadas em várias regiões da cidade. “É o que eu digo: tem gente que pensa que esporte é perda de tempo e dinheiro, mas é o seguinte: muitas vezes com o passar do tempo temos problemas de saúde e ao nos consultarmos, o que o médico prescreve? Atividade física. Portanto, investir nos espaços públicos é também minimizar as despesas com saúde e melhorar a qualidade de vida dos adultos e idosos. Quanto às crianças e adolescentes, também é um incentivo para que eles sigam o caminho do bem e tenham acesso ao lazer”, afirmou.





    Fonte: Prefeitura de Cataguases

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início